Um mistério no Caribe

Um mistério no Caribe Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Mistério no Caribe

@jpeoslivros 16/09/2020

O segundo livro da agatha christie e mais uma vez não foi o que eu esperava. O problema desse livro pra mim é que ele é muito lendo, até mais da metade da história não acontece muita coisa e é tudo muito monótono. Apenas nos últimos capítulos que ficou intrigante de verdade
@oiemoni 16/09/2020minha estante
Leia Morte no Nilo, é meu favorito da autora

@jpeoslivros 16/09/2020minha estante
Quero muito ler os livros esses livros mais conhecidos dela, mas por enquanto to acompanhando o clube da rainha

Cayo.Fellype 28/01/2024

Agatha como sempre genial. Igualmente aos outros livros da autora, é um pouco lento no começo. Mas depois a gnt vai pegando gosto com a história e querendo desvendar todo o mistério. Nesse em questão, não fazia a mínima ideia e a revelação me surpreendeu.

Luana.Carrilho 10/06/2021

FOFOCA? ACEITO!
Gostei bastante do livro, fácil de ler e a história tem uma boa conclusão (apesar dos crimes). Foi o primeiro que tive contato com Miss Marple e adorei. Ela tem bom humor, é uma senhora esperta e bastante fofoqueira, mas quem não é? Me senti fazendo parte dos burburinhos do local, tentando descobrir quem era o assassino.
Lucimaura.0 10/06/2021minha estante
Você disse fofoca? Quero me edificar agora!

Luana.Carrilho 14/06/2021minha estante
já estou edificada ?

Lucimaura.0 14/06/2021minha estante
???

Dani 04/01/2021

Sabemos que os livros de Agatha Christie são sempre cheios de reviravoltas e surpresas. Personagens que não esperávamos que tivesse tanto peso na história acabam se tornando os principais, se não, o principal.
Nesse livro temos uma morte e a investigação dela num hotel no Caribe. Nunca tinha lido nenhum livro de AC com Miss Marple como personagem e adorei! Sua sensatez e seus diálogos carregados de investigação e curiosidade são muito interessantes.
A história é fluida, o livro é curtinho. Mas infelizmente não me prendeu tanto qto o Assassinato no Expresso do Oriente. Algumas partes da história achei bem monótonas e difíceis de continuar a ler, mas minha curiosidade em saber o final ~ que AC sempre surpreende ~ falou mais alto.
Obviamente q vc começa a deduzir quem matou e o que houve na história toda, mas É CLARO que vc não adivinha e é isso que eu acho incrível nos livros da Agatha Christie. Essas reviravoltas que vc não espera nunca ??

Beatriz3345 27/03/2020

Meu primeiro livro lido da tão famosa personagem Miss Marple (e porque se eu postasse mais um livro esotérico a Deya ia me dar um soco).
Gostei muito, não muito original mas, como sempre, muito bem escrito... infelizmente ainda prefiro Poirot rs.
A história se passa em um período de férias em que inúmeras pessoas vão para um ?resort? no Caribe para se distrair, porém nem todas sairão de lá com vida.
Recomendo.
Carol.Alves 14/04/2020minha estante
São formas de raciocínio diferentes né?! Até o jeito que a Agatha Christie escreveu para eles sao estilos diferentes. Não consigo escolher qual é o melhor!

Beatriz3345 15/04/2020minha estante
È verdade, são bem diferentes hihi mas eu consigo escolher kkkk Poirot ganha total

Carol.Alves 15/04/2020minha estante
Você já leu os do casal Tommy e Tupance? São ótimos, outra linha de crimes mas é fabuloso também, pena que são só 5 livros

Renata1004 07/06/2020minha estante
Poxa , comecei ler aqui ... Já nas primeiras páginas desisti kkk parece Ruin. Uma escrita chata ???

Mas , acho que vou prosseguir.

Carol.Alves 08/06/2020minha estante
Nossa, eu gosto bastante. Não é o meu favorito dela, mas é bem legal. Dá uma chance ?????

