Os Trabalhadores do Mar

Os Trabalhadores do Mar Victor Hugo

Resenhas - Os Trabalhadores do Mar

aissa6 04/03/2024

AINDA BEM QUE VICTOR HUGO JÁ MORREU OU EU MATAVA ELE OU ME MATAVA NA FRENTE DELE

nossa lá pra metade do livro ele se torna arrastado demais, as descrições de ventos e do mar me deixou confusa e com preguiça, mas felizmente consegui desbravar esse monstro e que surpresa tive no fim.

por ser uma review quase seria irei me poupar de usar palavras indecentes para descrever o ódio que to sentindo pela deruchette. Impossível não sentir empatia pelo nosso homem gilliatt e não ficar triste por ele, em um momento eu não via a hora de acabar a história e no outro já estava chorando, que final doloroso e real.
graazifarias 22/03/2024minha estante
Por quanto você comprou essa edição?

graazifarias 22/03/2024minha estante
Tô vendo se vale a pena o valor ofertado por um sebo aqui

aissa6 26/03/2024minha estante
não comprei amiga, li em ebook, mas é lindíssima essa edição

Peterson Boll 19/04/2024minha estante
Não sei o porquê ao ódio por Deruchette, a máxima de Hugo é justamente essa: não se escolhem os acidentes, nem as bonanças.

thexanny 30/09/2023

Os trabalhadores do mar
Com medo de parecer superficial, pensei seriamente se devia falar as minha opiniões sobre esse maravilhoso livro.
Concordo com muitos que dizem que o livro é lento e que tem muitas e longas descrições, pois de fato tem. Porém, não posso concordar com a inutilidade dessas descrições. Algumas pessoa pularam partes assim, justo, cada um segue a leitura como preferir. Apesar dessa vontade não tive a coragem.

De longe não entendi nem metade do que o autor pretendia mostrar, mas conseguir ter uma ideia e admirar, mesmo pela barreira que, infelizmente, eu não conseguir quebrar só com a primeira leitura. Aliás, esse livro sem dúvidas será relido e espero que compreendido também.

Uma questão que talvez tenha me prejudicado foi não ter lido na "ordem". Quem leu o prefácio vai entender. Enfim, eu não sei se isso tem alguma alteração na leitura, talvez esse não tenha sido o melhor para começar em termos de facilidade. Eu teria que ler mais alguma coisa do autor para ter certeza.

Por enquanto o que posso dizer é: não foi uma leitura fácil, em muitos sentidos, mas é uma leitura que vale a pena. O jeito de escrita do Victor Hugo é magnífica e a construção de personagens e cenários e algo importantíssimo que ele faz muito bem.

Darei nota só porque o Skoob pede pra fazer resenhas, mas sem dúvidas não me acho no direito de avaliar esse livro.

"A felicidade e o desespero não constituem os mesmos ambientes respiráveis; desesperados, assistimos à vida dos outros de muito longe; quase ignoramos a presença deles; perdemos o sentimento da nossa própria existência; podemos estar ali em carne e osso, não nos sentimos mais reais; somos, para nós mesmos, apenas um sonho."
Jumpin J. Flash 20/12/2023minha estante
Tudo bem? Nessa futura releitura, para que você tenha mais elementos para compreender melhor a história, sugiro essa minha nova tradução com 501 notas explicativas: https://clubedeautores.com.br/livro/os-trabalhadores-do-mar-3

thuritho 27/12/2022

babado viu, propulsor do meu desejo de ler " Os Miseráveis"
é incrível a contrução de ambiente e atmosfera desse livro, até porque ele é uma das estrelas da história

meu resumo: a história se passa na ilha de Guernsey e vai acompanhar o Gilliatt, um rapaz que foi criado numa casa dita como "mal assombrada" por uma mulher e nem ele mesmo sabe o que essa mulher era dele e que morre quando Gilliatt ainda é jovem e precisa aí se virar sozinho.
ele tem uma paixão por Deruchette, sobrinha (tá mais pra uma filha de criação) do Mess Lethierry que é nessa ilha um homem muito respeitado e importante até porque ele é o único que possui um barco a vapor (tecnologia na época né mores?) que se chama Durande (importante ressaltar que a Durante é quase uma pessoa nessa história).
só que o Mess Lethierry vai ficando velho e ele passa o barco pra mão do Sr. Clubin, que por uns motivos X aí acaba batendo e assim destruindo o barco nuns rochedos. isso abala muito o Mess Lethierry e numa tentativa de resgatar a alegria e o status social do tio, Deruchette promete se casar com o cara que resgatar o barco do tio.
pronto, daí pra frente só lendo pra ver

