A Maldição do Espelho

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Maldição do Espelho

Samara 26/05/2023

Gostei, é o primeiro livro de Miss Marple que leio e confesso que esperava algo diferente, pois ela não aparece tanto na história como Hecule Poirot em suas aventuras, embora também seja uma personagem com muita perspicácia para entender os acontecimentos.
Sobre a história, é um bom mistério e como em todos os livros da Rainha do crime com um final surpreendente.

Aline.Sacramento 24/05/2023

Um pouco previsível porém os motivos me surpreenderam. A nossa querida Miss Marple incrível como sempre.
A gata véia dificilmente me desaponta. Portanto mais um ótimo livro, muito gostoso de ler.

Arthur.Timotheo 19/05/2023

Óbvio, mas divertido
Como A Casa Do Penhasco ou Convite para um homicídio, o assassino faz aquela mesma coisa que já escrevi nas resenhas desses dois, que sempre é óbvio. Mas, diferentemente do Convite para um homicídio, simpatizei com esse livro, pois ele é rapidinho, divertidinho e flui bem. Fora que achei que as formas que o assassino usou para esconder a verdade foram mais criativas do que o outro. Gostei.

Recorde mundial: Menos páginas lidas para acertar o assassino - 0, por Arthur! kkkk é verdade

andy_Pendiuk 18/05/2023

Bom, mas com alguns defeitos
Me pareceu um livro feito de forma apressada, talvez devesse ser um pouco mais longo ou então não precisava de alguns detalhes que simplesmente foram descartados durante a trama. Muitos personagens sem profundidade e pouco marcantes, dos quais eu acabava confundindo uns com os outros durante o livro. Mesmo assim a história é boa e envolvente, com um desfecho surpreendente (do qual, novamente devo dizer, um pouco apressado e que poderia ter sido mais bem elaborado mas de toda forma satisfatório)

Outro detalhe é que Agatha Christie foi uma mulher branca e rica e isso transparece claramente em seus livros, seus personagens sempre tem problemas de pessoas ricas com pouca profundidade e claro, com preconceitos condizentes com a época em que foram escritos, mas não acho que isso diminuía o valor da obra, apenas nos faz pensar em como os tempos mudam e os pensamentos mudam com ele (ainda bem!)

Luanne Prado S2 12/05/2023

Então gente..
Sobre o conteúdo:
Uma moça aí compra uma mansão e ocorre um crime no dia da inauguração, quem matou?

Sobre a autora:
Mona melhore pq isso aí não é bom não.

Minha opinião:
A autora não soube desenvolver o livro, colocou muitos personagens irrelevantes, a mesma faz menção a pessoas aleatórias que mais tarde não são apresentadas.
O último capítulo do livro fez valer a pena, mas o livro em si é muito fraco e cansativo.
Indico apenas para lerem por curiosidade, pois não é tão rico em conteúdo.
Não leria novamente, muito chato e cansativo

Soliguetti 02/05/2023

Um delicioso livro de mistério (com ressalvas)
"A Maldição do Espelho" é um livro de mistério escrito pela renomada autora Agatha Christie, que traz de volta a adorável personagem Miss Marple. A história se passa em torno da tentativa de assassinato da famosa atriz Marina Gregg, mas que acaba ocasionando a morte de sua fã e vizinha, Heather Badcock.

A trama é muito bem construída e o desfecho surpreendente é digno de uma obra da autora. No entanto, o final parece um pouco apressado, com a resolução do mistério acontecendo rápido demais e a trama se encerrando bruscamente, mal dando ao leitor tempo para saborear a descoberta.

Outro ponto que chama a atenção são alguns breves trechos machistas, homofóbicos e gordofóbicos, que infelizmente refletem os valores da época em que o livro foi escrito, mas que não têm lugar em nossa sociedade atual.

Apesar disso, "A Maldição do Espelho" é um livro muito bom e delicioso de se ler, com a presença marcante de Miss Marple e sua perspicácia na resolução do mistério. Os personagens são bem desenvolvidos e a trama é cheia de reviravoltas e surpresas, típicas da obra da Rainha do Crime.

Em resumo, para os amantes do gênero de mistério, "A Maldição do Espelho" é uma leitura altamente recomendada, com a ressalva de se estar ciente dos trechos problemáticos presentes na obra.
Lyta @lytaverso 04/05/2023minha estante
Eu já tenho ressalvas com a Agatha, não acho que esse final corrido e um tanto quanto mágico seja um problema exclusivo desse livro, o que acho uma pena. Esse é um que vai ficar na pilha de não lidos mesmo.

Soliguetti 04/05/2023minha estante
É verdade, Talita. É uma pegada completamente diferente dos "whodunit" de hoje. Temos que suspender um pouco a descrença pra embarcar nos livros dela.

