O Reverso da Medalha

O Reverso da Medalha Sidney Sheldon

Resenhas - O Reverso da Medalha

Alice 29/09/2022

Eu acho que comecei pelo o livro errado quando comecei a ler Sidney Sheldon, comecei por anjo da escuridão que depois fiquei sabendo que foi lançado pós morte do autor e com outra escritora como co autora, porque depois me deu uma sensação de que a obra dele seria mais daquele jeito do que esse jeito, porque esse livro é uma novela, daquela das 09:00 cheias de casos impossíveis e mirabolantes, com vários acontecimentos e vários núcleos de uma mesma família. Gostei muito mas preciso desfazer os últimos dois livros dele que eu li, para entender que esse é o material original do autor e ter uma experiência melhor.

João 11/06/2020

Perto demais do raso

O Reverso da Medalha retrata a saga de Jaime McGregor e seus descendentes. Passeando por quatro gerações, Sheldon começa a narrativa a partir um irlandês humilde que, com coragem e ambição, se aventura no desconhecido em busca da riqueza; Jaime, ainda que escrito em cima de arquétipo pouco criativo, consegue ser o personagem mais bem construído do livro.

Por se propor a retratar uma saga que perdura por muitos anos, Sidney Sheldon é ambicioso ao retratar a jornada do herói de Jaime, a reviravolta de Margaret, a trajetória de Kate, o drama de Tony e a novela em volta das gêmeas Alexandra e Eve. Uma qualidade importante de um autor de ficção é saber calcular quando o leitor precisa respirar no meio da trama, e Sheldon peca nesse aspecto.

No geral, os personagens são construídos pobremente e a narrativa é tão rápida que se atropela. É muito doloroso pra mim no nono livro dele me incomodar com o ritmo da narrativa. Não tiro o mérito criativo dele, mas acho o enredo um prato cheio pra uma trilogia e não para um volume único. Se a intenção dele era fazer uma narrativa centrada na Kate, existem maneiras mais criativas de retratar as tramas paralelas a ela do que dispô-las cronologicamente.

A escolha de narrar os fatos em ordem cronológica se torna um pouco custosa conforme o enredo se apressa. Nos capítulos finais, parece que estamos lendo um roteiro. O background como roteirista de cinema prevalece muito na narrativa d’O Reverso da Medalha, a leitura é rápida e as imagens são construídas suscintamente, criando um verdadeiro filme na nossa imaginação.

Além do ritmo, a construção dos personagens também fica prejudicada. As personagens centrais da trama são fracamente construídas e Sheldon dirige muito nosso julgamento, tirando um pouco o prazer artístico de contemplar e refletir sobre sua personalidade e decisão. Alguns personagens carismáticos como Banda e Tony, então, são quase que sacrificados pelo ritmo do livro, merecendo muito mais desenvolvimento.

Apesar da parte técnica não ser tão forte nesse livro, é uma leitura que vale a pena para todo bom fã de Sidney Sheldon (como eu!), mas talvez não seja tão interessante para quem é fã de literatura de ficção e quer começar os livros de Sheldon.

emmeline_ 29/06/2023

Esse livro me deixou com raiva, me fez rir, ficar muito alegre, sofrer dms, quase entrar em depressão, sofrer mais, ficar muito muito irritada com aquela personagem chata, irritante, falsa kkkkkkkk leiam para surtar cmg
kkkkkk usei muito nas minhas redações, esse livro é tranquilamente uma grande fofoca, minha vó ficou vidrada ouvindo eu contar os babados dessa família rica, irmã traiçoeira, traição, mentiras, morte, sofrimento... Parecia q eu tava participando do casos de família, leiam gnt!!!!

Tai Costa 14/02/2024

Mais uma narrativa brilhante de Sheldon!
Mais um livro do mestre Sheldon.
Tinha muitas espectativas nesse, pois vi muitos se referirem a ele com o 'melhor livro de Sheldon'.
Como todo livro dele, é muito bom, mas não concordo que seja o melhor.
Consigo pensar rápido em 3 que considero superiores: A ira dos Anjos, Se houver amanhã e Conte-me seus sonhos. Mas... É so minha opinião... Rs
Aqui acompanhamos 4 gerações da família Mcgregor/Blackwell: Jamie e seus diamantes, casamento de Margaret, Kate e David, Tony e seu sonho de ser pintor e finalmente Eve e Alexandra.
A parte que mais me prendeu foi a última das gêmeas. Foi quando me pareceu que começou a trama de Sheldon de fato. As outras partes me deram a impressão que poderiam ser mais resumidas. Teve algumas narrativas que seriam facilmente dispensáveis.
Kate é uma protagonista controversa. Controladora... Egoísta... So pensa na empresa e por isso manipulou a vida de todos à sua volta. Sendo o mais prejudicado o Tony. Ela acabou com a vida dele....
Recomendo muito a leitura. A escrita de Sheldon é sempre maravilhosa e me prende horrores!

Camilla 26/09/2020

Releitura muito interessante... A personalidade da personagem é impressionante. Sidney Sheldon é implacável nas tramas!

Tuany.Starke 30/05/2022

Que livro!
Apesar de ser uma releitura, a primeira vez há mais de 10 anos, lembrava em parte do livro. Hoje, com uma experiência de leitura melhor que a do passado, posso dizer que é um dos livros favoritos da vida!
Involve em vários momentos de ação, leitura fluida sem cair no tédio. A parte de James me deixou bastante fascinada e achei que não ficaria igual quando Kate fosse assumir o livro. Engano meu. Ela sabe manipular todos e conseguir o que quer. O final, me deixou muito emocionada e com dó, mas acredito que foi o justo.
Livro incrível!!

Luis.Martins 24/05/2020

Demorei mais terminei, com muitos altos e baixos, estava empolgado com a história do Jaime, guerreiro batalhador, aquelas páginas onde era feita a sua trajetória fiquei muito animado, depois o livro tomou outro rumo contado a história dos Blackwell, intrigas, dinheiro rolando, egos e mais egos, fiquei desanimado, mas com força consegui terminar, e até que gostei do final o rumo da história.

Bertha Carvalho 15/07/2020

Envolvente
Adoro a forma com que o autor nomeia os capítulos com nomes dos personagens e conduz a trama através de gerações, uma única história e que retrata 4 gerações em diversas personalidades, e uma única coisa em comum, uma ambição desmedida. Um livro envolvente, que lhe prende a trama, e acima de tudo um livro realista, que mostra a crueldade do mundo, o desejos mais sombrios dos homens, e até que ponto estão disposto a tudo para ter o poder. Ao meu gosto, visto que sou uma romântica incurável senti falta do romance, da bondade das pessoas, vi prevalecer na maior parte do livro a aventura, o mistério, as conspirações e a maldade.

Maria5182 04/01/2023

Melhor livro que eu já li
Vocês terão dificuldades de encontrar uma história tão incrível e maluca como essa. Definitivamente foi o melhor livro que eu já li.

A história começa com a protagonista em sua festa de 90 e tantos anos relembrando sua história de vida desde antes de seu nascimento e como conquistou o que chamaríamos de império no segmento de joias e etc, sendo considerada uma das mais ricas do mundo! Mas essa história é completamente manchada por diversos episódios de traições, subornos, assassinatos e loucuras.

A história é meio que dividida entre várias fases da família Blackwell, começando por David. Um jovem ambicioso e que ainda novo abandona sua família em busca de dinheiro através do garimpo de diamantes na África.
****
Eu não sei de onde Sidnei Sheldon tira tanta genialidade para criar uma história tão viciante, envolvente e criativa como essa.

Eu indico para todos. No começo pode ser um pouco arrastado, mas vale a pena insistir na leitura e até hoje eu acredito que deviam fazer um filme dessa história.

Marina.Prandini 16/01/2023

GNT Q LIVRO BOM
Foi a primeira vez que li um livro sem ter foco em romance/ fantasia, e foi simplesmente INCRÍVEL! Essa obra foi tão bem escrita q senti diversas sensações q nunca me ocorrera (relacionadas a livros), estou em completo choque do quão bem ela foi desenvolvida ????? História com altas reviravoltas do início ao fim!!

