Um mistério no Caribe

Agatha Christie

Resenhas - Mistério no Caribe

Tuts 29/09/2020

Excelente
Um dos melhores de miss marple,sem dúvida.Amei a ambientação do livro,os personagens,o desfecho.Tudo de bom

gios 07/08/2020

Apaixonada pela rainha do crime!
Começo falando que foi meu primeiro livro da Agatha Christie. Sempre gostei de romances policiais e investigações, salvo para Sherlock Holmes que sou apaixonada! Mas nunca tinha lido nada da Agatha. Quando tinha uns 12/13 anos comecei a ler um corpo na biblioteca e não gostei, mas hoje quando terminei esse livro tive certeza que Agatha é uma das minhas escritoras favoritas.

A forma com que o enredo, os personagens e as reviravoltas são feitas é meticulosamente pensado e articulado de forma com que você fica totalmente perdido em algumas partes e logo em seguida você tem certeza absoluta de que sabe quem é o assassino, e depois de duas páginas já não sabe mais.

Absolutamente encantada com a rainha do crime, com toda certeza absoluta esse é o primeiro de vários.

dedag 10/01/2024

Bom, mas não ótimo
A leitura demorou um pouco pra pegar no tranco pra mim. no início teve um pouco de ladainha na minha opinião (e no meio algumas vezes também) e eram muitos personagens, com nomes meio difíceis, que eu levei um tempo pra decorar. inclusive tive que marcar no livro as descrições iniciais, pra poder dar uma olhadinha depois caso precisasse (e precisei kkkkk). mas depois vai ficando interessante, eu suspeitei literalmente de todo mundo (clássico Agatha, não é mesmo?) e realmente a gente fica empolgado pra chegar ao final mas, quando chega no final? não achei tudo isso? eu sinto que os livros da Agatha sempre são assim: muito bons no ?pré-plot?, mas na hora do plot mesmo, é só hummm e não uauuuu, sei lá kkkk (pelo menos os que eu li dela até agora). não deixa de ser uma boa história, de maneira alguma! mas uma história que eu não leria novamente e que eu provavelmente irei esquecer ? eu gostei que aqui a Miss Marple resolveu todo o mistério sendo uma velha fofoqueira metida kkkkk no outro que eu li dela, ela havia sido convidada a participar da investigação. também gostei que a morte levou um tempinho pra acontecer, assim a gente fica curioso sobre quem vai morrer e como, diferentemente dos outros livros que li dela em que o corpo é encontrado logo no primeiro capítulo. sobre a edição: termos racistas são usados repetidas vezes e eu sei que o livro é antigo, mas poderiam ter adaptado ou algo assim, sei lá! e tiveram alguns errinhos de revisão também, nada que impediu a compreensão da história, mas mesmo assim acho importante pontuar ?

Mari.castro 21/08/2020

Recomendo
Foi o primeiro livro que li com a detetive da idosa muito fofa Miss Marple. Eu adorei esse livro, recomendo muito. No início você deve ficar atento pois eles apresentam mil e um personagens e logo depois que uma pessoa morre a coisa começa a ficar interessante.

Suzana 29/07/2023

Sempre Agatha.
Sou fã. Muito fã. E esse livro é um dos melhores de Miss Marple. Principalmente porque ela está longe de casa, sozinha e mesmo assim consegue desvendar o crime!

ramon 13/09/2020

Só não é 5 estrelas porque eu suspeitei do assassino desde o início do livro, mas a historia é muito boa e a resolução também

Maria5595 16/02/2022

minha experiência ?
semana passada, quando comprei esse livro, estava pensando em sair um pouco dos meus padrões de leitura e começar a ler mistério, (quem diria,né? a garota que só lia romance)
e, para dar repertório a leitura desse novo gênero, eu comecei com Agatha Christie. E não me arrependo.
Devorei esse livro! fiquei atenta a cada detalhe e mesmo assim, a Agatha superou e me mostrou que eu deveria ler com mais atenção (mas como foi o primeiro vou deixar passar! kkkkk).
enfim, esse livro me prendeu do início ao fim, leitura proveitosa demaaais. fico feliz por ter introduzido ao mundo do mistério com esse livro!
a protagonista, Miss Marple, super atenta e inteligente!
espero ler logo outros livros da autora em que ela esteja presente solucionando outro caso.

Wagner Fernandes 07/12/2023

Mistério no Caribe
Não sei, mas existe algo no passar do tempo e das épocas que mudam a forma como vemos as coisas.
Por exemplo, ontem encontrei uma caixa com 25 livros de Agatha Christie fechada desde 2015. Dentre eles estava "Mistério no Caribe", a aventura seguinte de Miss Marple após "A maldição do espelho", que terminei dois dias atrás. (05/12/23)
Pois bem, não lembrava nada da trama exceto que não tinha apreciado muito esse livro. Era só mais um com uma historinha "marrom" ("marromenos").
Sentado na poltrona ontem à noite e manuseando essas relíquias recém-encontradas, comecei a ler a primeira página... a segunda... a terceira... Resumo: foram-se 50 páginas que me fizeram adiar "Mistborn: o herói das Eras", de novo.
Continuo não lembrando do caso, mas estou gostando da prosa de Agatha Christie e sua crítica social aos anos 60 (a história original é de 1964) através dos olhos de Jane Marple. Não sei se estou com outra disposição ou minha visão das coisas mudou muito desde a última leitura deste livro (em janeiro de 2006), mas até aqui está ótima a escrita. Sinto-me ali na praia e no hotel nas Antilhas sentado numa cadeira ao lado de Miss Marple, observando aquelas pessoas e ansioso para algo acontecer (nem que seja a tradicional FOFOCA dessa velhinha! Ô velhinha bisbilhoteira! rs).
Mesmo não sendo um dos melhores livros, o modo de Jane Marple observar as pessoas e a natureza humana e demonstrar como, em qualquer época, somos todos iguais por si só já faz desse livro um material incrível para análise psicológica e o estudo do comportamento humano.
Parabéns a Agatha Christie por ser tão criteriosa na observação. Li, certa vez, se não me engano em sua biografia, que ela aprendeu isso com sua avó. A própria Jane Marple teria sido inspirada nessa avó.
Enfim, sinto-me saudoso ao relembrar essas aventuras. Coincidentemente, dezembro é o mês em que eu sempre lia Agatha Christie entre 2004 e 2013. (É que eu aproveitava as férias, aí levava um ou dois livros dela para o litoral, ou lia em casa mesmo nos anos em que não ia à praia). Meu primeiro contato com a autora foi em dezembro, na praia, então virou uma espécie de tradição ler ao menos um livro dela em dezembro/janeiro, até eu enjoar e reiniciar minha vida de leitor com o Skoob, em 2019, e descobrir outros universos literários.
O clima hoje está quente e prometendo 33° aqui em São Paulo. E hoje tirei folga, e a melhor maneira de apreciar esse calor é escolher um cantinho arejado, tomar uma bebida gelada e imaginar que estou numa praia do Caribe. (Só espero não testemunhar nenhum crime!).

***
Resenha parte 2 - (na verdade, isto aqui tá mais pra um diário de leitura)

Mistério no Caribe

Li "Mistério no Caribe" pela primeira vez em janeiro de 2006. Lá se vão quase 18 anos.
Este é um dos poucos livros dos quais não me lembro seu enredo. Talvez porque na época eu estava já um pouco saturado de ler Agatha Christie. Devo ter uns 30 títulos aqui e li boa parte deles em pouco menos de dois anos. Minha primeira leitura da autora foi no verão de 2004. Levei "Assassinato no Expresso do Oriente" para o litoral e comecei a ler sem muita vontade, mas a narrativa me prendeu de tal modo que não consegui largar o livro até descobrir o assassino.
Lembro que mal aproveitei a praia por estar mais interessado na história do livro!
Quando voltei do litoral percorri sebos e livrarias atrás de livros de Agatha Christie, e ela se tornou minha escritora favorita na época. Por esse motivo, de ler vários casos de Poirot e Miss Marple, é que acabei meio que enjoando um pouco, e em 2006 eu já estava saturado de histórias de crimes. Por isso, ao ler "Mistério no Caribe", eu mal prestei atenção na trama.
Mas agora compreendi bem o que aconteceu e gostei da história. Mais do que "A maldição do espelho".
Descobri que Miss Marple teve um pretendente na juventude, que ela achou esse sujeito chato, que foi enfermeira, e que nesta história ela tem mais de 90 anos. E ainda assim soluciona casos!
Seu sobrinho deu-lhe uma viagem ao Caribe para ela cuidar do reumatismo. Um lugar paradisíaco e onde NADA acontecia. Era o dia na praia fazendo tricô, olhando as pessoas no mar e conversando com hóspedes do hotel, gente de toda parte do mundo.
Numa conversa com um velho major que lhe conta sobre um crime, Jane Marple se interessa pela história quando esse major aparece morto na manhã seguinte.  Fatalidade? Doença ou... assassinato?
Fazendo sua costumeira bisbilhotice, ela consegue, indiretamente, mobilizar médico, administradores e policiais a investigar o caso. Os hóspedes ficam chocados, mas nem uma morte estragaria suas férias!
Mas quando OUTRA morte acontece, desta vez, sim, um ASSASSINATO, as coisas começam a preocupar a todos.
Conversando aqui, bisbilhotando ali, fofocando acolá, nossa velhinha querida acaba reunindo as peças do quebra-cabeças e só nos mostra o quadro completo nas duas últimas páginas do livro! Kkk
E, sim, essa trama faz todo sentido quando vemos o quadro geral.
Só achei um pouco rápida a resolução, mas normal para Agatha Christie.
E, de fato, eu não me lembrava de NADA da história.
(Preciso reler meus livros!)
Nota: 3.5
E agora... finalizar o ano com a segunda metade de "MISTBORN".
(E "O Caminho dos Reis" tá chegando!)

juliana 14/04/2021

Inesperado e esplêndido
Nunca tinha lido nada da Miss Marple e não vou negar que tava meio ressabiada, até porque encontrar um livro de mistério narrado por uma senhorinha não tem muita cara de suspense...

Mas foi uma baita experiência!
[Até porque a gente descobre que fofoca é um baita bem pra sociedade quando é feita do jeito certo hihi]

Os livros da Agatha são incríveis e esse foi mais um que me fez de trouxa com o responsável pelo assassinato.

Escrita envolvente, plot bem desenvolvido e muita criatividade não faltam nesse livro.

Júlia 29/01/2023

+14 / ???/ tw: suicídio, assassinato, envenenamento, morte, afogamento, insanidade

Eu não sei se eu tava esperando mais ou se, por ter lido alguns livros da autora em pouco tempo, eu não me surpreendi tanto. Eu realmente não estava esperando por esse final, adorei o cenário criado, mas não diria que alcançou minhas expectativas. Acredito que o clima um pouco mais pesado do livro não foi muito o que eu conseguia ler no momento.

null 22/09/2020

Escrita encantadora
Esse foi meu primeiro livro de Ágatha Cristhie e mesmo iniciando a leitura com altas expectativas esse livro conseguiu superar todas elas

Pedro Peliciari 06/10/2020

História excelente! Os livros da autora que têm como pano de fundo lugares aos quais ela viajou são, geralmente, os meus favoritos. Ótima ambientação, narrativa fluida, história interessantíssima e Miss Marple perfeita. Passaria minhas férias com ela tranquilamente!

Alassis 18/04/2022

Fraco
Eu diria que esse é um livro "fora de forma" tanto da autora, quanto da protagonista, Miss Marple. Aqui, nós vemos uma Marple que, por não conseguir confiar na própria memória sobre um fato, parte do pressuposto que não pode confiar na memória de mais ninguém. Para o leitor, isso deveria ser um desvio de foco, para que a resolução ao final não fique óbvia, mas essa estratégia falha miseravelmente e o assassino se torna bem óbvio lá pela metade do livro. O livro em si é bem chatinho, a maioria dos personagens é desinteressante e a própria Miss Marple se mostra apagada.

Babi 28/07/2020

Surpreendente
O primeiro livro que li da Agatha Christie, e com certeza lerei mais. A história fluía de uma forma tão rápida, que eu praticamente devorei o livro. Os personagens são envolventes e eu me apeguei muito a um deles, e que achei que nem ia fazer diferença na história. Agatha é tão inteligente, que quando o final do livro chegou fiquei me sentindo meio tapada de não perceber uma coisa que estava na minha cara o tempo todo.