Destino

Destino Ally Condie

Resenhas - Destino

Sami43 17/09/2021

Rebeldia adolescente, liberdade de expressão, vidas previsíveis, distopia, poesia, palavras, artistas...
É um livro interessante, mas não foi incrível. Não me cativou o bastante para continuar a trilogia.
bea 17/09/2021minha estante
poxa que pena que não te incentivou a ler os outros, as continuações são bem melhores que esse primeiro, isso eu garanto

Jheyscilane 06/06/2011

Não foi o que eu esperava...
Esse livro me fez sair correndo para a Saraiva para comprá-lo e ainda por cima com um frete bem salgado rsrs
Minha expectativa? Maior que o Monte Everest!!! Terminei de ler o livro e *maior doideira* disposta a comprar os outros volumes quando saírem, para mim esse livro foi a estória com maior pontas soltas dos últimos livros que já li. Mas como é uma série/trilogia não sei bem direito ainda, isso é até bom, para manter o interesse.

O livro Destino trata de uma sociedade em que tudo é predestinado *lembranças para minha professora do Ensino Médio e a teoria da predestinação* você não escolhe nada! Absolutamente nada... você casa, come, veste, ama o quê a sociedade quer!

Cassia é uma residente da Sociedade, ele está super feliz com o banquete dos pares onde ele irá descobrir quem vai ser ser marido, Cassia é bem comum, para não dizer chata... então Xander aparece na tela! Ohhh ele é o melhor amigo dela, fofo, bonito, inteligente heheh vou parar por aqui... mas então ela chega em casa e a tela pisca *e aparece outra pessoa* Ky o vizinho tímido e calado...

Destino começa bem aí, Cassia começa a pensar *E se eu pudesse escolher?* mas ela é tão *procurando uma palavra* sem sal que até essa parte do livro que deveria ser a mais emocionante vira um caleidoscópio de pensamentos bem infantis, o clímax está aqui na minha humilde opinião... Mas tudo bem, ela ainda está se acostumando com esses novos sentimentos, ela começa a se envolver com ky - que se mostra um cara sensível e bem legal, no começo eu não consegui gostar dele, mas Ky tem uma história bem interessante e o imã aos olhos azuis,cinzas, castanhos *.* nos puxa kkkk

O irmão de Cassia é uma coisa linda, os pais dela são pouco retratados, a vizinhança,amigos tudo é retratado superficialmente, para mim um ponto ruim... Digo e repito a história é muito boa, só faltou carisma a personagem principal... do jeito que terminou Destino, Cassia tem tudo para ser bem melhor no vol. 2, que para mim vai ser o mais emocionante, e lá vou eu com minhas expectativas de novo rsrs *-*
Karen 21/11/2011minha estante
Concordo com você.A historia do livro é muito boa, mas os pensamento e a forma como cassia conduz a historia se mostra muito infantil e algumas vezes previsivel.
Continuarei a ler a trilogia e espero que nesse aspecto o livro melhore, se falar que anseio pela historia da sociedade em si

Leandro | @obibliofilo_ 28/10/2011

Até onde você iria contra uma sociedade manipuladora e que não respeita as suas decisões? Até onde você iria contra a sociedade, para ficar com a pessoa amada? São essas e outras questões que fazem com que cada leitor, que leia “Destino” se questione sobre seu posicionamento na sociedade em que vive e sobre as suas atitudes.

Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

Para continuar lendo, acesse: http://www.leandro-de-lira.blogspot.com/
Silvia 22/03/2012minha estante
eu ja tenho tbm kkkk, estou doida pra ler, mas a fila é grande kkk

Camila 12/12/2020

Morno...
O livro na decola em momento algum, mas também não aterrisa a ponto de nos fazer querer abandonar o livro.. Não sei se é por causa da linguagem poética enfiada em momentos bem nada a ver, mas algo me incomoda nele. Vou continar a saga e ver no que vai dar.

saraiva 11/11/2023

Melhor do que eu imaginava
Mais um livro que terminei de ler há um tempinho já, mas enfim, desse eu lembro mais do que os outros.