Selma 12/08/2021

Livro que te prende do começo ao fim
Adoro os livros de Sidney Sheldon! São cheios de suspense, com tramas bem elaboradas que prendem os leitores do começo ao fim.
"O reverso da medalha" não poderia ser diferente... Cada conflito que aparece nos faz perder o fôlego e nos pegamos ansiosos pra ver como o (a) mocinho (a) se sairá da encrenca. Não que tenha muitos mocinhos nesta história... Na verdade, tem muito mais vilões.
A história começa e termina no mesmo ponto, com a festa de 90 anos de Kate Blackwell, uma mulher poderosa, que não pensou duas vezes em pisar nas pessoas para alcançar seus objetivos e ganhar cada vez mais poder. No entanto, sua história só foi possível por conta de seu pai Jamie McGregor, que foi o meu personagem favorito e quem realmente lutou e sofreu para consegui enriquecer e tornar possível toda a glória do império da família Blackwell. Para isso, Jamie com seu amigo Banda vivem juntos melhores aventuras para encontrar diamantes e se vingar do homem que prejudicou a vida deles.
Senti que cada geração que nascia, vinha com mais maldade no coração e só pensavam em se dar bem passando por cima dos outros. Os que não eram maldosos e sonhavam em seguir uma vida independente do império da família, acabavam sendo prejudicados e tendo seus sonhos destruídos.
Kate queria muito um herdeiro a sua altura para dirigir as empresas, para isso manipulou a vida de seu único filho e depois das suas netas, as gêmeas Eve e Alexandra.
O reverso da medalha é uma história que se desenrola a custa de muito sangue, falsidade, sexualidade, vingança e poder, mas é uma das melhores histórias de Sidney Sheldon.

CRIS LI 08/04/2020

Não dá pra largar!
Um dos melhores livros escritos pelo Sidney Sheldon. A trama é bem desenvolvida e bem amarrada. Kate é uma manipuladora, extremamente inteligente e sem escrúpulos.
E o final? Os finais do autor são sempre impactantes!

Giovanna Lu 14/04/2020

O romance surpreendente de Sidney Sheldon foi um grande agente para me deixar ainda mais interessada pelas obras do autor.
A trama gira ao redor da personagem Kate, explicando seu passado, mesmo antes de seu nascimento e os acontecimentos que somam para sua existência. A história é muito além de Kate, mas de certa forma, tudo diz respeito a ela.
É uma história densa e longa, bem surpreendente e definitivamente uma leitura bastante prazerosa. Apesar de ser um tanto fantasioso demais (a ponto de se tornar cômico) em alguns aspectos, não torna a leitura desagradável.
Uma grande obra de um grande nome. Espero ler muitas outras!

Haylane.Rodrigues 16/09/2011

"Ambição, luxúria e cobiça.
Kate Blackwell só joga pra ganhar.
Tão fatal quanto os diamantes que fizeram sua fortuna."

Emocionante do princípio ao fim: a chegada de Jamie à Africa do sul, o achado do primeiro diamante na praia da Namíbia, as ruas boêmias de Paris, as mansões imponentes da Inglaterra, as salas de reuniões da alta sociedade, as alcovas da América, até a família Macgregor se tornar a elite européia dona de um vasto império comercial que se expandia cada vez mais, de acordo com os planos da ambiciosa Kate Blackwell, que a meu ver, é uma das mulheres mais fortes da literatura.

Embora seja a manipuladora Kate a protagonista do livro, minha atenção se voltou mesmo para Jamie e sua luta solitária...

Ah, e a vingança! Eis um livro que retrata a vingança em seu esplendor, quando é justamente realizada, e a sangue frio.

Geovana 31/08/2012minha estante
Ameeei a parte de Jamie , não gostei muito da de Tony e ameeeei o final de Eve (apesar de ter ficado com um pouco de pena) ... no começo não dei muito por ele não ... maaas , existe algum livro de Sidney Sheldon que não seja bom? Impossiveel!