A Maternidade e o encontro com a própria sombra

A Maternidade e o encontro com a própria sombra Laura Gutman

Resenhas - A Maternidade e o encontro com a própria sombra

1 | 2 | 3 | 4

Mayara 07/08/2022

Um livro para não ler no puerperio
Bom, já foi a bíblia da criação com apego e caiu em desgraça por culpabilizar demais a figura materna. A leitura exige uma boa dose de reflexão para não conduzir a leitora ao fundo do poço. Mas em última análise, tem seu valor.

Madalena.Leite 25/06/2021

Leia com crítica
É um livro para ser lido com filtro. Me senti bastante incomodada com a forma como a autora aborda o papel do homem. Ela traz a ideia de que o homem tem que ser o provedor e não se envolver com o bebê no inicio pq isso seria somente função da mulher. Por outro lado, achei fundamental a abordagem de que o que mais o homem precisa fazer é dar o amparo emocional e não ser mais uma criança para a mulher cuidar. Quando ela fala sobre violência obstétrica e sombras, vale relembrar que nem todo parto/puerpério é assim. É importante se informar, mas sem noiar. Achei muito pesada a forma como ela abordou. Se eu já não conhecesse o tema teria me assustado.

Gostei quando ela explica sobre a fusão mãe-bebê, puerpério e psicossomática. As outras coisas não achei muito novidade.

Não sei se é um livro que eu recomendaria.

Thuanny Paula 12/09/2021

Maternidade!
Esse livro é legal, mas eu fiquei com um pouco de ranço. Li no início da minha gestação, agora estou com 22 semanas. Aprendi muito coisa, mas às vezes parece que a autora romantiza muito.

Carla Martins 20/08/2013

Revelador
Mais resenhas em: http://leituramaisqueobrigatoria.blogspot.com.br/

Acho que, se me pedissem para resumir esse livro em uma palavra, eu escolheria "Revelador". A obra, para mim, é indispensável a toda mãe, pois mostra o vínculo entre mãe e filhos em níveis que a gente nem imagina, explicando o que vem à tona na mente e no corpo da mulher quando ela dá à luz.

Todas as histórias contadas (histórias verdadeiras sobre famílias atendidas pela autora) ilustram muito bem a experiência da maternidade e, apesar de ser duro em alguns pontos, por conta da objetividade e verdade expressas, é extremamente enriquecedor.

Ao terminar a leitura, a gente fica muito mais consciente do quão profunda e ligada está a vida da mãe e do filho, desde o momento da gestação, passando pelo parto até os primeiros anos da vida do bebê. E são esses primeiros anos que a base emocional para o resto da vida de um filho é fundamentada, por isso a importância de maternar com dedicação, amor e dando ouvidos à intuição de mãe, ao seu instinto.

Dica

A coisa é tão profunda que eu me arrisco a dar uma dica sincera e de coração aberto: se você têm dúvidas sobre querer ou não ter um filho, então não tenha. Só engravide quando você tiver vontade plena de ser mãe, porque ser mãe implica muito mais coisas do que a gente pode sequer imaginar antes de ter um filho. Por mais que te contem, que você leia, não chega nem perto. Acredite. É profundo demais, é intenso demais. E é para sempre.

Muitas mães ficam perdidas no período de fusão com seus filhos recém-nascidos e o livro ajuda demais as mulheres a passarem por essa fase, entender todo o processo e se entregar a ele. Lendo a obra a gente percebe que ser mãe vai muito além de colocar um ser humano no mundo e somos convidadas a mergulhar de cabeça nessa que é, sem dúvida, a maior aventura da vida de uma mulher.

Agnes 30/10/2012

Revelador
O livro traduziu em palavras alguns sentimentos que eu não tinha conseguido identificar ainda; encorajou atitudes que eu intuía mas não tinha respaldo para seguir; e mostrou caminhos que talvez eu não tivesse coragem de apontar. Altamente recomendado para quem tem uma visão ingênua da maternidade, e também para quem anda querendo/precisando se encontrar. Revelador.

Natalia 08/05/2020

Um outro olhar sobre a maternidade
Para mamães de primeira e qualquer viagem. É um livro que nos faz repensar aquilo que sentimos e externalizamos e principalmente aquilo que evitamos e o quanto isso pode ser refletido no comportamento do bebê. Muito interessante!!!

Disy 06/04/2022

Um guia de referência
O livro serve de guia para as mães, de primeira, segunda ou quantas viagens forem. A Dra. Januzzi nos pega pela mão, nos abraça e nos indica que a maternidade pode ser vivida na simplicidade.
Recomendo a leitura para aqueles que navegam nesse mar e se sentem aflitos, perdidos nas suas dúvidas e medos.

Clarissa 07/04/2024

Filtro!
Estava amando o começo do livro, todos os ensinamentos. Mas com o passar da leitura fui vendo muitas críticas a mãe/mulher e achei meio pesado de ler durante a minha gestação.
Enfim, se você fizer um bom filtro, consegue tirar bons ensinamentos sobre a educação dos filhos, gestação e puerpério.
Não que eu só "fantasie" a gravidez e puerpério, tento ser bem realista, mas não podemos enxergar tudo só com pessimismo ou com "sombra".

jucamargo 04/05/2024

Bom, mas muito longe da realidade de muitos
O livro é bom, a maioria das ideias são válidas, mas também muito longe da realidade brasileira das mulheres.

Bianca.Brito 02/05/2024

Necessário!
Um livro tão necessário! Nos faz parar e reconhecer muitas de nossas ações, como mães (ou pais), e repensar, replanejar e quebrar ciclos!
Para se quebrar um ciclo, primeiro é preciso reconhecer, e esse livro é rico em informações para tal!
Também nos tira um pouco a culpa de nossos erros, uma vez que, muitas vezes, estamos somente replicando algo que nos foi "ensinado" na infância.

Retalhos e Prefácios 26/12/2022

A maternidade e o encontro com o machismo
Fazia tempo que eu tinha interesse nesse livro, pois, é sempre muito bem recomendado entre as leituras sobre maternidade. Trata-se de um best-seller de uma autora autoridade no tema. Daí vocês já podem imaginar o tamanho da minha surpresa ao começar a lê-lo e constatar o quanto de machismo estrutural é reproduzido ali.
Não descarto toda a leitura, pois, é possível tirar um mínimo proveito, sim. Mas, em linhas gerais, o livro culpabiliza as mães o tempo todo por tudo, naturaliza atitudes masculinas que, há tempos, tentamos desconstruir e, ainda por cima, traz uma mistura de misticismo em muitos pontos abordados.
Frustração é o nome do que senti com essa leitura!
Mãe nenhuma deveria lê-lo enquanto passa por uma gestação ou puerpério, por exemplo.

Letícia 31/08/2018

Vale a leitura
Apesar de bastante machista em alguns pontos o livro explica muitos dos porquês das crianças serem e agirem como são e agem.
A autora defende queque cadacada criança precisa de coisas específicas e que cada uma se desenvolve no seu tempo Não devemos comparar cobrar e nem forçar que ajam da maneira convencionada .
CamillaStudart 11/04/2019minha estante
Porque machista?