Destino

Destino Ally Condie

Resenhas - Destino

Giovanna 23/06/2011

Excelente!
Destino foi um desses livros que não precisou fazer esforço pra me chamar atenção. Na primeira vez que vi a sinopse e a capa na internet, eu soube que queria lê-lo o quanto antes.

Não sei bem explicar. A capa é belíssima, ok. No entanto não é como se a idéia do livro fosse original. O que gostei foi que essa idéia (de um futuro com um governo controlador e uma pessoa que decide questionar) esteja em um livro novo, com uma linguagem simples e jovem. Pronta para atingir essa nova massa de adolescentes ávida por livros de ficção.

O livro chegou aqui em casa sábado à noite, e mesmo com outras leituras em curso, não resisti. E não me desapontei. A pesar do começo meio parado, e da narração no presente (que geralmente me incomoda) Ally Condie me cativou. Ela escreve de um jeito tão doce. É simples, envolvente.

(Leia mais em http://tudoporumchocolate.blogspot.com/2011/05/resenha-de-livro-destino.html)

Carol 19/01/2021

Expectativas abaladas.
Esse livro tinha TUDO pra ser incrível. A história em si é muito boa, mas não passa de romance adolescente. Não acontece NADA de empolgante , o maximo que acontece e algo previsível nas 20 últimas páginas. Não vou dar continuidade a trilogia, talvez durante o ano eu reconsidere essa decisão .. Uma distopia que não recomendo, mas tem quem goste :)

Maya 14/06/2012

Gostei bastante de Destino, o ritmo da narrativo é bom e em nenhum momento achei o livro tedioso ou arrastado. Cássia vai descobrindo aos poucos que ela pode criar, com a ajuda de Ky, e o relacionamento dos dois vai evoluindo com as descobertas.

Normalmente em livros em que a protagonista tem dois pretendentes, os leitores assumem um ‘time’. Depois de ler Destino, não consegui escolher um dos dois (Xander e Ky). Fiquei bem dividida e creio que vou conseguir decidir no próximo (ou só no último livro da trilogia).

Destino é uma preparação para os próximos dois livros da série, ele apresenta os personagens e abre o terreno para a ação/aventura da Cássia contra a Sociedade.

Mais em:

Mel 13/07/2011

Destino, não acho que este seria o nome ideal +
Não gostei do livro é muito forte de se falar.

è um livro bom, mais tedioso, ele é um grande introdução, sabe o resumo de uma história maior.

Espero que o proximo traga a luta pela mudança, da sociedade.

Ky é um doce.

Mais o Xander è tudo de bom

Priscilla 09/07/2011

Blog Entre Fatos e Livros- http://fatoselivros.blogspot.com/
Imagine-se no futuro. Em uma sociedade em que nada é questionado. Tudo é minuciosamente controlado. Tudo. O que você come. Onde você mora. Em que você trabalha. As roupas que usa. Os poemas, as músicas, as pinturas a que tem acesso. Quando você morre. Com quem se casa.

Cássia Reys. nasceu nessa Sociedade e está acostumada a seguir as ordens e a vida imposta pelo sistema. Aos 17 anos, pronta para participar do Banquete de Seleção de Pares e conhecer quem a Sociedade designou para seu futuro marido, Cássia tem uma surpresa: Seu par é, na verdade, seu melhor amigo Xander. Caso bastante incomum, pois os casamentos costumam acontecer entre casais de províncias diferentes.

"Pela primeira vez na vida, me é permitido sonhar com Xander."

Mas o maior choque foi perceber que no microcartão que recebeu com as informações que deveriam ser de Xander, apareceu uma foto de outra pessoa. Outro conhecido, embora não tão amigo. Um rapaz calado, chamado Ky.

Curiosa, a jovem se aproxima de Ky cada vez mais. Nasce, então a plantinha da dúvida. A vontade de questionar e tomar as próprias decisões...

