Primavera num espelho partido

Primavera num espelho partido Mario Benedetti

Resenhas - Primavera Num Espelho Partido

Pudima 09/04/2019

Intenso e difícil.
Ao mesmo tempo nos faz ser solidários com vários personagens diferentes. Experimentar uma mistura de rancor e, ao mesmo tempo, compreensão.
Como seria exilar-se? E como seria ser forçado a isso? E como seria esperar pelo seu companheiro por tempo indeterminado?
5 anos é uma vida. É um período radical de mudança. É ter novas ideias e mudar de ideia várias vezes sobre elas. É criar e romper laços. É iniciar e concluir muitos "algo". É início, fim e recomeço. Várias vezes.
Por isso é tão difícil julgar. E ao mesmo tempo é tão difícil não ter opinião sobre. O que fazer na posição complicada de Graciela? E de Rolando? E, ainda, como Santiago? E seu pai, com seus conselhos?
Um livro sensível e intenso, com relatos que movem e comovem o leitor. E de final abrupto que quase me fez roer as unhas de novo - e talvez jogar o livro longe, para depois buscá-lo arrependida.
Fica a dúvida, a angústia e a tentativa de empatia. Quantas emoções!
Paz, amor e bem.

Sumaia.Gomes 19/05/2020

Não sei se a melhor escolha de leitura nesse momento desolador, mas senti que queria mesmo me afundar e levar um chacoalhão literário. Não se trata de uma história brasileira, mas são enredos tão semelhantes não é mesmo? A ditadura e seus efeitos colaterais, seu massacre físico e emocional...

Apesar de todo o pano de fundo triste e pesaroso, a escrita de Mario Benedetti é de uma doçura ímpar. Acho que a maioria dos poetas, ao decidirem escrever em prosa, conseguem trazer o seu tom sabe-se lá como. Tenho essa sensação, foi assim com Patti também.

Uma leitura arrebatadora, reflexiva, questionadora e pesada. Mas maravilhosa.

Pandora 24/03/2019

É difícil largar "Primavera num espelho partido", tanto ao longo da leitura como agora que se faz necessário encontrar para ele um lugar na estante.

O Mário Benedetti tem uma escrita cativante, sincera. Não fraz drama, mas aborda situações dramáticas e desumanas sem perder o fio da esperança e da crença na possibilidade da vida sobreviver as atrocidades.

Esse é um livro sobre o que aconteceu as pessoas do Uruguai ao longo da ditadura, como algumas delas padeceram, viveram e sobreviveram a essa experiência. Tem muito de autobiográfico. É real e apesar lúdico também é didático. Livro necessário. Um presente para a humanidade.

Debora 18/03/2019

Os impactos da ditadura sobre uma família
Dividido em capítulos curtos, a leitura deste livro é muito prazerosa. São relatos de 5 pessoas do mesmo círculo e os impactos da ditadura em sua vida: o marido preso, a esposa em exílio por medo, a filhinha deles (que, aliás, tem os capítulos mais poéticos), o pai do preso e um amigo da família. Entre estes relatos, um ou outro capítulo com história de Benedetti em seu próprio exílio. Um livro de histórias, tristes e fortes, contadas de forma, de certa forma, leve.

Carolina CM 04/03/2019

PAUSE
Um livro em relatos, em sua maioria, em primeira pessoa de personagens em PAUSA. A vida oficial de todos foi parada para viver uma vida paralela enquanto não podem voltar para a oficial. Não podem ser eles mesmos, não podem falar as verdades, não podem estar em casa...Personagens sem chão, sem pátria, partidos...Aguardando do mundo exterior a permissão para dar um RESTART na vida. Há todo tipo de divagação nesse meio tempo porque PENSAR é o que mais eles podem fazer, pensar se se meter na encrenca onde estão metidos realmente valeu a pena, pensar se tinham noção de tudo o que estava em jogo, pensar se terão uma recompensa no futuro, pensar se terão um futuro...É um bom livro, a TAG tem outros muito melhores. Me chamou muito a atenção a tensão psicológica do preso, esse, mais do que todos os outros, lhe foi tirada a vida em vida e a pena é conviver com isso durante um período indeterminado. Forte, né! Em primeira pessoa então...

