O Festim dos Corvos

O Festim dos Corvos George R. R. Martin...

Resenhas - O Festim dos Corvos

Mandark 26/02/2015minha estante
Eu finalmente encontrei alguém com o pensamento bem semelhante ao meu.

Iva 27/05/2012

Enquanto eu lia este livro, pareceu-me que ele mostrava um ‘reposicionamento de personagens’. Um momento em que aqueles que estão sobrando encontram um rumo e em que os personagens importantes são movimentados para onde irá ocorrer a próxima cena ‘importante’. Não há grandes batalhas, apenas alguns confrontos menores. Mas só entendi o que realmente estava sendo mostrado no último ‘capítulo’ antes dos Apêndices.

Esse ‘capítulo’ na verdade é uma nota do autor. Onde George R. R. Martin conta aos leitores que na verdade o quarto livro é centrado apenas em Westeros, mais precisamente em Porto Real e redondezas, incluindo Dorne, mas excluindo a Muralha. E o quinto livro não será uma continuação deste, mas sim paralelo a ele! É a primeira vez que lei um livro assim!

Também há algumas ‘mudanças’ na narração. O título de cada capítulo dos volumes anteriores sempre foi o nome do personagem cujo ponto de vista era mostrado. Neste livro há capítulos com nomes de personagens, mas também aqueles com títulos como: ‘O Afogado’ ou ‘A Fazedora de Rainhas’. E alguns personagens mudam de nome.

Daenerys, Bran, Jon e Tyrion só fazem breves aparições ou são mencionados. Arya aparece em poucos capítulos, dando apenas uma prévia do que deve vir por aí. Assim, a história fica mais centrada em Jaime, Cersei, Sansa, Samwell e Brienne.

As partes de Sam e Sansa evoluíram pouco, a meu ver. Sam ainda fez algumas descobertas intrigantes, mas ficou tudo meio pendente. Já Brienne era um fio solto na trama. Achei que o autor acabou tornando ela um personagem inútil no quarto livro.

Os capítulos de Jaime foram um pouco mais produtivos. Ele abre os olhos com relação à Cersei e acaba se mostrando um homem mais honrado do que era esperado.

Em minha opinião, a história de Cersei foi a que mais se desenvolveu. Ela torna-se mais gananciosa, desejando o poder só para si e sua ambição faz com que ela cometa deslize em cima de deslize. Confesso que lavei minha alma nos capítulos em que os planos dela iam ladeira abaixo! E o ‘final’ dela neste livro não poderia ter sido melhor.

Entre os quatro livros dessa série que eu li, esse foi para mim o mais fraco. Não foi uma decepção, mas ele acabou sendo um pouco monótono, talvez por não mostrar os personagens que mais me agradam. Mas tenho grandes expectativas com relação à ‘A Dança dos Dragões’.
Taci 21/06/2012minha estante
"Reposicionamento de personagens". Expressão perfeita pra definir O Festim.

garrido79 26/03/2017

O mais fraco
O mais fraco até agora...
A história segue entravada até a página 850, +/-, depois melhora, mas realmente lê-lo após o terceiro volume beira quase a decepção.
Lais.Aranda 17/04/2017minha estante
Concordo, está muito cansativo a leitura deste livro.

Pablo 23/11/2014

Ensaio sobre Jon Snow e a Muralha. Por: Kelliane MSA
".tipo:- deixa eu te jogar da muralha, seu bastardo idiota. ta fazendo merda!"
Kelli ( kell_msa) 02/01/2015minha estante
Ta fazendo merdo, por isso vai acontecer o que vai acontecer kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tô morta de ri aqui, Pablo
kkkkkkkkkkkkkk

Definiu o livro

Aline 16/12/2016

Xeque-mate!
Gostei muito de OFDC!
Eu o li simultaneamente ao Dança dos dragões, como os fandoms recomendam. E eu percebi que os fatos que acontecem nos dois livros estão interligados. A gente vê como os personagens do Sul reagem ao que está acontecendo no Norte e vice-versa! É bem legal!

O George R. R. Martin é tão detalhista com o universo que ele criou, que ele conta cada passo do personagem pra não deixar nenhuma pontinha solta. Acho que por isso, às vezes, senti o livro um pouco parado... As coisas demoram pra acontecer, mas não achei enfadonho. É claro que depende muito de cada leitor. Assisti uma resenha da Tatiana Feltrin no YouTube em que ela achou os capítulos da Brienne chatééérrrrimos. Mas eu gosto tanto dela, que não consegui sentir o mesmo!