opiniões:
- achei q o livro dá umas viajadas, inclusive pulei e não mudou nada minha interpretação da história
- tive alguns problemas com a escrita no começo, deve ser porque o livro é mais antigo né (suponho isso pq a mior problemática era a questão das pontuações)
- o livro é dividido em 3 livros/partes e os choques que o livro de 3 proporcionou... sei nem dizer

Luana 10/09/2023

Gostei
O livro de Contos do Victor Hugo,teaz diversos pontos de vista sobre o trabalho e a visão dos trabalhadores.

tadeufm 09/02/2011

Sensações e reações
Excelente livro, perfeito, apesar da leitura para mim dificil. Mas em uma segunda tentativa a leitura vai ficando agradabílissima. Tudo sobre o mar, o homem e a vida.

gleysonWHO 05/11/2021

Os Trabalhadores do Mar
Os Trabalhadores do Mar é quase uma poesia sobre a vida, os costumes e a natureza da ilha de Guernesey, onde o autor viveu por muitos anos num exílio auto infligido. Na observação de todos esses elementos, Victor Hugo desenvolve a história de Gilliat, sua sofrida trajetória a margem daquela sociedade pela discriminação.
Victor Hugo é primoroso em seu texto, soando, em muitos momentos, como se fosse uma suave e harmoniosa canção entoada pelas páginas do livro. Ele não só conta uma história de amor, mas o desejo de ser amado; a marginalização injustificada de um homem que tinha muito a oferecer, mas, sendo ignorado e trajado de obtuso, vivia em mundo tão restrito quanto o dos limitados moradores da ilha.
O autor fala muito da natureza, da geografia daquele lugar tão belo e hostil. Reflete sobre a vida e suas nuances, sob os aspectos e os fenômenos naturais. Aspectos que lhe causam conflitos, mas não devem ser deixados de lado.
É uma leitura imprescindível para quem quer conhecer e absorver as ideias dos mestres da literatura, além de ser um texto altamente instrutivo.

gi 26/05/2022

DÁ SONOO
Assim ok entendo que Victor Hugo é um grande nome, um grande escritor e tal, mas sinceramente neste livro, eu achei bem bem BEM chato a forma que ele escreve, as frases são bonitas e tal, mas fica enfadonho e tu não suporta ficar lendo palavra por palavra de tanto que cansa. Eu quase desisti, mas graças ao Clube de Leitura que participo, eu não larguei ele, porque falaram que o final é incrível e vale a pena, e assim, mais sinceramente ainda, eu não achei aquilo tudo, talvez por não ter prestado tanto a atenção dos 1.500 detalhes por folha, eu não me dei ao luxo de ficar frustrada, esse realmente não foi pra mim.
Eu ainda quero tentar ler outro dele, talvez O corcunda de notredame, que falam muito bem, talvez eu reformule minha opinião sobre ele.

Marcos606 01/05/2023

Escrito em Guernsey, uma pequena ilha entre a França e a Inglaterra, em 1864 e 1865, e publicadas no ano seguinte simultaneamente em Bruxelas e Paris, o romance é, das obras compostas por Victor Hugo (1802-1885) durante o exílio, a que mais deve ao local onde fora escrito. Na edição de 1883, Victor Hugo acrescentou ao seu romance uma apresentação de 80 páginas, uma "ode ao mar" intitulada "O Arquipélago do Canal".

Lethierry é o proprietário do La Durande, um navio a vapor encalhado em um recife pela maquinação criminosa de seu capitão, o Sr. Clubin. Enlouquecido de raiva com a ideia de que o motor revolucionário de seu vapor estaria definitivamente perdido, Lethierry promete dar a mão de sua sobrinha Déruchette a quem recuperar a máquina dos destroços entalados entre as duas rochas do recife de Douvres, na costa de Guernsey.

