O caso do Hotel Bertram

O caso do Hotel Bertram Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Caso do Hotel Bertram

Ceci 12/05/2012

Primeiramente tenho que deixar claro que amo a escrita da Agatha Christie, assim como seus livros. É um dos poucos livros de assassinato que eu realmente quero e tento saber quem é o culpado. Então eu me assustei com O caso do hotel Bertram. Todos os livros que eu li antes da Agatha Christie eram sobre histórias do Poirot, porém o caso do hotel Bertram conta uma aventura de Miss Marple. Esse foi o maior fato que me fez comprar o livro, pois queria ter uma opinião sobre a Miss Marple. Foi decepcionante. Estou acostumada com as grandes aventuras de Poirot, onde é ele que desenrola totalmente o mistério. Nesse livro, Miss Marple tem uma participação meio que secundária. Ela ajuda, sim, porém quem desvenda a maior parte do mistério é o inspetor-chefe Davy. Penso que deveria ter uma participação maior da Miss Marple. Sei que nesse livro ela já está idosa e não poderia fazer muita coisa, mas mesmo não tendo condições, Poirot sempre foi o “cabeça” de seus livros. Outro fato negativo do livro foi o final, deveria ser mais bem bolado. Como fiquei na dúvida se a Miss Marple é, digamos, “fraca”, ou a culpa de seu afastamento na história é por causa de sua idade, pretendo comprar outro livro que conta uma aventura da mesma para tirar essa dúvida e conto o resultado para vocês. Recomendo totalmente os livros da Agatha Christie, mas não poderei dizer o mesmo para O caso do hotel Bertram.
Samuel 29/12/2012minha estante
Tenho a mesma opinião que vc desse livro, mas eu dou 4 estrelas. Axo que a Miss Marple deveria ter participado mais dessa história,ela ficou como coadjuvante né rs

Danielli15 10/01/2012

Vários roubos ocorrem pela Inglaterra; um antigo corredor volta à ativa; um hotel de prestígio que leva os hóspedes à antiga Inglaterra eduardiana; o sumiço de um cônego; o assassinato do porteiro, a fortuna de uma linda jovem e o cometimento de uma bigamia. Tudo isso está interligado em O Caso do Hotel Bertram.

Continue a ler em: http://sohlendo.blogspot.com/2012/01/resenha-o-caso-do-hotel-bertram-agatha.html

Heder 19/12/2011

Na minha humilde opnião
Um livro que na minha opnião não condiz com a referência Agatha Christie.. não que seja ruim, mas é diferente.. há muitos fatos irrelevantes, sem a prsença indispensável de um detetive, mas o crime sim, muito bem escrito! Recomendo a quem já leu muitos livros dela, mas não pra alguém que está no início, pois pode se equivocar e perder a oportunidade de ler livros perfeitos..
Marina 01/11/2012minha estante
eu acabei de ler ele agora - realmente ela tem livros bem mais empolgantes que esse. E também só recomendaria para quem já fosse ''intimo'' dela. Mas eu gostei pelo caso ser interessante.

Heder 10/01/2013minha estante
que bom :D

Humb 29/04/2013minha estante
Concordo com sua opinião.
O livro tem detalhes irrelevantes. A Miss Marple também não teve participação central na história.
Acho que o livro poderia ser bem mais desenvolvido, pois a trama era muito boa.

Lívia 30/04/2021minha estante
Concordo com as resenhas! Há personagens interessantes e bem construídos, é um livro gostoso de ler, o crime em si é bem elaborado, mas não é a obra mais envolvente da Agatha!! Ainda assim recomendaria

Jose 24/07/2022minha estante
Achei interessante, mas criei uma expectativa muito grande.

Lincoln 16/11/2011

Mais uma vez Agatha mostra porque é a rainha neste estilo, apesar do começo meio parado, aos poucos a história pega ritmo, como sempre um final que surpreende, ainda acho o misterioso caso de styles o melhor que li, mas recomendo a todos a leitura.

guibre 12/10/2011

Como já foi dito por outros usuários, há livros muito melhores de Agatha Christie. Esta obra sequer é dotada do "teor" de mistério e suspense que tornam outras da mesma autora tão interessantes, pois boa parte do desfecho já ficou evidenciado bem antes que ele ocorresse.
Além disso, nota-se que a autora claramente demonstrou uma certa nostalgia, ao ambientar a obra em um hotel que era claramente inspirado em outras épocas, para além de expor seus preconceitos aos novos hábitos que surgiram no decorrer do século XX.

