O caso do Hotel Bertram

Agatha Christie

Resenhas - O Caso do Hotel Bertram

Vini 05/06/2022

O caso do Hotel Bertram
Adoro as histórias de Agatha que trazem Miss Marple no enredo. Sempre com uma presença marcante, ela consegue desvendar os mistérios apenas agindo naturalmente, bisbilhotando a vida das personagens. Porém, nesse livro, tenho dúvidas sobre sua participação, acho difícil até mesmo considera-la como protagonista devido ao seu envolvimento. De qualquer forma, essa não é uma história tradicional de Agatha, vejo o enredo do livro voltado às características de suas tramas de espionagem. Não está entre os livros mais marcantes, mas vale a leitura.

Carlos531 30/05/2022

O caso do hotel bertram
Mais um romance policial de Agatha Christie muito divertido e que prende a atenção do leitor do começo ao fim. Na minha modéstia opinião não tem o mesmo charme quando o protagonista é o detetive Poirot mas nem por isso menos interessante, a velhinha mrs Marple cumpre bem o papel nas investigações. Outra coisa bem interessante é que a tradutora desta obra é a Rachel de Queiroz.

luan_dal 27/05/2022

anita malafatti e oswald de andrade se retorcendo no caixão, e monteiro lobato e miss marple aplaudindo
Já pensou você indo a um maravilhoso hotel em Cancun, Milão, Nova York ou Gramado Serra Gaúcha preparade para desfrutar de suas merecidas férias e desejando um descanso tranquilo, mas aí chega uma celebridade no hotel, e tem velhinhas fazendo fofoca, e tem adolescentes irritantes, e tem mentira, traição, feitiçaria e muitas outras coisas mais, incluindo um desaparecimento?

Se você pensou nisso tudo, você é um pouco desequilibrade mental, e se você nunca pensou você também é desequilbrade pois o perigo está aí, só não vê quem não quer.

Mas o caso é que Miss Marple tá nesse hotel onde tem de tudo e aí, como ela é fofoqueira e velhinha, vai ficar ouvindo a conversa alheia e conversar com a polícia para solucionar todos os crimes que acontecem no Hotel Bertram (de tanto crime parece até mesmo o Palácio do Planalto and i oop!)

O livro é um dos últimos que a Agatha escreveu, quando ela já tava meio velhinha, meio cansada, e dá pra perceber. Os personagens não cativam, a história não é muito empolgante; a solução é fraca e anticlimática, mas faz sentido e tem alguns pontos interessantes.

Algo notável no livro é o discurso sobre modernidade e tradição/costume, entre presente e passado. Logo no início da história, numa conversa entre Miss Marple e lady Selina, é demonstrado o desgosto com o progresso, com a revitalização e modernização do hotel Bertram (que, sobrevivendo à guerra, foi restaurado de forma que mantivesse o aspecto eduardiano/vitoriano, mas oferecesse o conforto moderno, para agradar tanto os hóspedes ingleses quanto os estrangeiros - viva a globalização e desejo por lucro!!!).

O "disparate modernista" volta no final do livro para se referir a uma mulher, a femme fatale do livro. Descrita como muito bonita e inteligente, independente e indomável, essa mulher é vista como uma ameaça, capaz de cometer atrocidades "das quais não se pode nem falar" mais apropriadas à época em que "cada um tinha que cuidar de si mesmo, um tempo em que todos tinham de lutar para se manterem vivos", segundo o policial Davy.
Esse discurso sobre as femme fatale não ocorre só na ficção, mas também na vida real. Desde o século XIX as mulheres passaram a ter mais direitos sociais e autonomia, o que as transformou em perigo ao matrimônio e ameaça ao poder e ordem masculinos.
"O caso do Hotel Bertram" insere essa personagem como alguém complexo, que vivencia um paradoxo e toma decisões pensando em quem ama. Seria tudo tranquilo se ela não fosse punida por ir contra as normas sociais, à lei e ordem, e descrita como indomesticável.

No geral, "Hotel Bertram" não é um dos melhores livros de Agatha, mas tem seu charme e pode agradar quem gosta de uma história tranquila, divertida e previsível.

Mariana 25/05/2022

Aiiii? estava achando tudo tão interessante, o ambiente, o hotel, os personagens, o mistério. E de uma hora pra outra é tudo explicado e fim, o livro termina. Sem dúvidas me decepcionei com esse ?

Jaque - Achei o Livro 20/05/2022

Miss Marple é presenteada pela sobrinha com duas semanas de férias onde quiser e ela escolhe relembrar sua infância se hospedando no Hotel Bertram, sabendo que o local ainda mantêm as tradições antigas. Ela costumava frequentá-lo com sua tia e tem muitas saudades dessa época.
Quando ela volta para o lugar, todas suas melhores lembranças vem à tona. Os móveis, os muffins, os funcionários.... tudo continua inacreditavelmente igual. O hotel é muito frequentado, principalmente por pessoas mais idosas, saudosas de outro tempo, mas também pessoas com muito dinheiro, já que se hospedar ali não é nada barato.
A trama começa muito lentamente, com algumas situações sutis acontecendo, aparentemente sem ligação ou que seja preocupante. Até que o cônego Pennyfather desaparece misteriosamente.
O cônego havia perdido seu vôo e havia voltado para o hotel, mas ninguém o viu, exceto a Miss Marple.
Quando o detetive Davy começa a investigar seu desaparecimento, outros detalhes começam a chamar a atenção dele, principalmente em relação ao próprio hotel.
Davy faz perguntas a alguns hóspedes mas ninguém tem nada de relevante para informar. No entanto sua conversa com Miss Marple o deixa em alerta. Ela fala pouco pois sabe bem pouco, mas o suficiente para lhe dar novas ideias.