Não é novidade que eu estava bastante ansiosa para ler Destino. Não me decepcionei. Todas personagens são interessantes! Destaque para Cássia, que apesar de toda limitação e insegurança, é muito cativante; Xander, que é um fofo e até me entristeceu não tê-lo em alguns capítulos; e Ky, por ser a caixinha de segredos mais dócil e gentil da literatura!

Acho que Destino serviu como uma boa introdução da série. Boa parte do livro se dedica a explicar o funcionamento da Sociedade. Por ser um sistema tão distante da nossa realidade, o leitor precisa dessa explicação para entender. Porém, com isso pareceu que a história ficou rasa, sem muita profundidade. Só posso acreditar, que o próximo livro venha arrasando, e aí sim, toda a rebeldia seja exposta, parâmetros quebrados e respostas dadas.

Eu gostei bastante do livro e recomendo a quem ainda não leu. Estou completamente ansiosa para assistir Destino na telona e pela continuação da série, com o livro Crossed.

resenha completa- http://twixar.com/q1RUWH5

@APassional 19/12/2012

Destino * Resenha por: Elis Culceag * Arquivo Passional
Destino trata-se de escolhas ou da falta delas?

Num futuro onde o governo, denominado Sociedade, decide tudo, Cassia é uma jovem que sempre seguiu as regras, mas possui a mente pulsante, e assim como o avô, faz pequenas escolhas diferentes dos demais, quando raramente lhe são permitidas.

"Nunca mais vou ver este vestido, o meu vestido verde. Eu soube no momento em que o vi que era o que eu queria. Quando fiz a seleção, a mulher no centro de distribuição de vestimentas sorriu depois de bater o número - 73 - no computador.
- Este era o que você tinha a maior probabilidade de escolher - disse ela. - Seus dados pessoais indicavam isso, assim como a psicologia geral. Você já escolheu coisas que não são da preferência da maioria antes."

Ao descobrir um erro no microcartão que recebeu no Banquete do Par, a confiança de Cassia na Sociedade é quebrada, e os questionamentos vem em cascata, inundando tudo o que foi certeza um dia. Apesar da Funcionária confirmar que Xander é o par correto, seus pensamentos se voltam a todo momento para o segundo rosto que apareceu no microcartão, o rosto de Ky.

"Desde o dia do erro com meu Par, não sei mais qual é minha verdadeira vida. (...) É como se eu tivesse visto pela primeira vez que a vida poderia tomar diferentes trilhas, assumir diferentes direções."

O segundo ponto de mudança na vida de Cassia é o Banquete Final do avô. Na Sociedade, todos morrem ao completar 80 anos, recebendo uma homenagem no último dia de vida. Em seus últimos momentos a sós com a neta, o sr. Reyes entrega à ela um pedacinho de papel contendo palavras preciosas e proibidas.

"- Cassia - sussurra. - Eu estou te dando algo que você ainda não é capaz de compreender. Mas acho que vai compreender um dia. Você, mais do que ninguém. E lembre-se: você tem o direito de questionar."

Essas palavras, um poema proscrito, passam a ser o segredo de Cassia e Ky, que vivenciam uma comunhão de almas, intelectos e desejos proibidos.

"Assim que você deseja alguma coisa, tudo muda. Agora eu quero tudo. Mais e mais e mais. Quero escolher meu trabalho. Casar com quem eu escolher. Comer torta no café da manhã e correr numa rua de verdade, não num rastreador. Ir rápido quando quiser e devagar quando quiser. Decidir quais são os poemas que eu quero ler e quais as palavras que quero escrever. Há tanta coisa que eu quero. Sinto isso com tanta intensidade que sou água, um rio de quereres, recolhido na forma de uma garota chamada Cassia."

Em Destino, a ação mental é intensa, quase podemos ouvir as engrenagem do cérebro de Cassia agitadas, se rebelando. Pelo rumo que as coisas tomaram, espero grande mudança de ritmo no segundo volume da trilogia, com muitas cenas de ação, já que em Destino quase não as temos, devido às medidas restritivas adotadas pela Sociedade, onde até as horas de recreação são planejadas e monitoradas.

