Cai O Pano

Agatha Christie

Resenhas - Cai o Pano

Karina 27/03/2020

Chocada
Por esse final eu não esperava! Agatha me impressionou com ele. Realmente, o último caso do detetive...

nimsay 08/01/2023

O crime perfeito deixa um furo no peito
Não tenho palavras pra esse livro, a Agatha traz o fim de Hercule Poirot onde foi seu início. É fantástico.
Narrativa e escrita envolventes, personagens que te cativam e se fazem conhecidos, crime e busca pelo assassino perfeitos. Apesar da minha suspeita certa sobre quem era o X, esse conhecimento era um mero detalhe (somente o início), pois ainda tinha muitas surpresas e reviravoltas.
O final me abalou profundamente pois quem gostaria de ver Poirot cair? Mas ele cai, ele acaba. E particularmente, seu fim não poderia ter sido melhor. Foi um fim genial e no estilo que aquele belga astuto gosta.

Ivone 12/01/2024

Inacreditável
Difícil até de superar?
Mais uma obra lida da minha favorita e mais um final extraordinário. Não só pelo principal fato da história (que eu não vou contar pois é um mega spoiler, apesar de achar que todos sabem), mas por todo desenrolar da trama. Mais uma vez um narrador em 3ª pessoa, mas sendo um participante ativo da história (e pasme, quase um dos assassinos da trama), nosso amado Hastings. Ver Poirtot debilitado, e ainda mais na descrição do seu velho amigo, foi bem estranho para mim. As descrições de Hercule nunca pareceram tão frágeis como nesse enredo. Ela era necessária ao desenrolar da história, mas não foi fácil digerir. Como todo livro, não adentra-se tanto na psique ou na personalidade profunda de cada personagem, acho até que existe um propósito nisso, não decifrarmos tão de cara as charadas propostas.
Nessa história, vários assassinatos ocorrem, mas Poirot até sabe quem é, mas o que me deixou surpresa foi o fato de ele tentar se antecipar ao assassino, inclusive impedindo-o do derradeiro.
Não vou me alongar na descrição, pois a leitura do ultimo caso de Poirot é indispensável a qualquer pessoa que um dia leu algum livro da querida Agatha.

Wane 21/04/2021

Feita de trouxa pela Gata
Nem sei o que escrever, mas meu Deus que livro perfeito! Morri chorando e talvez nunca mais consiga ler sobre Hercule de novo depois desse livro.
Apenas leiam!

Cl.lcs 14/03/2023

Começando pelo fim
O livro é muito bom e com um final interessante e um fim digno para um grande detetive, acho que errei em pegar logo a última história mas valeu a pena porque foi perfeito e lerei outras histórias de Poirot para voltar nessa com mais emoção e sentimentos e quem sabe poder dar uma nota maior e quem quiser me indicar histórias dele/dessa autora fique a vontade estarei a todos ouvidos e marcarei pra ler

Mary's 01/01/2010

O final inesperado
Ler Cai o Pano é uma viagem... você imagina milhares de possibilidades, vários possíveis assassinos, várias possíveis vítimas, mas ai chega o fim e você fica tipo, "hã?"
Como os outros livros que li da Agatha Christie, Cai o Pano é uma história envolvente que te prende. Uma série de acontecimentos, uma série de circunstâncias, nos fazem usar nossa mente e nossa inteligência pra tentar adivinhar quem é o verdadeiro assassino, quando no fim é aquele que você em hipótese alguma cogitou ser possível. Àquele a quem nós nos prendemos por sua inteligência e por sua irreverência.
A autora foi feliz na história envolvente que criou, e indico Cai o Pano para uma leitura casual, pra passar o tempo, um livro muito bom. Adorei o final, apesar de uma pequena coisa chata, mas muito bom mesmo o livro.
Drikolina 05/06/2016minha estante
Imaginei todas as pessoas mesmo, todas as possibilidades e chorei horrores no final. Um livro de fato emocionante

Wagner47 14/11/2020

E fecham-se as cortinas
Último e excelente caso de Poirot. Assim que somos apresentados ao detetive, o primeiro sentimento é de pena em vista de sua condição. Confesso que nunca fui muito ligado a ele (mas sim aos seus casos), porém fiquei bem baqueado ao vê-lo inválido.
Hastings, chato como sempre, será seus olhos e suas pernas. E essa foi a parte menos interessante do livro

Sobre a resolução, por mais que tenha uns aspectos fantásticos até demais, não vi chegando. Muito do que foi detalhado no final fiz de suposição, mas sempre ia por outra linha e me esquecia da antiga
Curti muito e bastante seria solucionado se eu me atentasse a algo que esse belga sempre dizia: ordem e método.