Camila.Alves 24/04/2023

Não é o melhor de todos
Como já li outras histórias da Agatha Christie, achei esse meio chatinho, o começo é muito devagar e o plot é revelado nas últimas 3 páginas KKKKK achei muita marmelada no fim das contas e por isso não gostei, assim como eu adoro a Miss Marple, mas acho que ela ficou muito em segundo plano.
Todavia, é um livro divertido, depois que o assassinato ocorre, me diverti tentando descobrir quem era o assassino e falhando miseravelmente em chegar perto da resposta a cada vez que uma informação nova era adicionada. Uma pena, porque acho que tinham muitas informações interessantes que não foram bem exploradas, e o final acabou sendo... não sei muito como descrever, então vou transcrever aqui o que eu pensei na hora: meu Deus, não acredito que ela meteu essa, é fantástico demais pra sequer chegar perto de algo que poderia ocorrer de verdade (como acontece em alguns livros sa autora, no caso, os que eu particularmente mais gosto são aqueles que se aproximam minimamente do real, não é o caso desse).
Lazullitta 31/10/2023minha estante
Sabe o que é curioso? O livro é baseado em fatos reais, uma atriz estava grávida e uma fã com rubéola foi vê-la mesmo o médico dizendo que não, a criança nasceu com vários problemas e depois de dois anos a fã reencontrou a atriz e contou super animada que tinha ido vê-la mesmo doente, a única diferença é que ela não matou a fã

Camila.Alves 05/11/2023minha estante
Não creioooo que maneiro!

Yasmin.Valim 23/04/2023

Engraçado todos causaram a própria morte
Esse é meu 7° livro da Agatha Christie e mesmo que não seja o suprassumo de seus mistérios, realmente passou longe de decepcionar.

A narrativa vai alternando entre os personagens, o que ajuda e dificulta descobrir quem é o assassino (perfeito considerando que é a intenção) o que dá muito sentido no Final.
O plot não é daqueles que você pode resolver, realmente não tem como porque a única pessoa que pode fazer isso é a própria autora, só aproveite esse desfecho impressionante, mas compassivo.

Eu queria muito uma história que pudéssemos acompanhar a Miss Marple e como ela resolve porque mesmo com "destaque" que nesta, ainda foi muito pouco e bem ambíguo.

Não tenho muito o que reclamar, é um livro bem escrito com uma bom plot, só foi meio morno.

Manuella437 23/04/2023

Tiro atrás de tiro
Literalmente, Agatha pesou a mão na quantidade de mortes e plot twists, e acabou fazendo uma baita de uma ficção policial. Ainda em choque com o desfecho dessa história, me apaixono cada vez mais por essa autora.
Helena63 23/04/2023minha estante
Na minha opinião os livros dela mudaram o mundo da literatura

malu 22/04/2023

Estou impressionada
Foi o 1 livro que eu li e terminei da agatha christie e eu to CHOCADA. o desenvolvimento do crime é muito bom e tem plot atras de plot que eu so fui ficando cada vez mais em choque mds mto bom

Leandra9 19/04/2023

Adoro as histórias com a Miss Marple, me sinto na minha cidade natal com as velhinhas fuxiqueiras kkkk

Duda Pereira 17/04/2023

Mais uma das peripécias de Miss Marple
Adoro esta velinha, com muito espírito e muita vontade de resolver um crime, Miss Marple continua afiada como sempre, mas apenas um pouco mais velha
Gostei da resolução do caso, não pensei em nenhum momento neste motivo e no autor do crime, mas como sempre, Agatha Christie tem suas artimanhas em nos engatar em sua teia
Amo demais ??

Suzy 12/04/2023

Incrível.
Nesse livro ao menos, gostei que foi apresentados vários personagens, porém você não chega a acreditar que um tenha cometido o assassinato, então fica com dúvida até o final, onde finalmente é revelado. Gostei da trama, e como foi contado.

Sandrinha 31/03/2023

Adorável! Miss Jane Maple
Adoro Miss Jane Maple! Que velhinha adorável, não tem como não gostar. Não é por acaso que Ágatha gostava tanto de Jane.
Uma trama engenhosa, bem elaborada e desenvolvida de maneira brilhante. Difícil encontrar a solução para um crime tão perfeito.
Mansão que foi palco do romance, Um Corpo na Biblioteca(1942). Agora ressurgir com a maldição do espelho(1962).

Jane Maple, com o avanço da idade, não podia sair sozinha e ao olhar pela janela, ou por intermédio de amigos, tomava conhecimento do que acontecia em sua cidade, St. Mary Mead. Percebeu estar evoluindo, mais moderna, com mais estabelecimentos comerciais, moradores novos, mais casas nos loteamentos. Para ela, a única coisa, que não iria mudar, era as pessoas, seus costumes e a maneira como as notícias se espalhavam em sua cidade.

A chegada da atriz de cinema, Marina Gregg agitou a pequena cidade de Jane. A atriz e seu marido, Jason Rudd compram a antiga mansão da amiga de Maple, Brandy.

Em uma cidade do interior da Inglaterra como St Mary Mead, não há nada que aconteça que todos não fiquem sabendo. Todos ficaram curiosos para saber como estava a casa e o que mudara por dentro.
O casal organiza uma festa beneficente, e convida os moradores, amigos para que visitam a casa e se deslumbram com as reformas feitas. Heather Badcock morre misteriosamente após inserir uma bebida envenenada.
Miss Maple toma conhecido do acontecido por sua amiga Brandy, porque vive mais em casa, vigiada pela sua acompanhante. Contudo, quando tem oportunidade dá uma escapada para passear.
Jane Maple com seu amigo, o inspetor Dermont Craddock investigam o caso. No final, miss Maple entra em cena e desvenda o mistério.

Emanuelle147 30/03/2023

Uma fofoca de bairro de qualidade
AMEI demais a dinâmica da Miss Marple
Uma senhorinha curiosa e dona de si q descobre as coisas de uma forma única

Sobre o assassinato, no fim acabei dando razão pro assassino... por entender as motivações dele

Os personagens nunca são simples, e gosto mt da forma q a autora coloca isso