A Maternidade e o encontro com a própria sombra

A Maternidade e o encontro com a própria sombra Laura Gutman

Resenhas - A Maternidade e o encontro com a própria sombra

1 | 2 | 3 | 4

Renatinha 22/09/2021

Necessário para quem busca entender mais sobre a maternidade
Esse livro chegou em um momento apropriado e a impressão que tive era q cada palavra estava sendo direcionada a mim de maneira certeira!! Mostra a importância de explorarmos td essa emoção e memórias sem nomes que nos circundam durante a gestação. Recomendo a todas as mulheres e não apenas aquelas q estão vivenviando o entrar da maternidade. Guardarei ele como livro de pesquisa inclusive.

Admary 12/06/2021

Muito rico em aprendizados e reflexões.
Toda a mãe desse mundo precisa saber que se informar é mais importante que se preocupar com enxoval ou quarto do bebê. Esse livro é um maravilhoso começo.

Camis 23/05/2021

Dizer essas verdades para as mães requer muita coragem
Impressionante a forma como Laura Gutman escreveu este livro. De um fôlego só, disparou 13 capítulos em que cada palavra é necessária e expressa uma verdade simples, porém negada por muitas famílias e até pela sociedade: que todos nós temos necessidades insatisfeitas desde a infância e que procuramos compensar a todo custo no decorrer da vida, já que vivemos totalmente desconectados de nós mesmos. Eu a achei extremamente corajosa em expor as maneiras doentias com as quais somos criados e depois projetamos tudo nas crianças, na maioria das vezes de forma inconsciente e repetimos padrões que desde o início da humanidade, vêm se mostrando cruéis e ineficazes. A sombra de que ela fala, creio que são as nossas próprias maldades inatas, junto com as maldades que nos fizeram, mesmo sem querer e que nos feriram. As piores dessas feridas são o abandono e a rejeição. A cura seria a presença e a aceitação, a atenção para as necessidades, mas ela fala de outros aspectos também muito sérios - a infantilização dos pais, a falta de comunicação e acordos entre os casais, e outras situações que já eram críticas antes e que pioram depois do nascimento de um filho. Senti que ela me convidou a procurar minha cura, antes de querer gerar qualquer coisa, principalmente um ser humano.

mainapereira 06/03/2021

Excelente livro para mães
De todos os livros sobre maternidade, esse foi o mais recomendado por todas as pessoas ao meu redor e também pela web. E realmente é uma leitura incrível e necessária.

Fiz a leitura ainda grávida e já me impactou em tamanha proporção pela nova fase da vida que está perto de começar. Inclusive, mães mais experientes me falaram que gostariam de ter tido a oportunidade de ter conhecido a obra ainda na gestação, pois teria contribuído para a forma de enxergar com outros olhares o início do maternar e lidar com os desafios.

A autora nos convida a encontrarmos com nossa própria sombra, aquilo que não queremos que ninguém veja em nós. E como a maternidade reflete muito disso tudo. O livro é um ?tapa na cara? que faz bem para que a gente encontre nossa essência, expresse nossa identidade própria e ame de verdade.

Katita 27/02/2021

Perfeito
A autora com sua simplicidade faz fazer sentindo os sentimentos mais difíceis de se expressar quando se vive a maternidade. Da fôlego para não deixar de crê na mulher que sou ao mesmo tempo que evidencia minhas sombras, o que não é confortável. Mas, encoraja a ter consciência de que se não muda nada sem amor ao próximo, antes de ter amor próprio ao se descobrir.

MGS 06/12/2020

Autoconhecimento
É mais uma comprovação com base e atendimentos que as doenças das crianças são grande parte das vezes relacionadas ao estado emocional da mãe. Muito interessante inclusive indica as doenças e as possíveis causas de comportamento do meio familiar, o que é de grande ajuda pois as vezes com uma alteração sucinta de comportamento dos pais a criança melhora da doença é incrível.

Layana 11/10/2020

Necessário
Apesar de não me sentir "encaixada" em todas as situações descritas, o livro é uma leitura necessária para todas mães e futuras mães.

Ketlintaina 23/08/2020

Maravilhoso
Esse é aquele livro para ler aos poucos e refletir muito a cada capítulo concluído.
Confesso que minhas expectativas eram baixas e pensei que esse seria apenas mais um livro sobre criação de filhos, quando na verdade falou mais comigo, como mãe, do que sobre bebês.
Foram vários capítulos terminados aos prantos e tantas horas de reflexão que me fez perceber o quanto não estamos preparados para essa fusão tão intensa entre mãe-bebê. Me senti abraçada e compreendida pela autora e as histórias de relatos ao longo do livro só me fizeram perceber o quanto não estou só nessa jornada de auto descoberta.
Sugiro a leitura a TODAS as mães e principalmente as que desejam ser mães, e ainda não são, pois a bagagem que o livro trás é essencial para não surtarmos nesse mundo cheio de julgamentos e de maternidade romantizada.

