A Maternidade e o encontro com a própria sombra

A Maternidade e o encontro com a própria sombra Laura Gutman




Resenhas - A Maternidade e o encontro com a própria sombra


60 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Bella 14/06/2022

Ótimas reflexões, mas com olhar critico
A autora trás reflexões muito boas e profundas sobre o que representa a maternidade para a mulher e o bebé em um nível além do físico, mas emocional e espiritual. Segundo ela, o bebé aparece como espelho, mostrando todos os problemas do subconsciente da mãe e que precisam ser lidados para livrar o filho do que não o pertence.
Mas é preciso ficar atento para não levar tudo ao pé da letra. Gutman expõe a maternidade de uma forma como se tudo que acontece com a criança fosse culpa da mãe de um nível muito intenso, incluindo doenças.
Viky.Lorenna 14/06/2022minha estante
?
Eu não quis ser mãe. Não me acho com competência o suficiente. Não quis condenar um ser humano a ser meu filho. Não me arrependo.




Letícia 31/08/2018

Vale a leitura
Apesar de bastante machista em alguns pontos o livro explica muitos dos porquês das crianças serem e agirem como são e agem.
A autora defende queque cadacada criança precisa de coisas específicas e que cada uma se desenvolve no seu tempo Não devemos comparar cobrar e nem forçar que ajam da maneira convencionada .
CamillaStudart 11/04/2019minha estante
Porque machista?




alinevianadp 17/01/2022

Livro denso, profundo, e com aprendizados práticos
Foi escrito por uma psicóloga argentina; então, o livro tem um viés psicológico e é bem profundo. Apesar disso, tem muitos aprendizados práticos (fala sobre trabalho de parto, pós-parto, puerpério, educação, desenvolvimento, escola...). Os principais temas do livro são: a importância da comunicação e do autoconhecimento (principalmente por parte da mãe); as necessidades emocionais da criança (a importância de se dar a ela amor, contato físico e atenção) e a fusão emocional entre mãe e filho.
Camila.Teixeira 06/02/2022minha estante
Esse livro mudou minha vida. Excelente!




Tayná 06/04/2020

Talvez pelo momento em que peguei para ler, mas foi uma leitura cansativa e arrastada, e muitas vezes não me senti confortável com alguns pontos apontados no livro. Porém com muitas informações válidas para mães de promeira viagem como eu.
Ísis 24/07/2020minha estante
É um livro problemático, cheio de preconceitos, de "verdades" sem embasamento...




Patricia 20/11/2011

Recomendo a todas as mães
É um livro revelador. Duro em alguns pontos, mas muito verdadeiro e esclarecedor sobre as experiências da maternidade, desde o parto até os primeiros anos da criança. Defende o resgate do relacionamento entre mães e filhos, e uma criação à base de muito colo, peito e amor - sem limites, horários ou restrições.

Infelizmente, há o temor familiar e social de que, assim, o bebê fica "mal acostumado", e que no futuro não aceitará desgrudar da mãe, não aprenderá a ficar sozinho. Mas a autora defende que esse pensamento está equivocado. Isso porque a criança irá pleitear a sua independência - no tempo certo. Afinal, o bebê não pede aquilo de que não precisa.

De fato, Laura Gutman afirma que: "Se o bebê padecer da falta de algo que seja básico dentro do leque de suas necessidades, crescerá reivindicando eternamente aquilo que não obteve (...) Uma criança não apoiada corporalmente procurará eternamente o contato compulsivo. Uma criança não amada pedirá amor em todos os lugares e sempre se sentirá insatisfeita". Talvez isso explique a grande quantidade de adultos carentes e inseguros.

Enfim, recomendo o livro a todas as mães. E mais, penso que a leitura é obrigatória a todas que estejam preocupadas em criar filhos que se sintam amados e seguros.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Agnes 30/10/2012

Revelador
O livro traduziu em palavras alguns sentimentos que eu não tinha conseguido identificar ainda; encorajou atitudes que eu intuía mas não tinha respaldo para seguir; e mostrou caminhos que talvez eu não tivesse coragem de apontar. Altamente recomendado para quem tem uma visão ingênua da maternidade, e também para quem anda querendo/precisando se encontrar. Revelador.
comentários(0)comente



Carla Martins 20/08/2013

Revelador
Mais resenhas em: http://leituramaisqueobrigatoria.blogspot.com.br/

Acho que, se me pedissem para resumir esse livro em uma palavra, eu escolheria "Revelador". A obra, para mim, é indispensável a toda mãe, pois mostra o vínculo entre mãe e filhos em níveis que a gente nem imagina, explicando o que vem à tona na mente e no corpo da mulher quando ela dá à luz.

Todas as histórias contadas (histórias verdadeiras sobre famílias atendidas pela autora) ilustram muito bem a experiência da maternidade e, apesar de ser duro em alguns pontos, por conta da objetividade e verdade expressas, é extremamente enriquecedor.

Ao terminar a leitura, a gente fica muito mais consciente do quão profunda e ligada está a vida da mãe e do filho, desde o momento da gestação, passando pelo parto até os primeiros anos da vida do bebê. E são esses primeiros anos que a base emocional para o resto da vida de um filho é fundamentada, por isso a importância de maternar com dedicação, amor e dando ouvidos à intuição de mãe, ao seu instinto.