Os personagens, embora jovens, são muito maduros. Os conflitos pelos quais eles passam são realmente significativos, geram empatia e reflexão. Mesmo com toda a manipulação exercida pelos Funcionários, Cassia, Ky e Xander fizeram suas escolhas, mantiveram-se leais entre si e agiram de acordo com os seus princípios. Isso me encantou, assim como a narrativa linda, doce, quase poética.

Não fazer escolhas é, por si só, uma escolha.

Escolho iniciar Travessia o mais rápido possível.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 16/12/2012:

Silvia 11/03/2013minha estante
Advinha? Já tenho este livro e esta na filaaaaaaaaaaa enormeeeeeeeeeeeee que tenho, ainda bem né? Nossa vc escreve super bem, deixa a gente pensando puxa vai leia logo este livro.

Jessie 20/12/2012

Não tão bom quanto Jogos Vorazes..
Depois que você lê um livro tão bom quanto Jogos Vorazes fica difícil gostar de um outro livro pós-apocalíptico. Porém Destino tem uma bordagem muito diferente de Jogos Vorazes que se foca mais na luta e tal enquanto o livro Destino(ainda não li os outros) se foca mais no romance pelo o que eu entendi.
Li o livro em poucos dias mais não fiquei naquele desejo de ler os outros tanto quanto com Jogos Vorazes. Mas para quem gosta mais de um romance, como minha mãe que preferiu destino a Jogos Vorazes, esse é um livro muito bom.
Espero ter ajudado :]
Nicole Weiss 02/01/2013minha estante
Desculpe, Jessie, eu ri quando notei que vc falou mais de Jogos Vorazes na sua resenha que de Destino... kkkkkkkkk... Enfim, tenho que discordar... Jogos Vorazes foca mais no chororô da Katniss - que imaginei ser a "bambambã" da parada - e no falso romance (uma discrepância de sentimentos, eu diria) entre a protagonista e o (lerdo) Peeta. Suzanne Collins fez apenas o que todos os escritores de distopia fizeram, o povo todo contra o sistema, fome, igualdade social não tão igual assim... Foi por isso que Destino me surpreendeu, pois a protagonista era à favor das regras impostas pelo governo, chegando a questioná-las bem depois...
Mesmo assim, vejo que tens bom gosto para leitura. Também sou fã de distopias! ;)

CooltureNews 21/05/2011

Por: Junior Nascimento
Imagine viver em um mundo onde A Sociedade dita e controla toda a sua vida, como o que vestir, o que comer, onde morar, qual o seu emprego, com quem você deverá casar, quantos filhos vocês terão, o momento de sua morte. Pensando bem, não precisamos imaginar, já estamos vivenciando algo assim. Vestimos aquilo que está na moda e quem não conhece ao menos uma pessoa que deixou de expressar seu amor plenamente pois “A sociedade” não aceitaria esse tipo de romance, seja por diferenças físicas, financeiras ou por puro preconceito. Em Destino da Editora Suma de Letras isso é exposto de uma forma totalmente radical, porém é leitura obrigatória para todos os jovens, afinal devemos sair do padrão e viver nossa vida sem se importar com o que dita a sociedade.

Porém isso tem um outro lado, viver fora de alguns padrões é impossível e praticamente inviável, ou vocês acham que seria simples viver em um mundo sem leis? O problema reside não no padrão ou na falta dele e sim quando algum desses itens tem pesos diferentes na balança. E é exatamente isso que Destino nos faz ver, e vivenciar. Afinal, quem não gostaria de uma vida simples, sem preocupações com vestibular, afinal a sociedade decidirá qual será sua profissão até o resto de sua vida, ou com problemas amorosos, afinal depois de ter seu par escolhido pela sociedade você só deve aguardar o momento do contrato, ou em envelhecer e se sentir sozinho, afinal a sociedade garante a você um trabalho até os 70 anos, e uma morte digna aos 80. Você não precisa nem se preocupar com o que cozinhar para comer, a sociedade manda sua refeição, preparada exclusivamente para você, até sua casa. Aprender? Só o essencial, afinal para que saber fazer uma atividade que você não vai utilizar? Musicas, poemas, histórias, arte… fique tranquilo só existe 100 de cada, afinal como poderíamos apreciar algo enquanto somos sobrecarregados com os excessos. Sabe o que é melhor? Você não precisa esperar seu par se vestir para sair, todos usam roupas iguais, sem contar que são todos belos, graças a manipulação genética. E existe um toque de recolher… mas isso é o de menos, certo?