O livro é muito bom! A nota que dei à ele não é comparativo com os livros que li em geral. A comparação é apenas entre os livros da Agatha e esse não é tão bom quanto os outros dela.
Suas tramas são sempre recheadas de assassinatos e precisamos descobrir quem matou, mas aqui a estória toma outro rumo.
Miss Marple quase não aparece, infelizmente. Sua participação fica mais pro final.
Embora não fique entre os favoritos, ainda assim eu recomendo. Agatha é Agatha, né? E até os livros mais fracos dela são melhores que muitos por aí!

Nota: 3,5

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2022/05/o-caso-do-hotel-bertram-agatha-christie.html

Eduarda 16/05/2022

Agatha Christie sendo Agatha Christie
Eu precisava ler algo com essa pitada deliciosa de romance policial para me curar da minha ressaca literária. O livro prende demais e a escrita da Agatha é muito fluida, você fica preso tentando descobrir o que acontece no final de tudo.
Não esperava essa reviravolta no final, foram tantos acontecimentos que ainda estou atordoada mas valeu muito a pena. Não é um dos melhores da Agatha mas serviu demais??

Suee 12/05/2022

???
Mais um livro da gata triste.

No começo tive dificuldade para me prender na história, boa descrição do ambiente, não gostei muito dos peesonagens e achei a narrativa diferente do que a Agatha escreve.

Não vai entrar na minha lista de favoritos mas no geral não foi tão ruim porém senti que faltou algo.

Théo 24/04/2022

muito legal !!
Eu não sou muito acostumada com livros de mistério, mas esse foi bem interessante !!
A história toda me deixou muito curiosa. Realmente não consegui prever o final, mas achei ele muito bom.
Quero ler mais obras do gênero ??

Ana 30/03/2022

Mistério maravilhoso
Que história, minha gente, que história! Diversas vezes pensei que estava certa sobre um palpite, mas via que estava errada. O final deixou um pouco a desejar, porém, o livro vale super a pena de ler.

patriciasortsac 16/03/2022

Gente pelo amord, decepcionante esse livro! Agatha Christie é sempre fantástica mas esse livro nãoooooooooo!!!! Narrativa extensa e vc fica esperando a coisa acontecer e de repente, fim.
Não gostei.

Hellen 01/03/2022

Meio a meio
Segundo livro da Agatha Christie que leio. Não achei bom nem ruim, é definitivamente uma das histórias que existem hahaha

Helena.Salgado 28/02/2022

Mais um ótimo mistério!
A história começa um pouco parada, mas se desenrola muito bem! Final com reviravolta! Mais uma história maravilhosamente escrita onde é possível imaginar todo o cenário tamanha a riqueza dos detalhes!

Letícia 25/02/2022

Não achei uma das melhores histórias da autora, os personagens não foram muito cativantes, mas a história tem boas reviravoltas.

Kaio Cesar 21/02/2022

Plot Twist é o nome do meio de Agatha Christie.
Miss Marple é um personagem realmente incrível, e ver ela em vários livros de Ágatha sempre da vontade de ler por ela.E em Hotel Bertram não é tão diferente e parece que crimes sempre estão à espreita dessa incrível senhorinha, observadora nata.
O livro não é tão bom quanto outros de Christie que já li, aparentemente não tem um mistério logo de início e ele demora um pouco pra engatar, e quando engata parece que não tem nada conectado o que claramente não é verdade, porque tudo está conectado, os plot twist no final são incríveis e muito bem pensados, algumas coisas já desconfiava mas não do jeito que ocorre, enfim, é um livro satisfatório mas não um dos melhores de Agatha.

by.ella 18/02/2022

Agatha Christie é tão brilhante que é difícil resumir.
Sou completamente apaixonada pela escrita da Agatha Christie. Recomendo todos os livros dela sem nem precisar ler, pois sei que são perfeitos e têm muito a ensinar.

"O Caso do Hotel Bertram" é mais uma das aventuras da nossa querida Miss Marple, uma dama muito perspicaz e de grande inteligência. O livro é de fácil leitura, assim como tantos outros livros da autora, e tem aquele maravilhoso poder de nos manter presos do início ao fim (e que fim!).

Não vou me prolongar muito nessa resenha, apenas dizer que: vale muito à pena (muito mesmo).

Ler Agatha Christie é, de modo bem simples, aprender que nem tudo é o que parece ser.

OBS: Talvez não passe de mais um dos inúmeros teatros da vida.