Dica

A coisa é tão profunda que eu me arrisco a dar uma dica sincera e de coração aberto: se você têm dúvidas sobre querer ou não ter um filho, então não tenha. Só engravide quando você tiver vontade plena de ser mãe, porque ser mãe implica muito mais coisas do que a gente pode sequer imaginar antes de ter um filho. Por mais que te contem, que você leia, não chega nem perto. Acredite. É profundo demais, é intenso demais. E é para sempre.

Muitas mães ficam perdidas no período de fusão com seus filhos recém-nascidos e o livro ajuda demais as mulheres a passarem por essa fase, entender todo o processo e se entregar a ele. Lendo a obra a gente percebe que ser mãe vai muito além de colocar um ser humano no mundo e somos convidadas a mergulhar de cabeça nessa que é, sem dúvida, a maior aventura da vida de uma mulher.
comentários(0)comente



LaraF 17/09/2013

Nesse livro, Laura Gutman expõe uma série de ideias a respeito da projeção da sombra da mãe em seu filho. Nesse sentido, aspectos afetivos ignorados pela mãe passam a ser representados pela criança por meio de choro constante, dores, doenças, violência...Além disso, a autora aponta para a importância da relação mãe-bebê, principalmente, nos primeiros 2 anos de vida da criança, fase em que a criança e a mãe vivem um período de fusão. Ha também aspectos referente a participação do pai na relação, sobretudo como o principal apoiador emocional da mãe nesse processo fusional com seu bebe. Exceto por algumas considerações sexistas meio "senso comum", gostei bastante do livro pois ele aponta caminhos (não tao fáceis) para se lidar com as questões emocionais que emergem na vida de cada mulher que se torna mãe.
comentários(0)comente



Priscila 30/10/2013

O melhor livro de maternagem
Resumindo porque já faz tempo que o li, então não vou consegui repassar todas as impressões da época em que o li.
O livro trata do assunto maternidade de modo sensível e com sua real natureza, e não como a maioria dos livros a respeito que trazem tal experiência com quadros e tabelas do "faça isso" ou "faça aquilo". Neste o que você vai encontrar é o aprofundamento das sensações e reações psíquicas que a gravidez e maternidade provocam nas mulheres e mostra um caminho natural de como lidar com essa nova visão da vida.
Um livro maravilhoso e sensível como deve ser a experiência da maternidade!!
comentários(0)comente



Gabi Mercês 21/05/2024

Livro muito bom e tem sido muito importante para mim. Tem me ajudado a entender mais os comportamentos da minha filha e a maternar de uma maneira mais consciente
comentários(0)comente



Nathaly Rodrigues 04/12/2015

Intimo e reflexivo!
Eu digo que esse é meu livro de cabeceira. A Laura Gutman consegue penetrar na nossa alma através dos seus textos, trabalhando em nossas mais profundas lembranças, em contextos familiares, e nas nossas sombras e tudo isso reflete na forma como encaramos o parto, a maternidade e a fusão emocional entre dois corpos mãe e bebê. O livro trás alguns temas como; parto, lactação, puerpério, a função do pai , realidade emocional da mãe, comunicação, sono e retorno ao trabalho.

site: http://identidadematerna.com.br/2015/09/02/engravidei-que-livro-eu-devo-ler/
comentários(0)comente



luclecia 18/07/2016

Mergulho profundo
Leitura obrigatória para quem está tornando-se mãe e curte análise psicológica. Um livro que certamente enriquecerá a vida dessa nova mulher e caso concorde e execute as percepções da autora, certamente esse novo ser terá uma primeira infância muito mais estruturada. Simplesmente amei a leitura.
comentários(0)comente



Cariny 12/02/2017

Leitura obrigatória para casais gestando
Excelentes reflexões acerca das mudanças profundos que passa um casal quando da chegada do filho. Para quem estiver aberto, mergulhar na própria sombra pode ser a redenção!
comentários(0)comente



Taci 23/07/2018

Recomendo à todas as mamães!
O fato de que todos temos nossas "sombras" não é qq novidade. A novidade, p mim, foi o entendimento da autora de que a sombra pode ser manifestar no bebê, nos 2 primeiros anos de vida, em que ocorre a chamada "fusão emocional" entre mãe e bebê. É uma idéia inovadora, induziu minha reflexão sobre algumas situações que testemunhei, e fez muito sentido para mim. Para algumas, o livro pode parecer machista, ao colocar a mãe em um papel de grande relevância, enquanto o pai aparenta assumir um papel de mero figurinista. A minha visão, no entanto, é de que, para o tema a que se propõe o livro (sombras que se manifestam no bebê), o protagonismo é mesmo da mãe, que é com quem o bebê mantém a relação fusional desde a gestação. A obra pode causar muita estranheza p quem pensa de forma muito objetiva, sem maiores abstrações quanto aos fatos da vida. No entanto, acho extremamente válida a leitura, para que simpatizantes ou não da ideia possam pensar um pouco fora da caixinha.
comentários(0)comente



60 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR