Uma Proposta Irrecusável

Uma Proposta Irrecusável Jill Mansell

Resenhas - Uma Proposta Irrecusável

Literatura 14/05/2012

Por amor ou por dinheiro
Sou um leitor ávido de resenhas de livros. Leio inúmeras por semana talvez até por ser o único contato que tenho com livro e pelo fato de não comprar muito livro pela internet e por que aqui não ter livraria. Do livro que falarei hoje pra vocês, li em torno de umas 25. Várias opiniões diferentes, vários elogios e também vários pontos negativos. Bem, contudo eu tinha certa curiosidade enorme por esse livro, e de tudo que já li sobre ele, concordo plenamente. Leia hoje sobre Uma Proposta Irrecusável da ed. Novo Conceito, 408 páginas.

Lola Malone tem 17 anos e namora por certo tempo com Doug Tennant. Dougie está entrando na universidade, e desde então sua mãe Adele se ver preocupada com o futuro de seu filho. Ela não gosta muito do seu relacionamento com Lola, achando-a sem classe e muito barulhenta, e é então que ela lhe faz uma proposta. Oferece-lhe 10 mil libras. De imediato, Lola recusa, mas depois de uns dias ela resolve aceitar por causa de problemas familiares em casa e não tem outra opção a não ser pegar de vez o dinheiro.

Dez anos depois, Lola, com 27 anos, uma mulher já formada, trabalha numa livraria onde finalmente conseguira achar o que realmente gostava de fazer: ficar ao lado de livros. Por coincidência ou não, Lola é convidada a ir a uma festa onde reencontra com Doug, seu primeiro amor que nunca havia esquecido e que agora seu coração bate mais forte por ele do que qualquer outra coisa.

“ Lola não precisou olhar. Ela sabia quem era. Alguma certeza interna lhe disse que Dougie tinha entrado pela porta principal; ela podia sentir sua presença atrás de si. Em um piscar de olhos cada molécula de seu corpo estava em alerta e ela não respirava mais. ”
Pág. 61

Desde então Lola tenta reconquistá-lo, em minha opinião suas tentativas são fracas o que me levava a pensar se ela queria realmente tê-lo de volta. Por azar, Dougie acaba descobrindo porque Lola o deixou de forma tão súbita e inexplicável, e ele passa a querer saber por que ela fez o que fez e o que fez com o dinheiro, mas ela jamais contou pra ninguém o rumo das 10 mil libras e jamais contará a alguém.

Quer saber mais? Visite o Literatura:

Jaqueline 17/09/2011

“Uma Proposta Irrecusável” é um daqueles livros que te conquistam pela capa, mas infelizmente deixam a dever um pouco no conteúdo.

Lola Malone é uma jovem apaixonada e cheia de sonhos. Porém, quando seu doce namorado Dougie está prestes a sair da cidade para entrar na universidade, ela recebe uma proposta indecorosa de sua futura sogra, a megera Adele Tennant.

Por circunstâncias familiares mais fortes do que ela mesma, Lola acaba cedendo, saindo para sempre da vida de seu primeiro amor. Sete anos depois, ao retornar de Majorca, ela começa a reconstruir a sua vida, arranjando um emprego em uma livraria e fazendo companhia à sua mãe, agora viúva. No entanto, ao socorrer uma senhora vítima de um assalto em um dia qualquer, sua vida dá uma guinada surpreendente.

Apesar da sinopse leve e atraente, o livro não me agradou como eu esperava. Lola, a protagonista, é delirante e infantil. Mesmo reconhecendo que sua escolha do passado havia partido o coração de Dougie, ela acredita piamente que o tempo cura tudo por si só. Sem pedir desculpas ou tentar dar explicações, ela acha que tudo será como antes apenas por voltar a encontrar Dougie. Confiança é bom, mas sem excessos! Com toda uma atitude de quem se acha a última gostosa do pedaço, a impressão que temos é que ela pouco ligou de deixar seus sonhos de lado por culpa de outra pessoa.

Lola é tão absurda que, após o primeiro encontro com o seu amado no tempo presente, não cai em prantos por pensar em tudo o que poderiam ter vivido juntos se ela não o houvesse abandonado, mas sim porque sua maquiagem cai dentro da privada do toalete onde ela foi se retocar! Depois disso, continuei minha leitura nutrindo uma enorme antipatia por Lola, que em diversas situações faz de tudo para que as coisas saiam exatamente do jeito que ela deseja sem levar em consideração os sentimentos dos outros, como quando ela planeja sabotar o jantar de família com o novo namorado de sua mãe ao lado do irmão. O motivo? Ela o acha brega.