Ildo 28/05/2011

o melhor de Miss Marple
um dos melhores romances de Agatha Christie de que tenho lembrança. "O caso dos 10 negrinhos" e "O assassinato no expresso do Oriente" são mais famosos pelo que tem de surpreendente e inusitado. No entanto este " Caso do Hotel Bertram" é, em minha opinião, o livro em que ela melhor criou personagens e no conseguiu me levar até o final sem saber a identidade do assassino. RECOMENDO!

ricardo_22 19/05/2011

Resenha (OverShock) - O Caso do Hotel Bertram
O caso do hotel Bertram, Agatha Christie, 2ª edição, Rio de Janeiro: Edição Best Bolso, 2010, 198 páginas

Mais um livro de Agatha Christie, autora de talento indiscutível, e que mais uma vez surpreende e agrada aos leitores. O caso do hotel Bertram, lançado originalmente em 1965 é um dos 12 livros onde nos deparamos com a simpática e amadora detetive Jane Marple, que depois de muito tempo, ganha de seu sobrinho uma estadia e volta ao luxoso hotel Bertram para passar 15 dias, sem esperar do que estava por vir.

Bertram é um hotel famoso, inaugurado no século XIX, e que é frequentado por muitas pessoas que querem conforto, já que os serviços são esplêndidos "Assim era o Bertram, frequentado, anos a fio, pelos mais altos escalões do clero, por aristocratas idosas vindas do campo e moças a caminho de casa, onde passariam as férias de suas dipendiosas escolas particulares só para mulheres" (pág. 7). Nesse estadia de Miss Marple, ela começa a observar coisas estranhas, e que a ajuda mais tarde na hora de desvendar o crime.

O diferencial deste livro, é que o crime não acontece no começo da narrativa - narrativa essa que é fácil e empolgante - e o primeiro fato interessante, é o desaparecimento de um clérigo muito distraído. Quando isso acontece, entra em cena o inspetor chefe Davy, que acaba tendo maior participação do que a própria Miss Marple. Mais tarde, em uma noite de forte nevoeiro, a jovem Elvira, herdeira de uma grande fortuna e filha de Bess Sedgwick, uma mulher famosa por seus 'problemas', sofre uma tentativa de morte, e o porteiro do hotel Bertram tenta salva-la e é morta no lugar da jovem. O que gostei, é que pelo fato do crime acontecer na parte final, o desfecho é rápido.

Por ser a primeira obra de Miss Marple, e uma das últimas obras da escritora que leio, ainda sou fã do ínicio da carreira de Christie e claro, de Hercule Poirot, principalmente por que se o leitor estiver atento às descrisões dada no ínicio do livro, já podemos descobrir quem é o assassino. "-Quem ficará com o dinheiro se eu morrer? / -O seu parente mais próximo" (pág. 74), mas não posso dizer que é livro ruim, mesmo que no final, uma morte possa deixar muitos leitores irritados.

Leia também em http://overshock.blogspot.com/2011/04/resenhas-20-o-caso-o-hotel-bertram.html

Selma 17/04/2011

Um vir a ser
Neste livro, Agatha Christie prima, como sempre, por descrições detalhadas do cenário em que desenrola a ação.
Poderia ter feito o mesmo com os personagens e explorado mais a complexidade humana. O desfecho, portanto, deixa a desejar e deveria ter sido mais surpreendente.
Ainda prefiro Hercule Poirot a Miss Marple...

Te 13/07/2010

Gostei muito, apesar de não ter envolvido diretamente nossa querida Miss Marple, e sim o inspetor chefe Davy, e muito bom. A narrativa é envolvente e nos prende de forma intensa para conhecer o seu final.

Vítor 28/05/2010

O Caso do Hotel Bertram
O Bertram é um respeitado hotel. Ali hospedam importantes pessoas, entre elas está Miss Marple, uma simpática senhora, que com o movimento de hospedes estranhos começa a observá-los.

Um desparecimento misterioso de um clérico que envolvia pessoas importantes, virando caso de polícia e estes que pediram auxílio de Miss Marple. Juntos, eles conseguiram investigar, encontrar pistas, e chegar a uma resposta. Para solucionar esse mistério, o livro consegue nos levar à algumas hipóteses para o verdadeiro criminoso.

