Insônia

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Insônia

Camys 13/02/2018

Quase um capitão América!
Esse livro tem inúmeras referências a outros livros do king! É praticamente uma iniciação à Torre Negra. Insônia é leitura obrigatória para os amantes da Torre! É Ka!
Embarque no Ka-Tet e venha conhecer história! Tem também uma analogia muito legal sobre a morte.

Jeffer 09/01/2009

Os personagens são cativantes

Arca Literária 03/11/2016

resenha disponivel a partir do dia 26/11 no link http://www.arcaliteraria.com.br/insonia-stephen-king/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/insonia-stephen-king/

lucaszugaib 13/10/2016

Eu quase abandonei esse livro! Vamos ser sinceros, é um livro um tanto parado no começo, e ele realmente "engrena" já quase no meio... mas quando cheguei ao final dele, consegui entender todo o seu ritmo.

No começo somos apresentados aos personagens, aos locais, ao sentimento de cada um, sem pressa alguma. Claro que foi melhor assim, até porque na nossa vida as coisas geralmente acontecem aos poucos, através de um processo... e foi assim com o livro.

E para os fãs de terror, esse não é o mais indicado. Ele tem sua boa dose de terror e suspense sim, mas lida mais com os sentimentos e emoções dos personagens através de uma situação de terror e suspense, do que da situação em si. Ficou um pouco confuso, mas ao terminar de ler, isso fica bem mais claro.

Enfim, foi meu primeiro Stephen King, e foi uma experiência sensacional. Se esse é o considerado mais chato e eu amei, imagina como deve ser bom o melhor livro dele? rs

jc matias 16/05/2016

É engraçado como os ditos "piores" livros do SK (segundo a opinião geral dos fãs) costumam ser os que mais me agradam.
A narrativa de Insônia é lenta e as coisas demoram centenas de páginas para de fato acontecerem. Mas isso permite - se você tiver boa vontade - se afeiçoar a cada personagem. E, se você for atento, nada é em vão. Cada mínimo detalhe de alguma forma vem a influenciar nos eventos da história.
Existe uma influência de mitologia no final muito interessante.
Pessoalmente achei que este livro tem um dos sobrenaturais mais perfeitamente descritos e palpáveis de todo o catálogo do autor. É uma viagem absurda, mas - novamente - se você se permitir, você entra de cabeça. A tensão constante assola as últimas páginas do livro. Insônia, junto a Rose Madder, são meus dois livros preferidos do SK.

Inlectus 28/01/2016

(Eita nois).
Uma longa viagem interdimensional.

Minoda 08/02/2019

É longo o caminho do paraíso
Não irei me prolongar. Foi ótimo estar de novo no caminho dos feixes de luz e da Torre Negra, mas essa frase que aparece constantemente nas páginas do livro é uma verdade muito grande sobre ele também. O livro chega a ser um pouco cansativo entre o começo e o fim. Por vezes parece que vai engatar de vez, mas os períodos de excitação da história são breves e mornos. Não é até o final que, ainda assim, não fervendo, o livro começa a valer a pena. Todas as suas referências à Torre Negra são um prato cheio para quem já terminou a série ou quer revisitá-la de alguma forma, mas: É longo o caminho do paraíso, querido.

Horroshow 15/09/2015

Reflexões existenciais
Resenha por Renato Fonseca

Cada coisa que faço, faço-a depressa para poder fazer mais outra

Comentar qualquer obra de Stephen King é sempre um desafio, muito mais em decorrência da quantidade de fãs empolgados que pelo conteúdo das obras elas mesmas. Insônia não foge à regra, e se torna ainda mais complexa na medida em que está intimamente relacionada com a Monalisa de King, sua superestimada Torre Negra. Existem referências, personagens comuns, fatos próximos, disputas similares e acima de tudo o bom, velho e forçosamente enigmático Rei Rubro.

Insônia merece destaque por si só, os paralelos com a Torre Negra são interessantes, mas a relevância desta obra “solitária” de King se dá internamente, afinal, estamos falando de uma história que começa onde normalmente todas as histórias estão acabando. Nosso herói nesta trama é Ralph Roberts, um homem cansado, velho, levemente amargo e profundamente lastimoso pela morte recente de sua esposa. A personalidade de Ralph é envolvente, é fácil gostar do velho rabugento, pavio curto e moderadamente sábio. A cidadezinha no interior, onde vive, é o típico cenário tecido por King em várias de suas obras, nada fora do normal acontece, a cidade é repleta de outros velhos e aposentados e o Sr. Ralph no auge de seus setenta anos é só mais um na pequena e inofensiva cidade.

