Insônia

Stephen King

Resenhas - Insônia

Checco 12/05/2024

Insônia - Stephen King
Primeiro livro que leio do Stephen King, e estou bem impressionado com a escrita e o desenrolar da história.

Peguei o livro como um desafio, nunca tinha lido algo tão grande assim, e embora eu tenha levado mais de 2 meses para terminar o livro, não foi tempo perdido de maneira alguma.

Não sou tão fã de grandes fantasias, e o livro traz uma pegada mística desde o começo, o que me deixou surpreso é que dessa vez a história me prendeu, e eu queria saber cada vez mais qual seria a próxima coisa que aconteceria com Ralph, com Lois, quais interações entre Láquesis, Cloto e Átropos e como essa história iria terminar.

Confesso que o meio do livro foi complicado pra mim, parecia que eu lia e a história não avançava muito e achei que o livro iria demorar muito mais para terminar. Porém quando o fim começou a chegar, devorei o livro e a sequência de acontecimentos me surpreenderam.

Como disse, o livro traz um lado místico muito muito forte, quando estava lendo e me perguntavam dizia que ?era uma viagem muito maluca?, mas no final vc consegue tirar algumas lições sobre a questão do tempo certo das coisas, que tudo acontece por um motivo, e que se tentarmos mudar o curso do destino, podemos ter grandes consequências.

No geral, leitura demorada mas que vale a pena. Livro me surpreendeu muito positivamente.

? O-feito-não-pode-ser-desfeito.
Ralph tinha a impressão de que isso era pura verdade?.

? Vidas Curtas sempre têm escolha. Achamos assustador? mas achamos lindo, também.? - Láquesis.
Milla 12/05/2024minha estante
A escrita desse cara é insana!!!!!!! Realmente é um grande nome, temos sorte de ter tantas obras dele pra aproveitar. Eu li só o iluminado mas eu amei! Dizem que aquele misery, não sei se é miséria mesmo o nome em português, é muito bom

Mariana.Guimaraes 22/04/2021

Odiei.
Nossa, odiei esse livro, a história demora ANOS pra engatar, o tema da história só aparece depois da metade do livro. Os personagens são zero cativantes, consegui me afeiçoar por ninguém, por mim tanto faz se morresse ou se vivesse. E isso que eu amo os livros do Stephen King, amo o jeito lento de contar as histórias, mas nessa foi demais. ODIEI.
Jamon 22/04/2021minha estante
Força guerreira

Marcos Felipe 25/04/2010

A história se perde em meio a tantos detalhes. De longe lembra um terror. Vale ler pelo início e pelo final.

acidadeguarda0 21/05/2024

Stephen King é bom mesmo, não tem jeito
Stephen King é um autor que quero ler mais desde que ganhei de presente "Os olhos do dragão", livro que esteve comigo durante maus bocados. Como "Insônia" é o livro dele que tinha na biblioteca da faculdade, comecei por ele... e gostei muito!

É verdade que se trata de um livro que exige um tanto de paciência. Ele começa a correr mais rápido lá pela página 300, eu acho. Mas o Ralph Roberts é um protagonista interessante, e o universo de personagens e circunstâncias que o Stephen King criou fizeram com que a leitura continuasse, e que eu quisesse muito saber o que ia acontecer.
Sério: um idoso esperto e viúvo com insônia, uma cidade dividida pela questão do aborto, auras; o Stephen King misturou questões sociais com questões fantasiosas de um jeito muito esperto e que poderia facilmente ter dado errado em mãos menos habilidosas.

E só uma curiosidade: ler esse livro numa noite de insônia me fez dar umas risadas. Ainda bem que foi só uma noite, porque pobres de Ralph e Lois que tiveram insônia por quatro meses e ainda tiveram que salvar o funcionamento correto do universo...

site: https://acidadeguarda.blogspot.com/2024/05/insonia-do-stephen-king.html

João 14/05/2014

Ralph Roberts é um viúvo aposentado que subitamente começa a sofrer de insônia.
A cada dia que passa ela acorda mais cedo.Mesmo se sentindo muito mal,Ralph se recusa
a procurar ajuda médica.Um dia Ralph começa a enxergar um outro plano de realidade,onde ele pode
ver a aura das pessoas e seres pra lá de estranhos.Pensando ter ficado maluco pela falta de dormir,Ralph
acredita que isso seja apenas alucinação.Mas logo ele descobre que não foi por acaso que ele começou
a sofrer de insônia.E agora ele e todos os seus amigos correm grande perigo.

"Ralph olhou Nat e viu que ela observava o outro lado do cômodo,os olhos fascinados,pesados.
Acompanhou seu olhar e viu o vasinho no parapeito ao lado da pia.Arranjara-o com flores de outono
há menos de duas horas e agora uma névoa verde e baixa borbulhava das hastes,envolvendo as
flores em uma luz fraca e difusa.
_Estou vendo as flores darem o último suspiro_pensou Ralph._Meu Deus,nunca mais vou cortar
nenhuma flor na vida."

