Tequila Vermelha Rick Riordan

Resenhas - Tequila Vermelha

Flavs Machado 16/05/2012

Sempre curti muito o Rick Riordan, me apaixonei pela leitura dele assim que li pela primeira vez "O Ladrão de Raios", da série "Percy Jackson e Os Olimpianos", no entanto achei "Tequila Vermelha" meio cansativo, não dá pra pegar no tranco no livro, são mistérios em cima de mistérios e de alguma forma não me prenderam nenhum pouco porque o livro não parece ter um ritmo certo, ao mesmo tempo que tudo acontece rápido demais, também demora demais para algumas das perguntas feitas ao longo do livro serem respondidas. Além do fato de ter muitos personagens e fazer com que o leitor se perca um pouco pra saber quem é quem.

CooltureNews 14/05/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Por: Thiago Ururahy

Olá, senhores(as)(itas)! Após leituras mais pesadas, atualizações da coluna Vivendo de Palavras (já conferiram?) e um longo inverno cumprindo alguns prazos do meu romance, enfim volto a escrever uma resenha para vocês. Trata-se do livro “Tequila Vermelha”, do autor Rick Riordan, também responsável pela série Percy Jackson.

Faremos as coisas de uma forma diferente dessa vez, começaremos pelo fim: o que mais me cativou em Tequila Vermelha é a fluidez e o impacto cômico. Nada te cansa, nada te faz ter que pensar em ligações mirabolantes, nada te mantém tenso. E é por isso, por mais antagônico que possa parecer, que eu recomendo a leitura de “Tequila Vermelha”.

Imagine um filme de ação em uma cidade mexicana (o ideal seria uma cidade texana, onde o enredo realmente se passa, mas acho que pensar no México vai trazer imagens mais claras para vocês), acrescente um protagonista daqueles bem badass, metido a corajoso, insuperável no combate corpo a corpo, fanático por tequila com refrigerante, com uma relação complicada com duas mulheres e a missão particular de investigar a estranha morte do pai em uma cidade dominada pela corrupção. Em suma, uma mistura Stalone Cobra com o personagem de Brad Pitt em “A Mexicana” (filme divertido, fica a dica).

Mais hollywoodiano impossível, mais simples e óbvio impossível. E, exatamente por esses motivos, mais divertido impossível.

Ao contrário da série Percy Jackson, na qual Riordan criou uma profundidade de subtexto, deturpação das mitologias e enredo para servir de fundação para as histórias, em “Tequila Vermelha” tudo é deliciosamente simples. Um cenário caricato e bem conhecido pelo autor (morador do Estado do Texas), personagens dignos de filmes do Tarantino ou Guy Ritchie, amor, violência, intrigas e, principalmente, bom humor jorrando pelas páginas através da narração pelo ponto de vista do protagonista Tres Navarre.

Inclusive, eu vejo esse ponto como a diferença de um bom autor (comum) para autores como Rick Riordan. Ele consegue fazer com que a voz do texto amarre o leitor com o protagonista. Em meia dúzia de páginas você já é capaz de entender como funciona a cabeça de Tres, e em nenhum ponto a narrativa escorrega para a visão do autor. O personagem está falando conosco o tempo todo, sem exceção.

“Tequila Vermelha” é isso. Pura diversão. Um livro para ser lido em pouco tempo e sem solavancos emocionais. Resumindo: entretenimento, sem nenhuma pretensão de criar uma literatura marcante ou uma história para ser lembrada por anos.

As obras voltadas para o público adulto do senhor Riordan ganharam mais um fã. Grande abraço e até a próxima!

KK 18/01/2012

Surpreendente
No começo de Tequila Vermelha não esperava uma história que me prendesse tanto. Um mistério, vários assassinatos, chantagens, tudo que um bom enredo de mistério e suspense precisa narrado com a habilidade incrível de Rick Riordan. O autor é sarcástico, irônico em seu relato, o que nos faz apaixonar ainda mais pela história. Destaque especial para os momentos de Tress Navarre com Robert Johnson, seu gato! Muito bom! Recomendo.

Bruna Limas 09/06/2012

Tequila Vermelha
O livro é cativante no início.
O primeiro capítulo é ótimo, você inicia a leitura com uma expectativa alta.

Entretanto, a história fica monótona, você quer saber logo o desenrolar da trama e o que encontra nas páginas seguintes são mais alguns mistérios e um pouco de enrolação.

Sendo assim, o livro é mediano. Acredito que faltou ao autor conseguir manter o ritmo das primeiras páginas em todo o desenrolar da história.

Eduarda 28/12/2011

Tequila Vermelha
O livro começa sendo ótimo, Rick consegue levar você bem pra dentro da história, e conquistando o leitor com o senso de humor de Tres. Falando superficialmente, sem mencionar spoilers, tudo vai bem até que no meio do livro, a história meio que se perde, fica um pouco monótona e você não vê a hora de chegar no final. Continuo amando o jeito de escrever de Rick, mas acho que ele deu uma pisada na bola no desenrolar da história de Tequila Vermelha.

Adriana 05/12/2011

Desde o seu lançamento, desejei fervorosamente este livro e o principal motivo foi a série infanto-juvenil do autor: Percy Jackson e os Olimpianos. Mas se você quer ler algo parecido com esta série, não recomendo Tequila Vermelha nem de longe! Este é um romance policial adulto, brilhantemente ambientado no Texas pelo autor.

Conhecemos Tres Navarre, um cara durão, machão e beberrão. Praticante de tai chi, este é um daqueles personagens estilo Jack Chang, que faz coisas incríveis em uma luta e bate primeiro para perguntar depois.

Tres ficou longe de sua cidade natal por 10 longos anos. Depois de ver seu pai, o xerife, ser assassinado diante da sua casa, ele foi embora esperando esquecer o trauma do passado.

Junto com ele foram as lembranças de seu amor, Lilian. Mas agora, dez anos depois, ele está de volta para assumir seu lugar ao lado dela e também para vingar a morte do pai.

Logo em sua chegada ele percebe que vai ser difícil se manter longe de problemas, e que alguém muito importante quer vê-lo bem longe das investigações, há muito arquivadas, da morte do xerife.

Pisando no calo de todo mundo que atravessa o caminho, Tres começa a descobrir algumas pistas e isso só faz com que sua vida corra mais e mais perigo. Lilian é sequestrada e ele não sabe o que fazer para encontra-la e qual seria a estranha ligação entre este sequestro e o assassinato de Jackson Navarre uma década atrás.

Com o humor característico de Rick Riordan, vamos acompanhando as desventuras de Tres Navarre em sua empreitada, rindo muito com sua ironia ácida e suas peripécias na tentativa de descobrir a verdade.

Gostei bastante do livro, porém apesar de ter lido rápido, achei a narrativa arrastada demais em certos trechos. Não gosto quando a trama se desenvolve em cima de longos parágrafos, situação que ocorreu em diversos pontos do livro.

Mesmo tendo adorado a veia policial com ação e suspense do autor, ainda achei que faltou “algo mais” para transformar a história de muito boa em perfeita. A edição da Record ficou linda, bem revisada e editada, adorei as botinhas com esporas no início de cada capítulo!

Se você não conhece o autor e deseja começar por algo mais adulto, este é o seu livro. Tequila Vermelha inicia uma série, com mais 6 livros publicados no EUA e que leva o nome do protagonista.

Resenha em: http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/11/24/rick-riordan-tequila-vermelha/

Rafaela Regis 04/10/2011

Tequila Vermelha é o primeiro volume de quatro livros escritos por Riordan protagonizados por Tres Navarre.

Sou apaixonada por Rick Riordan desde que li a saga de Percy Jackson (não sei se é coincidência o nome de Tres ser Jackson, mas gostei).

Diferente dos outros livros que eu já li do Rick Riordan, Tequila Vermelha se passa na cidade de San Antonio, Texas. É se você adora comida mexicana e muita tequila e precisa de um companheiro para desfrutar desses pequenos prazeres da vida ... eu vos apresento Tres Navarre!

Jackson Tres Navarre é um homem que fugiu de sua casa e de sua cidade a fim de esquecer uma tragédia que marcou a sua vida – a morte de seu pai – após dez anos afastado recebe uma ligação de sua ex-namorada e decide voltar a sua cidade natal, para dar de cara com um esquema que tinha começado dez anos antes e que tinha a ver com a morte de seu pai, que não tinha sido solucionada pela policia na época.

