Destino Ally Condie

Resenhas - Destino

Patty61 07/06/2020

Tinha tudo para ser uma história legal, porém o livro é muito parado e repetitivo, ao decorrer da história parece que todos os personagens conseguem ler os pensamentos de Cassia e quando as coisas começam a ficar interessantes o livro acaba, mas apesar de tudo isso não é um livro ruim e impossível de ler, basta ter paciência...

PatrAcia44 25/01/2023

Não entre docemente.
Eu ganhei esse livro, sem saber o que esperar dele, mas confesso que adorei, é uma história que me deixou curiosa para saber o que ia acontecer.
Super indico.

bea 14/07/2021

Uma trilogia sobre escolhas, amor e arte
Primeiramente: se você está com vontade de ler, apenas leia, tire suas próprias conclusões (algumas resenhas podem te desanimar, mas confie no processo) e não desista no primeiro livro porque só fica melhor! (sério você não faz ideia do que vem pela frente)

Num futuro distante, a Sociedade define e controla praticamente a vida inteira dos cidadãos, mas quando ocorre um suposto erro em um dos mais importantes eventos, Cassia, nossa protagonista, começa a enxergar imperfeições até então imperceptíveis em sua realidade. Com uma série de acontecimentos estranhos e até ilegais, ela faz diversas descobertas intrigantes e compartilha com alguém especial que também traz novidades e será um dos motivos para o início de uma longa jornada.

Como mencionei no título, em essência, esses são livros que falam sobre escolhas (possibilidades e decisões que podem afetar cada vez mais pessoas), amor (e suas várias ramificações) e arte (presente em tudo e todos, mesmo que não reconheçamos de imediato), ou seja, uma combinação de tirar o fôlego e te fazer ansiar por mais (apesar do começo ser beeem parado, o desenvolvimento da estória e dos personagens é muito bom). As capas e os próprios nomes dos livros são uma ótima representação, assim como as cores e todo o simbolismo presente. O último livro é o que da mais destaque para distopia em si, muito caos e um desfecho justo.

Tive uma experiência muito boa com essa trilogia, me emocionei em vários momentos e fiquei chocada com as reviravoltas. Recomendo a leitura principalmente para quem gosta de poesia, caso não goste, eles talvez façam você mudar de ideia.
bea 29/07/2021minha estante
nossa que saudade do ky, leria mais uma saga inteira só sobre ele

Marcela 04/04/2020

Apaixonante, com gostinho de quero mais
“Destino” é mais um desses clichês de distopias futuristas que eu amo tanto, onde há uma sociedade considerada perfeita pelo Governo e depois os civis se rebelam contra o sistema. Mas o que me chamou muito a atenção nesse livro foi ver como os personagens aceitavam isso. Elas não viviam na miséria e passando fome como em Jogos Vorazes, por exemplo. Muito pelo contrário: o Governo alimentava meticulosamente cada pessoa de acordo com suas necessidades nutritivas, chegou até ao ponto de erradicar doenças como o câncer. As pessoas tinham uma vida perfeita e em ordem, bom demais pra ser verdade, mas não podiam fazer escolhas- quem decidia absolutamente tudo era a Sociedade (como era conhecido o Governo).

Cassia é uma menina que acaba de completar 17 anos e era uma cidadã plenamente feliz com sua vida. Ela estudava pela manhã, a tarde ia para uma espécie de “estágio”, à noite tinha algumas horas de recreação, onde podia passar em locais previamente escolhidos pela Sociedade junto com seus amigos, e depois havia o toque de recolher. E assim se repetia todos os dias da semana. A vida é toda planejada, com x anos você se casa, até a idade Y você pode ter filhos (que é a idade na qual as mulheres são mais férteis) etc.

