Os Trabalhadores do Mar

Os Trabalhadores do Mar Victor Hugo

Resenhas - Os Trabalhadores do Mar

Iza 06/01/2016

Esse é um daqueles livros que merecem ser lidos e relidos várias vezes, e de preferência sem pressa para poder apreciar e se envolver com as personagens, poder compreendê-las assim como Gilliat compreende a natureza. A história é sobre ele, Gilliat, um jovem de quem todos desconfiavam, temiam por crenças que tinham, um jovem corajoso, ingênuo, engenhoso, observador; mas, também é sobre Lethierry e a sua grande invenção, a Durante que de tão importante na trama se forma em num personagem, sobre o sr. Clubim e seus planos, sobre Déruchette paixão de Gilliat e sobre, e entre outros sobre a Cadeira de Gild-Holm-Ur.
As cenas finais são cortar o coração, não gosto do final de Gilliat, mas valeu cada momento de leitura. Victor Hugo além de esmiuçar várias histórias que se cruzam, traz reflexões sobre o homem e a natureza, o desconhecido, as crenças que as vezes cegam os homens para a verdade e o amor.

Têco 25/02/2009

Fantástico, impressionante, melhor obra de Hugo.
Têco 01/08/2010minha estante
Excepcional, incrível, deslumbrante ou absolutamente sem palavras, impressionante, um "absurdo" de obra-prima. Talvez a melhor da literatura mundial de todos os tempos!

Têco 01/08/2010minha estante
O final é deslumbrante e o revelar de toda a obra (a vontade superior da alma maior e "espírito santo" "descompromissada" ou apenas tímida - força x timidez), na minha opinião! Chega até a ser absurdo, mas de uma beleza incomensurável. Lembra o jovem personagem dos Os Miseráveis que "não conseguia chegar" na jovem moça no parque, no período em que estava Jean escondido na capela.

carolina :) 14/08/2020

Obra-prima da literatura;
O livro me surpreendeu muito, o que acontece durante a história é maravilhoso, me apaixonei pela forma que o livro traz romantismo e reflexão.

Sandro.Gomes 10/06/2022

Desprendimento
Desprendimento é necessário para ler este livro, abnegação para persistir...
Mas a abnegação do leitor é nada, comparada com a demonstrada pelo personagem principal.

Certamente um livro que não se esquece.

monique.gerke 21/06/2018

Se não fosse o personagem Gilliat...eu teria me afogado nessa leitura!

Lais 03/01/2022

O maior exemplo de abnegação
Que livro meus amigos, que livro!
Não é de hoje que Victor Hugo ocupa um lugar de honra no meu coração. Tendo escrito o meu livro favorito de todos os tempos, os miseráveis, li os trabalhadores do mar esperando uma obra prima. Pois bem, não me decepcionei e foi ainda melhor do que eu esperava. Temos uma luta do homem contra a natureza e principalmente o maior exemplo de amor abnegado que eu já vi. Obrigada Victor Hugo por ter nos presenteado com essa obra.
Jumpin J. Flash 20/12/2023minha estante
Recomendo também minha versão anotada:

U.F. 24601 20/11/2010

Magnífico
Grandiosa obra, ri e chorei com este livro, lendo uma vez, garanto que nunca esquecerá uma personagem, Gilliatt. Para mim Gilliatt é a personificação de uma pessoa virtuosa, não contarei o final, mas é surpreendente, acho que por isso muitas pessoas não gostam, por não ter um final trivial.

Dificuldade: Descreve, e fala das funcionalidades dos barcos, se você não entender um pouco de barcos, não consegue imaginar direito, mas nada que o Google não ajude.
Lucia Sousa 28/11/2010minha estante
Estou com essa mesma dificuldade no livro que atualmente estou lendo,que é A Fragrata Surprise,de Patrick O'Brien.As expressões náuticas me são desconhecidas,e acho que se tivesse lido desde o 1º,eu entenderia melhor...

Leo 12/01/2022

Gilliat contra o mar
Um navio naufraga entre duas rochas aterrorizantes. O homem o qual for capaz de recuperar o maquinário deste, terá a mão de Déruchette, uma belíssima moça cuja beleza encanta todos os moradores da Ilha de Guernesey.