(... Leia mais no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2015/06/insonia-stephen-king.html

Luiz.Braga 21/08/2015

O tempo é relativo, e a única constante é a insônia
Confesso ter ficado um pouco receoso ao começar a ler um livro como insônia. A narrativa começa lenta, e desenvolve-se de maneira quase imperceptível. Mas quando você se dá conta, percebe ter sido arrebatado mais uma vez pela mente de Stephen King. Pela primeira vez, leio um livro aonde o personagem principal não é um adolescente, ou um desbravador bonito. o personagem central é um idoso, que acaba de perder sua esposa e seu sono. Em consequência disto, começa a notar seres estranhos em sua cidade e cores que ele passa a chamar de auras. No meio destes acontecimentos temos o cotidiano inserido na história de tal maneira que, quando o sobrenatural aparece é de maneira totalmente estonteante.
Aproveitando o ensejo, este livro tem ligação direta com a saga "A torre negra". recomendo.

Duran 13/04/2015

O Insônia é um livro com uma história intensa, porque são tantos detalhes que muitas vezes eu precisei ler a mesma frase ou página uma segunda vez pra compreender. O ritmo do livro não é rápido e as coisas acontecem bem devagar, pois a narrativa é mais descritiva, mais lenta. Nesse livro temos pouquíssimos personagens e esses tem suas vidas, pensamentos e atitudes descritos com muitos detalhes e paciência.
Nesse livro, Stephen King conta a história do Ralph, um homem já idoso e que depois da morte da esposa, começa a ter insônia e junto com a insônia, coisas estranhas começam a acontecer, fazendo ele pensar que está ficando louco e procura diferentes maneiras 'curaar a insônia'. As noites de Ralph eram acompanhadas de livros e filmes na televisão, até que em uma das noites insones e olhando pela janela, ele enxerga um homem careca com avental de medico saindo da casa de uma vizinha,

Paulo Brito 18/02/2015

Muio bom!
Eu até ficava receoso de ler devido às avaliações e alguns comentários, mas depois que li, pensei: "por que demorei tanto pra ler isso?"!!

Para quem leu a Torre Negra é leitura obrigatória, um prato cheio, e por ter essa conexão, a história se torna fantástica! Guie-se pelo Ka e leia!

Marcus 22/11/2014

Sono
Decidi dar um tempo para Stephen King depois de ler esse livro. O autor parece ter-se perdido entre várias ideias. O resultado é uma trama confusa e desnecessariamente longa.

site: blogbeatnik.blogspot.com

acidadeguarda0 21/05/2024

Stephen King é bom mesmo, não tem jeito
Stephen King é um autor que quero ler mais desde que ganhei de presente "Os olhos do dragão", livro que esteve comigo durante maus bocados. Como "Insônia" é o livro dele que tinha na biblioteca da faculdade, comecei por ele... e gostei muito!

É verdade que se trata de um livro que exige um tanto de paciência. Ele começa a correr mais rápido lá pela página 300, eu acho. Mas o Ralph Roberts é um protagonista interessante, e o universo de personagens e circunstâncias que o Stephen King criou fizeram com que a leitura continuasse, e que eu quisesse muito saber o que ia acontecer.
Sério: um idoso esperto e viúvo com insônia, uma cidade dividida pela questão do aborto, auras; o Stephen King misturou questões sociais com questões fantasiosas de um jeito muito esperto e que poderia facilmente ter dado errado em mãos menos habilidosas.

E só uma curiosidade: ler esse livro numa noite de insônia me fez dar umas risadas. Ainda bem que foi só uma noite, porque pobres de Ralph e Lois que tiveram insônia por quatro meses e ainda tiveram que salvar o funcionamento correto do universo...

site: https://acidadeguarda.blogspot.com/2024/05/insonia-do-stephen-king.html

Luciano Luíz 11/08/2014

INSÔNIA é um livro grande.
Seu enredo é misterioso, assim como o sono.
KING tem mania de usar os personagens mais inóspitos.
Crianças, cães, mulheres amarradas, Policiais de Biblioteca, paraplégicos, pessoas com deficiências mentais... e velhos.
Por isso seus livros são tão ricos.
O que vemos em suas páginas, é o que encontramos na vida real.

E em INSÔNIA, o velho é um personagem e tanto. Conquista leitores e leitoras rapidamente.

E sem contar, que é bom ler este livro, antes do volume 7, da série, A TORRE NEGRA...

Recomendado!!

L. L. Santos