E assim que retorna a cidade ele decide dar uma de detetive e investigar o que realmente aconteceu há dez anos atrás e o esquema que está por trás da morte de seu pai. Assim que começa a investigar o tal esquema coisas estranhas e perigosas começam a acontecer com ele e com todos ao seu redor.

"Eu voltara para casa havia apenas dois dias e já conseguira bagunçar meu frágil relacionamento com Lillian, irritara minha mãe, traumatizara meu gato e fizera pelo menos três novos inimigos."
- Tres Navarre pag. 46

Regado a muita tequila e comida mexicana e sem direito a ar condicionado no calor abafado do Texas, Tres começa sua investigação que dá em vários becos sem saídas, invasões domiciliares, contatos com a máfia, surras de graça e atropelamentos para lá de suspeitos. Mas tudo isso sem deixar de praticar Tai Chi, ter varias roupas sujas como decoração da casa e de dar ração, e de vez em quando enchilhadas, ao seu voluntarioso gato.

Com a ajuda de amigos e "amigos" Tres aos poucos começa ou tenta entender o que se passou há dez anos e a ligação que esses fatos tem a ver com a morte do seu pai (vale salientar que o pai dele era um xerife, o que torna tudo ainda mais complicado).

Na malha de intrigas que ele encontra, mais peças entram na equação para piorar ainda mais as coisas para Tres, uma delas é o desaparecimento suspeito de sua ex atual namorada e que ninguém sabe de nada convenientemente ou não.

Tequila Vermelha é considerado um romance, mas para mim poderia muito bem ser uma ação suspense porque tem de sobra muitos quebra cabeças e pela quantidade de policiais envolvidos quem sabe até um romance policial..rsrs.

Luciane 16/08/2012

Rick Riordan demonstrou que é um ótimo autor também de temas adultos. O livro é um mix de policial, suspense, tem um pouco de romance. Adorei. Confesso que, de início, não gostei muito do livro pela capa, mas foi uma boa surpresa. Vale a pena ser lido!
Este livro é do grupo livro viajante: www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

Léo 03/10/2012

Bem legal.
Confesso que de primeira não li o livro, de segunda também não... mas de terceira consegui terminar. Foi pura questão de gosto, eu não gostava há um tempo atrás, mas me interessei e resolvi retomar a leitura, sem contar que foi em épocas difíceis, e que eu estava sem nada para ler,É um romance adulto, mas não tem nada de pesado ou inapropriado, é empolgante e engraçado muitas vezes. Leiam quando a empolgação e a vontade vierem, ai sim você chega no final.

Carolina Hahn 20/09/2011

O livro é o primeiro volume da série Tres Navarre, um autentico detetive que resolve voltar para sua cidade natal dez anos após a morte de seu pai. Um crime ainda não resolvido, que dizem possuir ligações com a máfia. Sua inesperada chegada, desperta o interesse de gente poderosa que apreciaria muito se esse caso fosse esquecido. O desaparecimento de uma antiga namorada é a gota d'água. Com o inusitado e envolvente jeito de Rick Riordan, que conquistou a todos com a saga Percy Jackson e os Olimpianos, e a mistura de elementos como o Texas e Tai-Chi, ele mais uma vez surpreende.

02/08/2011

Só por ser de Rick Riordan eu já sabia que ia gostar desse livro. E quando vi por R9,90 (que depois acabou saindo de graça, por causa dos pontos do cartão) na Saraiva, eu não pensei duas vezes. Veio para casa. Já aviso para os fãs de Percy Jackson e dos irmãos Kane que Tequila vermelha não tem nada a ver com nenhum deles, a não ser pelo autor.m Este é dirigido ao público mais adulto, mas não deixa de ter o bom-humor que já é marca registrada de Riordan. E, antes que eu me esqueça, ele faz parte de uma coleção (já disse, Rick Riordan vai me levar à falência)...

Mais em: www.natrilhadoslivros.blogspot.com

tiagoodesouza 01/09/2011

Se você leu Percy Jackson, não vá ler esse livro esperando de modo algum ver os personagens carismásticos criados por Rick Riordan nele. Isso porque Tequila Vermelha é um livro voltado para o público adulto e, além do mais, foi lançado muito antes da série dos olimpianos.

