O caso do Hotel Bertram

Agatha Christie

Resenhas - O Caso do Hotel Bertram

maria_apt 21/02/2021

FAN 2266
Esse livro com a Miss Marple eu gostei mais que assassinato na casa do pastor, acho que foi porque eu gostei mais dos personagens e das revira voltar que tiveram. É incrível como ela sempre está no lugar certo, na hora certa, veinha esperta demais!!

Aqui a gente encontra um desaparecimento misterioso, um assassinato mais misterioso ainda e muitos roubos!!

O que uma pessoa não é capaz de fazer por dinheiro e amor, não é mesmo!?

_Gabs_pp 06/02/2021

Mas quem sou eu para julgar
É o meu primeiro contato com a autora por isso admito que minhas expectativas estavam bem altas. Gostei bastante, um crime bem construído, dinâmico e intrigante. Meu único porem é que eu esperava ficar assim 😱 e fiquei assim 😮 ksksksksk mas quem sou eu para julgar, fui enganada diversas vezes pelo livro.🤡
Mari 13/03/2021minha estante
Recomendo que leia outros dela, já li vários e esse é um dos mais fraquinhos, tô penando pra terminar e teve outros que li num piscar de olhos e terminei maravilhada.

_Gabs_pp 13/03/2021minha estante
qual seu preferido?

_Gabs_pp 13/03/2021minha estante
pode deixar ksksk ganhei um box da moça com 3 obras

Mari 13/03/2021minha estante
A casa torta, e não sobrou nenhum (achei meio macabro), o natal de Poirot, aventuras em Bagdá... não consigo escolher um

_Gabs_pp 14/03/2021minha estante
vou add na minha lista

Jaíne 11/01/2021

Decepcionada!
De todos os livros da Agatha Christie que tive a oportunidade de ler até hoje, O Caso do Hotel Bertram, foi, de longe, o mais fraco/chato de todos.
Foi meu primeiro contato, com a personagem Miss Marple e o que mais me decepcionou, foi a falta de protagonismo da mesma.
Estou acostumada, aos mistérios desvendados por Poirot, e esperava uma “detetive”, de igual nível ao do senhor dos bigodes peculiares.
Porém, ao longo dessa história, a famosa Miss Marple assumiu um ar de coadjuvante e não de protagonismo.
Não sei se este livro é uma exceção à regra, no que se trata dos romances de Miss Marple, mas me decepcionou bastante a ausência de protagonismo dela. Ela mal aparece ao longo do livro!

Além da falta de protagonismo, de quem eu achava que seria a chave principal em todo esse romance, achei o desenrolar da história bem sem graça, diversos personagens sendo lançados o tempo todo, não havia uma continuidade no enredo, era gente demais, não havia como se apegar, ou desgostar de um ou de outro. E o mistério do livro em si, acaba ficando tão confuso... Qual era para ser o foco? Os roubos? O Hotel em si? A jovenzinha herdeira? Os frequentadores do hotel?
No fim, todos os anteriores se conectam, mas mesmo assim, achei o final fraco. Meio implausível.
Infelizmente, pela primeira vez, me decepcionei com uma obra da Rainha do Crime.
Vocês, que já leram outras obras protagonizadas pela Miss Marple, por favor, me digam que são melhores do que foi essa?
Pois depois dessa leitura, tudo que quero, é correr de volta para os casos do Poirot outra vez e nunca mais me aproximar da Miss Marple novamente :(
Vanessa 13/01/2021minha estante
Eu tbm achei esse chatinho. Dos protagonizado pela miss Marple, dos que eu já li, os melhores são Convite para um homicídio e Testemunha ocular.

Ingrid 08/11/2020

Muitos dias sem ler e essa com certeza foi uma ótima leitura de final de semana, Miss Marple nunca decepciona!
Para quem não conhece, esse é o segundo personagem mais famoso de Agatha Christie, a simpática velhinha, com um enorme talento para sempre se encontrar entre crimes e assassinatos.
Miss Marple é um pouco diferente de Poirot, mais calma e de fato não é uma detetive por profissão.
Apesar de Poirot ser o meu preferido, ela é a segunda melhor para mim.
Gostei muito livro principalmente pelo ambiente onde ele se passa e pelo plot twist característico da autora.

Layana 12/09/2020

Bom, não ótimo.
Senti falta do detetive Poirot. Como é o primeiro livro que leio com a miss Marple não posso dizer que prefiro o Poirot a ela, mas nessa história achei ela bem apagada e em segundo plano. Ela, apesar de ser fundamental para desvendar o crime não é a chave principal, a protagonista da história. Enfim, preciso ler mais histórias de miss marple para defini-la

Clara 07/09/2020

Mais ou menos
Gosto muito dos livros da Agatha Christie, mas esse, infelizmente, não me cativou. É muito lento, demora muito para acontecer alguma coisa... Diferente mesmo dos outros livros que li da autora. Em nenhum momento eu senti aquela ansiedade para ler logo o próximo capítulo. Não é de todo ruim, mas certamente não empolga.

João 06/09/2020

Hotel Bertram
Nesse hotel de Londres, o hotel Bertram, temos a chegada da Miss Marple que aparece para passar um tempo neste local. São apresentados alguns personagens do hotel e outros fora dele.

