Primeiras estórias

Primeiras estórias João Guimarães Rosa

Resenhas - Primeiras Estórias

tinhooo 26/09/2021

teve alguns contos que eu gostei muito, enquanto teve outros que eu não entendi muito bem, mas no geral eu gostei bastante, "sorôco, sua mãe, sua filha" talvez seja o conto que eu tenha mais gostado

Brenda// 25/09/2021

Complexo
O livro reúne os contos escritos por Guimarães Rosa, são apresentados ao todo, 21 contos, e para ser sincera só entendi aproximadamente 5. Por ser um pouco antigo, tem uma escrita muito complexa e pesada. Tive muita dificuldade em entender o que ele queria dizer, muitas vezes parecia que eu estava lendo em outro idioma, tive que reler muitas vezes, vários parágrafos. Mas pretendo reler dentro de alguns anos, onde já estarei com bem mais conhecimento, e assim poderei ver se já cheguei ao nível de leitora de Guimarães Rosa.

giginha 14/09/2021

guimarães como sempre nos oferecendo tudo no cenário sertanejo: gente nova, gente velha, gente criminosa, gente extraterrestre, gente apaixonada (senti falta de uma história de c0rno!!! lembro que no sagarana tinham várias) e gente doida - mas ninguém é doido. ou, então, todos. tem também fantasia, dark academia, caso de policia, casos de família, lovers to enemies e por aí vai. não é o melhor livro que eu já li, mas também não é o pior. não curto muito livros de contos porque tem sempre coisa muito boa e coisa meio meh, mas aí já é problema meu. os melhores aqui são a menina de lá, os irmãos dagobé e a benfazeja.
giginha 14/09/2021minha estante
história de c0rn0!!!! censurou por que skoob que saco

Maíra Marques | @literamai 14/09/2021

Siga: @literamai
"Primeiras Estórias" é um livro de contos do grande escritor João Guimarães Rosa! Foi publicado originalmente em 1962, mas em agosto de 2019 a @globaleditora o relançou numa edição belíssima, assim como as demais obras do autor. 🤎 Tive a oportunidade de intercalar a leitura com um áudiolivro, com a belíssima narrativa de Rubens Caribé- através do aplicativo @tocalivros- com duração de 9h29m.

Nesta obra, ele retrata a "vida do sertão" com sua escrita singular, e muitas vezes poética. Há quem diga que o autor aproveitou muito o que ouvia em sua infância em Minas Gerais para se inspirar a escrever suas obras. A narrativa nos faz refletir sobre a existência humana, os mistérios em torno da vida e da morte e a força que nos força a continuar insistindo/existindo.

Dentre os 21 contos, o que mais me chamou a atenção foi "Terceira Margem do Rio", que conta a história de um pai de família que decidiu viver em uma canoa. É peculiar a maneira como a família convive com a decisão do pai, mas em nenhum momento o julgam negativamente por isso. Com o passar dos anos resta apenas o seu filho- já com idade avançada- na casa, na reflexão de como estará seu pai. Ao finalmente alcançá-lo, decidem trocar de lugar. Nem preciso dizer o quanto isso me deixou reflexiva né? A psicologia por traz desse conto de Guimarães Rosa... É incrivelmente profunda!

Ter alternado o livro físico com o áudiolivro ajudou DEMAIS a não me deixar cansada da obra. Clássicos podem ser intensos e cansativos demais! Acredito que tenha sido isso que me ajudou a terminar tão rápido essa leitura.

Eis aqui um livro que nos traz uma diversidade de sentimentos. Há contos para se emocionar, outros para uma profunda reflexão e aqueles que vão te deixar com "a pulga atrás da orelha". No fim das contas, estamos a falar de João Guimarães Rosa!

site: https://www.instagram.com/literamai

luizaslike 06/09/2021

ninguém faz como ele faz
ninguém sabe mexer com o português tão bem quanto o João. ele tem o poder e a genialidade de alguém que soube de tantas outras estruturas linguísticas e utilizou do conhecimento pra agregar e definir como ninguém sentimentos em br.com suas palavras novas reviradas e únicas. eu amo a forma como ele condensa histórias místicas, a visão da "loucura" (afinal não somos todos?), saudade, medo e a visão infantil do tão vasto mundo (tão peculiares, quase indecifráveis). a sensação de ler em voz alta pra não perder o fio da meada. nunca vou ler algo tão bom (talvez). eu amo o Rosa, por tudo que ele foi, fez e escreveu. com um plus: levou o mineirês pro mundo todo. sendo o maior. tem coisa que pouca gnt vai entender: coisas "intraduzíveis" apesar de traduzidas.

Renato 19/07/2021

Primeiras estórias de Guimarães Rosa
Primeiras estórias, livro no qual o autor se aventurou pela primeira vez escrevendo contos, é um livro com 21, narrativas curtas. Os contos são marcados pela linguagem inovadora que Guimarães dá à literatura brasileira nos seus romances, linguagem que muitas vezes dificulta a leitura exige uma concentração maior do leitor, mas que mesmo assim é carregada de lirismo.

O livro é uma ótima dica para o leitor que entra em contato pela primeira vez com os escritos de Guimarães Rosa, já que seus romances são mais densos ainda, e a releitura dele é obrigatória. Entre as 21 estórias, destacam-se os contos "A menina de lá", "A terceira Margem do Rio", "Os irmãos Dagobé", "Substância" e "Partida do audaz navegante".