Gilliat, um misterioso rapaz, completamente apaixonado pela mulher, decide enfrentar o mar para tê-la como esposa. E então parte em seu barquinho, rumo as rochas entre as quais o navio, quase todo destruído, está suspenso de maneira assustadora.

Uma história comovente de sacrifício, coragem e amor. Seria Gilliat capaz de recuperar a máquina? Ou melhor, seria capaz de sobreviver aos imprevistos marítimos, incluindo um monstro sanguinário?

Jorge.Lira 24/08/2019

O livro é bom, mas necessita de uma nova tradução com linguagem atualizada.
O livro é muito cansativo pelo uso de metáforas e delongas em demasia na descrição de pequenos e grandes detalhes, além de ser usado muitos termos técnicos sobre navios, mares e navegação. Além da linguagem rebuscada, acredito que a tradução de Machado de Assis com linguagem de épocas passadas contribui para tornar muitos trechos longos e enfadonhos, apesar de que no todo ser um bom livro. Devo dizer que uma nova tradução adaptada à linguagem atual seria muito bem vinda.

Anienne 10/11/2019

Os Trabalhadores do Mar
Ao ler esse livro, corre-se o perigo de achá-lo monótono e até enfadonho.

O livro divide-se em três partes: a primeira conta sobre o lugar, Guernesey, uma ilha do arquipélago anglo-normando da Mancha, além de descrever a vida de seus habitantes; a segunda parte vai trazer com mais detalhes o personagem principal Gilliat e seu feito heróico, esta foi a mais cansativa para mim e a terceira é um fechamento, na qual Victor Hugo traz uma certa dramaticidade, percebida também por mim, em "O corcunda de Notre Dame".

A história acontece na primeira metade do século XIX, o que é muito diferente da atualidade e como estou numa vibe muito interessante para ler sobre a vida e o viver de verdade, no duro (hehe), agradou-me bastante, pois é algo que está bem distante da minha própria realidade. Gosto de mergulhar nesses mundos opostos ao meu, talvez por buscar meu ponto de equilíbrio, meu fluir, equilibradamente, com a vida. Isso é uma questão bem pessoal, enfim...

O livro é leve e toda a história segue numa só melodia. E até o final, que tem esse tom mais dramático, consegue ser delicado e tranquilo.

"Na viagem da vida, a ideia é o itinerário." (Os trabalhadores do mar, Victor Hugo).

Leila.Cavalcante 10/04/2020

Eu gostei do livro. Ele fala, como sugere o título, de trabalhadores do mar, logo, marinheiros, e não é uma temática que me atrai, normalmente, sinceramente, as descrições detalhadas (características nas obras de Victor Hugo), dos barcos me deixa com um pouco de preguiça. Mas gostei dos personagens. Gilliatt chegou a me dar pena, porque ele tinha uma mistura de brutalidade com gentileza bem tocante; tem uma cena que eu achei bem interessante, onde o Gilliatt tá todo sujo, de barba grande, cheio de feridas, e a moça com quem ele deveria se casar até desmaia assombrada com a ideia, sendo que ele tinha acabado de mover o mundo por ela, o que contrasta bem essa dualidade da personalidade dele.
Mas o que me chamou a atenção nesse livro foi a tradução e eu não poderia deixar de comentar sobre isso. Geralmente, a gente pega um livro pra ler e nem se preocupa com quem traduziu (hoje em dia eu presto atenção a isso, mas antes era indiferente). Pois bem, chegou um momento que eu estava lendo e pensei: parece muito com o estilo de Machado de Assis, até a ironia do narrador, então me deu o estalo de ver o nome do tradutor, que não era outro senão o próprio Machado! Victor Hugo e Machado de Assis juntos é uma combinação boa demais pra ser verdade, no entanto existe, e só esse detalhe já vale a leitura.

Felipe 02/06/2020

Victor Hugo e o Elemento Natural
A história de Os Trabalhadores do Mar se passa em meados do século 19. Gilliatt é um estranho habitante da ilha de Guernesey, no canal da Mancha. Tido como feitiçeiro pela supersticiosa população local, ele leva uma vida solitária e reclusa até se apaixonar por Deruchette, a sobrinha do famoso armador local, Mess Lethierry. Quando Durande, o navio a vapor de Lethierry, vai a pique, Gilliatt empreende uma jornada improvável a fim de resgatar sozinho o motor da embarcação e obter, assim, a mão de sua amada.

Publicado em 1866 pelo aclamado escritor francês Victor Hugo, Os Trabalhadores do Mar compõe a tríade de seus mais famosos romances, ao lado de Os Miseráveis e Notre-Dame de Paris. Como o próprio autor disse, a obra retrata a relação conflituosa e tensa entre homem e natureza. Nessa senda, mostra que, apesar de este dispor de enormes capacidades e poderoso engenho, é ainda deveras impotente diante dos caprichos naturais, os quais podem subjuga-lo sem esforço. Não obstante, há espaço para conquistas, estas reservadas aos bravos e intrépidos espíritos. Gilliatt é um desses, e é capaz de lutar contra os priores elementos a fim de obter aquilo que mais almeja: o amor de Deruchette.

O livro inicia despertando a curiosidade do leitor a respeito do peculiar povo da ilha de Guernesey. A história se torna cada vez mais interessante, ainda que não se apresente um enredo central bem definido. À medida que se aproxima da metade, o enredo toma forma e o descritivismo que domina praticamente oitenta por centro da obra é intensificado.

Vários recursos de linguagem são utilizados, como a gradação, assíndeto, metáforas e prosopopeias, a fim de estabelecer uma ilustração de como se dá o imaginário daquele povo insular. Importa destacar que o autor viveu em um período de exílio em Guernesey, podendo ser o livro interpretado como uma espécie de homenagem aos seus habitantes.

O principal ponto negativo do romance e o descritivismo extenso. Seria possível abreviar um pouco a obra, retirando um pouco desse peso, sem que houvesse empobrecimento. Essa característica acaba por tornar a leitura forçada e enfadonha aos leitores que não são apreciadores do lirismo típico do autor, poeta por excelência. Para compensar, vale dizer que o final é surpreendente e tocante.

Por fim, compete ressaltar o valor que a obra possui, tanto para expor as reflexoes acerca da relação homem/natureza, quanto como uma descrição sociológica do pensamento de um povo. Ademais, o livro claramente serviu de inspiração a outras obras primas, como o excelente 20 Mil Léguas Submarinas de Julio Verne, estabelecendo um marco na literatura classica francesa.

Dose Literária 28/07/2013

Mais um "cinematográfico" Victor Hugo
Victor Hugo continua bastante “cinematográfico” para mim. A própria escolha da “gente do mar” para contar suas histórias já dá mais profundidade à obra. As viagens ao mar permitiam literalmente ir além do horizonte, conhecendo o mundo, relativizando suas verdades culturais. Que caldo mais nobre para o fortalecimento da alma humana?
Seu desenrolar das histórias em diferentes núcleos de personagens que se cruzam (que comentem em resenhas anteriores), faz com que se crie uma espécie de cumplicidade com o leitor. Assim, ele pode num capítulo descrever um vulto, com uma determinada roupa, que desempenha determinadas atividades, sem nunca citar qual o personagem, mas com a certeza de que sabemos qual é , e de que continuamos no “fio” da história. O ambiente inteiro é descrito, sem que esta exposição seja enfadonha. Você conseguirá sentir a brisa, o cheiro de mar, a rispidez do solo, o ferimento numa pedra pontiaguda, a dificuldade de uma peripécia...

Continue lendo em...

site: http://www.doseliteraria.com.br/2013/05/mais-um-cinematografico-victor-hugo.html

Lisse.Marie 24/05/2010

O livro é ótimo, mas demora um pouco para ficar intrigante. Victor Hugo é extremamente descritivo, e antes de começar a história, há uma metade de livro apenas descrevendo cada integrante da história. Inesperadamente, você então se vê completamente envolvido com Gilliat, o herói da história, apesar de seus modos um tanto assustadores e esquisitos. Torcendo por ele, não há como não se comover com suas atitudes e a forma maestral com que Victor Hugo termina seu relato!