Primavera num espelho partido

Primavera num espelho partido Mario Benedetti

Resenhas - Primavera Num Espelho Partido

Fabi 30/12/2022

Essa leitura foi uma grata surpresa. A história é sobre Santiago, preso político durante a ditadura uruguaia e o exílio de sua família e alguns amigos na Argentina. Através de múltiplos narradores e capítulos curtos, emocionantes, íntimos, delicados e confessionais, o livro vai apresentando o impacto da prisão e do exílio, da liberdade e do isolamento para cada membro da família. Além da política, é um livro sobre a passagem do tempo, resiliência e as "liberdades" de cada um. Acho que nunca mais vou enxergar uma porta do mesmo jeito devido a uma passagem muito angustiante do livro. Em outro momento, quando descobri o porquê do "Primavera" do título sorri, chorei, me emocionei, agradeci pela sutileza dos escritores, pelos prazeres da leitura, pela sensibilidade dos momentos que cada leitor tem com o seu livro. Leitura é assim. Benedetti é um gênio, como muitos dizem.
Osmael 21/02/2023minha estante
Oi Fabi. Qual é o trecho da porta?

Fabi 22/02/2023minha estante
Osmael, tem spoiler
Quando ele está preso e reflete sobre a porta que o encarcera e o priva do mundo e da conpanhia de sua filha. É como ele descreve o simbolismo de toda aquela privação que ele passou.

Osmael 22/02/2023minha estante
Obrigado!!!

Dani Gazaniga 19/03/2021

Primavera num espelho partido
Este livro eu conheci através da TAG Livros, clube que sou associada a 3 anos, e eu amei. Me identifiquei muito com o livro, que apesar de tratar sobre um tema delicado, que é o exílio, a leitura é muito leve.
Narrada por várias pessoas, o livro revela a história de um pai de família que foi preso, e escondido escrevia cartas para a família, mesmo sabendo que as cartas eram vigiadas.
Um dos meus livros favoritos da TAG, vale muito a pena esta leitura.

mattozinhos 08/02/2019

Bom livro, mas...
Um livro de angústias e angustiados. Varias narrativas e varias angústias diferentes. O marido e pai condenado e distante, a mulher sofrendo a ausência até o ponto mais extremo que uma ausência pode chegar. Uma filha que enxerga e percebe tudo, sabe sobre de muitas coisas e nada de outras. Pensa decifrar o mundo e as pessoas, mas perde ou negligência a análise de sua própria situação. E ainda, essa mesma filha, se mostra distante é indiferente a mãe, um caso em que mesmo explicado por ela mesma, não chega a bastar como explicação de seu comportamento.
Temos ainda um outro pai, este, também avô, que se sai bem e tenta vencer as angústias e por isso mesmo é uma personagem mais leve e sereno que condiz com sua condição de mais velho e experiente e também com sua religiosidade.
Faltou alguém? Ah sim, claro! Todo livro deve ter um algoz e este não é diferente. A história mostra claramente não um, mas dois! Que são? Um é o Outro e o outro, na verdade é A Outra. E talvez essa outra seja de certa forma tratada com distanciamento exatamente por isso. Será?
Bem, um livro interessante, ligeiro é fácil de ler, que confirma a tese de que coisas não ditas são muitas vezes melhores do que aquelas que foram ditas.
Vale a leitura para quem quer algo rápido para ler e pouco complexo. Esse é o grande mérito do livro, porque do ponto de vista de pano de fundo histórico dos acontecimentos da ditadura uruguaia, pouco serve para entender o contexto e não há tampouco referências históricas bem marcadas.

Matheus Gonçalves 22/06/2020

Muito bom.
Pelo olhar de diversas personalidades podemos observar o mundo.

@acumuladoradelivros 22/01/2022

Pra mim uma leitura muito emocionante, poética, linda e dolorida. Mas que julgo definitivamente não ser um livro pra todos. Além de uma narrativa com variados pontos de vista em alguns momentos ela também vem em fluxo de pensamento e pode deixar a pessoa um pouco perdida. E obviamente o fato de ser um enredo claramente militante, portanto, não é pra todo mundo.