Felipe 13/07/2021

Finalmente consegui terminar essa jornada haha... Ler Guimarães Rosa sempre vai ser um desafio pra mim. Esse é o terceiro livro que li dele (antes, "Grande Sertão: Veredas" e "Sagarana"). A linguagem empregada e a escrita bem particular dele, são bem diferentes de qualquer outro autor que eu já tenha lido em todos esses anos, e acho difícil algum se aproximar.

De modo geral, os contos aqui presentes, retratam a vida de sertanejos e situações do dia a dia, sem muitas reviravoltas, mas com uma carga filosófica e psicológica bastante presentes, em certa medida nas entrelinhas, sendo que para mim, a compreensão não foi fácil, e nem pretendi entender tudo, afinal, os livros do Guimarães são para serem relidos, e com bastante calma, visto que, qualquer leitura menos atenta, já se perde muito do enredo e da mensagem a ser transmitida.

Talvez um dia, me aventure por essas bandas de novo, mas por enquanto, fico por aqui hehe.

Karoline 27/06/2021

Ler Guimarães Rosa é sempre um desafio, ao mesmo tempo que é mágico. O aspecto maravilhoso de suas obras, acredito, está na inaptidão de nós, seus leitores, simplesmente descreve-las, como fazemos com quaisquer outros autores. Rosa nunca será tão transparente. Não apenas a sua escrita se mostra desafiante, mas suas mensagens possuem uma capacidade de nos mover e impressionar de uma forma tão intensa, que falta linguagem para denotar seus efeitos sobre nós.

Nesta coletânea de vinte e uma estórias somos apresentados a personagens de todos os tipos, mas que têm em comum questões como a loucura, o amadurecimento, o sertão, a religião, o amor, o humor. São narrativas em que a ideia do Eu é questionada, assim como o que é viver e o que é morrer, e sobre a terceira margem das coisas.
Ou seja, estórias sobre o tudo e o (no)nada.
Bem complexas.
Bem simples.
Bem Rosa.

PS: por uma grande coincidência, terminei a leitura hoje e descobri que seria o seu aniversário, Guima. Obrigada pela magia ?

CarsMatheus 22/06/2021

Estórias primeiras
Alguns desses contos me fizeram chorar sem saber o porquê, outros me fizeram chorar sabendo exatamente o porquê.
É impressionante a forma que o autor traz a oralidade pra dentro da narrativa, e o fazer poético magnífico das palavras que ele cria.

Kethiza 18/06/2021

Clássico, precisa ser lido
Um livro parado na estante, verdadeiramente não sei como ele chegou, só sei que é uma leitura bem diferente. São várias histórias, precisa de atenção as ?novas? palavras, vírgulas, exclamações e interrogações para você entender a história.
Recomendo este clássico!

HonorLu 14/06/2021

Primeiras experiência em Rosa
Escolhi esse título pelo célebre conto A Terceira Margem do Rio, além do intuito de ter esse primeiro contato com o autor no gênero contos antes de partir para a leitura dos Grandes Sertões: Veredas.

Guimarães Rosa é diferente de tudo o que eu já tinha lido desde então. Seu propósito com a linguagem sempre muito explícito em entrevistas pode ser sentido em cada construção frasal que compõe este livro de contos tão singulares, que ao mesmo tempo parecem vibrar em uma melodia harmônica.

Não me arrependo em ter iniciado a experiência por este livro, ficando assim minha recomendação àqueles que querem iniciar sua experiência nesse autor tão instigante e brilhante de nossa literatura nacional. Guimarães é desafiador, plural, dialogando com a unicidade da substância.

Gabriel 14/06/2021

Dos livros que li do Rosa, esse é o que o ritmo e a inventividade da poesia mais sobressaíram. Rosa é mesmo um artista sem igual.

Mc Brendinha Carvalhão 03/06/2021

A menina daqui
Primeiro livro lido do Guimarães Rosa, os contos que mais gostei foram sem dúvida "a menina de lá", "a benfazeja" e "os cimos", me tocaram de uma maneira que não sei direito explicar. Alguns contos creio não ter entendido. Rosa escreve de maneira realmente muito própria. Desejo reler daqui um tempo e quem sabe compreender um pouco mais.

SamuellVilarr 25/04/2021

Primeiras Estórias, Guimarães Rosa.
Se trata de um livro que foi escrito depois de "Grande Sertão: Veredas" e a série tão prestigiada "Corpo no baile". Primeiras Estórias de Guimarães Rosa é detalhista, é um livro composto por pequenas "Estórias" que narram, acontecimentos ou eventos da vida de personagens diferentes. Mais comumente as estórias se passam em uma ambientação regional. E o motivo pelo qual descrevo o livro como "detalhista". É que, o autor utilizada esquemas e maneiras diferentes de se referir a alguma questão ou ação referente ao personagem e acontecimento da estória, assim, ele narra e utiliza a palavra como transmissão da percepção de tal evento, e com isso tenta e consegue descrever detalhes da natureza, mas, não de forma extensa, e sim, de forma harmônica, simples e inteligente. Temos descrições de pessoas, animais e objetos. Ele os traz para os versos e sobrepõe os mesmos com uma camada de simplicitude e um certo detalhismo referencial da narração. Muito bom!

Lilian.Furtado 27/03/2021

A Terceira Margem do Rio
Eu amo os textos do Guimarães e a forma como ele trabalha com a linguagem, criando palavras que são compreendidas com facilidade no texto. Este livro reúne os melhores contos, na minha opinião. De todos, o conto A terceira margem do rio é, para mim, o mais bonito. Toda vez que eu leio esse texto, eu choro. Se vale uma dica, leia este conto com voz baixa, no ritmo em que se apresenta e participe da história como um bom observador e descubra a terceira margem.