Para Cassia parecia completamente certo, ate que teve o banquete onde finalmente conheceria o seu par, e não poderia ter sido uma escolha melhor, Xander, seu grande amigo de infancia (caso raro os pares serem do mesmo local) e tudo parecia perfeitamente bem até ela verificar o cartão de informações do par (não que precisasse conhecer mais Xander) e teve uma grande surpresa, por um breve momento o rosto no terminal não era o de Xander, e sim de um garoto misterioso, Ky. Que por incrivel que pareça, Cassia também conhecia, porém não muito bem.

A Sociedade cometeu um erro, será que ela não é tão perfeita como aparenta? Cassia começa a ter dúvidas, afinal como toda adolescente que vive nos tempos de hoje, quando dizem a ela que Ky não é o seu par e nunca poderia ser, Cassia passou a enxergar Ky como ele realmente é, e dai para surgir um sentimento mais forte bastava um passo. Mas será que vale a pena dar esse passo e arriscar toda a segurança e estabilidade que a Sociedade proporciona a Cassia e seus familiares e amigos? Vale a pena arriscar isso por amor? Se vale a pena, não posso afirmar… mas afirmo com certeza, ser impossível lutar contra um sentimento tão forte.

Destino é ao mesmo tempo um livro simples, porém as reflexões que ele nos proporciona ao ler são complexas. Um tipo de livro que a cada leitura poderá te mostrar algo novo, te fará pensar de uma forma diferente. Destino é uma leitura obrigatória, garanto que não irá se arrepender.

A Disney já tem os direitos de adaptação do livro, e em breve vamos poder vê-lo no cinema. Aproveitem para seguir o twitter do livro (@livrodestino) e visitar o site, onde você pode fazer o teste para descobrir quem é o seu par (http://www.asociedade.com.br/)

Van 01/02/2013

Um livro diferente...
Primeiramente, devo dizer que a capa é linda!!!A editora Suma de Letras está de parabéns!!!!

O livro Destino nos conta sobre uma Sociedade que impõe as regras para os seus cidadãos como "Onde você mora, quando você morre e com quem você se casa...”

Cassia, sempre foi adepta ao modo como a Sociedade trata os cidadãos.Ela é uma menina que está prestes a completar 17 anos e sonha com o Banquete do Par, uma festa onde as meninas e os meninos conhecem aqueles com quem vão se casar. Cada um recebe uma caixinha contendo as informações necessárias sobre cada um. Cássia fica surpresa ao ver o rosto de Xander,seu melhor amigo, na tela no dia mais importante de sua vida. Porém, quando recebe a caixinha sobre as informações sobre o seu Par, um outro rosrto aparece na tela: O de Ky Markham que também é seu amigo de infância. Cassia sempre acreditou que a Sociedade era perfeita e que não cometia erros.Mas por que o rosto de outra pessoa foi aparecer na tela??

A partir daí Cassia se aproxima de Ky, o garoto cujo passado é misterioso. E à medida que ela descobre sobre o passado de Ky,ela vê que a Sociedade não era tão perfeita quanto parecia ser e mais ela se apaixona por ele, e pelo seu modo de agir( o modo como ele enfrenta a Sociedade ao escrever – o qual é proibido, e ler certos poemas, que também a Sociedade não tolera).

A mistura sobre paixão proibida e poesia fez com que o livro se tornasse mágico e viciante.Eu não conseguia mais parar de lê-lo!!! Confesso, que nas primeiras cem páginas, o livro não me convenceu muito, pois a autora descrevia uma protagonista muito indecisa entre seu Par Xander e o amor proibido por Ky,o garoto aberração. E sempre ficava assim, falando sobre os dois e a autora deixava de explorar fatos que são mais importantes que incerteza de Cassia. Devido a isso, a classificação que dou ao livro é de quatro estrelas.