apesar de ser uma distopia adolescente (coisa que eu odeio), essa é um pouco diferente das demais, porque aqui a nossa mocinha Cassia é 100% favorável à Sociedade, uma entidade que sempre preza pelo bem de todos os cidadãos. então, quando ela vai conhecer seu Par Perfeito no jantar dos 17 anos e descobre que é seu melhor amigo, Xander, tudo está indo às mil maravilhas. até que, ao olhar o chip de informações sobre o par, ela encontra Ky em vez de Xander. e aew a coisa começa a desandar.

eu achei a história interessante à primeira vista, e conforme eu ia lendo, mais intrigada e imersa eu ficava, até que no fim dela eu estava completamente viciada e ansiando por respostas - que só virão no segundo livro da - adivinhem só?! - saga.

eu gostei muito do mundo da história e como as coisas funcionam nele. o lance das pílulas, das idades corretas para fazer cada coisa, da manipulação da Sociedade disfarçada de "atitudes para garantir o bem estar da população", tudo isso me pareceu crível e levemente assustador por perceber que o mundo de Cassia é, de certa forma, bem parecido com o nosso. os personagens também achei bem feitos - Cassia não é chata, Xander é exatamente um bom melhor amigo, Ky é o garoto misterioso sensível e machucado pela vida e todos eles possuem profundidade e personalidade diferentes. a família de Cassia também é muito maneira de acompanhar, os pais que não são adeptos ao sistema mas fazem de tudo para dar uma vida boa e tranquila aos filhos é exatamente o que eu vejo na minha própria casa em certas situações, por exemplo.

por fim, a própria Cassia tem um amadurecimento que poucas vezes já vi em livros relacionado ao protagonista. foi quase como assistir um filhote passarinho aprender a voar com suas próprias asas e através do próprio esforço, para procurar comida sozinho pela primeira vez. o orgulho que senti dela a cada pequena atitude que a libertava mais da escravidão velada que a Sociedade mantém seus cidadãos era enorme, e vê-la descobrir e entender que possui gostos próprios e eles merecem ser levados em consideração mais do que as ordens que impõem a ela é quase emocionante de se assistir.

eu estou doida para conseguir as continuações desse e saber o que acontece com todo mundo nessa doidera muito bem feita!! aprovadíssimo!

Evelyn Véras - 25/07/2015

Destino
Está aí uma distopia que nem é tão famosa mas que me cativou me fez querer saber mais como será o futuro da Cássia Maria Reys.
Um simples Banquete do Par, uma ocasião em que Cássia conheceria aquele que se tornaria seu futuro marido e companheiro, e que por um erro no micro cartão que deveria mostrar as informações daquele que seria seu par - no caso seu melhor amigo de infância, Xander - faz Cássia começar a perceber que por mais segurança que a sociedade possa lhe proporcionar não lhe é dado nenhuma opção de escolha sobre a sua vida.
E ao cogitar a possibilidade de que Ky poderia ter se tornado seu par, Cássia começa a mudar sua forma de pensar achando que talvez a sociedade não tome todas as decisões certas em relação a sua vida
Uma das coisas que eu mais gostei do livro foi da escrita da autora e na minha opinião a Ally Condie escreve muito bem, criando uma forma rara que mesmo sendo a história narrada em primeira pessoa eu não me irritei de ficar só na mente da Cássia. É interessante perceber como a autora vai soltando pequenas revelações durante a história.
A história é bem construída em me lembrou um pouco 1984 pelo fato de relatar uma sociedade que é completamente controlada pelas autoridades. Um controle que inclui sua alimentação, o tipo de cultura que você consome, o que você veste, quem você namora. E também pelo fato de que tudo o que era de épocas antigas é destruído para que ninguém saiba como eram as coisas antigamente.
Mais que recomendo a leitura ♥

site: http://bosquedaleitura.blogspot.com.br/

Barbie grew 27/03/2021

"No futuro, a sociedade escolhe
Onde você mora, o que come, onde trabalha, como se diverte, com quem você se casa e quando você morre"

E se sua vida fosse totalmente controlada por um grupo? Literalmente controlada, desde o que você deve aprender até com quem deve casar. É o que Cassia e sua família relatam neste livro.