Gláucia 07/03/2019

Primavera Num Espelho Partido - Mario Benedetti
Publicado em 1982 foi escrito durante os anos de exílio do autor. Dele já havia lido A Trégua, maravilhoso.
O livro trata do tema do período da ditadura uruguaia (da qual nada sei) e tem como protagonista Santiago, um preso político que já está há cerca de 4 anos preso e sem perspectiva de sair. Tem uma estrutura narrativa bem interessante onde cada capítulo traz a voz dos personagens envolvidos: o próprio Santiago através das cartas que ele envia a seus familiares: sua filha Beatriz que ele não vê há tantos anos; sua esposa Graciela, seu pai dom Rafael e seu amigo Rolando.
O enredo vai sendo montado através da perspectiva de cada um deles o que nos coloca em seus lugares e nos faz ter empatia por cada um à sua maneira.

@rmendes29 25/05/2019

Leve
Um bom livro. Vale a pena experimentar de um tema tão duro e principalmente sob a forma leve que foi escrito.

Carla 18/06/2016

super recomendo!
A história fala sobre a vida de Santiago, um preso político uruguaio e dos membros de sua família, e como cada um, sua esposa Graciela, a filha Beatriz e seu pai Dom Rafael, lida com a situação da prisão e do exílio e as consequências advindas.
O livro possui diversas vozes narrativas, de todas as personagens e inclusive do próprio autor, Mario Benedetti, que descreve situações pessoais e suas experiências como jornalista em meio a ditadura na América Latina. O que mais me chamou a atenção foi a posição do pai, Dom Rafael, seus questionamentos e sentimentos acerca da solidão do exílio e da sua culpa pela prisão do filho. Graciela se encontra em uma situação inusitada decorrente dos acontecimentos e o final do livro permanece em aberto deixando a cargo do leitor o fim dessas personagens que vão cativando página a página. Super recomendo a leitura!

Dandara 04/10/2019

Apesar de gostar do tema, esse livro não me empolgou muito. A história gira em torno de Santiago, um exilado na Argentina por causa da ditadura uruguaia. Os capítulos são curtos com diversos narradores, mostrando assim os pontos de vista das pessoas que fazem parte da vida de Santiago. Uma das narradoras é Beatriz, filha de Santiago, que com apenas 9 anos conta sua visão ingênua e pueril sobre o regime ditatorial.

criscat 22/08/2013

Imperdível.

site: http://www.cafeinaliteraria.com.br/2013/08/22/primavera-num-espelho-partido/

Graciane 24/04/2013

Primavera num espelho partido nos traz uma história de encontros e despedidas de cinco personagens. E Como nossas escolhas nos levam, muitas vezes, por caminhos totalmente inesperados, obrigando-nos a traçar novas rotas.

O romance é construído em torno de seis narradores que aos poucos nos revelam suas vidas. Santiago, preso pela ditadura uruguaia, com idéias bem definidas a respeito de si e de seu tempo, encarcerado a mais de quatro anos. Graziela, sua esposa, vê-se obrigada a reconstruir sua viva após a prisão de Santiago, exilando-se na Argentina com sua filha Beatriz (a qual com sua inocência e inteligência nos provoca muitas reflexões e risadas) e seu sogro Dom Rafael. Rolando Austero amigo de Santiago e da família. E o próprio escritor, que sem tem relação direta com o romance também conta-nos um pouco de sua vida como exilado.

O livro é constituído por pequenos capítulos, nos quais temos acesso à vida e aos pensamentos de cada personagem. Em minha opinião este é um dos pontos fortes do romance, pois esta visão sobre o que se passa no interior de cada narrador, nos possibilita um entendimento mais amplo sobre as reais motivações de cada um e um maior envolvimento com os dramas sofridos por eles.

Realmente me impressionou a maneira como Mario Benedetti consegue falar sobre assuntos delicados como solidão, liberdade, amor, saudades, exílio (não somente o político) de forma tão lírica e agradável.

Leitura recomendada!