Andrea 31/05/2011

Não entre docemente...

Achei esse livro sem querer, numa estante aqui do Skoob, e me interessei pela sinopse. Não fiquei particularmente feliz quando vi que era uma trilogia (sabe-se lá quando vão sair os outros), mas resolvi arriscar assim mesmo.

Gostei da capa logo de cara e gostei mais ainda quando descobri que tem mesmo a ver com a história. A tradução também é muito boa. Na verdade, essa é uma edição muito bem feita. Acho que nunca tive do que reclamar dos livros da Suma.

Demorei um pouco pra engrenar na leitura. Achei o começo meio... uma recapitulação (?). Provavelmente, porque eu sabia da sinopse, então queria que a coisa com o Ky começasse logo. Nem teve enrolação, eu é que estava ansiosa mesmo.

No final das contas, eu esperava mais drama, não sei, mas cheguei a ficar angustiada querendo saber o final, o que a autora ia fazer, ai-meu-Deus-e-o-Ky-?. Só então eu me lembrei que ainda tinha mais livros e não haveria um final-final-mesmo. Muito pro meu desespero.

Quero ler a continuação logo.

Amanda Taísa 03/09/2011

Não da para descrever o quanto esse livro se tornou importante para mim.
Sinceramente nem sei por onde começar...bom melhor começar do inicio.

A primeira vez que ouvi falar desse livro foi, é claro, no Skoob e imediatamente chamou minha atenção sem sequer saber sobre o que falava, quando li a sinopse meu interesse só aumentou e comecei a procurar as opiniões das pessoas a respeito do livro fora do skoob (e olha que quando eu faço isso é pq estou realmente interessada), acabei encontrando um pequeno trailer do livro e pensei: tá decidido, vou comprar esse livro. No final das contas acabei comprando o livro mais por impulso do que por qualquer outra coisa.

Há um tempo estava olhando as atualizações dos meus amigos e vi o livro O Rei do Ferro, fui dar uma olhada para ver sobre o que falava e me deparei com uma ótima surpresa (mais vc deve estar se perguntando o que isso tem a ver com Destino!?). Bom antes de ouvir falar do Rei do Ferro eu estava morrendo de vontade de ler um livro de romance e ele só tinha aumentado essa vontade, e como no momento eu não podia comprar o livro achei melhor ler um dos que eu tinha (que não são poucos) foi aí que li Destino, e ele acabou mexendo comigo de uma forma que nenhum livro tinha feito desde que li Sangue Quente.

Foi um choque pra mim, mal tinha começado a ler o primeiro capitulo e já estava com um sorriso no rosto sem motivo algum, devorei ele em dois dias e no dia seguinte ainda dei uma revisada no livro todo para ver se não tinha deixado passar algum detalhe.

Sem duvida este foi um dos melhores livros que já li na minha vida, ele mexeu comigo de uma forma tão profunda que era como seu eu própria estivesse vivendo a história, sentindo as emoções dos personagens, eu praticamente tinha virado um personagem na história, eu não estava mais lendo um livro eu estava viajando em uma nova realidade.

Um ponto que eu não posso deixar de mencionar é a capa deslumbrante, quase poética, quer dizer, ela é simples e ao mesmo tempo nos revela tudo o que precisamos saber.

Alba 05/03/2011

Resenha feita por mim, no Psychobooks!
O livro retrata um futuro apocalíptico. A Sociedade controla a destino de todos, definindo a hora em que se acorda, come (e o que come), estuda, trabalha, namora, se diverte... Morre. Enfim, TUDO! Todos os indivíduos que compõem a Sociedade são pacatos e acatam todas as ordens dadas a eles. O castigo para quem não aceita as regras é uma infração em seu perfil ou a realocação para outras profissões. Apenas a ameaça desses castigos faz com que todos andem na linha.