Embora este mundo pareça perfeito, sem doenças, sem desgraça aparente, máscaras vão caindo a medida do possível e aparentemente apenas Cassia percebe.

De início confesso não entender o nível de confusão dela, mas a medida que a história flui (detalhe: demora.muito.pra.fluir), o leitor passa a entender muita coisa.

Embora essa fluidez meio que demore (inclusive demorei até para simpatizar com os personagens), indico para leitores que buscam histórias distópicas com toque de literatura (sim, poemas e versos aparecem ao longo da história também).

Flavia 31/08/2012

Não entre docemente
Confesso que comecei a ler o livro sem nenhuma empolgação. Achei que seria mais um livrinho adolescente, um romance água com açúcar, e uma distopia mais do mesmo. Mas, felizmente, eu estava completamente enganada!
Desde o primeiro parágrafo, já fiquei encantada com a narração da autora, tão poética, tão linda, tão delicada.
"Agora que descobri como voar, que direção devo seguir noite adentro? Minhas asas não são brancas nem emplumadas. São verdes, feitas de seda verde que estremece ao vento e se dobra quando me mexo..."

O livro é lindo, a história é empolgante, os personagens apaixonantes e muito bem construídos. Um poema proibido, uma trilha na colina, letras cursivas, palavras escondidas, um beijo e uma promessa. O Dilema do Prisioneiro.
No triângulo amoroso, não tenho um favorito, não dá para ter. Ora quero que Cassia fique com Ky, ora com Xander.

E para finalizar, como em tantas outras resenhas...
"Não entre docemente naquela boa noite" (Dylan Thomas)