Senti que o G. R. R. Martin não precisava se deter tanto no cardápio do povo, mas esse livro deve ser pensado como um jogo de xadrez, no qual cada jogada, cada passo por menor que seja, vai desembocar no xeque-mate. E é assim que ele termina! Com um grande xeque-mate! Mas não para o rei garoto, é tudo o que posso dizer.

É como a Tatiana Feltrin disse, esse livro é um interlúdio para algo grandioso. Ele precisa existir para que o terreno seja preparado para o que está por vir.

Por isso, não deixem de ler!
Nyew 05/06/2018minha estante
Que bom vir tão longe nas páginas de resenhas!

Que ótima ideia! Ler os dois livros simultaneamente! Provavelmente dará um entendimento melhor como vai eliminar muitas das muitas reclamações que li por aqui: "é chato!", "os personagens mais legais não aparecem!", e etc.

Obrigado! =)

Valeria.Mattioli 11/02/2019

Leitura arrastada!
Sim, infelizmente... De todos da série, esse foi o que mais demorei pra acabar (pode jogar aí quase 6 meses), mas não adianta reclamar porque ler as Crônicas é assim mesmo: tem que prestar muita atenção, a leitura é difícil e chatinha, a inclusão de novos personagens a cada momento faz a gente se perder um pouco e precisamos sempre dar aquela procurada básica nos apêndices pra relembrar certos nomes.

Mas nem de longe o livro é ruim!! A série é a minha favorita de todos os tempos e acho difícil isso ser superado. Mas esse estava com cara de "transição", então acredito que o próximo seja uma puta de uma obra prima, ainda mais porque espero que seja 90% Daenerys hahaha.

Como sempre, não resenho essa série da maneira que as pessoas esperam, pois palavra nenhuma faria justiça a essa maravilha. Só realmente lendo pra saber!
BiaMadeira 13/03/2019minha estante
Dos quatro primeiros também foi o que eu mais demorei a ler.

Murilo Aguiar 23/12/2016

prefácio e posfácio ótimo
O livro,apesar de deixar bons personagens de lados,flue bem em alguns núcleos ,n igual ao inconparável Tormenta das Espadas,mas bom. Principalmente a ligaçao entre o prefácio e o posfácio é incrível se vc n lembra do começo perde mt coisa
Murilo Aguiar 26/12/2016minha estante
Incomparável *

Marcus Lemos 14/09/2012

Enfadonho
Doi o coração criticar uma obra da série mas, se há alguma crítica, é para este livro.

No resumo geral, o livro é bom e te deixa louco para ler o seguinte. Nisso, George Martin é excelente e creio não e existir muita discussão a respeito. Porém, possui, também, uma capacidade incrível de enrolar e chegar a nada. O livro tem um excesso de detalhes do tipo que não acrescentam em muito a compreensão da estória. Nomes, origens, histórias das famílias que enriquecem o mundo fantasioso, mas que não retornam e dificultam a compreensão do todo.

Exagerar nos excessos de detalhes é uma característica do George Martins, porém, nos demais livros, os excessos são compensados por acontecimentos incríveis dos quais os detalhes contribuem para a compreensão e porquês das coisas serem como são. Neste, porém, o excesso não é recompensado com acontecimentos à altura e, isso, acredito eu, é o que torna a leitura mais cansativa e menos empolgante.

Mas, fazendo justiça, reafirmo que o livro é, sim empolgante, mas muito longe de ser aquilo que os três primeiros são. Diria que somente a partir do terço final do livro é o autor cria mais capacidade de prender à leitura.

E, se ainda não sabia, compreenda que os livros 4 e 5 eram um só, porém, pelo volume, o autor dividiu em dois, separando por personagens. Por isso, não se fruste com a ausência de personagens principais, como Tyrion, Daenerys, Jon Snow (apenas citado), Bran, etc. Aliás, o próprio autor explica isso em nota, no final do livro.
Lucas 19/09/2012minha estante
Concordo plenamente, boa resenha

Eclipsenamadrugada 15/03/2016

Iniciando hoje
Espero que seja tão bom quanto ( A Tormenta das Espadas )
Eclipsenamadrugada 27/03/2016minha estante
Muito bom, não tão excepcional como a tormenta das espadas, mas sem nenhuma dúvida é um livro maravilhoso também.