Logo no início do livro ela está indo para o seu Banquete do Par, onde seria revelada a pessoa com quem se casaria (o Governo que escolhia de acordo com probabilidades, genes semelhantes (sim!) e igualdade de interesses entre os jovens). Assim que o Par é anunciado, ambos recebem uma caixinha com um microcartão- uma espécie de chip com algumas informação e curiosidades sobre o seu par – que você pode guardar pra ver quando quiser, em casa. Porém, assim que Cassia abre o microcartão, o rosto que aparece ali não é o do seu Par, mas o de outra pessoa. E, o mais inacreditável, esse garoto morava na sua rua e fazia parte de seu círculo de amigos. Mas logo o rosto desaparece e dá lugar para o rosto de seu verdadeiro Par.

Essa confusãozinha deixa Cassia intrigada, afinal a Sociedade nunca erra, e ela começa a ter dúvidas em relação à perfeição dela. A adolescente passa a imaginar que a vida poderia tomar um rumo completamente diferente caso ela se casasse com o outro rosto, ou seja: como seria se ela tivesse tido a chance de escolher? Enfim, a situação toda desperta a curiosidade da menina fazendo-a se aproximar cada vez mais do novo garoto, querendo saber mais sobre a vida dele e seu passado, e o resto já dá pra imaginar, né? Mas esse interesse era proibido, afinal as pessoas não podiam tomar decisões e seu Par já havia sido designado.

Esse foi um dos livros que me deixou ansiosa pra dormir e acordar logo para continuar a leitura no dia seguinte, ansiando por mais detalhes desse relacionamento proibido (outro motivo que me fez AMAR esse livro!). Me apaixonei perdidamente pelo Ky, um menino tão injustiçado e tão contido. Além disso, dá pra ver o crescimento da Cassia, antes tão crente nas escolhas da Sociedade, tão “seguidora de regras” (eles escolhiam até quando você morria! É surreal a situação!!! Eu me indignei muuuito lendo kkkkk), e depois tão determinada a correr atrás da liberdade de escolhas., de quem ama, arriscando todos os pontos. Além disso, consegui imaginar as cenas direitinho, outra característica que valorizo demais. A leitura passou como um filme na minha cabeça, me senti completamente imersa na história e o enredo é bem fluido.

Indiquei para todas as minhas amigas e necessito terminar essa triologia!!

Janise Martins 08/02/2020

Destino
A escrita de Ally Condie, no início é envolvente, ela transmite uma tranquilidade e vai nos levando a uma expectativa, porque Cassia está completando 17 anos e irá descobrir quem é seu 'par'. O governo quem escolhe os pares, os casais (é ruim heim!), porque nessa época tudo é programado – toque de recolher, trabalho, alimento, namorado... hehehehe… um namorado só, aos 17 anos, escolhido por outra pessoa e aos 21 anos o casamento, vou rir de novo hehehehe… queria ler um onde o casamento é proibido! (Ops, trauma?)
A história é contada na primeira pessoa, por Cassia. E podemos perceber na sua narrativa o quanto eles são programados para aceitar tudo do Governo, tudo que é imposto é recebido com naturalidade, “é assim que as coisas são”, dá uma raiva! Faz lembrar o livro Doador de Memórias da Lois Lowry. Lembra, mas não tem nada a ver, por favor, não distorçam! Doador de memórias é bom, já esse aqui...

“Parece estranho saber de alguma coisa que os outros não sabem e ter algo que eu não devia ter.”

Nessa época tudo é programado, cheio de regras, mas uma coisa eu amei: a comida chega pronta todo dia! Já pensou que beleza?
Com essa história de escolha de par, Cassia recebe como par Xander, que por raridade eles já se conhecem desde de pequeno. Cada par recebe um micro cartão com todos os dados do outro par, só que acontece um erro no micro cartão da Cassia e aparece outro rapaz, que por coincidência literária, ela também conhece. A Funcionária responsável pelo Departamento de Pares, conversa com ela explica que foi um erro raro, que está tudo bem e que Xander é seu par. Hummm adivinha? Não consegue? Ahh essa é fácil – ela não tira mais da cabeça o outro cara que apareceu no micro cartão, o Ky, sem vergonha heim!!
E a história continua com aquela tranquilidade do início, mas aí você descobre que a coisa está muito tranquila, a Cassia está chata, nada acontece e você se pega pensando se vai ler o segundo livro. No meio dessa tranquilidade entre os bocejos e tudo, vão surgindo olhares, sentimentos, entre Ky e Cassia. Aí a coisa começa sair do mar da tranquilidade, a Cassia já começa a pensar no Sistema, em como as coisas funcionam e como ela acha que poderia funcionar.
Só que o Sistema lá é “do caramba”! Ainda não “rolou” nada e os Funcionários já estão em cima, eles sabem de tudo, tudo mesmo.
Não dá para falar muito sem soltar spoiler, e isso é coisa que não gosto mesmo. Mas resumindo, o Governo tem tudo sob controle, inclusive faz experiências comportamentais com as pessoas. Apesar de todo esse controle, há algo indicando que tem alguma coisa errada. Cassia já descobriu isso e está disposta a lutar por mudanças.
Agora vou abrir meu coração - eu não trocaria o Xander por Ky de jeito nenhum. Achei ele um amor. A autora não trabalhou tempo suficiente, a meu ver, o romance entre Cassia e Ky. Se bem que, basta dizer que não pode, que a gente logo quer. Vai ver Ally Condie pensou assim.
Já que abri o coração, vou abrir a boca agora, e aviso é meio spoiler, meio spoiler não é spoiler. Tem um lance quanto a escrita que é “mó” furada. Eles mexem em computador, leem, mas não sabem escrever! Kkkkkkkkkkkkkk forçou demais, besteirada!
Achei a leitura muito cansativa, não acontece nada de emocionante, nenhuma ação, nem desperta grandes curiosidades. Quem sabe o segundo volume melhora? Estou de dedos cruzados.
É isso.
Bjoo

site: http://janiselendo.blogspot.com.br/2016/03/destino.html

i4kantera 04/06/2023

Então... eu li resenhas muito ruins desse livro mas decidi dar uma chance, e confesso que acabei me surpreendendo.

a história se passa em um mundo onde é tudo regrado, como o que as pessoas comem de acordo com os nutrientes que precisam, seus trabalhos, suas atividades no tempo livre, com quem vão se casar e até quando morrem, e isso é um ponto MUITO positivo do livro!

mas todo o caos começa quando a protagonista percebe um erro no sistema de junção de casais, aí tudo começa a desandar. ela troca o par dela por um menino desconhecido e confesso que no início eles são muito fofos (até mais do que ela e o par real) mas acontece que a autora cozinhou MUITO o casal, a menina pensava tanto nele ao ponto de ser uma obsessão e as interações deles eram bastante irreais, totalmente artificiais. a protagonista também tinha pensamentos bem esquisitos, arrisco dizer exagerados até, como se a autora quisesse forçar uma visão sobre o garoto o tempo todo...

fora isso e os erros de tradução, é bom!

Sabrina.Jacino 23/03/2021

Ameii
O começo é muito parado tanto que enrolei quase um mês pra ler, mas do meio para o final é simplesmente maravilhoso, te faz querer descobrir cada vez mais e você vai descobrindo junto com a protagonista, gostei também de como ela mudou e amadureceu bem rápido simplesmente maravilhoso já quero devorar o segundo e espero que ele tenha essa pegada que o final teve, porque o começo foi bem paradinho masss quem quer desistir por conta do começo NÃO FAÇA, juro que vale muito a pena maravilhosooo

Debora 22/10/2011

Mastigável
Já tinha visto esse livro em vários lugares mas não tinha levado muita fé. Porém, me rendi. Vi Destino na lista de indicados de uma menina que já havia me convencido a ler Jogos Vorazes, então esperei que pudesse ser bom.

A história ocorre no futuro, numa espécie de socialismo onde tudo é controlado desde o que e o quanto você come, as suas horas livres até com quem você casa. Ao fazer 17 anos as pessoas submetem-se ao Banquete do Par no qual é escolhida, através de um sistema, a pessoa mais conveniente a você caso não requerido a participação no banquete você estará sujeito a uma vida de solteiro. Quando Cassia e Xander, melhores amigos, completam 17 anos eles vão ao Banquete do Par. Quando é indicado pelo sistema que Xander é o par de Cassia, tudo parece um sonho. Todavia, por um erro Cassia viu o que não devia, houve um erro no sistema e o seu suposto par era para ser Ky, uma aberração. Numa sociedade onde tudo parece ser perfeito, com um único erro fará com que Cassia veja a sociedade com outros olhos.

Achei o enredo interessante, porém o aprofundamento deixou a desejar. Enquanto eu lia ficava aquela sensação de que está faltando algo, entretanto me surpreendi com o final o que por si só já valeu a pena. Me deixou curiosa o suficiente pra querer ler o segundo e como foi finalizado é de se esperar boas histórias pra continuação. É interessante ver como Cassia critica e enxerga de forma diferente a Sociedade em que vive depois que presencia um erro.

Evelyn Véras - 25/07/2015

Destino
Está aí uma distopia que nem é tão famosa mas que me cativou me fez querer saber mais como será o futuro da Cássia Maria Reys.
Um simples Banquete do Par, uma ocasião em que Cássia conheceria aquele que se tornaria seu futuro marido e companheiro, e que por um erro no micro cartão que deveria mostrar as informações daquele que seria seu par - no caso seu melhor amigo de infância, Xander - faz Cássia começar a perceber que por mais segurança que a sociedade possa lhe proporcionar não lhe é dado nenhuma opção de escolha sobre a sua vida.
E ao cogitar a possibilidade de que Ky poderia ter se tornado seu par, Cássia começa a mudar sua forma de pensar achando que talvez a sociedade não tome todas as decisões certas em relação a sua vida
Uma das coisas que eu mais gostei do livro foi da escrita da autora e na minha opinião a Ally Condie escreve muito bem, criando uma forma rara que mesmo sendo a história narrada em primeira pessoa eu não me irritei de ficar só na mente da Cássia. É interessante perceber como a autora vai soltando pequenas revelações durante a história.
A história é bem construída em me lembrou um pouco 1984 pelo fato de relatar uma sociedade que é completamente controlada pelas autoridades. Um controle que inclui sua alimentação, o tipo de cultura que você consome, o que você veste, quem você namora. E também pelo fato de que tudo o que era de épocas antigas é destruído para que ninguém saiba como eram as coisas antigamente.
Mais que recomendo a leitura ♥

site: http://bosquedaleitura.blogspot.com.br/

Ynara 14/07/2012

Ah, o amor...
Os mesmos elementos da maioria dos livros atuais: uma distopia, a sociedade "perfeita", um triângulo amoroso...uma clichezada só! Mas eu amei esse mar de clichês nesse livro, não consegui resistir! A estória é bem contada, os personagens são bem delineados, a começar pela mocinha Cássia, que não é nem um pouco chata, nem perfeitinha, nem choraminguenta. As outras pontas do triângulo, Xander e Ky, são tão carismáticas que fica difícil escolher pra quem torcer. E achei bem interessante a idéia dessa sociedade "perfeita": já pensou, milênios de cultura e conhecimento sendo reduzidos a "100 músicas", "100 poemas", "100 autores"? Milhares de anos de conhecimento descartados literalmente pois um grupo de pessoas achou que era informação demais para a humanidade? Dá até calafrios...Cheguei a achar que leria uma versão de "Delírio" (livro que gostei bastante também), mas apesar da premissa parecida os rumos da narrativa são outros. Toda os detalhes (o poema proibido, Cássia aprendendo a "escrever"...) são bem colocados na estória, e em nenhum momento é melosa demais. Por enquanto não tem tanta ação, mas agora que Cássia tem uma missão, acho que vai ter mais dinamismo no segundo volume. Pretendo ler os próximos, a autora escreve de uma maneira suave mas sem ser entediante. Muito bom.
Flavia 31/08/2012minha estante
Adorei sua resenha! Definiu direitinho o que eu senti.

Ynara 31/08/2012minha estante
Muito obrigada!

Dani 15/05/2014

Um romance distópico soberbo!

Eu não achava esse livro TÃAAAO famoso assim a ponto de despertar meu interesse pela leitura. Não que um livro precise ser famoso para isso, mas o que quero dizer é que não vi muitas pessoas falando dele e como tenho uma lista enorme de livros para ler, pensei em deixa-lo para o fim do ano, sei lá, ou ano que vem ahahaha. Porém, um dia vi ele na biblioteca e decidi lê-lo de uma vez.

O enredo se passa no futuro, depois do fim do mundo. A Sociedade agora é quem controla tudo, as pessoas, o que comem, onde moram, onde trabalha, quando e como se divertem, com quem casam e principalmente quando morrem! Mas de que maneira conseguem fazer isso? Pensando em proteger esse novo mundo de todos os males que assombravam o antigo, como roubos, violência, fome, câncer etc., a Sociedade decidiu montar um sistema de combinações que conseguissem estipular a melhor maneira para uma pessoa viver, com base nas decisões DELES e não por escolha dos cidadãos. É assim, que aos 17 anos quando todos jovens vão a um Banquete do Par, lugar em que será divulgado quem será seu companheiro para o resto da vida, que se encontra Cassia Reyes. Após ter sabido que seu par era seu melhor e mais querido amigo Xander, fica indecisa em seguir as ordens estabelecidas pela Sociedade ou seguir seu coração e ficar com o misterioso Ky.
E é nessa cenário que a história se desenvolve, até certo ponto acho esse livro meio parecido com Jogos Vorazes ou Divergente, onde todos têm em comum a rebelião. O triangulo amoroso também é meio parecido com THG, Ky semelhante com Peeta e Xander com Gale. E como aconteceu com Gale, também torço para que a Cassia fique com o Xander hihihihihi.

Para falar a verdade, eu até gosto do Ky e é claro que o amor entre ele e a Cassia seria iminente: um cara injustiçado, misterioso, divertido, de vida difícil e que nunca deixou de lutar. Mas eu não sou a Cassia e desde o início me apaixonei pelo Xander, ele passa uma personalidade mais madura, sexy e sincera para com os sentimentos da Cassia. Estou super curiosa para saber como irão terminar!
Enfim, o livro traz algumas surpresas e reviravoltas que dão um ar intrigante à leitura, e nos impele a continuar, bem como alguns aspectos da vida na Sociedade me deixaram muito feliz de não viver nela, e outros com uma pontinha de inveja. A temática em si foi bem planejada, onde conceitos que hoje vivemos, não existem mais.
Para quem gosta de aspectos tecnológicos e biológicos bem avançados e misturado com a falta de liberdade e opressão, mas que garantem segurança certa, recomendo a trilogia de “Destino” e se delicie e se apaixone pelos Artefatos, Compridos, Trens aéreos e Rebelião!

Barbie grew 27/03/2021

"No futuro, a sociedade escolhe
Onde você mora, o que come, onde trabalha, como se diverte, com quem você se casa e quando você morre"

E se sua vida fosse totalmente controlada por um grupo? Literalmente controlada, desde o que você deve aprender até com quem deve casar. É o que Cassia e sua família relatam neste livro.

Embora este mundo pareça perfeito, sem doenças, sem desgraça aparente, máscaras vão caindo a medida do possível e aparentemente apenas Cassia percebe.

De início confesso não entender o nível de confusão dela, mas a medida que a história flui (detalhe: demora.muito.pra.fluir), o leitor passa a entender muita coisa.

Embora essa fluidez meio que demore (inclusive demorei até para simpatizar com os personagens), indico para leitores que buscam histórias distópicas com toque de literatura (sim, poemas e versos aparecem ao longo da história também).

Jheyscilane 06/06/2011

Não foi o que eu esperava...
Esse livro me fez sair correndo para a Saraiva para comprá-lo e ainda por cima com um frete bem salgado rsrs
Minha expectativa? Maior que o Monte Everest!!! Terminei de ler o livro e *maior doideira* disposta a comprar os outros volumes quando saírem, para mim esse livro foi a estória com maior pontas soltas dos últimos livros que já li. Mas como é uma série/trilogia não sei bem direito ainda, isso é até bom, para manter o interesse.

O livro Destino trata de uma sociedade em que tudo é predestinado *lembranças para minha professora do Ensino Médio e a teoria da predestinação* você não escolhe nada! Absolutamente nada... você casa, come, veste, ama o quê a sociedade quer!

Cassia é uma residente da Sociedade, ele está super feliz com o banquete dos pares onde ele irá descobrir quem vai ser ser marido, Cassia é bem comum, para não dizer chata... então Xander aparece na tela! Ohhh ele é o melhor amigo dela, fofo, bonito, inteligente heheh vou parar por aqui... mas então ela chega em casa e a tela pisca *e aparece outra pessoa* Ky o vizinho tímido e calado...

Destino começa bem aí, Cassia começa a pensar *E se eu pudesse escolher?* mas ela é tão *procurando uma palavra* sem sal que até essa parte do livro que deveria ser a mais emocionante vira um caleidoscópio de pensamentos bem infantis, o clímax está aqui na minha humilde opinião... Mas tudo bem, ela ainda está se acostumando com esses novos sentimentos, ela começa a se envolver com ky - que se mostra um cara sensível e bem legal, no começo eu não consegui gostar dele, mas Ky tem uma história bem interessante e o imã aos olhos azuis,cinzas, castanhos *.* nos puxa kkkk

O irmão de Cassia é uma coisa linda, os pais dela são pouco retratados, a vizinhança,amigos tudo é retratado superficialmente, para mim um ponto ruim... Digo e repito a história é muito boa, só faltou carisma a personagem principal... do jeito que terminou Destino, Cassia tem tudo para ser bem melhor no vol. 2, que para mim vai ser o mais emocionante, e lá vou eu com minhas expectativas de novo rsrs *-*
Karen 21/11/2011minha estante
Concordo com você.A historia do livro é muito boa, mas os pensamento e a forma como cassia conduz a historia se mostra muito infantil e algumas vezes previsivel.
Continuarei a ler a trilogia e espero que nesse aspecto o livro melhore, se falar que anseio pela historia da sociedade em si

Blog MDL 18/01/2014

A sociedade vive um momento de paz e plenitude. E isso foi a Sociedade quem garantiu quando concentrou todas as suas forças em destruir todas as características que fizeram dos humanos, seres com alto potencial destrutivo. Para isso, histórias, canções e escolhas perigosas foram dizimadas, e os Funcionários decidem tudo, desde o que o cidadão vai vestir até o Par perfeito para ele se casar. Cassia não tinha problemas com a vida que conheceu, afinal, seus pais se amavam, trabalhavam no que gostavam e ela tinha um grande futuro pela frente com a garantia de que ele seria tranquilo e seguro. Pelo menos era o que ela acreditava até que uma falha no seu microcartão a faz vislumbrar um novo mundo de possibilidades divergentes do que a Sociedade sempre pregou. E é dividida entre Xander – o seu amigo de toda a vida e companheiro perfeito – e Ky – o garoto incrível e que guarda histórias dentro de si –, que ela começa a notar que o desejo de escolher ascende uma chama dentro dela que não poderá ser apegada até que ela enxergue as coisas como elas realmente são e lute por aquilo que ela quer.

É inegável que a distopia tem certos padrões que acabam transformando os livros que se submetem a ela em obras um tanto quanto semelhantes. E sendo esse um dos meus gêneros prediletos, a tarefa do autor me surpreender se torna um pouco mais complicada também. Contudo, foi ao me entregar a narrativa de Ally Condie sem muitas expectativas, que eu consegui desfrutar de uma história que cativa por sua simplicidade e leveza de ser contada. Boa parte disso se deve aos personagens dessa história, já que por mais que todos tenham fortes ideais, eles transparecem certa tranquilidade na maneira de agir e de pensar, que faz com que o leitor se envolva mais e mais na vida de Cassia e daqueles que a rodeiam. Sendo desenvolvido de forma gradual, não são raras às vezes em que todo o futuro da história parece estar às claras para quem está lendo, principalmente, porque as pistas estão espalhadas por toda parte e só basta ter um pouco de atenção para perceber quais são as intenções da autora.

Isso poderia ser considerado facilmente um ponto negativo do livro, porém, não o considero assim porque isso facilitou um lado do enredo que me deixava receosa: o triângulo amoroso. Sendo bem sincera, eu não vi nenhuma característica que possa aborrecer quem não é fã desse artifício utilizado na construção das tramas, já que desde o início sabemos por quem a Cassia está apaixonada de verdade e a autora consegue esclarecer de forma muito delicada quais são os sentimentos que ela nutre tanto por Xander quanto por Ky sem deixar dúvidas sobre o porquê das escolhas da protagonista.

Particularmente, eu achei a Cassia uma das personagens mais tranquilas que já acompanhei. Ela não possui arroubos de coragem que não condizem com a sua personalidade e tudo nela vai se modificando aos poucos – o que a deixa muito mais crível. Além disso, a maneira com que ela se permite questionar, torna o desenrolar dos fatos ainda mais encantador, já que o Ky está sempre a disposição dela para revelar um pouco mais sobre a sua verdadeira história e sobre as mentiras contadas pela Sociedade – que pode ser tudo menos perfeita. O entrosamento entre os dois é tão bonito de se ver que o Xander quase cai em esquecimento, pois por mais que ele seja simpático, inteligente e carismático, a presença do Ky diminui consideravelmente as suas qualidades aos olhos do leitor, já que não há maneira de não se apaixonar por todas as coisas que transformam o Ky em um típico herói.

Dessa forma, não há como dizer outra coisa se não: a história envolve o leitor do início ao fim. Entretanto, isso não faz de ‘Destino’ um livro isento de defeitos, já que há um excesso de serenidade na forma com que o enredo é conduzido que por vezes torna as coisas um tanto monótonas. Não sei se isso aconteceu por causa da personalidade da Cassia, que é a narradora da história, ou se foi porque a autora esqueceu que previsibilidade só é bom até certo ponto e que o clímax jamais pode ser deixado de fora da construção de um livro. Mas afora esse ponto não tenho do que me queixar, pois o primeiro livro da trilogia ‘Matched’ não só se mostrou um ótimo entretenimento, como também, me deixou com vontade de saber qual o futuro dos personagens que habitaram essas páginas, bem como, quais são os segredos que a Sociedade deseja esconder dos seus habitantes de modo tão desesperador.

site: http://www.mundodoslivros.com/2014/01/resenha-destino-por-ally-condie.html

Vivi 16/09/2011

Foi difícil mas terminei
Sei que serei bombardeada pelos fãs, como sempre acontece quando não gosto de um livro, por isso digo que tudo o que esta escrito aqui é uma opinião pessoal.
Acho que este foi um dos livros que tive mais dificuldade de ler este ano. Levei até o fim pela simples curiosidade de entender o porque este livro conquistou tantos fãs, conclusão, não entendi.
O livro é cansativo a trama da Sociedade e a ficção científica são deixadas completamente em segundo plano. O foco principal é uma estória de amor das que já estamos carecas e enjoados de acompanhar. O rítmo é lento e a narrativa em primeira pessoa cheia de flashback e comentários da protagonista extremamente desnecessários fez com que eu demorasse muito tempo para ler e fosse cada vez perdendo mais o interesse no livro.
Se o livro fosse reescrito e somente o essencial fosse colocado acho que ele teria menos de 100 páginas. Na verdade acho que o livro tinha tudo para ser um sucesso, a trama da Sociedade é muito interessante e se tivesse sido o foco certamente teria um resultado muito mais positivo.
Muito provavelmente não darei sequência na leitura desta série.
Outra coisa, os nomes dos personagens eu não gostei, Ky e Xander, claro que geraram piadinhas e mudanças de nomes.
No geral o livro é fraco e não recomendo.