gleicepcouto 20/06/2011

A Sociedade decide por você - Um futuro não muito diferente do presente
Destino, da autora norte-americana Ally Condie, foi lançado nos EUA em Novembro de 2010, e rapidamente chegou ao Brasil pela editora Suma de Letras, em Abril deste ano. Isso porque o livro, o primeiro de uma trilogia, caminha rumo ao sucesso, chegando a 3ª posição da lista dos mais vendidos do New York Times e se mantendo por 13 semanas no ranking. Os direitos da obra já foram vendidos para mais de trinta países e a Disney ganhou a briga com a Paramount Pictures para adaptar a obra para o cinema.
Eu já sabia disso tudo quando o livro caiu em minhas mãos. Então, imaginem a minha desconfiança. "Óh, céus. Lá vem mais adolescentes com hormônios a flor da pele vivendo em um mundo fantástico, em uma trilogia que podia ser contada em apenas um livro. Desperdício de tempo, dinheiro e neurônios."
Como eu estava enganada. Felizmente.
Destino, narrado em 1ª pessoa pela protagonista Cassia, nos apresenta uma Sociedade futurista, tranquila, saudável e organizada, onde escolhas não estão no menu do dia. A Sociedade decide onde você deve morar, o que comer, onde trabalhar, como se divertir, com quem se casar e quando se deve morrer. Livros, filmes e músicas ficaram reduzidos a uma lista autorizada e escolhida pela Sociedade - todo restante é considerado ilegal, por estar fora dos padrões ditados pelo governo.
A adolescente acredita cegamente nesse modelo de vida que afirma ser justo e livre de falhas. Essa certeza toda, porém, será colocada em xeque após ver um rosto que não é o do seu Par escolhido pela Sociedade – seu melhor amigo Xander – em um microchip que somente deveria conter informações sobre ele. O rosto intruso é de Ky Markham, um vizinho, com quem não mantém muito contato.
Com esse 'incidente' uma sementinha de desejo de escolher é plantada em Cassia, que começa a questionar as imposições da Sociedade e ver que nem tudo é tão perfeito quanto parece. E mais: será que o seu destino é realmente a segurança de ficar com Xander ou o risco de conhecer Ky? Se a Sociedade nunca erra, como e porque apareceu o rosto de Ky no microchip?
Se você levar em consideração o pano de fundo da Sociedade e toda a estrutura de controle das massas, percebemos que Destino não é uma ideia super original e que já vimos isso em outro lugar. É difícil não se lembrar do clássico 1984, de George Orwell, ou do filme Equilibrium, estrelado por Christian Bale.
A diferença aqui é no modo como isso é abordado na história. Não fique preso ao triângulo amoroso. Apesar de ser o grande atrativo do livro, há mais em Destino, muito mais. É uma sutil crítica a certas ditaduras impostas pela sociedade atual e até por nós mesmos.
O romance é jovem, é doce, é pueril... Quase lúdico. Impossível não se render ao relacionamento alegre e de uma vida de Cassia e Xander, ou então aos pequenos e simples (mas perigosos) segredos que ela e Ky compartilham.
A autora consegue fazer você mudar de ideia junto com a protagonista. No início, você realmente acredita que aquele modelo de vida é o ideal, você torce por Cassia e Xander, mas depois torce por ela e Ky. Você sente a angustia da adolescente em meio a tantas descobertas misturadas ao sentimento de culpa que ela tem por começar a pensar diferente.
Cassia não é uma mocinha chata em crise existencial por qualquer assunto banal. Não está somente em dúvida se deve ficar com um garoto ou outro; a grande questão é que ela está em dúvida de deve “viver ou deixar morrer”. Vemos o seu amadurecimento de modo cadenciado e não forçado, no ritmo certo. Tudo faz tanto sentido que, mesmo com o coração na mão e do tamanho de um grão de arroz, você sequer imagina as situações tomando um rumo diferente do escolhido por Ally.
A Suma de Letras está de parabéns por dois motivos: primeiro ao manter a capa original, que é linda (arte de Theresa Evangelista e foto de Samantha Aide), e segundo por ter reduzido o tamanho da fonte utilizada na edição americana, o deixando leve e de fácil manuseio. Nos EUA, o livro parece uma Bíblia de tão grande e pesado – culpa de uma fonte que deve ter sido escolhida a dedo para míopes de cinco graus que perderam seus óculos. A tradução de Lívia de Almeida se manteve fiel ao original e o trio responsável pela revisão (Ana Kronemberger, Lilia Zanetti e Bruna Fiuza) também se saiu bem.
A continuação do livro, Crossed, será lançada em Novembro deste ano nos EUA, mas ainda está sem data de lançamento por aqui. O último livro da série, ainda sem título divulgado, está previsto para sair lá fora em Novembro de 2012.
A minha ansiedade em saber como a história continua faz as datas parecerem distantes, mas sei que a espera vai valer a pena. Ally Condie conseguiu dar vida e cor a uma Sociedade monótona e cinza.

Dé (@livroturista - insta) 22/09/2020

Destino - Ally Condie
Em uma sociedade onde tudo é programado e determinado pelos administradores, inclusive a escolha de pares, vive Cassia que está prestes a ir para o banquete onde conhecerá seu par. No jantar oficial é revelado que seu par será Xander, seu melhor amigo desde a infância, porém em casa, ao ver o chip que são entregues com as informações do par, aparece mais um rosto, o de Ky. Agora Cassia se vê na dúvida de quem é a escolha certa.

Carol 19/01/2021

Expectativas abaladas.
Esse livro tinha TUDO pra ser incrível. A história em si é muito boa, mas não passa de romance adolescente. Não acontece NADA de empolgante , o maximo que acontece e algo previsível nas 20 últimas páginas. Não vou dar continuidade a trilogia, talvez durante o ano eu reconsidere essa decisão .. Uma distopia que não recomendo, mas tem quem goste :)

Vanessa Vieira 01/08/2011

Destino_Ally Condie
O livro Destino, de Ally Condie, nos conta a estória da adolescente Cassia, de 17 anos. Cassia e sua família vivem em uma Sociedade onde tudo que acontece é feito por esse sistema, desde onde morar, comer, trabalhar, que tipo de diversões você pode e não deve ter, com quem você irá se casar, e até mesmo, quando você irá morrer, que acontece na casa dos 80 anos. Como Cassia acaba de completar 17 anos, ela participa do Banquete do Par, um evento no qual ficará conhecendo quem será o seu namorado e futuro marido.