Ísis 24/07/2020

Leitura perigosa! (contém trecho do livro no comentário)
Achei a leitura bastante superficial, culpabilizadora e cheeeeeia de preconceitos (sem nenhum embasamento teórico, ela expõe casos soltos. Nunca os casos podem ser vistos de forma isolada e comprobatória). Deixo aqui um trecho do livro: "Sem uma mulher por trás um homem sozinho não consegue se responsabilizar emocionalmente por crianças pequenas. Dizendo de outro modo, é inútil esperar que o pai paterne um bebê - mesmo se tratando de seu filho biológico - sem a intermediação de uma mulher". Essa é uma ideia bastante ultrapassada. Tanto homens como mulheres são capazes de se responsabilizarem pelos seus filhos. Não entendo como essa escritora tem tanto reconhecimento... lamentável.

Chelly @leiodetudo 13/10/2019

Recomendo a mães e pais
É um livro maravilhoso que deve ser lido por qualquer pessoa que pretenda ter filhos. A maternidade não é fácil e gestar uma criança é um momento de felicidade e de muitos conflitos internos.

hanny.saraiva 01/05/2019

Sobre libertar a si e ao outro – ou como encontrar nossas sombras e aprender com elas
Apesar de pouco incluir a figura paterna (por isso a queda de 2 estrelas), é um livro que fala sobre nossas sombras e como a hereditariedade não é só passagem de DNA e sim de traumas, medos, receios. Como libertar o outro disso? Se libertando, deixando os fantasmas ganharem espaço e subirem aos céus. Metafórico muitas vezes, é uma ótima leitura para momentos de crise. Encontrei diversos exemplos testados na maternidade que tem a ver com nosso lado sombra.

Cariny 12/02/2017

Leitura obrigatória para casais gestando
Excelentes reflexões acerca das mudanças profundos que passa um casal quando da chegada do filho. Para quem estiver aberto, mergulhar na própria sombra pode ser a redenção!

claudinhaudi18 01/09/2016

O livro se vende muito bem.
O livro traz uma profunda reflexão sobre a responsabilidade que é criar uma criança e ao mesmo tempo o potencial de transformação que a experiência da maternidade pode trazer para a mulher” (quem não iria se interessa em ler sobre isso?), mas o que realmente encontrei nele foram coisas como: “É preciso que as mães enlouqueçam um pouco… que lhes permitam abandonar sem risco o mundo racional, as decisões lógicas, o intelecto, as ideias, a atividade, os horários, as obrigações. É indispensável submergir nas águas do oceano do recém nascido, aceitar as sensações oníricas e abandonar o mundo material”.

Nathaly Rodrigues 04/12/2015

Intimo e reflexivo!
Eu digo que esse é meu livro de cabeceira. A Laura Gutman consegue penetrar na nossa alma através dos seus textos, trabalhando em nossas mais profundas lembranças, em contextos familiares, e nas nossas sombras e tudo isso reflete na forma como encaramos o parto, a maternidade e a fusão emocional entre dois corpos mãe e bebê. O livro trás alguns temas como; parto, lactação, puerpério, a função do pai , realidade emocional da mãe, comunicação, sono e retorno ao trabalho.

site: http://identidadematerna.com.br/2015/09/02/engravidei-que-livro-eu-devo-ler/

LaraF 17/09/2013

Nesse livro, Laura Gutman expõe uma série de ideias a respeito da projeção da sombra da mãe em seu filho. Nesse sentido, aspectos afetivos ignorados pela mãe passam a ser representados pela criança por meio de choro constante, dores, doenças, violência...Além disso, a autora aponta para a importância da relação mãe-bebê, principalmente, nos primeiros 2 anos de vida da criança, fase em que a criança e a mãe vivem um período de fusão. Ha também aspectos referente a participação do pai na relação, sobretudo como o principal apoiador emocional da mãe nesse processo fusional com seu bebe. Exceto por algumas considerações sexistas meio "senso comum", gostei bastante do livro pois ele aponta caminhos (não tao fáceis) para se lidar com as questões emocionais que emergem na vida de cada mulher que se torna mãe.

1 | 2 | 3 | 4