A Maternidade e o encontro com a própria sombra

A Maternidade e o encontro com a própria sombra Laura Gutman

Resenhas - A Maternidade e o encontro com a própria sombra

1 | 2 | 3 | 4

Simone361 25/01/2021

A maternidade
Para as mamães e futuras mamães é um livro tão importante, recomendo um milhão de vezes.

Ailime.Kamaia 06/09/2022

Esclarecedor em diferentes aspectos
Sem dúvida essa é uma leitura profunda, para quem está disposto a mergulhar nas próprias sombras. Não só aquelas que a maternidade nos traz no dia a dia, mas também aquelas que vivenciamos na infância, quando analisamos o tipo de criação que nos deram.

Alguns pontos me parecem apenas um pouco machistas, onde a culpabilização da mãe é forte mesmo quando ela é vítima da violência. Nesse sentido me pareceu um discurso um pouco ultrapassado.

luclecia 18/07/2016

Mergulho profundo
Leitura obrigatória para quem está tornando-se mãe e curte análise psicológica. Um livro que certamente enriquecerá a vida dessa nova mulher e caso concorde e execute as percepções da autora, certamente esse novo ser terá uma primeira infância muito mais estruturada. Simplesmente amei a leitura.

Bella 14/06/2022

Ótimas reflexões, mas com olhar critico
A autora trás reflexões muito boas e profundas sobre o que representa a maternidade para a mulher e o bebé em um nível além do físico, mas emocional e espiritual. Segundo ela, o bebé aparece como espelho, mostrando todos os problemas do subconsciente da mãe e que precisam ser lidados para livrar o filho do que não o pertence.
Mas é preciso ficar atento para não levar tudo ao pé da letra. Gutman expõe a maternidade de uma forma como se tudo que acontece com a criança fosse culpa da mãe de um nível muito intenso, incluindo doenças.
Viky.Lorenna 14/06/2022minha estante
Eu não quis ser mãe. Não me acho com competência o suficiente. Não quis condenar um ser humano a ser meu filho. Não me arrependo.

Taci 23/07/2018

Recomendo à todas as mamães!
O fato de que todos temos nossas "sombras" não é qq novidade. A novidade, p mim, foi o entendimento da autora de que a sombra pode ser manifestar no bebê, nos 2 primeiros anos de vida, em que ocorre a chamada "fusão emocional" entre mãe e bebê. É uma idéia inovadora, induziu minha reflexão sobre algumas situações que testemunhei, e fez muito sentido para mim. Para algumas, o livro pode parecer machista, ao colocar a mãe em um papel de grande relevância, enquanto o pai aparenta assumir um papel de mero figurinista. A minha visão, no entanto, é de que, para o tema a que se propõe o livro (sombras que se manifestam no bebê), o protagonismo é mesmo da mãe, que é com quem o bebê mantém a relação fusional desde a gestação. A obra pode causar muita estranheza p quem pensa de forma muito objetiva, sem maiores abstrações quanto aos fatos da vida. No entanto, acho extremamente válida a leitura, para que simpatizantes ou não da ideia possam pensar um pouco fora da caixinha.

Letícia 31/08/2018

Vale a leitura
Apesar de bastante machista em alguns pontos o livro explica muitos dos porquês das crianças serem e agirem como são e agem.
A autora defende queque cadacada criança precisa de coisas específicas e que cada uma se desenvolve no seu tempo Não devemos comparar cobrar e nem forçar que ajam da maneira convencionada .
CamillaStudart 11/04/2019minha estante
Porque machista?

Robertha.Oliveira 20/04/2020

o bebê é mais uma oportunidade. É a possibilidade de nos reconhecermos, de centrarmos nosso eixo, de nos fazermos perguntas fundamentais (...) e iniciar um caminho de superação.

Fer 20/09/2021

Leitura obrigatória
Que livro maravilhoso! Queria eu ter lido ele há muitos anos e reler agora como mãe. Nos vemos no enredo, assim como vemos as pessoas do nosso convívio e nossas crianças. Faz a maternidade fazer muito mais sentido.

Ana 26/08/2020

A maternidade e o encontro com a sombra
Não vou dizer que seja ruim pois tem seus pontos bons. É um livro que vc vai lendo e vai questionando se concorda ou não com o que é dito. Não leria de novo mas indicaria( pela questão de questionamento). Fala sobre a maternidade, oque se passa na mente da mulher e sobre o elo que cria com o bebê.

hanny.saraiva 01/05/2019

Sobre libertar a si e ao outro – ou como encontrar nossas sombras e aprender com elas
Apesar de pouco incluir a figura paterna (por isso a queda de 2 estrelas), é um livro que fala sobre nossas sombras e como a hereditariedade não é só passagem de DNA e sim de traumas, medos, receios. Como libertar o outro disso? Se libertando, deixando os fantasmas ganharem espaço e subirem aos céus. Metafórico muitas vezes, é uma ótima leitura para momentos de crise. Encontrei diversos exemplos testados na maternidade que tem a ver com nosso lado sombra.

MGS 06/12/2020

Autoconhecimento
É mais uma comprovação com base e atendimentos que as doenças das crianças são grande parte das vezes relacionadas ao estado emocional da mãe. Muito interessante inclusive indica as doenças e as possíveis causas de comportamento do meio familiar, o que é de grande ajuda pois as vezes com uma alteração sucinta de comportamento dos pais a criança melhora da doença é incrível.

mainapereira 06/03/2021

Excelente livro para mães
De todos os livros sobre maternidade, esse foi o mais recomendado por todas as pessoas ao meu redor e também pela web. E realmente é uma leitura incrível e necessária.

Fiz a leitura ainda grávida e já me impactou em tamanha proporção pela nova fase da vida que está perto de começar. Inclusive, mães mais experientes me falaram que gostariam de ter tido a oportunidade de ter conhecido a obra ainda na gestação, pois teria contribuído para a forma de enxergar com outros olhares o início do maternar e lidar com os desafios.

A autora nos convida a encontrarmos com nossa própria sombra, aquilo que não queremos que ninguém veja em nós. E como a maternidade reflete muito disso tudo. O livro é um ?tapa na cara? que faz bem para que a gente encontre nossa essência, expresse nossa identidade própria e ame de verdade.

Cariny 12/02/2017

Leitura obrigatória para casais gestando
Excelentes reflexões acerca das mudanças profundos que passa um casal quando da chegada do filho. Para quem estiver aberto, mergulhar na própria sombra pode ser a redenção!

Gabi Mercês 21/05/2024

Livro muito bom e tem sido muito importante para mim. Tem me ajudado a entender mais os comportamentos da minha filha e a maternar de uma maneira mais consciente

Katita 27/02/2021

Perfeito
A autora com sua simplicidade faz fazer sentindo os sentimentos mais difíceis de se expressar quando se vive a maternidade. Da fôlego para não deixar de crê na mulher que sou ao mesmo tempo que evidencia minhas sombras, o que não é confortável. Mas, encoraja a ter consciência de que se não muda nada sem amor ao próximo, antes de ter amor próprio ao se descobrir.

1 | 2 | 3 | 4