Cai O Pano

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Cai o Pano

Rosi 29/07/2020

Agatha Christie brinca com o leitor até a ultima página.
Que experiencia boa!

No último caso do detetive Hercule Poirot junto a seu leal e bom amigo Hastings, Poirot encontra-se velho e, aparentemente, com limitações físicas. O cérebro ainda muito lúcido e ativo. Seu amigo Hastings torna-se então seus olhos, ouvidos e pernas na caça à X, que para Poirot é o assassino perfeito.

Nessa caça à X, a autora, Agatha, manipula o leitor de tal maneira que, no meu caso, mesmo já tendo quase certeza de quem era o assassino, vez ou outra acabava duvidando de outros personagens. Até o final do livro é inevitável não ter suspeitado de todos os personagens (hahahaa!).

Por sua envolvente história e resolução, não me espanta que Cai o pano seja considerado por muitos um dos melhores da carreira de Agatha Christie.

Andrea 27/12/2021

Leitura com clima de férias
A grande dama do romance policial Agatha Christie encerra a carreira do detetive belga Hercule Poirot, um dos seus personagens ícones no livro Cai o Pano, que teve como tradutora a grande escritora brasileira Clarice Lispector.

Apesar de ser o livro de despedida de Hercule Poirot, toda a narrativa em primeira pessoa é feita pelo capitão Arthur Hasting, que relata os seus diálogos e próprias observações, só havendo a voz de Poirot através de uma carta.

Fechando assim um ciclo, já que o primeiro livro em que ele aparece é justamente O misterioso caso de Styles, cuja referência ao assassinato é citada diversas vezes no local que agora é um pequeno hotel.

Um livro que combina perfeitamente com o verão que está chegando, e não por oferecer sombra e água fresca, mas por ser leve e instigante. Conforme os capítulos vão passando, eu me pegava junto com o Capitão Hasting tentando adivinhar quem daquelas pessoas poderia ser o suspeito X.

Eu que não lia nada da autora desde a adolescência, adorei este mimo que veio da renovação da minha assinatura da TAG, pois havia esquecido de como Agatha Christie consegue nos confundir.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2021/12/cai-o-pano.html?m=0

kahreads 29/12/2022

RIP Poirot
Último caso do Poirot. Tem vários plot twists. Você fica querendo saber como Poirot vai falecer, por que, e se Hastings vai conseguir descobrir quem é o assassino. Muito bom!

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 26/06/2023

É sempre um prazer ler Agatha, apesar de que eu já havia lido esse livro a muitos anos e acabei relembrando o plot final, mas, sempre uma ótima leitura, bem curtinho e rápido, perfeito pra um fim de noite!

luz 05/01/2022

surpreendente
O livro retrata o último caso de Poirot, mais um assassinato em Styles. Um livro muito bom, com final surpreendente, a leitura prende do início ao fim!
Uma leitura rápida e leve...
Até o momento é meu segundo livro favorito da Agatha, junto com "e não sobrou nenhum" (fica a indicação, um ótimo livro).

Jane Lara 09/01/2010

Delicioso!!!
Muitos criticaram o desfecho de Poirot!!!

Mas careditem a rainha do mistério caprichoui!!!!

Quem poderia imaginar um desfecho para Poirot melhor??

Sam 07/01/2013minha estante
Concordo!

Raquel1529 24/02/2023

Meu primeiríssimo livro de Agatha !
Surpreendentemente incrível.
Tive boas experiências,e uma leitura fluída. Me senti motivada a ler até a última página.( Até por que não aguentava de tanta curiosidade)

Danny 13/01/2021

Um dos motivos que me levaram a querer ler Ágatha foi o fato dela ter escrito muitos romances policiais e ser difícil de descobrir o assassino. Acabei pegando esse livro emprestado, que foi o último livro escrito por ela e tem a última investigação do seu famoso investigador Pirot, que retorna para um antigo local de crime e tem impedir um assassinato.

Realmente não deu pra saber quem era o ?assassino? e a desculpa pra mim não me convenceu. Não fez sentido para mim.

O quanto a investigado do caso, quase não acorreu, tudo veio acontecer no final. E a maior parte do livro é julgaçao de caráter e motivações. Achei tudo repetitivo, muita conversa e pouca. Gosto mais de seguir pistas, investigar suspeitos e isso não acorreu.

Planejo ler mais livros dela no futuro e espero me agradar mais.

Jacques.Bourlegat 29/04/2021

Cai o pano...
Já sabemos desde o início que se trata do último caso de Hércules Poirot, o mais famoso detetive de Agatha Christie.

Uma ponta de dor e tristeza acompanha a leitura ao nos depararmos com a figura estranhamente deprimente e ressequida do velho detetive belga. Para esse último ato, Poirot volta a Styles, onde resolveu o misterioso caso em sua primeira investigação, marcando o início de suas aventuras. Mais uma vez, a história é narrada por Hastings, seu velho parceiro (quem assistiu à série com David Suchet como Poirot e Hugh Fraser como Hastings, deve estar marcado para sempre com a imagem daquela parceria).
A autora lança migalhas de pão nas demais páginas, nos leva como sempre a diversas pistas e diversos suspeitos. Todos tinham um motivo para cometer o crime, todos pareciam culpados de algo e inocentes na próxima página. E vice-versa. Mas Poirot está em uma cadeira de rodas e muito debilitado. Até Hastings não sabe se Poirot está em condições de resolver qualquer coisa.

Hastings e Poirot fizeram alusões a diversas outras investigações passadas, creio que seja o livro com mais referências de outros livros seus que Agatha Christie já tenha escrito. Para leitores mais "rodados" será um deleite!

Porém, detestei a visão de um Hércules Poirot sem as suas afetações e extravagância, sem o sua elegância e o bigode brilhante... tudo deprimente. Ele está longe do auge de sua forma, assim como Agatha Christie estava no fim da sua vida e poucos esperavam dela algo mais. Porém ela demonstra que ainda lhe cabia um último sucesso!
Aconselho a leitura deste livro quando tiverem um pouco mais de afinidade com o Poirot, pois só assim sentirão o contraste da decadência.

Dario.Albuquerque 02/06/2023

O último caso de Poirot
O capitão Hastings foi muito ingênuo até o final, porém essa história foi muito bagunçada, cheia de reviravolta, meio difícil de engolir e complicado pra entender.
Porém a ideia de um assassino que induz os outros a faz o trabalho por ele é genial.

leticia 04/04/2020

Agatha me fazendo desconfiar de todos durante o livro e no fim o "assassino" é o único que que não prestei tanta atenção. É uma reviravolta atrás da outra.

Leleus 08/03/2023

Chamei hastings de burro o livro todo enquanto era tão burra quanto ele
Não queria que este fosse meu último livro de Poirot pq sabia que ia ficar imensamente triste com a morte dele, ainda mais sem ter mais romances com ele para ler pela primeira vez, e foi a escolha certa porque eu estou com uma imensa necessidade de começar outro caso de Poirot imediatamente e fazê-lo continuar vivo na minha mente após este livro.
Mas enfim, sobre o caso vou apenas dizer que me sinto uma péssima psicóloga por não ter cogitado a forma que o 'assassino' agia.

Uvaverde 10/09/2020

Tudo por causa de um certo X...
Assim como nos demais livros, o jeito de como a história é contada nos faz desconfiar de todas as pessoas envolvidas.
É um livro bem surpreendente e com um final trágico.
E esse final, realmente... Poirot sabe das coisas...
Esse, confesso, foi o único livro da Agatha Christie que consegui desvendar a pessoa culpada, após tanta confusão.

Duda 27/07/2021

Meu preferido da Ágatha até agora! Vários personagens interessantes e muitos suspeitos kkkkk, o final do livro é espetacular, faz com que nos atentemos mais a quem damos ouvido.