Tequila Vermelha

Tequila Vermelha Rick Riordan

Resenhas - Tequila Vermelha

Camila 21/03/2011

Tequila Vermelha
Jackson Tres Navarre é um grande filho da mãe, com uma capacidade incrível de irritar as pessoas. Depois de 10 anos do assassinato de seu pai, Tres volta à cidade e resolve investigar o caso, que nunca foi concluído. Mas parece que tem muita gente interessada em deixar claro que Tres não é bem vindo!
Fiquei muito surpresa com a história e devo dizer que Rick Riordan mandou muito bem nesse livro!!

www.leitoracompulsiva.com.br

T. Ururahy 23/04/2012

Leitura engraçada, leve e cheia de testosterona
Olá, senhores(as)(itas)! Após leituras mais pesadas, atualizações da coluna Vivendo de Palavras (já conferiram?) e um longo inverno cumprindo alguns prazos do meu romance, enfim volto a escrever uma resenha para vocês. Trata-se do livro “Tequila Vermelha”, do autor Rick Riordan, também responsável pela série Percy Jackson.

Faremos as coisas de uma forma diferente dessa vez, começaremos pelo fim: o que mais me cativou em Tequila Vermelha é a fluidez e o impacto cômico. Nada te cansa, nada te faz ter que pensar em ligações mirabolantes, nada te mantém tenso. E é por isso, por mais antagônico que possa parecer, que eu recomendo a leitura de “Tequila Vermelha”.

Imagine um filme de ação em uma cidade mexicana (o ideal seria uma cidade texana, onde o enredo realmente se passa, mas acho que pensar no México vai trazer imagens mais claras para vocês), acrescente um protagonista daqueles bem badass, metido a corajoso, insuperável no combate corpo a corpo, fanático por tequila com refrigerante, com uma relação complicada com duas mulheres e a missão particular de investigar a estranha morte do pai em uma cidade dominada pela corrupção. Em suma, uma mistura Stalone Cobra com o personagem de Brad Pit em “A Mexicana” (filme divertido, fica a dica).

Mais hollywoodiano impossível, mais simples e óbvio impossível. E, exatamente por esses motivos, mais divertido impossível.

Ao contrário da série Percy Jackson, na qual Riordan criou uma profundidade de subtexto, deturpação das mitologias e enredo para servir de fundação para as histórias, em “Tequila Vermelha” tudo é deliciosamente simples. Um cenário caricato e bem conhecido pelo autor (morador do Estado do Texas), personagens dignos de filmes do Tarantino ou Guy Ritchie, amor, violência, intrigas e, principalmente, bom humor jorrando pelas páginas através da narração pelo ponto de vista do protagonista Tres Navarre.

Inclusive, eu vejo esse ponto como a diferença de um bom autor (comum) para autores como Rick Riordan. Ele consegue fazer com que a voz do texto amarre o leitor com o protagonista. Em meia dúzia de páginas você já é capaz de entender como funciona a cabeça de Tres, e em nenhum ponto a narrativa escorrega para a visão do autor. O personagem está falando conosco o tempo todo, sem exceção.

“Tequila Vermelha” é isso. Pura diversão. Um livro para ser lido em pouco tempo e sem solavancos emocionais. Resumindo: entretenimento, sem nenhuma pretensão de criar uma literatura marcante ou uma história para ser lembrada por anos.

As obras voltadas para o público adulto do senhor Riordan ganharam mais um fã. Grande abraço e até a próxima!

Heidi Gisele Borges 28/06/2011

Em 05 de julho de 1985 Jackson Tres Navarre deveria pedir a mão de Lilian em casamento, mas exatamente nesse dia viajou para o Oeste. Depois de dez anos ele volta ao Texas, relembra os fatos, reencontra amigos, família e seu antigo amor que logo depois da vinda de Tres resolve viajar, porém, como sua mãe bem observou:

“Não é estranho que Lilian tenha ido para Laredo um dia depois de sua chegada?”

Suspeitando, ele vai até a casa de Lilian e a descobre vazia e sem evidências para tê-la como desaparecida, desta forma Tres decide desvendar o caso por conta própria, sofrendo toda sorte de atentados, afinal algumas pessoas não gostam de intrometidos. O livro é narrado em primeira pessoa, passamos todas as aventuras e desventuras sob o olho do protagonista.

Uma leitura agradável, totalmente diferente das histórias que seus fãs brasileiros estão acostumados – Rick Riordan no Brasil é mais conhecido por suas obras de literatura fantástica direcionadas ao público juvenil, são dele a ótima série Percy Jackson e os Olimpianos, Pirâmide Vermelha, 39 Clues – O Labirinto dos Ossos e O Herói Perdido –, em Tequila Vermelha vemos seu humor já conhecido e muito bem trabalhado na dose certa, mas o livro é voltado para o público mais adulto, sem perder seu encanto.