Xandão 30/07/2015

Me fez comecar a desistir
Depois de esmagar sua esperanca completamente no terceiro livro o velho vem com umas de contar história de gente que voce nunca ouviu falar ou pouco se importa. Tudo bem que ele esta preparando o cenario para coisas que virão nas historias a seguir mas é uma quebra de ritmo muito absurda. Conta um pouquinho das pessoas sobre as quais voce quer saber mas se prende mesmo a outras que talvez só serão úteis mesmo talvez no futuro. Epic Fail.
Amanda 03/08/2015minha estante
Fiquei em estado de choque quando percebi que não teria notícias do Tyrion! A leitura foi uma m cansativa sim, e realmente os capítulo daqueles desconhecidos eram chatos viu...

Daniel 22/10/2014

Muito bom!
Embora muitos digam que esse é o mais "chato" da série, curiosamente foi o que mais gostei e o que li mais rápido até então. Talvez seja pelo fator novidade e por acontecer coisas que a série ainda não mostrou. Enfim, eu curti muito. Rumo ao 5º livro!
Lana 16/12/2014minha estante
Daniel, você começou a leitura dos livros depois de já ter visto até a quarta temporada da série?

Danilo 29/12/2016

Magnífico
Difícil descrever o poder da narrativa de George Martin. É visceral mesmo no seu livro mais brando.
O livro, como Martin deixa claro no fim, é completamente centrado nas intrigas da corte. É uma história sobre o sul e só o sul... poucas são as passagens pra lá do mar estreito com Arya ou nas ilhas de ferro. Muitos personagens ficaram completamente de fora do quarto livro, para dar lugar a "novos conhecidos", como Brienne, Sam e Jaime, que tem praticamente o protagonismo, com as histórias mais cativantes.
Não é nem necessário falar como as histórias se entrelaçam, pois isso é a principal marca do enredo de Martin.
É um livro fantástico, nos dois sentidos da palavra. Não é permitido perder o fio da meada, porque mais do que nunca, tudo está extremamente implícito, num segundo sabe-se toda a trama e no outro não se entende mais nada.
Apenas sintam o prazer de ler algo diferente dos outros livros, mas com seus próprios "gramequins e snarks"
E lembrem-se da frase do prólogo, para não ficarem perdidos no fim do livro (tive que recorrer a ele):
-- Um estranho. Ninguém. De verdade.
Carolina 16/01/2017minha estante
"Visceral mesmo no seu livro mais brando" ISSO!

Lucas 11/03/2016

Alguém avisa aos corvos lá, que esse festim que eles deram, não foi legal não ;-;
"Festim dos Corvos" é o #4 livro da nossa querida série "Crônicas de Gelo e Fogo" do Martin. Aiai querido Martin.

(VAI TER ALGUNS SPOILER SIM, SE NAO QUISER FECHA O OLHO)

Esse livro é um livro diferente pra quem não sabe. Ele é sequencial ao final do anterior (Tormenta de espadas), mas é narrado de forma geográfica.

Tipo, pega o marinha de Westeros.

Nesse livro não temos Muralha, Esos e regiões em que personagens como Jon, Dany e etc estão. RESUMINDO: NAO TEM ELES NESSE VOLUME POR QUE O FOCO É Porto Real, Ilhas de Ferro, Dorne e etc. É o mais o Sul de Westeros.

Nesse volume, temos personagens novos e personagens novos e chatos.

Não vou mentir, esse livro é chato pra caralho.

VAMO LA

Ilhas de Ferro.
De longe, foi um dos melhores pov do livro. Aquela assembleia dos homens livres e todo aquele esquema pra conseguir o trono do antigo rei Balon foi um arraso. ASHA ESSE POV FOI SEU. RAINHA DAS ILHAS DE FERRO. ALGUÉM DA UM TROFÉU PRA ELA. arrasou demais.

Arya foi pra Bravos e está na Casa do Preto e do Branco. Poucos capítulos dela, mas na maior parte deles foram incríveis.

Sansa que agora teve que mudar de nome, está confinada no Ninho da Águia. aiai vou nem comentar se não pegar no sono...

SPLASH

Acordei.

Tivemos muitos capítulos do Jaime, alguns bem legais outros...

DORNE.