Ela está deslumbrante em um vestido verde ( que a Sociedade também escolheu) e ansiosa para conhecer o seu Par e se surpreende quando descobre que ele é Xander, o seu melhor amigo. Ela fica muito feliz com a notícia e tudo corre às mil maravilhas, até que algo modifica o seu destino para sempre. Ela visualiza na tela do seu microcartão, que o seu Par não é Xander, e sim Ky, e fica assustada e sem nenhuma resposta.

As dúvidas de Cassia só tendem a crescer, e um triângulo amoroso se forma entre ela, Xander e Ky. Os seus questionamentos não agradam à Sociedade, que passam a vigiá-la e cercá-la de cuidados durante todo o tempo. E muitos segredos vêm à tona...

Um livro superinteressante, direto e com uma temática bem original. Será que conseguiríamos viver dentro dos padrões determinados por uma Sociedade, sem ter o livre arbítrio ou qualquer outra opção de escolha, porém, isentos de qualquer tipo de doença e vivendo em total plenitude? Seria um bom preço à se pagar?

Enfim, me questionei com essa tese durante a leitura do livro e cheguei à conclusão de que eu não conseguiria viver assim. Viver em uma bolha, tendo a minha vida controlada como que por manipulação genética e tendo um conhecimento super limitado (de apenas 100 livros, 100 músicas, 100 filmes, 100 poemas), não faria sentido e me podaria por completo. E Cassia, com o passar do tempo, percebe que tem muito para aprender e conhecer, universos para desvendar e também não se conforma com esse estilo de vida.

A escrita de Ally Condie é bem inteligente e vai direto ao ponto. Um livro bem conclusivo e com um tema extraordinário! Recomendo a todos!

Silvia 30/03/2012minha estante
Também vou ler este kkkkkk

Psychobooks 05/03/2011

Resenha Dupla: Alba e Mariana
Alba: O livro retrata um futuro apocalíptico. A Sociedade controla a destino de todos, definindo a hora em que se acorda, come (e o que come), estuda, trabalha, namora, se diverte... Morre. Enfim, TUDO! Todos os indivíduos que compõem a Sociedade são pacatos e acatam todas as ordens dadas a eles. O castigo para quem não aceita as regras é uma infração em seu perfil ou a realocação para outras profissões. Apenas a ameaça desses castigos faz com que todos andem na linha.

Mari: A Sociedade controla até as atividades de recreação! Só foram escolhidas 100 músicas, 100 pinturas e 100 poemas, dá para acreditar nisso? Eu acho que não conseguiria viver com apenas 100 músicas! O que você come e a quantidade de comida também é controlada e compartilhar sua comida com alguém é proibido, a não ser em alguma ocasião especial. Outra coisa que me deixou arrasada foi ter dia certo para morrer. Sim, no dia que você completa oitenta anos você morrerá, independente do seu estado de saúde.

Alba: Nossa protagonista é Cassia, nós a conhecemos no dia do seu aniversário que também coincidiu com o dia de sua escolha do Par. Todos, dentro da sociedade, que desejem formar uma família, devem se inscrever para a escolha do par quando estiverem com 17 anos. Naturalmente quem escolhe seu par perfeito, de acordo com suas características, é a sociedade. Na sociedade não existe loteria genética, tudo é bem-definido para que só os melhores sobrevivam.

Mari: É claro que antes do baile os adolescentes podem sair com quem quiserem, mas eles têm plena consciência que não vale a pena desejar qualquer pessoa que não for escolhida para ser seu Par que geralmente é de outra cidade ou até mesmo de outra Província.

Alba: Cassia é doce e forte. Apesar de ter sido criada sob os dogmas da Sociedade, passa a se questionar sobre os reais valores das intenções por trás desses dogmas e se todos devem realmente fazer tudo que lhes é mandado sem questionar.

Mari: Gostei bastante da evolução da Cassia, primeiramente ela é aquela garota meiga mas com personalidade forte que aceita tudo o que a sociedade impôs pois é só o que ela conhece do mundo, aos poucos começam alguns questionamentos que vão ficando cada vez mais frequentes e de maior importância.

Gostou? Quer ler mais sobre o livro Destino? Acesse: