A Janela de Overton

A Janela de Overton Glenn Beck

Resenhas - A Janela de Overton

Rose 05/11/2011

A Janela de Overton é um livro intrigante e que nos faz pensar. Ele conta a história dos EUA e como fatos que todos acham serem acontecimentos inesperados, podem na verdade serem "orquestrados" por pessoas que querem o mundo do seu jeito. São pessoas que estão promovendo um plano para acabar com a atual estrutura política e econômica dos EUA. Este plano vem sendo articulado há muito tempo, e seu apogeu está se aproximando. A Janela de Overton, é justamente o mecanismo usado por estas pessoas para medir o grau de aceitação dos cidadãos a determinadas idéias, e se eles estão indo para o lado que eles desejam. Um plano, que poderia ser absurdo, pode se tornar aparentemente plausível diante de uma situação de ameaça. Mas essa ameaça seria real? O rumos dos EUA foi trilhado conforme os desejos de seu povo ou o povo decidiu exatamente o que queriam que ele decidisse? É um livro cheio de informações político-financeiro dos EUA, onde a verdadeira liberdade pode ser uma completa mentira fabricada. O livro é bom, mas confesso que esperava um tantinho mais dele.

Endry 23/05/2012

Este livro foi realmente uma surpresa. Eu havia ficado incrivelmente empolgada com o livro, mas pela demora em consegui-lo (não consegui comprar, mas ainda bem que recebi da NC!) e por alguns comentários, fiquei em dúvida. Obviamente, o livro foi muito bom. A escrita de Beck é bacana, simples e o desenrolar da história foi bom. Adorei o tema abordado, como foi colocado... O que me impressionou também foram os dados utilizados, boa parte deles reais. Noah é um personagem meio morno, que muitas vezes fiquei com vontade de pegar e sacudir... O que dá o tom no livro é a história, as tramas, o plano. Tudo muito bem "amarrado". Fiquei, em muitos momentos, extasiada com cada suspense. Pensava que logo os problemas iriam se resolver, mas logo mais um "obstáculo", dado aparecia. Eu realmente gostei muito do livro, pelo seu tom político/ideológico e muito mais por ter um final diferente, não muito previsível. Eu recomendo para quem curte conspiração, política e um bom livro. ;)

Mais em: http://sonhos-de-princesa.blogspot.com.br/2012/05/eu-li-janela-de-overton-glenn-beck.html

Yasmin 18/10/2011

Divulgaram Errado

Aguardei para ler esse livro por muito tempo. Nunca aparecia chance de ler e quando finalmente o fiz as primeiras páginas passaram longe de ser o que eu esperava. Contudo não se engane com essa frase. O livro não é o que eu esperava, mas também está longe de ser ruim. A divulgação do livro e o modo como colocaram as coisas é que engana. Venderam A e era B. Esse não é o tipo de livro que a grande maioria gosta de ler. É um livro para quem gosta/estuda política, economia e principalmente para quem curte thrillers de intriga, que mesclam realidade. Além do ponto principal: o livro é destinado a leitores norte-americanos. Pura e exclusivamente, sem falsas pretensões.

A história apresenta Noah filho de um multi bilionário do ramo das relações públicas. Trabalha com o pai e tem uma vida de sossêgo e luxo. Trabalho simples, manipular fatos, distorcer verdades e limpar o nome de grandes políticos, corporações. Vender fatos. Lá ele conhece Molly, patriota ferrenha e faz parte do que atualmente é considerado os terroristas domésticos. Só por ser patriota. Ela engana Noah o livro inteiro (...)

Continue lendo: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2011/10/resenha-janela-de-overton.html

Taty 21/09/2011

Eu esperava muito mais desse livro, a ideia do autor, apesar de um pouco "batida", é até boa, porém, na minha opinião, ele se perde na história, e o final é péssimo... talvez ele tenha em mente escrever uma continuação, e talvez daí a história faça mais sentido e encontre um ritmo.

Não gostei. Não recomendo.

M. Scheibler 07/06/2012

O livro puxa muito mais para o lado da reflexão do que da ação. Mostra detalhes do que acontece “debaixo dos panos”, principalmente nas partes política e econômica. Trechos de maior movimentação na obra acontecem com mais gás no último terço do texto.

A expressão “Janela de Overton” registra como pensa a maioria da sociedade num dado momento sobre um determinado assunto. As posições, claro, variam do absolutamente contra ao absolutamente a favor. Para se deslocar essa janela de um lado para o outro, demanda-se trabalho de pessoas especializadas em manipulação da opinião pública.

Isso tudo parece complicado, mas se entende, por exemplo, quando um político muda radicalmente de opinião. Mesmo a sua sendo contrária a maioria dos eleitores, ele passa a ter a mesma opinião para angariar prestígio e, consequentemente, votos. Portanto, ele está deslocando a sua Janela de Overton.

No final do livro, o autor disponibiliza diversos sites e documentos onde podem ser conferidos os dados presentes na trama. Vale a pena conferir para entender melhor o enredo. Um dos casos mais interessantes é o desfalque de mais de 2 trilhões de dólares que aconteceu no dia anterior ao ataque terrorista de 11 de setembro. Coincidência? Tirem suas próprias conclusões.

FALMEIDAS 10/02/2012

SURPREENDENTE, INACREDITYÁVEL - REALIDADE ?!!!

Maurinho 05/04/2012

Esperava mais,....
A janela de overton é um bom livro, mas nada além disso. Tem algumas passagens bem interessantes, que combinam filosofia, economia e política, e discussões bem atuais. Aliás, achei que esse é um ponto fraco do livro, já que são muitos e muitos discursos, onde os personagens defendem seus ideais.
Justamente por esse motivo, acho que ficou devendo no quesito thriller. Faltaram cenas impactantes, ganchos que fazem o leitor devorar as páginas a fim de saber o que vai acontecer. Outro ponto fraco é o tom excessivamente generalista, pois o autor não quer se comprometer com um dos lados,...parece que levou medo da crítica.
Por esse motivo, três estrelas, e tá bom desse tamanho, não merecia mais.

MaTTs 03/08/2011

Tudo se resume
A janela de Overton é uma provocação para aqueles com opiniões medíocres para a politica. A historia em si não é grande coisa, mas a grande sacada do livro é exatamente a quantidade de informações que ele lhe entrega, fatos aleatorios que podem ser gerados em um padrão segundo a teoria do caos, a janela que está começando a pender para a situação . Você acha que está livre da influencia? Você realmente acha que é livre?

Breno Rodrigues 26/08/2011

Resenha do Blog Livretando
Em um livro recheado de teorias conspiratórias, cabe a você decidir no que vai acreditar! Mas tome cuidado, suas escolhas decidirá o seu destino!

Noah Gardner é um executivo muito rico que trabalha na Doyle & Merchant, uma conceitura empresa de relações públicas dos EUA e que pertence ao seu pai, Arthur Gardner. Em um dia de trabalho comum para Noah, ele se sente atraído Molly Ross, uma garota muito atraente e de atitude, o que só o fez a admirar ainda mais. Ao perceber o que Molly estava pregando no quadro de avisos, Noah aproveita a oportunidade e decide comparecer à reunião da Founders Keepers - uma organização política que visa restaurar a liberdade da população do país - com um único objetivo em mente, conhecer Molly Ross, a garota que o atraiu de forma jamais sentida por ele antes, mas ele acaba envolvendo-se mais do que o esperado.

A partir deste momento somos lançados em uma trama alucinante e envolvente. A cada nova descoberta, Noah passa a se questionar se tudo o que ele acreditava era apenas uma ilusão, uma verdade imposta pelo governo. Será que somos fantoches do sistema? Será que é tudo planejado para acharmos que nossas decisões são realmente nossas?

Durante toda a leitura o meu interesse pela história oscilou bastante, assim como a sua fluidez, em alguns momentos eu lia vorazmente, em outros a escrita ficava muito teórica, tornando a leitura bem enfadonha e até confusa. O que mais me chamou a atenção no livro foi a veracidade de alguns fatos, o autor cita durante toda a trama muitos acontecimento reais, como por exemplo, o ataque terrorista do 11 de Setembro, o que dá gancho às suposições levantadas pelos integrantes da Founders Keepers. O romance de Noah com Molly foi realmente algo bem agradável de se ler, a relação entre os dois está longe de ser classificada como algo comum, o que é bem satisfatório. A história é recheada de reviravoltas e surpresas, o que nos faz prosseguir com a leitura mesmo nos momentos de narrativa monótona, como já foi citado. O final me decepcionou um pouco, por sua falta de objetividade, mas acredito que o autor optou por esse desfecho para manter o ar de realidade contido em toda a trama. Vale citar também todo o trabalho de pesquisa que Glenn Beck teve, nos fornecendo até algumas de suas fontes nas últimas páginas do livro. Muito bom!