Gente que POV foi esse. Dorne regionalmente foi o melhor POV. Gente, DORNE. ARIANE. CARAMBA. Não sei o que falar. QUERO MORAR EM DORNEEEEE.

BRIENNE E SAM.

PQP.

EU QUASE RASGUEI ESSE LIVRO.

PRA QUE TANTO CAPÍTULO DA BRIENNE??????

UNS CAPÍTULOS HORRIVEIS. (Os dois últimos ooooo delícia :v)

CAPÍTULOS RUINS.

Sam ainda deu pra abafar, mas...

E AGORA O PERSONAGEM QUE LEVOU ESSE LIVRO NAS COSTAS

CERSEI LANNISTER.

MEU DEUS. O que foi os capítulos dessa mulher. Martin me fez pensar com a Cersei e me fez ver o quanto ela é frustrada com a vida, o quão manipuladora ela é.
Gente, era cada pensamento que minha boca ia ao chão.

E os deboche? KKKKKKKKKK
CERSEI VOCE É FODA. Pena que...

Se eu esqueci de outros personagens, nem faz diferença pq eles foram TAP chatos que até de mencionar eles eu esqueci.

Já comecei Dança do dragões e já to na contagem regressiva para Sexta Temporada de GAME OF THRONES CUJO O TRAILER EU SÓ FALTEI TER UM INFARTO.

Ai ai, não é fácil viver num mundo onde você pode infartar a qualquer momento com essa história.
Gabriel.Cincinato 12/03/2016minha estante
cada capítulo da Cersei me fez sentir pena dela coitada... se achava a reincarnação feminina do pai

Isabela1177 12/03/2020

Magnetizante!
Essa saga poderia ser chamada facilmente "As crônicas das Tretas" ou algo parecido (risos). Não tenho queixas dessa saga até agora. Achei que todos os livros têm excelente qualidade na sua proposta. Martin é um gênio da alta fantasia e da escrita, capaz de nos prender em uma narrativa maravilhosa, criativa, densa, com personagens profundos dispostos em um enredo bem amarrado e visceral. Ficamos ouriçados em um mundo muito bem construído e rico. Torço veementemente para que não nos deixe esperando muito mais tempo para lançar os último dois livros da saga que ele vem nos prometendo há tanto tempo (ciente de que haja tempo para tanta criação de ótimos elementos e tantas tretas hahaha).
Cleuzita 12/03/2020minha estante
Uau ??????

Maria Fernanda 10/01/2017

FOGO E SANGUE
"O conhecimento é uma arma, Jon. Arme-se bem antes de partir para a batalha."

O Festim dos Corvos traz um dos melhores aspectos da aclamada saga de George R. R. Martin: as intrigas políticas. O que eu reconheço que talvez tenha sido um balde de água fria para muitos, após o frenesi do volume anterior. Porém, para mim, foi um banquete!

É disso que eu tô falando: do jogo dos tronos! Não o que é travado com espadas, no campo de batalha, mas o que é jogado na calada da noite, atrás de portas bem trancadas. E esse quarto livro nos mostra os maiores jogadores - salve, Lorde Baelish! AVE, PRÍNCIPE DORAN! -, e aqueles que só acham que sabem jogar - parece que o jogo virou, Cersei. Literalmente. Risos.

Se o Mundo de Gelo e Fogo já era gigantesco, em O Festim dos Corvos ele toma proporções de explodir o cérebro. Finalmente, nos é dada uma visão de camarote das Ilhas de Ferro e de Dorne. E que visão, meus amigos! Que visão! Eu, que pensava que Martin criara personagens até dizer chega, vi que fui otária, porque É PERSONAGEM PRA CARAI!

Dito isso, temos uma introdução extremamente consistente à Fé Militante, coisa que, convenhamos, na tv ficou parecendo ter saído do nada. Eu mesma não entendi bulhufas quando assisti. Ademais, preciso ressaltar o melhor desenvolvimento de personagem que já vi: Jaime Lannister, eu escolhi te amar!

De resto, fica aí o questionamento: eita, porra, quantos mistérios se escondem na Cidadela?

site: http://instagram.com/_bookhunter
Carolina 16/01/2017minha estante
Concordo plenamente! Pelo que li sobre o livro antes de ler achei que iria ser um esforço gigante pra terminar, mais fluiu tão rápido que nem senti. Personagens espetaculares e o que é muito melhor do que guerra em foco: política!