Em termos de personalidade, gostei muito mais da bagunceira Sally, irmã mais velha de Dougie que se torna vizinha de Lola. Justamente por não se levar tão à sério, ela se torna hilária. Ao lado do maníaco-obsessivo por limpeza Gabe, melhor amigo metrossexual de Lola, ela proporciona os momentos mais engraçados do livro, além de nos deixar ansiosas por um envolvimento com o aspirante a paparazzi mais gostoso do pedaço – o próprio Gabe.

Como não poderia deixar de ser em um chick lit, o final feliz é garantido, mas muitas surpresas acontecem ao longo do livro, a maioria envolvendo o passado da família de Lola. Nesse sentido, o personagem Nick exerce um papel central no livro! Conforme a história avança e as tramas dos personagens secundários vão ganhando a nossa atenção, Dougie se torna um personagem quase nulo no livro, o que é uma pena. Por muitas vezes, só queria saber o que iria acontecer entre a atriz-celebridade Savannah e Gabe, ou entre o ricaço EJ e Lola. Fica difícil torcer por um casal quando metade dele te deixa de saco cheio e a outra não passa de um apanhado de memórias felizes da adolescência.

Narrado em terceira pessoa e repleto de diálogos, o livro segue um ritmo constante e agradável de leitura. Porém, a redenção final dos personagens, aquele momento onde eles reconhecem seus erros e mudam de perspectiva, nunca chega a acontecer com Lola - ela apenas cede quando sua mãe passa a se impor. Apesar das falhas com relação ao casal protagonista, “Uma Proposta Irrecusável” ganha pontos positivos pelas histórias paralelas cativantes e por personagens secundários extremamente humanos.

>>Resenha publicada em www.up-brasil.com

Leandro | @obibliofilo_ 10/11/2011

Se por algum acaso você recebesse uma proposta para se separar e ir morar longe da pessoa amada, o que você faria? E pior ainda, se essa proposta, no momento em que foi lançada, fosse completamente irrecusável, você recusaria? São essas, algumas das perguntas que fazem parte do livro “Uma proposta Irrecusável”.

Lola não tem intenção nenhuma de aceitar a proposta de romper com seu namorado Dougie, pela quantia de £ 10,000, oferecida pela mãe dele. Então, ela descobre um segredo que a faz pensar outra vez. Dougie provavelmente teria terminado com ela, a longo prazo, e dessa forma ela pode ajudar uma das pessoas que ela mais ama no mundo. Dez anos mais tarde, porém, quando Lola encontra Dougie de novo, seus sentimentos por ele são tão fortes como nunca. Mas ela partiu o coração de Dougie - e ele está prestes a descobrir que ela foi paga para fazê-lo. Bem, Lola é muito atraente e muito persuasiva. Será que ela irá conseguir reconquistá-lo desta vez ...

Para continuar lendo, acesse: http://www.leandro-de-lira.blogspot.com/

03/03/2015

Leve e fácil de ler
Dois jovens apaixonados. Uma mãe medíocre. Uma proposta irrecusável.

Lola e Dougie vivem uma das melhores etapas da vida: a adolescência. Fase de se arriscar, buscar saber quem você realmente é e que direção tomar na vida.

O romance dos dois vai bem e juntos eles pensam no que fazer futuramente. Lola planeja se mudar para ficar perto de Doug na faculdade, até que sua sogra interfere em seus planos ao lhe fazer uma oferta, dessa maneira, fazendo-a repensar em seu relacionamento com Doug.

Jovem e ingênua, Lola se vê repleta de dúvidas e com duas opções: Aceitar a proposta e ajudar alguém muito próximo ou recusar a oferta continuar com seu grande amor.

Rafaela 04/08/2011

Um livro super divertido e leve! passou bem rapidoo!

O livro conta a trajetoria de Doug e Lola, dois aodlescentes apaixonados de classes sociais diferentes, o que leva a mae de Doug a fazer uma propasta para Lola, para que ela abandonasse seu filho, e apesar de ser a ultima coisa que era queria fazer, lola acaba se vendo abrigada a aceitar.
Eu particularmente fiquei muito triste nesse começo do livro, foi de partir o coraçao!
Enfim, dez anos depois, Lola e Doug se encontram novamente em circunstacias adversas, e ela realiza que quer ele de volta, mas nao será tao facil assim, principalmente porque ela nao pode falar o que realmenta a fez aceitar a proposta de sua mae! Mas Lola agora conta com a ajuda inesperada da irma do seu amado,Sally, que vira sua amiga e vizinha e de Nick, quem ela nunca pensou que fosse conhecer.