Essa é uma daquelas obras complexas que lhe obrigam a pensar, portanto não a indico para aqueles que limitam-se a leituras muito leves e de fácil compreenção, ainda assim, acredito que seja uma experiência MUITO válida.

Resenha originalmente postada no Blog Livretando

Julia G 29/09/2011

A Janela de Overton - Glenn Beck
Resenha postada originalmente no blog http://conjuntodaobra.blogspot.com

"- [...] Sempre existiram apenas quatro tipos de pessoas no mundo: os visionários, que escolhem a rota, e somos muito poucos; os gananciosos e corruptíveis, que são úteis, porque fazem qualquer coisa em nome do lucro a curto prazo; os revolucionários, um bando de pensadores retrógrados e violentos cuja única missão é atravancar o caminho do progresso; e as massas [...].
Eles são bem mais numerosos que nós e se multiplicam a cada dia. [...] E no meio dessa superpopulação, que está inchando o mundo além do ponto de ruptura, não há muitos Mozart, Einstein, Pascal, Salk, Shekespeare ou Geoge Washington. São uns comilões inúteis e retardados mentais, que estão esgotando a capacidade do planeta."

Um plano para acabar com a atual estrutura política e econômica dos Estados Unidos e do mundo vem sendo articulado há muito tempo, e seu apogeu se aproxima. A Janela de Overton, mecanismo utilizado para medir o grau de aceitação dos cidadãos em relação a determinadas idéias, está se movendo para o lado que eles desejam. Uma idéia, que normalmente se pensaria absurda, pode se tornar aparentemente plausível diante de uma situação de ameaça. Mas essa ameaça seria real?

Noah Gardner, filho de um poderoso homem das relações públicas, sabe muito bem que grande parte de acontecimentos "inesperados" e "imprevisíveis" nem sempre podem ser classificados assim. É essa a função das relações públicas: fazer com que todos pensem conforme se deseja e o que importa para a empresa que realiza o trabalho é apenas quem paga.

Tal situação é plenamente aceita por Noah, até que ele conhece Molly. No início, ele não vê futuro no que ela e seu grupo pretendem alcançar, mas começa a conhecer o outro lado da moeda e a perceber que nem tudo é como acreditava ser...

A Janela de Overton, de Glenn Beck, pode ser sintetizado e definido em uma palavra: conspiração. O que está por trás dos acontecimentos e desastres mais "incontestáveis" de nossa história? Quem, afinal, nunca ouviu uma teoria da conspiração sobre o que realmente teria acontecido em 11 de setembro? E é a partir desse tipo de idéia o autor começa a tecer uma teoria da conspiração muito maior, sobre planos de modificar todas as bases da sociedade como conhecemos, desde o sistema de produção à forma de governo.

Irrefutável dizer que Glenn Beck nos traz muito assunto no que pensar, principalmente quando tais teorias têm seus principais fundamentos baseados em fatos. O autor, inclusive, traz uma lista, nas últimas páginas, de sites e livros que comprovam vários acontecimentos e idéias apontadas no texto, citando, contudo, tanto no prólogo quanto no epílogo, que os fatos são verídicos, mas foram colocados de forma a dar corpo ao enredo. Glenn Beck deixa a nós a incumbência de decidir o que é real e o que é ficção, mas nos desafia a pesquisar e a buscar respostas.

Particularmente, ainda esperava mais do livro. Mesmo que a leitura tenha sido muito agradável, não fiquei surpresa nem fascinada com qualquer detalhe do livro. Um detalhe que me deixou mais consternada é que talvez tenha ficado desapontada com a crueldade de um determinado personagem no fim do livro, mas isso já vinha sendo apontado durante a história toda, e eu só não queria acreditar que alguém fosse mesmo capaz disso.

Molly é o tipo de personagem que gosto, nem mocinha demais, mas longe de ser vilã; determinada na medida certa e bem esperta. Noah, entretanto, não me agradou; apesar de ser um tipo atraente, era um tanto ingênuo para quem conhecia tantas coisas, mas talvez isso acontecesse em virtude de ele se sentir protegido por toda a influência do pai.

Mesmo assim, é um livro que vale ser lido, por trazer um outro ponto de vista em relação aos acontecimentos e à política como um todo. A editora Novo Conceito caprichou na capa e as letras são grandes, então o tamanho do livro engana um pouco, pois pode ser lido rapidinho.

cfsardinha 30/12/2011

Confesso que a divulgação do livro foi muito mais empolgante do que o livro em si.
Houveram jogos online, desafios e mistérios para conseguir a versão promocional do livro que vinha numa caixa com cadeado e charadas para tentar abrí-lo.
Porém, quando li... decepcionante. O primeiro capítulo te empolga. Um homem foge por saber de uma conspiração. Tentar passar a informação, mas é morto, e... aí entra um romance esquisito entre dois personagens que, realmente, não te prendem... não te fascinam. Ele, filho do cara que deseja destruir o mundo através de uma grande conspiração. Ela, uma rebelde infiltrada para descobrir tudo e evitar o pior.
O mais interessante do livro são as citações a autores e filósofos famosos e a questões históricas.
E para provar que o livro é meia boca, ao final o autor ainda explica o livro... acreditam? Pois é. Ainda bem que ganhei, não comprei :P

Cah 31/07/2011

A janela de Overton é um livro que trata de política, teorias da conspiração e nos faz pensar no que é realmente verdade ou apenas uma manipulação da verdade.

Noah Gardner, nosso protagonista, filhinho de papai, herdeiro de uma empresa de relações públicas (Doyle&Merchant) conhece Molly Ross, empregada temporária na empresa, patriota e adoradora das teorias de conspiração. Naquele momento, Noah soube que não queria mais sair com várias garotas, queria Molly.

Tudo começa quando ele vai ao encontro organizado por Molly, conhece seus amigos e tenta entender seu mundo e ideais.

O que está em jogo é o futuro do país, de um grupo grande de pessoas "normais" e a conta mais recheada daqueles que quase não têm mais onde enfiar o dinheiro.

No começo do livro você demora a entender onde o Glenn Beck nos levará, e quando começa você se vê sem saber no que acreditar, tudo é possível, as teorias da conspiração mais loucas, são possíveis, no livro. Glenn comenta no final do livro, que usa o mesmo tipo de manipulação do Arthur Gardner (dono da Doyle & Merchant) para nos fazer crer que é possível e ir atrás de nossas próprias conclusões. Pesquisar e pesquisar.

Não gostei do final do livro, achei que ficou muito em aberto e poderia ser mais conclusivo. Enfim, o final mostra que a luta pelas verdades continuam e estão abertas para novos pesquisadores e quem sabe mais alguns que lutem para conseguir o controle do mundo de volta?

Um livro muito bem escrito e recomendo à todos, mesmo os que não gostam desse tipo de literatura, é um livro com uma história que te fará pensar para onde estamos indo.

Eden 07/08/2011

Apenas um bom passatempo
Esperava mais do livro. Quando li algumas avaliações criei uma grande expectativa que, de certa forma, foi frustrada.

O livro é curto, diria que tem soluções simples demais. Os personagens em sua maioria são rasos, não conhecemos suas motivações, não os compreendemos. O sucesso dele se dá exclusivamente pela mania dos americanos em "comprarem" teorias conspiratórias.

Não vai ofender sua inteligência mas, acredite, você gastará melhor seu tempo lendo outra coisa.

MarceloBighetti 25/03/2012

Não é uma resenha, apenas a minha opinião pessoal.
Ganhei este livro de minha adorável esposa e o li em três dias. A narrativa é extremamente envolvente, e o tema, muito atrativo e polêmico. Gostei muito como o autor conduziu a trama e a maneira como trouxe à tona alguns assuntos que deveriam ser de conhecimento de muitos.

Entre traições, teorias de conspiração e ingenuidade de um dos protagonista, esta história tem o poder de aflorar o sentimento de revolta daqueles que gostam deste tipo de abordagem, e despertar a curiosidade dos outros.

A única coisa que não gostei foram as consequências, que parecem não existir, de algo catastrófico no desfecho.