Nossa protagonista é Cassia, nós a conhecemos no dia do seu aniversário que também coincidiu com o dia de sua escolha do Par. Todos, dentro da sociedade, que desejem formar uma família, devem se inscrever para a escolha do par quando estiverem com 17 anos. Naturalmente quem escolhe seu par perfeito, de acordo com suas características, é a sociedade. Na sociedade não existe loteria genética, tudo é bem-definido para que só os melhores sobrevivam.

Cassia é doce e forte. Apesar de ter sido criada sob os dogmas da Sociedade, passa a se questionar sobre os reais valores das intenções por trás desses dogmas e se todos devem realmente fazer tudo que lhes é mandado sem questionar.

Resenha feita por mim e pela Mari no Psychobooks!! Acesse o blog e leia a resenha completa:

Nicole Weiss 26/12/2012

Escolhas? Talvez...
Diferente de todos os livros que abordam esse tema, a distopia de Ally Condle mostra uma heroína às avessas do que estamos acostumados. Cássia, a protagonista, ao contrário do que se é esperado, é totalmente a favor do sistema que rege o mundo novo. E esse é o ponto alto da estória, o gol de ouro da escritora, pois é na decepção de Cassia e no encontro de novos sentimentos que ela se depara com a realidade – sempre oculta pela suposta perfeição apresentada.
Apesar da verdadeira ação ocorrer nas últimas páginas do livro, digo que esta é uma obra deliciosa de ler, dessas que nos prendem do começo ao fim.
A escrita – no caso, a tradução – assume o coloquial com um espaço para alguns “tás”, “nés” e “pras”. No todo, a abordagem é atual e persuasiva.
A capa é um mistério ao primeiro momento. Entretanto, no decorrer da leitura, percebemos que é o maior spoiler oculto que a editora poderia colocar – um golpe de mestre, eu diria.
O final não é totalmente conclusivo, não chega ao término da estrada, mas é convincente e nos deixa um saboroso gostinho de quero mais.
Os personagens são fortes, intensos. Cada qual com suas particularidades. Xander é simpático, atencioso, inteligente e com seu charme ofensivo e sedutor. Ky, ao contrário do primeiro, é misterioso, intenso e, de certa forma, fascinante. Cássia, a protagonista, é a grande surpresa da trama. Quando menos esperamos, ela surpreende.
Uma obra indicada não somente para os fãs do tema, mas para aqueles que também curtem um bom romance proibido.
Aprovado!

ONDE VOCÊ TRABALHA.
COMO VOCÊ SE DIVERTE.
COM QUEM VOCÊ SE CASA.
QUANDO VOCÊ MORRE. "

" Cássia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade. Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cássia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo. "

Apesar de já ter lido ótimas resenhas desse livro não tinha muitas expectativas, mas me surpreendi muito por que o livro é ótimo.
A capa é simplesmente maravilhosa e conforme você lê entende o significado dela.
Nesse distópico acompanhamos a vida de Cássia Reys que acredita ter a vida perfeita. No livro a sociedade decide tudo o que acontece com seus habitantes, onde você mora, com quem você se casa,onde e quando você se diverte, tudo...não importa o que seja feito é sempre a sociedade que faz as escolhas por você.
Dá pra imaginar ? Não poder fazer nada por escolha própria, se achamos horrível quando nossos pais não nos deixam fazer o que queremos imagina em um mundo onde não há escolha alem de obedecer.Na sociedade você não pode se rebelar caso isso aconteça sua família perde privilégios,e o pior é que todos acreditam que as decisões tomadas pela sociedade são corretas e ninguém nunca contesta nada.
Depois que completam 17 anos todas as garotas devem ir ao banquete do par onde descobriram com quem irão se casar, o par é escolhido de acordo com a sociedade é claro. Tudo parecia perfeito para Cássia, aquela era a noite que ela esperava por toda sua vida, onde iria descobrir com quem se casaria, quem seria o pai de seis filhos, ele seria bonito ? engraçado ?
Na hora do anuncio dos pares Cássia percebe que não precisaria se preocupar com nada disso, por que seu par não é um desconhecido e sim Xander melhor amigo seu lindo, carinhoso, inteligente e engraçado melhor amigo.
Não poderia ser mais perfeito, ela sabe que vai ser feliz com ele, já conhece seus gostos... ela não vai precisar se preocupar em ter que conhecer seu par como as outras meninas.
Depois do banquete todas ganham um micro-cartão com todas as informações de ser par, mas a noite quando Cássia coloca seu micro-cartão no terminal não é Xander que aparece na tela, por alguns momentos ela realmente vê o rosto de seu amigo mas quando ela menos esperava o rosto de Xander desaparece e outro aparece em seu lugar.
Como isso é possível ? a sociedade não comete erros, ninguém tem dois pares. O que isso significa ? Será possível que a sociedade tenha cometido um erro ? por que a foto de Ky,seu colega apareceu e depois desapareceu rapidamente ?
A partir daí Cássia começa a se perguntar se a sociedade é tão perfeita quanto ela pensava. O destino parece estar fazendo um brincadeira de mal gosto com nossa protagonista já que depois de alguém tempo fazendo trilha (uma das atividades de lazer propostas pela sociedade ) Cássia terá que fazer dupla com Ky quando percebe eles estão mais próximos do que ela esperava , e a pesar de saber o quanto perigoso Cássia só que saber mais e mais sobre o difícil passado de Ky.