*****
Mundo de Fantas no mundo dos livros

Pandora 05/08/2011

Insosso
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Tres Navarre curte 3 coisas na vida: beber tequila, praticar golpes mortais de Tai chi e arrumar confusão.
Após 10 anos da morte de seu pai, Tres retorna a San Antonio a pedido de um antigo amor de adolescência, Lilian. Mas, retornar ao passado significa acordar antigos fantasmas e remexer em velhas feridas.
Tres acaba envolvido em uma teia de corrupção, assassinatos a sangue frio, o sequestro de Lilian e uma lista cada vez menor de suspeitos de serem os assassinos de seu pai.

O livro é médio. Não que Riordan tenha errado a mão, jamais! Ele escreve muito bem. O problema é que os personagens não convencem.
Tres é o típico "bonzão", que resolve todos os problemas. Os demais personagens são, no mínimo, rasos. Com a excessão de Garret e Arguello.
Como ponto positivo, Riordan conseguiu criar uma gama bem diversificada de personagens.

A história em si se desenrola vagarosamente, com muitas cenas sem pé nem cabeça. Nem as cenas de lutas empolgam.

No fim, é meia-boca. Bem escrito, mas faltou muito pra ser cativante.

Fred-73 12/04/2011

Vale cada centavo!
Eu e esse livro temos uma história curiosa. Estava navegando há uns 2 meses (mais ou menos), numa loja virtual e esse livro me chamou a atenção pela descrição na resenha: o primeiro livro adulto de Rick Riordan, criador das séries Percy Jackson e Pirâmide Vermelha. Particularmente eu não gosto quando classificam algo como "adulto", porque, enquanto ex-colecionador de HQ´s e aficcionado por cinema, aprendi que isso significa violência sem sentido, e sexo/erotismo gratuito e banal.

Entretanto TEQUILA VERMELHA não é nada disso, e vale cada centavo.

Rick RioRdan criou uma trama policial envolvente, com vários momentos de humor, personagens cativantes e ao mesmo tempo não esteriotipados, daquele tipo que parece que você poderia encontrá-los na rua. Outra característica que eu gostei foi a estrutura da trama, o autor escreve capítulos não muito longos, equilibra bem a ação, e as reviravoltas, sem exagerar muito em nada (humor, violência, etc.), encerrando com um final surpreendente.

Leia TEQUILA VERMELHA!

Renata 04/04/2011

É o primeiro livro que leio de Rick Riordan, embora tenha a coleção quase completa da série Percy Jackson..que ainda não li. Vou ser honesta estou adorando esse livro.

Jackson Tres Navarre , bem poderia ser conhecidotambém por senhor encrenca ele mal chega na cidade depois de 10 anos afastado por causa do assassinato do pai,já se mete em varias confusões, quando decide investigar a misteriosa morte do pai, o que provoca a irá de alguns poderosos,que querem de todo jeito o mandarem para fora da cidade novamente e fica pior quando Lilian uma namorada do passado com quem ele se envolve novamente. Parece ser seqüestrada. E ele passa a ser suspeito de ter dado sumiço nela.Tres decide investigar por conta própria o sumiço da namorada o que complica mais a vida dele, já que fazendo isso ele parece ter mexido em um vespeiro e agora estão tentando matar ele. Bem eu estou adorando o livro , embora não tenha terminado o livro ainda (por um simples motivo estou enrolando para chegar ao final , não quero ficar com o gostinho de quero mais) já entrou nos meus favoritos.

Ralf 18/08/2012

Fui uma daquelas pessoas que leu Percy Jackson e acho ótimo, logo fui correndo ler os outros livros do autor. Sim, eu sabia que essa série era adulta, mas esperava uma coisa melhor. Os personagens foram bem construídos, e o Tres nos faz querer saber mais sobre a vida dele. Isso foi motivador para eu não abandonar a leitura. Enquanto ele investigava o desaparecimento de uma pessoa que não irei revelar quem é, ele foi demonstrando sua personalidade e gostei e não gostei. Mas acho que a intenção do autor foi essa, gostamos do personagem mas não gostamos das atitudes dele.

Certas coisas faltaram na narrativa. O livro foi como um episódio/filme investigativo, com um pouco de humor. Isso é bom, mas é ruim também, muitas vezes não lembrava o nome de um personagem, ou mesmo o que ele fez no terceiro parágrafo da página 92. Estou querendo dizer que o Tio Rick quis fazer um ótimo livro de suspense, mas esqueceu de explicar certas coisas no decorrer da leitura.