Miss Marple e a polícia vão até a principal suspeita, Bess, e também chegar a uma solução para morte do porteirto que tentou ajudar a filha de Bess, Elvira. A aventureira Bess por fim confessa tudo, e se suicida, deixando uma dúvida: denunciar a sua filha, Elvira, quem desde do início da hitória era considerada calma, por matar o porteiro devido a chantagens feito a ela. O livro deixa assim um fim vago para que o leitor interprete o destino de Elvira.

Para quem gosta de livros policiais, não pode dixar de ler este, e poder também desvendar "O Caso do Hotel Bertram".

Matheus. 10/05/2010

Pra mim, não foi surpreendente, não foi o melhor da autora e nem tem a melhor trama... mas mesmo assim, consegue ser bem bolado. ;d

Rafaella 29/01/2010

Chato. Não costumo usar este adjetivo para os livros de AC, mas 'O caso do hotel Bertram' é. Cansativo e monótono, talvez por saber que a Dama do Crime é capaz de obras infinitamente melhores.

NATI 17/01/2010

Lançado em 1965, "O Caso do Hotel Bertram" faz parte do rol de mistérios desvendados pela maravilhosa Miss Marple. Como presente, a querida senhora ganha de seu sobrinho uma estada em um dos hotéis mais caros de Londres. Embora seja, aparentemente, um hotel de luxo que ainda conserva resquícios da belle époque inglesa, ao longo do livro Agatha confirma o ditado de que "nem tudo é o que parece". Auxiliando o inspetor-chefe Davy, da Scotland Yard, Miss Marple desvenda um brilhante esquema de assaltos a bancos e trens ingleses.

Entretanto, como é do feitio da "Rainha do crime", o livro tem muito mais a oferecer a seus leitores do que um mero enigma policial. Por meio de seus personagens, Agatha nos leva a refletir (mais uma vez) sobre o terrível papel do dinheiro, motivador de tantos crimes. Além disso, o livro é toda uma reflexão sobre a passagem do tempo e sobre as mudanças que tal passagem acarreta. Ambientado no pós-guerra, a obra tenta apresentar um pouco do lado da antiga geração, a qual tem de viver numa era moderna, estando apegada às memórias do passado.

Além dos roubos, há um assassinato na história, o que complica mais a vida de Miss Marple. Apesar disso, não é uma das melhores obras de Agatha Christie e, embora a identidade do assassino seja surpreendente, a identidade do cérebro por trás dos assaltos é facilmente desvendada.

Leal Cassio 28/12/2009

O primeiro livro da AC que eu li.

É um livrosque lembro com muito carinho, pois foi ele que me fez ler outros livros da AC, a velhinha Miss Marple e o desenrrolar da história tomada pelo suspense foi o que me fez se apaixonar por romance policial e procurar ler outros livros, claro que AC é a melhor do nesse gênero e por essa razão fui lendo mais livros dela e me encantando cada vez mais.

Mad Jr 14/12/2009

O Caso do Hotel Bertram
Mais um de madame Agatha, e mais uma vez, com nossa boa velhinha, Miss Marple.

Miss Marple ganha um belo presente de seus sobrinhos: uma estadia no Hotel Bertram, palco de tantas lembranças de sua adorada e inesquecida infancia. Nele ela relembra seus momentos de criança e tudo de bom que lhe acontecera. O Hotel é ma raridade em Londres, pois era o unico que conservava a tradição e a antiguidade à risca. Mas nem tudo parecia estar certo No Bertram...

Um juiz que esteve hospedado no Hotel Bertram foi reconhecido nas proximidades de um assalto a banco, enquanto, no mesmo momento, estava presidindo uma audiencia bem longe dali. Um cônego, idoso e distraído, que se hospedou no Bertram, desaparece do mapa sem deixar vestigios (claro, ele meio que era "fadado" as distrações, do tipo: confundir datas, pegar onibus em direção opostas, etc...) enquanto alguém jura te-lo visto num trem postal da Irlanda que havia sido assaltado na mesma noite do desaparecimento do velho e um atentado a uma linda jovem nas redondezas do Hotel.

Seria algum feitiço do hotel? Ao ler um livro de Agatha Christie, descartem completamente qualquer hipótese "do além"... huahshuauhsa...

Numa trama super bem montada e de tirar o fôlego de nós, pobres leitores, Agatha Christie, nos faz de bobos mais uma vez e com a talentosa velhinha Miss Marple, nos mostra seu incrível poder de "captar" conversas... hahahahaha...