"A mocinha estava pulando corda no terreno baldio.Ela parecia errada.
Uma nuvem escondeu o sol e uma luz triste e verde transformou o dia.A pele de Ralph primeiro
esfriou,depois cobriu-se de arrepios.A sombra saltitante da mocinha desapareceu.Ela ergueu
o rosto para Ralph e ele descobriu que não era nenhuma mocinha.A criatura diante dele era
um homem de uma metro e vinte de altura.Transmitia a Ralph uma sensação de maldade,de malignidade
que ultrapassava a compreensão de uma mente sã.Os lábios da criatura se abriram num sorriso,ao mesmo tempo tímido e maldoso,como se ele e Ralph partilhassem um segredo desagradável."

Insônia é mais um romance sobrenatural do grande Stephen King.Como na maioria dos livros dele,tudo vai acontecendo aos pouquinhos.Vamos conhecendo a vida de Ralph,seus anseios,sua solidão e mesmo nesse ritmo lento apreciei e muito a leitura até a metade do livro.Desse ponto em diante o livro deixou um pouco a desejar.Não gostei muito do sobrenatural inserido no livro.Apesar de gostar muito das invenções sobrenaturais do autor,nesse livro não me agradou.E as conexões com a série a Torre Negra também são completamente desnecessárias ao livro(minha opinião).Mas é claro que em meio a tudo isso tem algo
muito bom.Os dois personagens principais:Ralph Roberts e Lois Chasse.Não tem como não gostar deles.
E o que mais chama a atenção neles é que são duas pessoas na terceira idade(ele tem 70 anos e ela 68).
Estou acostumado a ler livros onde geralmente os idosos apenas contam a sua história: no decorrer do livro são jovens vivenciando aquilo que irão contar depois.Aqui nesse livro não.Temos aqui um romance na terceira idade e também as limitações trazidas pela idade.

" A única certeza que tenho é que gostaria que fosse verdade Ralph.Quero ter um amigo.
Tenho vivido assustada,infeliz e solitária há muito tempo.Acho a solidão a pior parte da velhice....não
são as dores,o mal-estar,os intestinos preguiçosos ou a perda do fôlego quando se sobe uma escada
que se subia praticamente voando aos vinte anos...mas a solidão."

"É claro que havia a cicatriz entre o cotovelo e o pulso,mas Ralph chegou a se perguntar se não a teria feito
há muito tempo,naquela época da sua vida em que não havia fios brancos em seus cabelos e ele ainda acreditava no fundo do coração,que a velhice era um mito,ou um sonho,ou uma coisa reservada às pessoas
menos especiais que ele."

Achei muito interessante os mocinhos da terceira idade.Me apeguei muito a eles e meu coração dava
um salto toda vez que estavam em perigo.Ainda mais que os mocinhos desse livro são limitados,não podem simplesmente sair numa corrida diante do perigo.Ralph e Lois são encantadores e só para conhece-los já
vale a pena ler o livro.O final não foi o que eu queria que fosse mas foi o que Ralph gostaria que fosse,então só por isso já me agradou.
Leitura indispensável aos fãs do Stephen King.

Creba 22/09/2013

Indispensável
Insônia é um livro indispensável aos fãs de KING, simplesmente por ser um dos "reais", e por fazer uma ligação importante com a Torre Negra. Se colocar este livro como uma parte da Torre ele deveria ser lido antes do Volume VII da Torre, por conter uma explicação mais profunda do KA, e pela menção de um personagem de grande importância para a Jornada de Roland em Busca da Torre.

Li Insônia depois de ter concluído a Torre, por isso li o livro rapidamente, e com muito entusiasmo.

Como já disse indispensável aos verdadeiros fãs de KING, aos leitores que não são apaixonados por SK, recomendo não lerem, pois, acharão desgastante e irão perder grandes detalhes do grande teia de estórias que é a Torre Negra.

Maccairo 29/03/2013

Insone
Acredito ser bastante clichê o que direi agora, dadas as circunstâncias da resenha, mas esse livro, literalmente, me deixou insone.
Stephen King é um autor que, de uns tempos para cá, tem exercido verdadeiro fascínio sobre mim. Um homem que escreveu coisas como "O Iluminado", que pela minha vida toda - até conhecê-lo - julguei ser obra simplesmente de uma época frutífera para o suspense no cinema e um bom roteirista TINHA que ser incrível e não menos que isso.
Infelizmente, foi com um pouco de surpresa que percebi que esse livro estava durando um pouco mais do que eu esperava nas minhas mãos ávidas por virar mais páginas. O livro é um pouco arrastado e, por vezes, bastante cansativo e com passagens que eu considerei, particularmente, desnecessárias e repetitivas. E mesmo assim eu queria terminá-lo, tinha certa "pressa" para saber o que viria a seguir, mas era como se a história me prendesse pelos calcanhares no mesmo lugar e eu não conseguisse me movimentar. Como naqueles sonhos em que você corre mas sempre parece estar muito devagar. E isso me tirou o sono de diversas maneiras.
A história é um achado, vejam bem! Algo que eu não pensaria nem nas minhas mais loucas viagens noturnas! Mas por vezes se parece demais com o que eu imagino que seja um roteiro de cinema. Algumas partes ficam vagas, tanto em cenários como em ações de personagens, o que me fazia desejar ter o recurso da imagem, e isso não é algo que eu quero de uma forma geral quando estou lendo.
Não é, certamente, o melhor trabalho de Stephen King - o que não diminui o livro muito menos o seu autor.
Minha vontade de devorar mais de seus trabalhos ainda está presente, mas provavelmente é um livro que eu não releria, ou emprestaria "de cara" para quem quer conhecer seu trabalho melhor.