Kelly.Cris 13/05/2020

Ditadura, saudade e inocência
Apesar de o tema compreender tempos de ditadura e exílio, a história foi leve e bem alinhavada, entremeada pela "sabedoria" recheada de inocência de Beatricita.

Sumaia.Gomes 19/05/2020

Não sei se a melhor escolha de leitura nesse momento desolador, mas senti que queria mesmo me afundar e levar um chacoalhão literário. Não se trata de uma história brasileira, mas são enredos tão semelhantes não é mesmo? A ditadura e seus efeitos colaterais, seu massacre físico e emocional...

Apesar de todo o pano de fundo triste e pesaroso, a escrita de Mario Benedetti é de uma doçura ímpar. Acho que a maioria dos poetas, ao decidirem escrever em prosa, conseguem trazer o seu tom sabe-se lá como. Tenho essa sensação, foi assim com Patti também.

Uma leitura arrebatadora, reflexiva, questionadora e pesada. Mas maravilhosa.

David 09/03/2020

"A vida encontra o seu caminho mesmo na intempérie"
Acho que esse é o tema principal do livro. Mesmo na prisão e no exílio, quando achamos que não conseguiremos continuar indo em frente, vivendo, nós continuamos.

O livro é dividido entre 6 vozes, cada um dando um ponto de vista único que mostra como a separação, exílio, violência e isolamento mudam e moldam a vida das pessoas.
Um livro que não é panfletário e nos poucos momentos que toca em políticas partidárias é pra mostrar as consequências de regimes ditatoriais na vida familiar e amorosa de pessoas e em suas relações com sua terra natal.

Uma ótima leitura sobre os sentimentos humanos, mesmo que um pouco arrastada em alguns momentos.

Debora 18/03/2019

Os impactos da ditadura sobre uma família
Dividido em capítulos curtos, a leitura deste livro é muito prazerosa. São relatos de 5 pessoas do mesmo círculo e os impactos da ditadura em sua vida: o marido preso, a esposa em exílio por medo, a filhinha deles (que, aliás, tem os capítulos mais poéticos), o pai do preso e um amigo da família. Entre estes relatos, um ou outro capítulo com história de Benedetti em seu próprio exílio. Um livro de histórias, tristes e fortes, contadas de forma, de certa forma, leve.

Fernanda Melo 17/03/2019

Primavera num espelho partido.
Mario Benedetti me deixou com gostinho de quero mais, gostei bastante da escrita desse autor e da abordagem dada a cada personagem, Beatriz, minha preferida! Recomendo a leitura. TAG 02/2019.

Ju 11/03/2019

Incrível x enfadonho
Com a visao de personagens diversos sobre a ditadura uruguaia, o livro surpreende e decepciona. A mais encantadora visao é da Beatricita. Que inocência. A mais chocante a narração do próprio autor dos seus momentos vividos no exílio.

Nati Sampaio 08/03/2019

Achei a premissa do livro ótima, e interessantíssima escolha para o momento em que vivemos no Brasil. No entanto, achei o contexto histórico do livro pobre. O livro conta a visão da ditadura e exílio de cada um dos envolvidos do enredo, mas mais do que focar na ditadura, foca no romance entre os personagens. O que provavelmente foi a intenção do autor, mas eu estava esperando justamente uma visão mais completa dos personagens em relação a ditadura. Ainda assim, é um livro belo, com diversos pensamentos interessantes, diálogos interessantes, personagens interessantes (mas não muito complexos e aprofundados). Não me incomodou os capítulos cortados, muito pelo contrário, me agradou bastante e deu fluidez à leitura. Os capítulos da Beatriz realmente foram os melhores. Não é um livro encantador (embora belo), e não é o meu preferido da Tag, muito menos da vida. Mas vale a pena ser lido.