Jackson Tres Navarre volta para sua cidade após um década. Determinado a descobrir os motivos que levaram à morte do seu pai, ele acaba se envolvendo com gente perigosa e correndo risco de perder a vida várias vezes. Após o desaparecimento de uma antiga namorada, a coisa começa a ficar feia. Será que ele conseguirá descobrir o que aconteceu com ela e será que seu desaparecimento tem alguma relação com a morte do pai dele?

Tequila Vermelha é um livro cuja leitura flue bem, com capítulos pequenos que não cansam. Eu não sou um verdadeiro fã do gênero policial, gosto e leio. E esse livro foi gostoso de ler, deu para imaginar muito bem o clima do Texas. Era, como num comentário na capa, quase possível sentir o calor do lugar.

Como eu disse, acho que muita gente deixa de aproveitar a leitura desse livro por causa da série dos olimpianos. Não vão com muita sede, não esperem demais porque não vão encontrar o Percy e nem a narrativa descontraída, jovem, adolescente, da série no livro.

Cármen 13/01/2012

Publiquei no Ideias de canário em agosto/2011.
Confere lá.

Ralf 18/08/2012

Fui uma daquelas pessoas que leu Percy Jackson e acho ótimo, logo fui correndo ler os outros livros do autor. Sim, eu sabia que essa série era adulta, mas esperava uma coisa melhor. Os personagens foram bem construídos, e o Tres nos faz querer saber mais sobre a vida dele. Isso foi motivador para eu não abandonar a leitura. Enquanto ele investigava o desaparecimento de uma pessoa que não irei revelar quem é, ele foi demonstrando sua personalidade e gostei e não gostei. Mas acho que a intenção do autor foi essa, gostamos do personagem mas não gostamos das atitudes dele.

Certas coisas faltaram na narrativa. O livro foi como um episódio/filme investigativo, com um pouco de humor. Isso é bom, mas é ruim também, muitas vezes não lembrava o nome de um personagem, ou mesmo o que ele fez no terceiro parágrafo da página 92. Estou querendo dizer que o Tio Rick quis fazer um ótimo livro de suspense, mas esqueceu de explicar certas coisas no decorrer da leitura.

Foi outro Rick Riordan que escreveu esse livro. Ele assumiu outra identidade e escreveu esse livro adulto. Certas coisas só o personagem entendia, e demoraram para serem explicadas. Como não conhecemos a vida do personagem fica difícil compreender 100% da trama. Tirando esse fato da trama não ter certos detalhes. Gostei do livro no geral. E espero a continuação que sai esse ano.

Andrea 30/06/2011

Mais um daqueles livros que só comprei porque estava barato. Não tenho essa adoração toda com o autor. OK, gosto d'O Ladrão de Raios e pretendo ler toda a série e talvez alguns outros livros, mas não é como se eu o achasse maravilhoso e ó-meu-Deus-preciso-ler-todos-os-livros-dele.

Então, quanto ao Tequila Vermelha. É um livro bom. Mas só. Tem cenas divertidas - detalhe: não engraçadas; divertidas -, bons diálogos, muito sarcasmo, ironia, situações non-sense, mas mesmo assim, a história não engrena de todo. Eu parava no final de um capítulo (e são muitos), mas não tinha aquela curiosidade de ler o resto. Não fiquei ansiosa pro desfecho da história. Aliás, eu já nem tinha certeza se haveria um desfecho.

Alguém comentou numa resenha - que eu dei uma olhada antes de terminar o livro, mas não quis ler tudo e acabei esquecendo de quem era - que ficou um pouco incomodado com o modo de agir do Très. Exatamente o que eu senti enquanto lia. Achei o personagem apático. Quero dizer, ele luta tai chi e derruba uma pessoa, sei lá, com o olhar, mas é como se isso não o afetasse, sabe? O mundo acabando e a pessoa, "é, o mundo está acabando". Faltou emoção no Très. E os outros personagens, poucos se salvam. Eu ODIEI a Lilian, desde o começo.

Ou seja, livro longo que não me ajudou a passar o tempo, visto que eu lia-lia-lia pra terminar de uma vez e nada de ele acabar. Isso quando eu não passeava com ele por aí e ele ficava onde eu deixava.

Não recomendo mas também não digo pra não ler.