De qualquer forma, foi um presente de natal formidável!

ReLepage 28/10/2012

Com a linguagem típica de Stephen King, esse é um livro de enredo fantástico. Um dos meus preferidos do autor. Um casal de idosos, começa a escutar o tempo, e durante a noite veem personagens que as outras pessoas não veem. A partir desse inicio a história se desenrola, fantástica, imprevisível, com grandes mudanças de direção. Me prendeu até a última página.

pedro_alves 27/06/2012

Faz apenas alguns minutos que terminei de ler o livro que estou a resenhar e, sem brincadeiras, estou sem fôlego. Como sou um leitor meio tardio do titio King, novamente não sabia o que esperar dessa história. E isso foi uma das minhas melhores surpresas. Até agora os únicos romances que eu havia lido de autoria dele foram A Hora do Vampiro e Cemitério Maldito, porém, já possuía uma vaga ideia do que se tratava cada enredo das histórias anteriores. Com Insônia foi uma espécie de tiro no escuro. Achei na biblioteca e peguei para ler sem nem ao menos ler a sinopse ou qualquer outra informação sobre o enredo.

Vou dizer para você: adoro o dom que King tem de transformar a história de um livro em uma espécie de cebola. Vários personagens, várias camadas de histórias paralelas girando em torno de uma história central e fatos desconexos que só farão sentido quase no ultimo ato da trama. Adoro mesmo isso. A Hora do Vampiro transformou no meu livro favorito e no melhor romance-cebola que já tive a agradável chance de ler.

Pararei de divagações e irei me concentrar no livro Insônia. Tentarei ao máximo despertar sua curiosidade sem revelar spoilers grandiosos que farão sua diversão não ser tão completa assim.

A história principal do livro gira em torno de Ralph, que após a morte de sua mulher, acaba adquirindo insônia. A cada dia que passa, o sono do idoso vai diminuindo até o deixar no limiar entre a sanidade e a loucura. Por outro lado, a cidade onde ele vive começa a ser palco de uma nada pacífica discussão entre uma palestrante que defende o aborto e membros de um grupo denominado pró-vida que é definitivamente contra essa prática. Ralph acaba percebendo que a força motriz dos recentes acontecimentos em sua vida está muito longe de ser compreendida pelos humanos. Perguntas que aparentemente não possuem respostas rondam os pensamentos dele. Por que o aparentemente bondoso vizinho espancou a esposa? Quem são os doutorzinhos carecas que ele avistara saindo da casa de uma conhecida minutos antes de ela ser encontrada morta? Por que ele está começando a enxergar o mundo através de cores que o fazem sentir como se estivesse sobre efeito de LSD?

Indico sem pensar para todos que gostam de um bom suspense. A narrativa, ora unilateral ora neutra, vai fazendo você apegar-se aos personagens e torcer a favor deles. Além disso, as várias reviravoltas na história (incluindo uma ligação com outra saga do escritor) fazem com que seja quase impossível parar de se ler. Cada capítulo deixa um gancho para que você não consiga dormir sem ler o próximo. Quando você chega à redentora conclusão, sente-se que deixou velhos (sem trocadilhos) amigos para trás.

_aline 07/03/2009

Primeiro livro do autor que eu li. Não é um dos mais conhecidos, mas o resumo me fez ter vontade de ler. É uma fantasia sem fim, mas como eu gosto desse tipo de coisa, adorei. Não é o meu preferido do autor, mas recomendo. Um terror diferente do que eu já tinha lido.

Karllini 09/03/2009

O início realmente não é dos melhores e dá vontade de desistir, mas depois que a trama se desenvolve a vontade de ler até o final cresce. Gostei bastante do pano de fundo, aborto (instigante), e das referências mitológicas que o King usou nesse livro, como os três doutores carecas/Parcas... Para mim, foi bastante útil na época de TCC.

Tulliu Cardia 27/05/2009

Até que gostei do livro, mas tem uns momentos que o King realmente viaja, e olha que eu estou acostumados as viagens dele, mas em insonia ele pegou pesado ás vezes. Mesmo assim o livro é bem envolvente.

site: https://www.wattpad.com/user/TulliuCardia

×Ma.rina× 03/06/2009

Cansativo
O nome diz tudo,Insônia é um livro cansativo!.Não pelo fato de ter 404 páginas,mas sim pelo fato de suas aventuras não serem tão emocionantes.Não digo que é um livro ruim,pra mim foi um ótimo passatempo.Mas eu demorei bastante tempo pra terminar de ler.