Renata1004 10/06/2020minha estante
Kkkkk Outro dia talvez. @carol

Vinicius.maris 20/05/2024

O mais engraçado
QUE LIVRO BOM, NÃO É O melhor dela, até porque não tem um livro que bata de frente com ?E não sobrou nenhum?, a Aghata é genial quanto aos seus livros, os personagens bem escrito, a história bem elaborado um mistério promissor, do livro que li dela esse é o mais engraçado e divertido de se ler. O mistério não é tão difícil de ser desvendado, porém não conseguir solucionar a causa das mortes e nem o responsável, mas é isso que deixa o livro melhor.

A escrita é bem fluida, gostosinha de ler. Leiam!!!

Lidia Valverde 05/09/2020

Caraca que livro!
Realmente Miss Marple como uma ótima observadora e uma senhora muito boa de papo, ela é uma grande detetive kkkkk

Incrível como tantos personagens se conectam e como a história vai tomando forma. Meu segundo livro da Agatha Christie e estou apaixonada. Amei o livro.

Coruja 04/02/2021

Pensei inicialmente em seguir a ordem de publicação para meu Projeto Agatha Christie, mas acabei decidindo priorizar os que eu tinha em formato físico cá na estante - incluindo alguns que já li, mas não cheguei a resenhar. Foi assim que Um Mistério no Caribe pulou à frente da lista, embora tenha sido publicado em 1964, mais perto do fim que do começo da carreira da autora. Mas, enfim, ganhei esse de natal ano passado, estava aqui aguardando na estante e o resto é história.

Raymond West, sobrinho de Miss Marple, presenteia a velha senhora com uma viagem a St. Honoré, ilha caribenha, para fugir do inverno inglês e cuidar de seu reumatismo. Tudo parece estar indo bem - se não um pouco entediante em toda essa paz e clima tropical (oh, como faz falta a imprevisibilidade do clima inglês…), até que uma conversa aparentemente sem importância com um militar aposentado termina em uma morte suspeita.

E, depois da primeira, várias outras se seguem. Temos envenenamentos, esfaqueamentos, enforcamentos… Há para todos os gostos aqui.

De repente, não mais que de repente, lembrei-me de uma citação bem pertinente do Pratchett, em Snuff: “É uma verdade universalmente aceita que um detetive de férias mal terá tempo de desfazer as malas antes de encontrar seu primeiro cadáver.” Isso é particularmente verdade dos detetives de Christie, que volta e meia estão viajando de férias ou decididos a se aposentar e quando menos esperam, tropeçam num corpo.

Enfim, o que acontece aqui é que o Major Palgrave, hóspede no mesmo hotel em que nossa detetive se encontra, tem em seu repertório de anedotas e causos para quebrar o gelo a história de um assassino serial de esposas - incluindo uma foto para melhor impressionar sua plateia. Miss Marple, acostumada com tipos como o Major, quase não presta atenção, não fosse a súbita e inesperada interrupção do mesmo ao ver alguém chegar por cima de seu ombro.

No dia seguinte, o major é encontrado morto, aparentemente um ataque cardíaco fulminante. Todo mundo aparentemente sabia que o homem sofria do coração e até é encontrada medicação em seu quarto. Não fosse uma ligeira desconfiança de Miss Marple e o sumiço da foto que ele pretendia mostrar, as coisas teriam ficado por isso mesmo… E aí começa uma corrida contra o tempo, afinal, estamos falando de um serial killer que, muito possivelmente, está planejando seu próximo crime.

Um Mistério no Caribe é um livro bem divertido para um romance policial. Acho que normalmente pensamos no gênero como algo mais solene, dramático, chocante, violento - afinal, estamos falando muitas vezes de mortes e criminosos, explorando o que há de mais cruel e mesquinho na natureza humana. Mas há um subgênero aqui que se aplica particularmente bem aos romances da Christie: em inglês eles são chamados de cozy mystery ou cozies, numa tradução literal, “mistérios aconchegantes”.

Nesse tipo de história temos, normalmente, crimes que ocorrem fora do palco, não particularmente gráficos; um detetive amador em um cenário social mais fechado e intimista (uma casa no campo, um pequeno vilarejo em que todos se conhecem, um hotel…), e uma investigação que poderia ser confundida com troca de fofocas - algo em que Miss Marple é excelente. A ênfase fica no desenvolvimento do roteiro e dos personagens, e tudo isso junto permite uma injeção de humor enquanto são dadas as peças (com muitas pistas falsas) para resolver o quebra-cabeça.

Nesse livro em específico, temos a própria figura de Miss Marple, que está longe de ser o que qualquer um poderia imaginar de um detetive, o que torna a situação inadvertidamente cômica - inclusive pela forma como os outros personagens interagem com ela, achando-a uma velhinha adorável ou intrometida. O contraste dela com o senhor Rafiel, um velho e rabugento milionário que acaba lhe servindo de auxílio na investigação, rendem os melhores momentos da história.

Há que se abrir um adendo para algumas expressões e referências racistas. Um dos tópicos que sempre acaba surgindo quando debato Agatha Christie - ela já foi tema de dois encontros do clube do livro de que participo e de várias conversas com outros amigos leitores - é seu casual classismo e xenofobia, e reconhecer isso em vez de passar panos quentes é importante quando se faz uma crítica da autora. Essa questão é particularmente importante nos livros que exploram visões do oriente e que trazem um forte componente colonial-imperialista. Enfim, não é uma surpresa, considerando a época e o local em que as histórias foram escritas, mas é algo sobre o que se refletir na leitura.

Por fim… estou orgulhosa em dizer que, dessa vez, eu acertei a solução! Ao contrário de Miss Marple, prestei muita atenção no que o major estava falando - e, não sendo eu uma personagem do livro, tenho a possibilidade de voltar à cena, reler tudo e notar os detalhes. Há as habituais pistas falsas, inclusive indícios de pelo menos outro crime passado que nada teria a ver com a morte do Major. Mas, se você se concentrar na ideia de que o Major morreu porque outro assassinato já estava planejado, por um assassino que segue um determinado padrão - e prestar atenção onde, exatamente, esse padrão está sendo repetido - então, não tem muito para onde correr.

Mais que isso não posso dizer sobre o assunto sem estragar a brincadeira para quem quiser ler e tentar desvendar por si o mistério. Vale à pena tentar. E, mesmo se não seguir corretamente as pistas, há sempre a satisfação de mais uma boa história daquela que, merecidamente, recebeu o título de Rainha do Crime.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/02/projeto-agatha-christie-um-misterio-no.html

Ana 29/04/2021

Adoro a Miss Marple
Não tenho o que dizer, eu adoro o fato que essa detetive resolve os assassinatos com base na fofoca e no tricô. Só não dei 5 estrelas porque não é o meu preferido da autora, mas recomendo.

Malu 26/02/2022

Esperava muito e recebi pouco. Achei muito enrolado e apesar de ser um livro da miss marple, senti falta dela na maioria do livro.

Isso que dá pensar que esse seria tão bom quanto morte no Nilo.

Malu 07/05/2021

Viva a fofoca! Jamais havia ficado tão impressionada com o poder da conversa fiada. Extremamente interessante como Miss Marple é inteligente, apesar da idade avançada. Miss Marple conseguiu resolver o Mistério do Caribe com a simples conversa do dia a dia. Com boas intenções ou não, saber conduzir bem um papo é algo sensacional.

Tuts 29/09/2020

Excelente
Um dos melhores de miss marple,sem dúvida.Amei a ambientação do livro,os personagens,o desfecho.Tudo de bom

gios 07/08/2020

Apaixonada pela rainha do crime!
Começo falando que foi meu primeiro livro da Agatha Christie. Sempre gostei de romances policiais e investigações, salvo para Sherlock Holmes que sou apaixonada! Mas nunca tinha lido nada da Agatha. Quando tinha uns 12/13 anos comecei a ler um corpo na biblioteca e não gostei, mas hoje quando terminei esse livro tive certeza que Agatha é uma das minhas escritoras favoritas.

A forma com que o enredo, os personagens e as reviravoltas são feitas é meticulosamente pensado e articulado de forma com que você fica totalmente perdido em algumas partes e logo em seguida você tem certeza absoluta de que sabe quem é o assassino, e depois de duas páginas já não sabe mais.

Absolutamente encantada com a rainha do crime, com toda certeza absoluta esse é o primeiro de vários.