Eu tenho que dizer que eu adorei os personagens do livro. Cássia em alguns momentos me irritou muito, no começo ele me pareceu tão... manipulável e eu pensava "meu Deus, sério que ela vai fazer isso só por que mandaram ela fazer ? " mas com o passar do tempo eu percebi que ela de certo modo é autêntica e não tem como ela falar " EU NÃO VOU FAZER ISSO ! " por mais que ela não concorde com algumas coisas.
Ky ele é ... super sensível, no inicio eu não gostava muito dele quer dizer... a Cássia já tinha o Xander que era simplesmente perfeito pra ela,mas é quase impossível não se apaixonar com ele, ele é tão...fofo e carinho e tem uma história tão triste que você se vê torcendo por ele e que que ele seja feliz mesmo que não pareça possível.
Xander ele é...inteligente e parece estar sempre a frente das outras pessoas todas as garotas queriam ter ele como par e esse foi um dos motivos para eu ter ficado com raiva da Cássia, eu fiquei mais da metade do livro torcendo por ele mas como já disse foi impossível não me apaixonar pelo ky. Xander é forte, determinado e eu adorei o que ele fez pela Cássia no final apesar de tudo.
Ally Condie soube fazer um livro distópico foi fácil imaginar que era real, conforme eu ia lendo eu me perguntava " E se isso fosse real ??" é interessante ler um livro assim. Eu me senti ...sufocada lendo ele, quer dizer ninguém podia fazer nada sem que a sociedade desse permissão isso é horrível. E é quase impossível esconder alguma coisa da sociedade, se não fazem aquilo que devem fazer a sociedade vai saber, se alguem não for trabalhar vão perceber que faltou um funcionário se você não comer vão perceber que sobrou uma porção de comida, se você faz uma pesquisa suspeita um funcionário vai até você e pergunta o motivo da pesquisa, se você faz algo fora do normal a sociedade manda um funcionário talvez ganhe apenas uma advertência, mas se alguém fizer alguma infração vira uma "aberração".

" As Aberrações vivem entre nós. Não são perigosas como as Anomalias, que têm de ser separadas da Sociedade. Embora as Aberrações geralmente adquiram esta condição devido a uma Infração, elas são protegidas. Suas identidades não costumam ser de conhecimento geral. Só Funcionários do Departamento de Classificação Social e de outras áreas relacionadas têm acesso a tais informações. "
-Cássia-

Acho que nesse primeiro livro o foco foi o amor de Cássia e Ky, pelo final no segundo livro teremos mais ação -tomara- o final deixou muitas perguntas no ar.
O livro tem uma leitura leve e fluída, fácil de ler.É do tipo que quando você pega não consegue parar de ler.