Tuts 13/06/2021

Agatha fechou com chave de ouro!!!
Meu deus do céu, o que foi isso aqui????????

O livro é o último caso de Hercule Poirot,e se passa na mansão Styles,o mesmo local do primeiro caso do detetive.

Assim como a maioria dos livros da autora,a narrativa passa super rápido e de maneira fluida.

O plot foi um dos mais difíceis de acertar,pois envolve uma série de coisas e é praticamente impossível alguém acertar tudo.

Incrível esse livro!!!!

Suellen 14/03/2020

Poirot e o capitão Hastings se encontram na mansão Styles, a primeira investigação de ambos.
Poirot não está mais em boas condições de saúde. Sua saúde mental continua maravilhosa, mas a física.... Ele precisa de uma cadeira de rodas, porque não consegue andar mais.
Nessa mansão não só o encontro desses amigos acontecem. Vários outros também estão ali. Mas entre um deles há um assassino.
Houve cinco assassinatos de mulheres, Poirot sabe que eles estão interligados, mas não consegue encontrar qual é a ligação.
Por isso ele vai contar com Hastings, para que ele seja suas pernas e seus ouvidos onde nem sempre ele poderá ir.
Quando você lê que esse é o último caso de Poirot, dá um aperto no coração. Como assim ele vai morrer?!
Bem, essa é a única certeza que você terá!
Achei esse suspense bem complicado. Cheguei até a achar que Poirot poderia não estar mais raciocinando direito, mas quem estava errada era eu.
Esse é mais um livro surpreendente da Agatha Christie e muito triste porque o nosso querido detetive Poirot não investigará mais nenhum caso.

site: https://www.instagram.com/sula_fenix_

Julia.Ferraroli 10/05/2021

Estou completamente sem palavras pra esse livro. Agatha Christie realmente guardou o melhor para o final e deu a Poirot um final digno do personagem

Stitcha 26/10/2021

Não sei...
Comecei o livro com uma nostalgia danada pelo poirot, fiquei super intrigada com a história... Mas SIMPLESMENTE detestei o final ?
Foi bem genial e tudo mais etc e tal... Mas não gostei de jeito nenhum.

Liz Silva 29/05/2022

Mistério sem fim
Este foi o primeiro livro de Agatha Christie que eu li. Gostei bastante da escrita fluida e da construção de personagens.

O mistério permanece por toda a obra nos levando à paranoia junto com o narrador.

O final abrupto e a explicação por meio de uma carta expositiva me incomodaram. Porém, pretendo conhecer mais casos do astuto detetive Poirot.

Felipe 05/06/2020

Esse livro me confundiu muito haha... A cada página eu culpava alguém pelos crimes. Assim como Hastings, desconfiei de muitos, porém, não consegui concluir com provas exatas. Uma trama que prende do início ao fim. Foi o primeiro livro que li da Agatha Christie, apesar de ter alguns livros dela em casa, e me pergunto o porquê de ter demorado tanto pra ler haha. Muito bom mesmo!

HoneyBookss 05/05/2022

O último caso de Poirot
Livro magnífico. Estava louca para lê-lo depois de conversar com um amigo. O livro se passa no local onde Poirot investigou o primeiro caso: a "Mansão Styles" e também conta com seu primeiro parceiro, o Hastings.O caso é bem intrínseco, porém nesse, Poirot já sabe quem é o assassino porém não sabe quem vai ser assassinado. Como o livro é contado pelo ponto de vista de Hastings então dá pra você ir investigando junto e tirando suas próprias conclusões.
O final foi incrivelmente bom e surpreendente. Super recomendo não apenas esse mas como ler todos os casos de Poirot.

Nanna 14/12/2021

Pra mim, é o melhor até agora!
Apesar de eu não ter lido tantos livros da Agatha com o detetive Poirot, esse pra mim foi o melhor.

O fim que volta ao começo, no mesmo lugar onde conhecemos o Poirot pela primeira vez (ou eu pelo menos).

Ele já velho... mas ainda muito sábio, o Hastings ainda meio ingênuo mais Muito mais maduro que o primeiro tendo que se virar pra ser os olhos e ouvidos de Poirot ao mesmo tempo que tentava lidar com a distância da filha.

E como sempre, agatha amarra tão bem as coisas e nos confundi tanto que de novo conseguiu me enganar com o culpado.