Foi outro Rick Riordan que escreveu esse livro. Ele assumiu outra identidade e escreveu esse livro adulto. Certas coisas só o personagem entendia, e demoraram para serem explicadas. Como não conhecemos a vida do personagem fica difícil compreender 100% da trama. Tirando esse fato da trama não ter certos detalhes. Gostei do livro no geral. E espero a continuação que sai esse ano.

Gêmeas 26/04/2011

iquei muito animada para começar a ler esse livro, afinal quem o escreveu foi o Rick Riordan. Sou muito fã dele por causa da série Percy Jackson e minhas expecttivas estavam bem altas. Mas para quem está pensando que Tequila Vermelha é parecida com Percy Jackson, está totalmente enganado. O livro é romance policial, não de aventura.

Adorei o personagem principal. Ele é o típico cara durão que no fundo tem uma magóa, mas nunca deixa isso transparecer. Jackson Tres' Navarreé o tipo de homem que não leva desaforo para casa e sempre pensa a frente dos outros. Rick Riordan criou um mistério realmente bom. Cada hora eu achava que era uma certa pessoa, mas sempre acabava me enganando. Eu fiquei de boca aberta quando soube quem estava por trás de todas as coisas que tinham acontecido.

A única coisa que me atrapalhou foi a quantidade de personagens, essa é a minha única crítica. Há muitos personagens no livro e acho que isso faz com que a gente se perca no desenrolar dos fatos, mas não chega a atrapalhar o entendimento de Tequila Vermelha.

A leitura no começo vai bem rápido, porém no meio eu achei que fica um pouco lenta. Mas não deixe que isso te desmotive, porque o final é surpreendente. Eu simplesmente amei o final. Não foi nada convencional como em contos de fadas, foi real e foi certo. E a última frase então? Caramba, foi a minha preferida no livro todo. Foi cômica e chegou até a dar esperança haha.

O livro em inglês, Red Big Tequila, foi publicado em 1997. Inacreditável, né? Demoram muito tempo para publicar aqui no Brasil, mas valeu a pena esperar. Se você está procurando um bom mistério com um toque de sarcasmo, essa é a escolha certa!

Resenha publicada em: http://gemeasthings.blogspot.com/2011/04/resenha-tequila-vermelha.html

Samyta 02/05/2011

Bom, mas diferente...

O Texto do Rick Riordan é bom, não há como negar isso. Sou fã de suas duas séries "Percy" e "Kane", por isso estava super empolgada com "Tequila Vermelha". Não é que não tenha correspondido às minhas expectativas, mas é que o estilo do livro não é muito o meu, sabem?! É muita ação, porradaria, tiros, sangue, investigação... e pouco romance. O final, definitivamente me deixou frustrada. Mas isso é coisa minha, alucidada por chick-lit.

Fiquei presa à trama, devorei o livro, claro. Mas, não tanto quanto fiquei com os outros livros do autor. Talvez pela ausência da mitologia envolvida na estória. Ou talvez porque é narrado em primeira pessoa masculina, o que me causou um estranhamento inicial.

Resumindo: o livro é bom, é cmo se fosse um filme de ação. Só não faz muito o meu tipo. hehe

Claudinei 12/08/2011

Rick Riordan surpreendendo novamente
Rick Riordan conquistou fãs espalhados pelo mundo inteiro com a série Percy Jackson e os Olimpianos, com todo o dinamismo de sua escrita, onde o leitor é atado as páginas dos livros ansiando pelo final através de um bom ritmo, isso claro uma estória voltada ao publico infanto juvenil.
Em Tequila Vermelha Riordan escreve para um público mais adulto, uma trama policial envolvente, repleta de suspense, ação, drama e também um pouco de humor, a estória é narrada na visão do personagem principal, outro trunfo do autor criar personagens cativantes, Jack Três Navarre, que após presenciar o assassinato do pai foge de sua cidade no Texas retornando dez anos mais tarde buscando elucidar o crime e também vingança, além de acertar-se com seu antigo amor, porém é envolvido em uma rede de intrigas e mistérios relacionados a máfia que colocam tanto ele quanto seu amor em risco.
Digno de ser um best seller de romance policial, nesse livro Rick Riordan aguça a mente do leitor para junto com Jack, montar o quebra cabeça das pistas e desvendar o crime que tomou a vida de seu pai.
Por enquanto aqui no Brasil só temos esse 1° volume publicado, o jeito é aguardar na expectativa o restante da aventura.

Rosi 09/04/2011

Começei a ler o livro q é da Rai (abusada)já passei do capitulo 15 e não estou achando interessante (vou dar uma paradinha e passar p outro). É bem escrito, o personagem principal é bem diferente +......nada. Vou insistir só q não m cativou. (Tomara q seja só a chatice do início q existe em algumas histórias).