Bom, eu AMEI Sally e Gabe, eles sao muito divertidos, um implicando com o outro...
mas uma coisa que me irritava as vezes no livro é que eu achei Lola atirada demais, em algumas partes era engraçado até, mas na maioria era apenas patetico na minha opinião, mas é que eu me sinto muito desconfortavel com persogens atirados demais, seja em livros ou filmes,novelas( sim, eu sofro de vergonha alheia!--')... ser atirada uma vez ou outra ainda vai, mas ela se superou! kkkkkkkkkkkk

Eu também senti falta de mais partes romanticas entre Lola e Doug, praticamente inexistente...=/ fiquei triste, que menino dificil! heheh

mas de qualquer forma eu RECOMENDO!
^^

Márcia 21/04/2017

Tinha tudo pra dar certo ...
.. com a premissa da adolescente que termina com o namorado depois que a mão do dito cujo ofereceu dinheiro para a mesma terminar com ele e pq ela estaria precisando e depois de anos esse casal se reencontra e vai vê como vai ficar as coisas. porém a protagonista lola não me entusiasmou, alias, não via a hora terminar o livro pq já estava perdendo a paciência com essa personagem mesquinha e superficial.

Willine Lima 29/08/2011

Tudo de perfeito!
Gente, que livro mais fofo e perfeito é esse? Eu morri né! Com certeza se tornou um dos favoritos.. Muito, muito bom mesmo!

A resenha vai ser um pouco grande, simplesmente pq não vou conseguir falar pouco!

A capa: Sem palavras, é linda demais né gente?

A História: Bom, conta a história da Lola e Dougie. Eles namoraram na adolescência e tiveram aquele super amor, sabe? Mas a mãe de Dougie não gostava nem um pouco desse relacionamento! Então oferece uma proposta a Lola, e é obvio que Lola não iria aceitar.. Até ela descobrir que precisa, definitivamente, do dinheiro. Então ela larga Dougie do nada e sai da cidade. Até que ela volta.

Por PURA coincidência do destino, eles se reencontram, por um motivo totalmente surpreendente, que você só descobre lendo o livro ;)
E Lola vê que ainda está apaixonada por ele, ou melhor, mais apaixonada que nunca! Mas e aí, como explicar a Dougie oque aconteceu? Porque ela o largou sem falar nada? Enfim, coisa do tipo. E lola faz de tudo, TUDO mesmo, pra conseguir fazer com que Dougie a perdoe. Durante isso, ela conhece a Sally, o Gabe, nossa, são muitos personagens maravilhosos!

Os personagens: Lola - Gente, eu amei a Lola, porque apesar dela estar quase chegando nos 30, ela ainda tem aquela pitadinha forte de mente de adolescente! Eu amei isso, porque ela não é infantil, mas é divertida como uma adolescente. Ela é SUPER persistente, ela não desiste n-u-n-c-a do que quer, corre atrás, fora que é super cheia de atitude!

O Dougie - Gente, confesso que teve horas que eu tive vontade de matá-lo, por certas coisas que ele fazia com a Lola, pelo amor né?! Mas eu também gostei dele, principalmente pela forma que eu o imaginei.

O Gabe: O namorado que toda garota quer ter! Gente, eu imaginei o Gabe loirinho, perfeitinho, todo lindinho.. own, um amor! Super doce, organizado, fofo, TDB! Eu queria um Gabe pra mim :)

A Sally: Liiiinda, tem a mesma caracteristica da Lola, tem cara de adolescente! hahah Mas eu amei a Sally, as discussões dela com o Gabe então? haha morri de rir! Eu amei a Sally, é o tipo de melhor amiga perfeita.

A narrativa: Eu gostei, porque é narrado em 3ª pessoa.. Então como são muitos personagens ia ficar um pouco chato a narrativa ser em 1ª pessoa.

Resumindo, eu simplesmente AMEI o livro. Recomendo pra todo mundo mesmo. É o tipo de comédia romântica perfeito. Fora que eu MORRI de rir com ele! E o final? Deixa com um gostinho de quero mais :( hahah

É um livro lindo, divertido, surpreendente (principalmente como a história vai se desenrolando) é TDB mesmo!