Para além da história do amor, dos dramas pessoais das personagens retratadas com uma modernidade surpreendente, este é um romance em busca de um olhar para os oceanos, como uma ode ao mar.

eduanton 25/05/2022

Incrível
O início é um pouco difícil pela minuciosa descrição dos personagens e do local. Creio que isto faz parte da época romântica da literatura francesa, da qual Victor Hugo foi seu maior expoente. Em Os Miseráveis também encontramos longas e minuciosas descrições. Mas o autor é fantástico. Tem-se a impressão que é um homem do mar, com profundo conhecimento de tudo ligado à navegação. Se não soubesse quem é o autor, imaginaria que fosse um velho capitão com uma genial verve literária. A história em si é envolvente, fazendo que vibremos, nos decepcionemos, torçamos e nos surpreendamos com o rumo que cada personagem segue, com voltas e reviravoltas. . Depois da metade do livro, não conseguia parar de ler. Valeu muito a pena!!

Lethycia Dias 24/03/2020

Excesso de descrições
Na pequena ilha de Guernesey, no litoral noroeste da França, Mess Lethierry é o bem-sucedido dono do primeiro navio a vapor a navegar pela região, e ganha a vida com o transporte de passageiros e cargas entre Guernesy e a França continental. Os amores de sua vida são seu navio, a Durande, e sua sobrinha criada como filha, que se chama Déruchette.
Quando a Durande naufraga de forma suspeita em uma região perigosa e repleta de rochedos, Mess Lethierry oferece a sobrinha em casamento a quem for capaz de resgatar dos destroços a parte mecânica do navio. Gilliat, um homem pouco respeitado na ilha, porém apaixonado por Déruchette, se oferece para fazer o que todos consideram impossível.
Esse é o terceiro livro de Victor Hugo que eu leio, depois de "Os Miseráveis" e "O Corcunda de Notre Dame". Muitas pessoas falam sobre o estilo descritivo do autor e como ele torna certas passagens de seus livros cansativas. Embora eu goste desse estilo nos outros dois livros, preciso dizer que nesse, as descrições excessivas desviaram a minha atenção e me desmotivaram bastante.
Boa parte do livro é composta de descrições psicológicas sobre os personagens e descrições físicas sobre lugares, especialmente no início. Para ter uma ideia sobre como isso atrasa a história, o acontecimento que move a narrativa, isto é, o naufrágio da Durande, só é contado depois de 150 páginas de apresentação de personagens. Depois disso, a história passa a ter mais ação, e acompanhamos o trabalho de Gilliat na mais absoluta solidão, enfrentando chuvas constantes e fome, pela esperança de se casar com Déruchette.
De modo geral, é uma história boa, porém narrada de uma forma pouco envolve, cansativa e que já não se pratica mais na escrita. Essa edição recupera uma tradução feita por Machado de Assis em 1866 e atualizada de acordo com a ortografia atual, e praticamente não tem notas de rodapé ou materiais de apoio, o que faz muita falta. Eu não leria esse livro de novo, mas para quem quiser ler, recomendo que busque uma edição mais nova, com uma tradução atual e textos complementares.

Luzia67 17/04/2021

O mar e o amor
Quem ele ama mais?
Foi de repente que ele a viu. Mas uma tragédia aconteceu. Ele encarou o mar, um tufão para ficar com ela.
A escrita de Vitor Hugo é difícil, mas a história vale a pena. Recomendo.

Albuquerque 06/07/2010

Victor Hugo!
O livro é muito bom, o personagem principal é o cara, a única coisa que não me agradou muito foi o final, mesmo, mas o desenrolar da história compensa muito! Victor Hugo é um "monstro"!
Têco 01/08/2010minha estante
O final é deslumbrante e o revelar de toda a obra (a vontade superior da alma maior e "espírito santo" "descompromissada" ou apenas tímida - força x timidez), na minha opinião! Chega até a ser absurdo, mas de uma beleza incomensurável. Lembra o jovem personagem dos Os Miseráveis que "não conseguia chegar" na jovem moça no parque, no período em que estava Jean escondido na capela.

Albuquerque 02/08/2010minha estante
Olha, Têco, por mais bonito e surreal que o final possa ser, eu esperava um fim melhor para o Gilliatt... o cara sofreu demais, enfrentou nada mais nada menos que o mar, sozinho, e realizou o impossível pela amada. Eu costumo ficar chateado quando o final ocorre como no "Trabalhadores do Mar". Fico frustrado, ainda mais quando gosto da personagem! Mas o livro é um primor assim mesmo. "Os Miseráveis" é outra obra prima!