Primeiras estórias

Primeiras estórias João Guimarães Rosa

Resenhas - Primeiras Estórias

May 26/08/2011

Sou muito fã da forma que o Guimarães escreve e esse livro então, esbanja originalidade. ÉPICO!

Augusto Abreu 29/07/2011

Guimarães Rosa
Além do clássico Grande Sertão, Veredas; e do épico Corpo de Baile, que é como se fosse o Ulisses brasileiro, Guimarães Rosa escrevia contos magistrais, como os deste livro que ele batizou estranhamente Primeiras Estórias, embora fossem as últimas que ele publicasse em vida. Sua justificativa era de que ele compreendia que seus textos buscavam a pureza e a simplicidade, e ele gostaria que tivesse sido assim desde o começo, como quando publicou Sagarana, outro livro de contos. Depois de uma grande volta pelo romance, o gigante retornaria com a técnica refinada a nos presentear com este monumento do lirismo e da concisão. Um livro difícil para quem não é acostumado à linguagem, mas repleto de ótimos momentos.

ScaredOn 01/11/2010

Ótimo
Não me canso de ler "A terceira margem do rio".Marcou minha vida.

22/09/2009

Tem um conto que é uma poesia!
Leia para descubrir a terceira margem do rio e a maneira mais singela de falar do medo, do desconhecido, do falível...

Flávia Salla 16/06/2009

Erudito!!!
Só consegui entender os contos porque na época a professora de literatura do cursinho explicou! Fantástico!!!

Lela.c 12/05/2009

histórias de começo de vida
Na infância o mundo é revelado , Guimarães Rosa sabia disso e faz em Primeiras estórias este recorte de mundo que só as crianças sabem ver , na filosofia infantil encontramos a essência da vida, no décimo primeiro conto deste livro , "O espelho" o herói reencontra seu rosto perdido que nasce como quase um rostinho de criança e está talvez a maior busca humana lida aqui!

Samyta 07/03/2009

Primeiros passos no sertão...
Sou muito suspeita pra falar de Guimarães Rosa, porque sou roseana de coração, muito fã mesmo!!!
Esse é um dos meus preferidos, com contos maravilhosos (destaque para "A menina de Lá" que é de uma delicadeza sem fim).
Ótimo para quem ainda não leu nada dele. E também sempre bom para reler trechos de vez em quando. Amo!
biiah 14/03/2012minha estante
tive EXATAMENTE a mesma impressão de A Menina de Lá. Mas amei com todas as minhas forças Nenhum, Nenhuma.

Thaysss 20/01/2009

Um livro mágico para ser lido muitas vezes!

Filib Jurj 12/01/2009

Usei o Primeiras Estórias como uma introdução à obra de Guimarães Rosa, para depois começar a leitura de Grande Sertão: Veredas. Mas ainda não comecei a segunda parte do meu projeto. :-)

Maria Lucia 05/01/2009

Livro ideal para quem começar o mergulho no universo roseano.

Término: 2º semestre de 2007
Luiz993 27/06/2022minha estante
Acho complicado começar Guimarães Rosa por essa obra, aliás, para mim é seu livro mais difícil. Eu vejo Sagarana como um ótimo início na obra do autor, pois as leituras são mais fáceis e mais interessantes também.