Rotina Agridoce 03/07/2012

ruim
Vocês provavelmente conhecem Rick Riordan, autor da série Percy Jackson, certo? Esse foi um dos motivos para eu comprar esse livro, mas já vou logo avisando, ele é muito diferente.

Não era um livro que eu queria ler, comprei porque como todo mundo sabe - e acredito que muita gente comprou pelo mesmo motivo - ele estava por apenas R$ 9,90 na Livraria Saraiva.
Comecei a ler e embalei na história, achei interessante os detalhes sobre o Texas, sobre Tai Chi e sobre várias curiosidades contadas no desenrolar da história. Com o tempo, as mesmas coisas que adorei no começo da leitura começaram a pesar, já não aguentava mais e a história não acabava. Foi um sentimento recíproco a partir da metade do livro: ele me enrolava e eu o enrolava. Eu olhava para ele pensando em continuar a leitura e ele olhava para mim e falava que podia deixar para mais tarde. E assim demorei semanas para lê-lo.

leia o restante em meu blog

EmmyBS 06/05/2011

Leia!
Este livro é uma incursão pelo mundo do romance adulto de Rick Riordan, autor da série Percy Jackson, Um thriller descontraído, repleto de mistérios e humor sarcástico, empolgante e envolvente. Misturando dramas familiares, crimes do passado, amores mal resolvidos, tempestades de verão, além de uma boa pitada de drogas, tequila e música texana.

Dessa vez Riordan nos convida a conhecer o Texas com seu calor escaldante, corrupção politica, mafia e pessoas livrimente armadas, mas lembre de não usar espadas. Seu personagem principal Jackson Tres Navarre é um ávido bebedor de tequila, mestre de Tai Chi, detetive particular sem licença, phd em letras e com uma queda para problemas do tamanho do Texas.

Tequila Vermelha é um romance policial descontraído e cativante. Leia!

Danilo Barbosa Escritor 23/05/2011

Rick Riordan para adultos
Um antiherói moderno.
Enrolado, teimoso, mas cheio de lábia... Quem é este?
Estamos falando de Jackson Tres Navarre, o novo herói criado por Rick Riordan, autor da saga de sucesso Percy Jackson e os Olimpianos. Desta vez, em vez do universo jovem, ele atinge o público adulto com Tequila Vermelha (Editora Record, 432 páginas) uma saga policial coberta pela poeira e calor do Texas, terra natal do autor.
Neste primeiro volume, Jackson volta à sua cidade natal depois de dez anos de sumiço, para descobrir a verdade sobre o assassinato de seu pai, o xerife da cidade. Entre reconquistar Lílian, seu amor da juventude, de uma vez por todas e descobrir o verdadeiro criminoso que mudou sua vida, ele irá mexer na lama de San Antônio e colocar a sua vida e a de todos que ama em perigo. Uma trajetória cheia de assassinatos e sequestros, crimes e traições, velhos e novos amores, onde o rapaz regado a tequila e a golpes de tai chi, vai descobrir que a morte de seu pai é até o começo da história.
Eu estava muito curioso para ler este novo lado de Riordan. Depois de me viciar com Percy e os deuses, queria ver como seria sua linguagem para o público adulto.
O personagem principal é a principal qualidade do livro: Navarre é a personificação do sarcasmo e possui uma acidez incomparável. Mesmo nas horas de maior tensão, ele tira do seu repertório um comentário hilário, que torna cada página uma diversão garantida. Quem espera uma história cheia de ações e reviravoltas, igual as suas obras mais famosas, nem tente ler.
Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Júlia CM 05/06/2011

nem fede nem cheira
bom, um livro do Riordan não tem como ser ruim. ele escreve muuuuuuuito bem! o problema foi que, nesse livro, eu não me empolguei como nos outros (percy jackson, a pirâmide vermelha, etc.), acho que o negócio dele realmente é fantasia. o livro não é ruim, longe disso, mas não é tão envolvente ou emocionante. foi um choque quando li: palavrões, brigas, armas, mortes e comentários ácidos para todos os lados... e NADA de misticismo. o ''quê'' de bonzão do protagonista ainda continua. a estória se passa no Texas, em San Antonio. é narrado por Tres Navarre, que teve seu pai, o xerife da cidade, assassinado na sua frente 10 anos atrás. depois do crime, Tres sai da cidade, e volta para descobrir quem foi o criminoso que matou seu pai. não é bem recebido. ao contrário, todos o pressionam a ir embora. obviamente, ele não vai. se mete em milhares de confusões e esbarra em algo muito maior e mais perigoso que imaginara. o fim é surpreendente, com direito a um tiroteio no clímax.
Concluindo, não é um livro ruim. mas não é nem de perto um dos melhores livros que já li.