A Janela de Overton

A Janela de Overton Glenn Beck

Resenhas - A Janela de Overton

Eden 07/08/2011

Apenas um bom passatempo
Esperava mais do livro. Quando li algumas avaliações criei uma grande expectativa que, de certa forma, foi frustrada.

O livro é curto, diria que tem soluções simples demais. Os personagens em sua maioria são rasos, não conhecemos suas motivações, não os compreendemos. O sucesso dele se dá exclusivamente pela mania dos americanos em "comprarem" teorias conspiratórias.

Não vai ofender sua inteligência mas, acredite, você gastará melhor seu tempo lendo outra coisa.

MarceloBighetti 25/03/2012

Não é uma resenha, apenas a minha opinião pessoal.
Ganhei este livro de minha adorável esposa e o li em três dias. A narrativa é extremamente envolvente, e o tema, muito atrativo e polêmico. Gostei muito como o autor conduziu a trama e a maneira como trouxe à tona alguns assuntos que deveriam ser de conhecimento de muitos.

Entre traições, teorias de conspiração e ingenuidade de um dos protagonista, esta história tem o poder de aflorar o sentimento de revolta daqueles que gostam deste tipo de abordagem, e despertar a curiosidade dos outros.

A única coisa que não gostei foram as consequências, que parecem não existir, de algo catastrófico no desfecho.

Sam 06/01/2012

Resenha: A Janela de Overton - Books and Other Things
A Janela de Overton fala, basicamente, sobre política, história e economia. Parece chato, mas sinceramente, é como um apanhado de todas as aulas que eu já tive mais tudo o que eu sei sobre a política/economia dos EUA, transformado num livro e que, por incrível que pareça, prende a atenção do leitor. Resumindo: Não, não é chato.

Noah Gardner é filho de um empresário/”publicitário” rico e importante, com um lugar alto na sociedade, e que sabe o que quer. Sei pai, dono da empresa na qual ele trabalha, é praticamente um político, por estar sempre envolvido em assuntos do gênero, além da economia em geral, fazendo tudo o possível para que seus planos dêem certo.

Leia o resto da resenha em: http://livroseetecetera.blogspot.com/2011/08/resenha-promocao-janela-de-overton.html

Mauro 13/06/2012

Banho de água fria
Achei que seria um thriller policial, cheio de conspirações, que faz o leitor ficar realmente tenso.
Mas o livro não é nada disso. A narrativa é muito superficial, onde acontece muito pouca coisa mesmo, e o final do livro é tão broxante como todo o resto. Sei que abre-se espaço para uma continuação, mas, se continuar assim, será apenas outro livro fraco como este.
Não dá para ser suspense nem conspiracionista, se as informações são simplesmente jogadas na sua cara.
Por mais clichê que Dan Brown seja, ele é tão melhor do que isso!

Jess 04/08/2011

Abrindo seus olhos
Confesso que quando li a sinopse da Janela de Overton e descobri que o escritor é jornalista assim como eu, fiquei muito empolgada em ler logo o livro e assim que chegou em casa comecei a ler. Mas no final acabei me decepcionando um pouco, mas só um pouco.
O livro é muito interessante, fala de um tema utilizado não só por mídias mas também por governos tentando fazer com que aceitemos ideias que antes de todo o planejamento seria impossível pensarmos que um dia veríamos o fato com naturalidade. Esse fato é explicado melhor no livro e não vou contar aqui para não dar spoiler.
Decepcionei-me um pouco com o livro porque achei que ele seria mais emocionante e na verdade acabou sendo um livro bem calmo de se ler, a não ser nos últimos capítulos que nos empolgamos e queremos saber logo como tudo acaba.
A Janela de Overton é o tipo de livro para pessoas que se interessam por política, não basta apenas gostar de teorias da conspiração, tem que de certo modo entender bem as várias vertentes da política e pessoas importantes nesse meio nos Estados Unidos, pois o livro se passa lá.
O fato de eu não ter me empolgado tanto com o livro pode ser porque se passou em outro país com fatos que de certo modo não influenciaram muito a nossa vida aqui, mas que para as pessoas de lá foram grandes coisas a demonstradas no livro mas nem sempre com a atenção que era devida para os acontecimentos.
Uma coisa que ninguém pode deixar de ler do livro é o Posfácio, apesar de não ter relação direta com a história foi o capítulo que mais me empolgou e com certeza o qual vai aguçar a vontade de todos os leitores a prestarem mais atenção no que acontece no seu país e no mundo.
Apesar de o livro não ter sido tudo que eu esperava, é um livro que não pode ser deixado de lado, tem que ser lido e por diversos fatos. Por abrir nossos olhos e acrescentar conhecimento de um modo agradável são só dois dos fatores, você pode não saber nada de política e como funcionam diversos sistemas, mas A Janela de Overton vai abrir o seu apetite por descobrir mais sobre tudo que encontrar e até mais do que tem disponível no livro.

Isabella Pina 07/06/2012

Já parou pra pensar se o que você faz, é realmente porque VOCÊ quer?
A janela de Overton é um thriller instigante, com uma ideia geral muito boa, mas que infelizmente peca no final. Já começo a resenha assim porque isso foi justamente um dos pontos baixos do livro, já que o final é uma coisa fundamental no livro - num thriller, pelo menos.
Noah Gardner é um executivo, filho de Arthur Gardner, um poderoso e muito influente dono de uma empresa de relações públicas. Noah tenta ao máximo não pensar nos trabalhos sujos que faz para o pai, ficando sempre na "área cinza entre o preto e o branco", ou seja: não sendo totalmente, nem totalmente bom. Porque, cada vez que pára pra pensar no que ele está mexendo, ele nota o quanto está errado e o quanto deveria impedir. Mas não faz nada, até que conhece Molly Ross, uma mulher com ideias fortes, independentes e bem diferentes das suas. E se apaixona.
Mas nem tudo é o que parece e após ler coisas que jamais acharia que seriam verdades, ver algumas verdades serem jogados no lixo e se ver lutando contra o próprio pai e suas ideias duvidosas de um futuro melhor, Noah é submetido a altas provas... como ter o coração quebrado.

Bem, o livro é thriller, ok, mas também tem pitadas (bem grandes) de romance, como dá para notar pelo resumo da história. Eu procurei contar o mínimo de coisas porque quando comecei a ler, sabia somente o "geral" e isso foi bom, pois fui descobrindo algumas coisas por mim mesma e algumas informações podem parecer óbvias se eu ficar contando demais.
Glenn Beck criou personagens bons, num ambiente em está muito próximo do nosso - na verdade, ele é o nosso, tirando um ou outra modificação... e essas modificações, o autor espera que nunca se cheguem a realizar na nossa sociedade. A janela de Overton é, num geral, quando pessoas poderosas mexem seus pauzinhos e sugerem ideias extremas: coisas que jamais aceitaríamos, mas acabamos aceitando por causa de ouvi-los que isso é necessário, que precisamos daquilo... E com isso - e o tempo -, ideias que há 10 anos pareciam completamente sem cabeça acabam acontecendo. É a janela de Overton se movendo para o objetivo final.

Com isso, você entende um pouco o conceito do livro: Arthur Gardner e sua empresa são um peça fundamental na movimentação dessa janela, com suas propagandas e slogans. É bem fácil um exemplo: quando vemos um produto à venda, e na propaganda, todos estão felizes e algo desperta no nosso íntimo: "preciso disso". Será mesmo? Esse é mais ou menos o contexto da janela.

Eu não consigo fazer essa resenha muito bem, porque o livro acabou como um ponto de interrogação para mim; sem dúvida, gostei de tê-lo lido, mas, como citei no começo, o final peca. Quando as coisas parecem que realmente vão começar a rolar, chega o Epílogo! Mas eu gostei muito da ideia de Beck, muitos poderiam dizer que é apenas um "romance conspiratório", mas não é isso. Ele joga algumas coisas na nossa cara, nos mostra como as coisas funcionam de verdade por baixo dos panos. E o que vemos, não é nada bonito.

É um livro que você lê aproveitando, saboreando os textos, a escrita do autor... marquei tantos quotes, tantas frases marcantes que eu simplesmente não poderia continuar sem fazer uma pausa (merecida) à eles. É bom, é diferente do que vemos por aí... mas não crie grandes expectativas com o final :)

Dani Fuller 25/06/2011

"A verdade é um artigo de luxo que não está em exposição."
Este livro causou muitos questionamentos e emoções em mim. E ele conseguiu fazer isso antes (de eu tê-lo e ler), durante e depois da leitura. Minha impressão era que ele seguiria para dar as alfinetadas necessárias a quem a 'carapuça' servisse, mas para minha supresa.. ele realmente faz isso, mas usando um romance.

"A ignorância é uma benção...", pois assim a verdade não irá te atingir e deprimir (aos realmente se importam). E eu a vejo e continuo sem fazer nada. E acho que você também. Quantas vezes já escutou que "uma pessoa sozinha não vai mudar o mundo" etc.. agora reflita bem. Se realmente não fosse fazer a diferença.. não existiria tanta gente te forçando e lembrando que não vale a pena, né? ~ Ninguém vai perder tempo com coisas insignificantes.
No livro destaca muito isso e farei o mesmo aqui. A cada 4 anos temos a chance de mudar. E a cada 4 anos seguimos tomando as decisões estúpidas. E passamos isso aos filhos.. e depois passaremos aos netos... e ainda achamos que temos o direito de reclamar.

O livro foi feito para os americanos.. mas para mim ele também se encaixa a outros países.. e muito com o Brasil...... A Janela de Overton é uma realidade.. e a mudança do mundo também... e todos nós sofreremos (e sofremos) as consequências disso. Deu tempo de acontecer esse alerta.. mas na próxima vez talvez não. Ou pior..... talvez tudo aconteça e nem chegaremos a sentir o que foi que nos atingiu.

Ela completa ==>

tiagoodesouza 16/12/2011

A Janela de Overton | http://ocapitulodolivro.blogspot.com/
Olá, leitores! Hoje vou falar de um livro que eu estava muito curioso para ler desde todo aquele marketing que houve no lançamento dele: o site com vários enigmas e um ponto de encontro em várias cidades do país para o lançamento do livro.

A Janela de Overton é um livro que fala sobre teorias conspiratórias envolvendo os EUA. Isso por si só já me fez ter muita vontade de ler o livro. Uma das coisas que mais gosto de pesquisar quando estou à toa por aí são teorias conspiratórias que dizem que praticamente tudo o que acontece no mundo é uma grande armação para um grande golpe que estar por vir.

Uma das teorias mais interessantes que já li, e que muita gente deve saber, é sobre o ataque as Torres Gêmeas no 11 de setembro. Há quem diga que foi o próprio governo americano que o orquestrou e há vários vídeos e textos tentando provar isso. Imagine que o governo que rege nosso país manipula tudo para atingir um objetivo próprio? Sabe aquela pessoa que você votou na eleição para te representar? Esquece, o governo já sabe muito bem quem eles querem para ocupar aquele cargo político.

A Janela de Overton conta a história de Noah, que se vê envolvido numa trama estranha e suspeita que o fará repensar muita coisa.

Eu esperava uma coisa bem diferente do livro. Não sobre a história em si, mas sobre como ela seria contada. Em várias partes, pensei estar lendo as anotações da pesquisa que o autor fez para a trama. Isso me deu a impressão de às vezes estar lendo algo didático. A leitura flui bem, mas o final me deixou um pouco decepcionado. Apesar de ter me lembrado, de longe, o final do livro 1984, o modo como o autor direcionou a história eu esperava outra coisa.

"Vou dar uma notícia de última hora para você, filho: não existe Papai Noel, nem coelhinho da Páscoa, nem Fada da Justiça que dê a mínima para o que você viu. A injustiça existe neste mundo, e, se você tem a sorte de viver protegido da pior parte dela, a maior parte das pessoas não tem." Pág. 123.

Apesar desses pontos, o livro é recomendadíssimo para as pessoas que, assim como eu, gostam de conspirações e têm uma certa familiaridade com o "american life".

Nany 29/08/2011

A Janela de Overton (http://up-brasil.com/?p=70382)
“O povo perdeu a coragem de acreditar. Abriu mão da sua capacidade de pensar. As pessoas já não conseguem sequer formar suas próprias opiniões, apenas absorvem opiniões, sentadas com a boca escancarada em frente a televisão“. (p. 45)

O que você faria se descobrisse uma terrível verdade e fosse obrigado a fazer alguma coisa? Como se sentiria se toda uma nação que você conhece estivesse prestes a ruir e você fosse um dos que poderiam restaurá-la? É nessa situação que se encontra Noah Gardner.

Filho de um dos caras mais influentes dos EUA, Noah sempre viveu uma vida de príncipe. A palavra VIP sempre teve uma conotação diferente em sua vida, pois ele era parte desse pequeno grupo seleto. Porém, em um dia comum de trabalho ele esbarra em Molly Ross, a nova e belíssima empregada da empresa que não dá a mínima para o que ele acha dela.

Para conhecê-la melhor, ele se dispõe a ir em uma reunião revolucionária ao lado dela. Noah só não sabia que esse era o ponto de partida para que seus olhos vissem a verdade. O que para ele até hoje era visto como TEORIA da conspiração agora toma ares como uma verdade absoluta: um acontecimento sem precedentes está sendo organizado para que o povo americano fique a mercê dos poderosos. Um plano muito bem arquitetado durante décadas está preste a ser posto em ação e a partir dele uma nova nação nascerá.

Diante dessa verdade e de posse do amor que sente por Molly, Noah se sente na obrigação de, pela primeira vez em sua vida, tomar posição em um dos lados e ajudar a decidir para que lado a balança irá pesar.

Esse não é um livro fácil de ler. Principalmente se você não for estadunidense. A leitura é interrompida diversas vezes para as consultas do rodapé e inicialmente ninguém consegue ler mais do que 3 a 4 capítulos por dia. A história inicialmente é uma explanação de todos os detalhes históricos que você precisa saber para acompanhar bem o enredo. Mas calma, não é uma aula de História. Esses detalhes são passados para o leitor por meio de discursos políticos e diálogos entre as personagens.

A ação de fato começa a partir da parte três do livro. É onde na verdade tudo se esclarece e revelações maiores são feitas. O autor é fantástico. Não é à toa que Glenn Beck é best-seller do The New York Times. Ele nos faz acompanhar a história, por mais devagar que seja, com uma sede de descobrir tudo o que está acontecendo. Além de que, devo acrescentar, os discursos políticos feitos ao longo do livro são incríveis, mostrando a competência e o domínio das palavras que ele possui.

“Um princípio não é uma diretriz, uma norma de procedimento ou sugestão, tampouco é um dos muitos fatores a serem analisados em um complexo e espalhafatoso espetáculo intelectual. É uma pedra angular na fundação, o alicerce sobre o qual é erguida uma grande estrutura. Todo o mais pode desabar – porque essas coisas efêmeras sempre podem ser reconstruídas melhor do que eram antes – mas, se nos aferrarmos a ele, o princípio permanecerá em pé, de modo que possamos recomeçar.” (p. 297)

Eu só percebi que esse livro era o primeiro de uma série quando estava chagando ao final e a história tinha acabado de começar. Aguardo ansiosamente pela continuação que, espero eu, tenha um ritmo de leitura mais rápido.

“Se tu amas mais a riqueza do que a liberdade, a tranquilidade da servidão mais do que a luta ferrenha pela liberdade, vai em paz. Não queremos tuas ideias nem tuas armas. Ajoelha-te e lambe a mão de quem te alimenta; que teus grilhões te sejam leves, e que a posteridade se esqueça de que tu és nosso compatriota.” (Samuel Adams) (p. 298)

Fica a dica para quem gosta de teorias de conspiração… esse é um livro que vale a pena ser lido.

ricardo_22 21/07/2011

A Janela de Overton, Glenn Beck, 1ª Edição, Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2011, 384 páginas.

Ao completar 28 anos, Noah Gardner, filho de um grande empresário e que nunca teve um relacionamento sério, decide que está na hora disso tudo mudar, mas não queria alguém para exibir. Ao encontrar Molly Ross dentro da empresa de seu pai, Noah passa a se interessar por ela, que o convida para ir há um encontro que aconteceria naquela noite. Nesse encontro, Noah descobre que tudo é muito diferente de como ele cresceu vendo, e que existe uma conspiração contra os EUA, que vem sendo preparada há mais de 100 anos, e será colocada em prática há qualquer momento.

Como o próprio autor diz, este thriller, apesar de ser uma ficção, tem seu teor de verdade, e é por isso que podemos considera-lo um livro polêmico. Ao longo de suas 384 páginas, além de ação e emoção, o livro traz muita informação, o que pode as vezes cansar a leitura, mas claro, era preciso para deixar uma história completa. Alias, Beck escreve super bem, e percebemos na forma como a história se desenrola, que ele estava muito empenhado para conta-la, principalmente, para mexer com a cabeça de seus leitores, isso porque ao final da leitura, nos perguntamos: até quando aquilo que nos é passado é real?

Mais em: http://overshock.blogspot.com/2011/07/resenhas-33-janela-de-overton.html

naniedias 09/07/2011

A Janela de Overton, de Glenn Beck
Noah trabalha com seu pai. Aos 28 anos, nunca se apaixonou por ninguém - ficou com muitas mulheres, mas tudo por diversão. Até que ele conhece Molly.
Ela não é apenas mais uma garota qualquer. Ele vai descobrir, com a ajuda dela, que nada é o que ele pensava. Os EUA escondem muito mais segredos do que ele poderia pensar.
"Sei que este livro será polêmico; qualquer coisa que faça as pessoas pensarem geralmente causa controvérsia. Nesse aso, espero que você seja obrigado não apenas a pensar, mas também a pesquisar, ler livros de história e fazer perguntas fora da sua zona de conforto. Em última análise, no fim das contas caberá a cada um de nós procurarmos nossas próprias verdades."

O que eu achei do livro:
Glenn Beck escreve muito bem! E é possível ver o quanto ele estudou para criar essa história. No final do livro, ele coloca alguns sites, textos, vídeos, que o leitor pode consultar para estudar um pouquinho mais sobre os assuntos que ele aborda.
É um livro polêmico, principalmente pelo caráter conspiracionista que ele prega. Vários tópicos do livro são baseados em teorias conspiracionistas (aliás, o autor é conhecido por isso).
Apesar de tudo, eu não consegui me envolver com o livro. A leitura foi super lenta, morna e nem um pouco empolgante (como eu achei que seria). O livro é bastante recheado com fatos, mas senti falta de mais ação. Além disso, o tempo todo o autor utiliza-se de fatos e personagens da história americana - o que não é um problema, mas acaba atrapalhando um pouco a leitura para nós brasileiros, porque não são conhecidos por nós. São eventos, políticos, acordos, presidentes, enfim, pedaços da história dos Estados Unidos que não são bem conhecidos por brasileiros. E isso torna a leitura um pouco menos interessante do que poderia ser.
Outro ponto que me desagradou foi os personagens. Não consegui me envolver com nenhum deles. Eu não sei por que, mas eles me pareceram muito mecânicos - como atores ruins representando uma peça bem escrita.
Enfim, A Janela de Overton não é um livro ruim, mas definitivamente não conseguiu me empolgar. Eu esperava bem mais de um livro de conspirações americanas.

Note: 6
Dificuldade de Leitura: 8

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com

matheussr92 27/07/2011minha estante
Concordo com tudo que você disse. Porém não tenho coragem de terminar o livro =/

sentilivros 17/02/2012

resenha de A Janela de Overton
Esse livro foi cansativo para mim. Comecei lê-lo e por mais que estivesse interessada no que iria ocorrer, não conseguia prosseguir coma leitura, e fui deixando-o de lado até que me propus a terminá-lo e fiz isso em duas tardes.
Eu adoro livros que tem um mistério a ser resolvido, um suspense, uma ação, uma "conspiração". Tanto é verdade que adoro os livros do Dan Brown. Mas Gleen Beck não me pegou. É muita "falação e pouca ação. Até o "casal" do livro, nem química tem... É o tipo de livro que você não cria empatia por nenhum personagem e, isso para mim, tira a metade do interesse, não que tudo tenha que ter um final feliz, mas sim que a história me prenda.
A história contada não é fácil, tem que se ter um certo conhecimento "histórico" da cultura americana para acompanhar.
O que vale ressaltar é que o livro tem fatos reais que é legal conhecer e que a teoria criada ficcionalmente, se você puder viajar com o autor, tem uma certa coerência.Eu consegui viajar e até cheguei a concordar com ele em algumas coisas...rsrsrsrs....
Além de tratar do senso comum e do que os mais poderosos são capazes de incutir na população. Aqui se aplica bem a velha frase que diz: " Conhecimento é poder". E talvez, por isso, há tantos empecilhos que fazem com que os políticos não invistam mais na educação e na cultura, com o medo da população, abrir os olhos e a mente para seu poder.
Gostei bastante desses trechos:
"...O perigo vem a tona quando as boas intenções são sobrepujadas e pervertidas pela cultura do corrupção - quando aqueles que são eleitos para nos representar começam a agir não em nome do bem comum, mas para seu próprio benefício..." pg.88
"...Um princípio não é uma diretriz, uma norma de procedimento ou sugestão, tampouco é um dos muitos fatores a serem analisados em um complexo e espalhafatoso espetáculo intelectual. É um pedra angular na fundação, o alicerce sobre o qual é erguida uma grande estrutura. tudo o mais pode desabar -porque essas coisas efêmeras sempre podem ser reconstruídas melhor do que eram antes - mas, se nos aferrarmos a ele, o princípio permanecerá em pé, de modo que possamos recomeçar..." pg.297
Ressalto ainda, que este livro não é para todo tipo de leitor..

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2012/02/janela-de-overton-glenn-beck.html

Joe Silva 09/08/2011

Resenha A Janela de Overton
O que você faria se descobrisse que boa parte dos acontecimentos históricos que mudaram o mundo foi planejado friamente em uma sala por engravatados do governo?..

Leia a resenha na integra acessando o link: http://bookjoe.blogspot.com/2011/08/sobre-livros-70-janela-de-overton.html

HUGS o/

Renato Klisman 16/07/2011

A Janela de Overton | By: http://rkbooks.wordpress.com
A Verdade é um Artigo de Luxo, que não está à Venda...

Já imaginou se tudo aquilo que você acreditou até hoje não passou de uma mentira muito bem contada?
E se tudo que você comprou, usou, gostou e odiou, não passou de uma manipulação feita pelos altos escalões da sociedade?
Mas há ainda o pior, você já imaginou que nada do que aconteceu nos últimos 100 anos foi por acaso? Que sempre havia uma mãozinha empurrando-nos para guerras, crises-econômicas, políticas e sociais? Já parou para pensar que até mesmo os grandes acidentes, incluindo a queda das Torres Gêmeas do World Trade Center, foi pensado e repensado nos mínimos detalhes para servir à algo bem maior no futuro?
Prepare-se. A verdade está à caminho e quando ela vir à tona, não poupará ninguém que se meta em seu caminho.

A HISTÓRIA: Imperdível, Magnífica e Aterradora. A Janela de Overton extrapolou tudo que eu poderia esperar de um Thriller.
Os personagens de A Janela de Overton são bem comuns, um Publicitário, filhinho de papai e podre de rico. Uma ativista fanática por teorias da conspiração e muitos outros, entre políticos, chefões e pessoas comuns. Isso serve, simplesmente para mostrar a realidade que, não importando quem, nem onde esteja, afetará a todos.
O livro já começa bem ativo, e vai carregando o leitor da primeira a última página, envolvendo-o cada vez mais em mistérios e novas teorias. A parte que mais gostei do livro é, quando os dois personagens principais, são apresentados à teoria d’A Janela de Overton (Não, não vou dizer o que é essa teoria), e ficam totalmente abismados com as revelações. Que são realmente impressionantes.
O final do livro é fantástico. Vi muito blogueiros reclamando dele, mas penso que, não havia outro meio de encerrar o livro. O clima de suspense deveria continuar, afinal, tudo que é descrito no livro pode estar acontecendo nos dias atuais e ficaria estranho tudo ser TOTALMENTE encerrado.
Resumindo, A Janela de Overton é um livro que não deve, em hipótese alguma, ser deixado de lado. O livro deve ser lido, relido e apreciado até a última página.

A CAPA: Incríiiiiiiiiiveeeeeeeeeeeel! O que realmente me chamou a atenção no livro foi ela. Logo que vi aquela Estátua da Liberdade meio corrompida, masculinizada, eu realmente me interessei e logo comecei a bolar teoria sobre o que ela significaria. Não vou dizer qual é o real significado da estátua, mas uma dica está nas mão dela (ou dele) onde o livro foi trocado por uma lança – essa foi uma das primeiras coisas que reparei – e a outra está em lembrar de uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
Essa é, com certeza, uma das melhores capas lançadas este ano!

O PROJETO: O Projeto de Marketing lançado pela Novo Conceito foi realmente fascinante e digno de nota.
O site www.JanelaDeOverton.com.br é com certeza uma das melhores e mais belas criações para a WEB. O jogo contido nele é incrível e fascinante! Fiquei viciado! Pena que, aparentemente acabou.
O fato de o leitor/visitante ter de revirar a web em busca de pistas foi uma jogada bem idealizada. Pois assim podíamos ver que essa teoria ia bem além das simples páginas do livro. Eu realmente parabenizo a Novo Conceito por essa campanha incrível!
Os BookTrailers e vídeos criados foram impactantes e atiçadores da curiosidade, tenho que dar “Nota 10” à vocês. De novo.
O POEMA: Durante a campanha publicitária e também na leitura do livro, fomos apresentados ao poema The Gods of the Copybook Headings (Os Deuses dos Cabeçalhos de Cadernos) e, como no livro não há o poema inteiro eu resolvi publicá-lo aqui para a apreciação e reflexão de vocês. Se você não entender muito bem o poema, poderá da uma lida no livro A Janela de Overton, pois lá há uma explicação muito bem feita do significado dele.
Segue o poema:
(Não reparem na tradução que está péssima!)
OS DEUSES DOS CABEÇALHOS DE CADERNO

Enquanto eu passo pelas minhas encarnações em cada idade e raça,
Eu me prosto perante os Deuses do Market Place.
Espreitando por entre os dedos reverentes eu vejo-os florescer e cair,
E os Deuses dos cabeçalhos de caderno, percebo, sobrevivem a todos.

Nós estávamos vivendo em árvores quando eles nos conheceram.
Eles nos mostraram um de cada vez
Água que certamente nos molha, como fogo que certamente nos queima:
Mas descobrimos que havia falta de visão Uplift, e amplitude da Mente,
Assim, os deixamos ensinar a Gorilas enquanto seguimos a marcha do gênero humano.

Nós nos mudamos conforme o Espírito listados. Eles nunca alteraram seu ritmo,
Não sendo nem nuvem, nem trazidos pelo vento como os Deuses do Market Place,
Mas eles sempre acompanhavam nosso progresso, e atualmente diriam
Que uma tribo tinha sido varrida sua ilha de gelo, ou as luzes haviam saído em Roma.

Esperam que o nosso mundo seja construído sobre eles totalmente fora de contato,
Eles negaram que a Lua era de queijo; eles negaram que ela estava mesmo holandeses;
Eles negaram que desejos são corcéis, eles negaram que um porco pode ter asas;
Então, nós adoramos os deuses do mercado que prometeram estas coisas bonitas.

Quando as medidas foram Cambriano formando, Eles prometeram paz perpétua.
Eles juraram, se lhes déssemos as nossas armas, que as guerras das tribos cessariam.
Mas quando desarmados, Venderam-nos e entregaram-nos obrigados ao nosso inimigo,
E os Deuses dos cabeçalhos de caderno disseram: "Stick to The Devil You Know".

No primeiro Arenitos Femininos nos foi prometida a Fuller Vida
(Que começou por amar o nosso próximo e acabou amando sua esposa)
Até que nossas mulheres não tinham mais filhos e os homens perderam a razão e a fé,
E os Deuses dos cabeçalhos de caderno, disseram: "O salário do pecado é a morte."

Na Época Carbonífero foi prometida a abundância para todos,
Roubando selecionados Peter para pagar Paul coletiva;
Mas, se tivéssemos muito dinheiro, não haveria nada que ele não poderia comprar,
E os Deuses dos cabeçalhos de caderno disse: "Se você não trabalhar você morre."

Em seguida, os deuses do mercado caíram, e seus assistentes de língua suave retirou
E os corações dos meanest foram humilhados e começaram a acreditar que era verdade que
Nem tudo que reluz é ouro, e dois e dois são quatro
E os Deuses dos cabeçalhos de caderno explicarão mais uma vez.

Como será no futuro, foi no nascimento do Homem
Existem apenas quatro certezas desde que o Progresso Social começou:
Que o cão retorna ao seu vômito e a porca ao seu chiqueiro,
E o dedo queimado do Tolo retorna trêmulo ao fogo;

E que após isso, o admirável mundo novo começa
Quando todos os homens são pagos por existir e ninguém deve pagar por seus pecados,
Tão certo como a água nos molha, tão certo como fogo vai queimar,
Os deuses dos cabeçalhos de caderno com terror vão retornar!

Texto Original: AQUI http://www.kipling.org.uk/poems_copybook.htm

UMA PALAVRA QUE DEFINIRIA O LIVRO: Impactante!

Gug 02/08/2011minha estante
O LIVRO VEM NUMA CAIXA MESMO?