Achei que a princípio iria ocorrer algum assassinato no hotel, mas acaba ocorrendo um desaparecido e o livro vai transcorrendo em volta desse fato durante algumas páginas. Só que acabei não me envolvendo com os personagens. A Miss Marple é uma pessoa que só tá lá e é mais uma personagem secundária, fazendo alguma contribuição no caso apenas nas últimas páginas. Mas temos o inspetor-chefe Davy, que considero o protagonista, as passagens na visão dele que desenrolam a trama principal.

Carla Foster 23/08/2020

Esse foi meu primeiro contato com Miss Marple
E mal posso esperar para conhecer essa doce senhora em seus anos dourados de investigação. Aqui ela já é bem idosa, mas com certeza ainda é muito atenta e sagaz.
Agatha Christie não me decepcionou apesar de dizerem que esse não é um dos melhores livros dela.

Biel 04/08/2020

Um retrato da Inglaterra de Eduardo VII e uma pitada Agatha.
O caso do Hotel Bertram não é a primeira história de Miss Marple contada por Christie, ainda sim, a forma como tudo é descrito ajuda bastante a se integrar no método de Marple, sua percepção atenta e como tira vantagem de seu status de senhorinha em diversos momentos para descobrir o que lhe intriga.

E em uma Londres que dia após dia anuncia nos noticiários roubos de grandes escala e sem solução, está o Bertram. Um hotel de Luxo em Londres, que dá a seus hóspede todas as mordomias que a modernidade nos presenteou, mas com uma pequena diferença de outros hotéis caros, o Bertram mantinha sobre suas bases uma enorme capa de Nostalgia Conservadora, desde as roupas dos serviçais até a decoração e mobília antiquadas para época mas que muito agradava aos frequentadores do Bertram.

E o que não falta são pessoas diferentes frequentando o mesmo lugar:

- Srta. Blake, uma moça reservada que esconde aflições familiares;
- Bess, uma famosa adepta de aventuras, mulher exemplo de liberdade e independência;
- Soldados da reserva;
- Um Cônego que esquece TUDO;
- E a própria Miss Marple.

O que será que liga uns aos outros? Leia e verá que é muito mais interessante do que apenas viagens. O livro é pequeno, são 198 páginas e rapidamente imergimos no mundo do Bertram e as coisas acontecem antes de ter algum tempo pra cansar da história.

Nesse post eu comentou um pouco mais detalhes do livro em comparação a outros livro com Miss Marple e também da outra história nesse livro:

Vlw pela leitura e nos vemos por aí, abraço.

balorix 01/08/2020

O Caso do Hotel Bertram
Adorei o livro, mas não cheguei a amar.
Assim como O Misterioso Caso de Styles, achei o livro muito parado do início ao meio, tendo um pouco de ação apenas no final, o que me fez acha-lo um pouco chato. Mas talvez seja porque romances policiais são bem a minha praia, sabe? Mas apesar disso, não posso negar que final me pegou de surpresa.Por isso dei nota 4.
É um bom livro, quem curte romances policiais certamente vai ama-ló. ?

Nimori.S 07/07/2020

Mano do céu, que raiva!
As pessoas me falam tão bem da Agatha Christie, mas esse livro é um horror, sério! Eu entendo a parte que as pessoas falam dela ir introduzindo a cena e o clima de suspense aos poucos, mas não justifica a descrição demasiada de certos locais (como a descrição inicial mesmo do hotel Bertram, que basicamente toma três laudas dessa versão de bolso pra poder explicar a aparência do hotel só pra dizer que ele é distinto por ser atemporal), e dos diálogos sem sentido. Fora o desfecho horrível da trama... Vários detalhes ditos durante a narrativa foram literalmente jogados fora, porque não fizeram sentido algum por como o livro terminou.

Odiei, sério mesmo.
Senti que perdi tempo lendo.

Karla.Gabriella 03/07/2020

Nossa, a cada livro que eu leio dessa autora eu me decepciono mais. Livro chato, perca de tempo.
Arthur Sousa 12/02/2021minha estante
Que pena Karla! Ela tem tantos livros bons. Acho que você não deu sorte na escolha. Se me permite uma recomendação... você já leu O Assassinato de Roger Ackroyd? Esse em minha opinião é um dos melhores. Mas realmente, O Caso do Hotel Bertram é super fraco e deixa a desejar.

Laurinha 17/06/2020

Dos livros que li da Agatha Christie, foi o que menos gostei. Miss Marple é adorável, mas está longe de ser uma detetive, ao menos nessa obra.

Dk 26/05/2020

Que história incrível! A cada livro Agatha me surpreende mais, o desenrolar dos mistérios é muito gostoso de acompanhar. Particularmente esse livro tem uma resolução e uma justificativa toda teatral, Miss Marple segue sendo minha personagem favorita. A velhinha enxerida que amo.

eusoucazenrique 11/04/2020

Um estímulo para nosso cérebro
Eu achei esse livro da Agatha Christie muito bom, porém ela tem melhores. Eu gosto muito da Miss Jane Marple e nesse livro não vi tanto dela como eu esperava, mas não deixou de ser uma leitura prazerosa.

Uma característica da Agatha é uma narrativa bem construída e que faça nós leitores entrar na história de modo que tentamos desvendar o mistério antes do final e nesse livro essa característica é muito marcante. Os livros dela estimulam nossa cabeça a pensar em infinitas possibilidades para desvendar o caso e por isso não tem como nenhum livro dela não me agradar. Gosto de livros que nos desafiam e "O caso do Hotel Bertram" é exatamente isso, um estímulo para nosso cérebro.