Recomendo muito.

É o tipo de livro que você termina e tem vontade de falar de todos os minimos detalhes perfeitos. (por isso a resenha gigante)
Nota: 1000000000000000!

Vanessa Vieira 11/07/2011

Uma Proposta Irrecusável_Jill Mansell
O livro Uma Proposta Irrecusável, de Jill Mansell, nos conta a estória da jovem Lola. Lola namora com Dougie, que pertence a uma família de certo status na cidade, e ambos estão muito apaixonados. Como Lola é garçonete e trabalha vendendo frango e batata frita, a mãe de Dougie, a megera Adele a despreza (acreditem, a Miranda de O Diabo Veste Prada é a Branca de Neve perto dessa mulher...).

Lola enfrenta sua sogra e não deixa barato as suas humilhações, até que em um determinado dia, Adele lhe faz uma proposta, e em visto da situação em que ela se encontra, ela acaba cedendo. A proposta consiste em receber uma certa quantia de dinheiro para que ela termine com Dougie e não volte mais a vê-lo. Lola, com o coração sangrando, aceita o acordo, pois no momento o dinheiro é a única solução para um problema que sua família está enfrentando, e termina com Dougie através de uma carta e parte para uma outra cidade.

Após 10 anos, Lola retorna para a sua cidade natal e se torna gerente de uma conceituada livraria. Sua vida está pacífica e monótona como sempre, até que um grande acaso do destino muda a sua rota completamente: ela reencontra Dougie. Os seus sentimentos por ele permanecem os mesmos e ela decide que irá reconquistá-lo, custe o que custar. Porém, Dougie ainda está muito magoado com Lola e não quer vê-la na sua frente nem pintada de ouro...

Podia jurar que o livro era um romance dramático em que a mocinha sofria para reconquistar o seu amado e se redimir dos seus erros do passado... mas acreditem, Uma Proposta Irrecusável não é assim. Muito pelo contrário, é uma estória hilária, divertida e que conduz o seu leitor a boas risadas. Lola realmente faz de tudo para estar ao lado de Dougie, mas de uma forma descontraída, e muitas vezes, até atrapalhada.

Na trama, podemos citar ainda dois personagens que enriquecem a estória: Sally, irmã de Dougie, e que se torna super amiga de Lola, e Gabe, amigo de Lola de longa data. Ambos são engraçados, companheiros e divertidos e dão um charme todo especial ao enredo de Jill Mansell. Recomendo esse ótimo e surpreendente chick-lit a todos!

Aisla 16/05/2011

A historia até que é boa. Mas acho que não simpatizei com a Lola, que é a personagem principal. Quando o livro começa ela tem 17 anos, depois se passam alguns anos mas para mim a impressão foi que ela esqueceu de amadurecer....continua agindo e pensando como uma adolescente. Acho que a história poderia ter se resolvido com umas 200 páginas. Eu esperava ter gostado mais do livro, na verdade.

Isa 20/03/2018

Algumas pessoas eram obcecadas por sapatos e os amavam com paixão. Sapatos eram legais, mas você não pode ficar acordado a noite toda lendo um, pode?
Reli essa história, para ver se teria outra perspetiva a de alguns anos atras, porem não tive.
O livro é bastante cansativo e o enredo acontece em 3° pessoa e a autora não conseguiu me fazer ficar ligada ao livro.
A história fala sobre Doug e Lola. Amei o espirito livre, brincalhão e decidido de Lola,porém muitas vezes ela me deixava irritada.
Não houve um desenvilvimento bom para o casal. Houve muita rejeição por parte de Doug e pouco apego para que nós leitores nos acostumassemos com ambos juntos.
Outra coisa ruim foi o foco nos personagens secundários. Fiquei fira de foco muitas vezes. Gabe teve mais romance que a propria lola.
Obs.: Essa é a minha visão .

Bru 27/03/2020

Bom...
Uma gracinha de livro, super leve e envolvente, mas está longe de ser o melhor da minha querida Jill Mansell. Bom, vale muito a leitura, mas para quem quer conhecer a autora não indico começar por esse rs
Glaucia 28/03/2020minha estante
Qual vc indica começar amiga?

Bru 29/03/2020minha estante
Indico Onde mora o amor... Meu favorito dela. Super lindinho ?