Em Chamas

Em Chamas Suzanne Collins

Resenhas - Em Chamas

Livv ;) 30/12/2022

Amo amo
Nesse livro aconteceu TANTA coisa que em cada página era um surto diferente, onde também FINALMENTE apareceu o Finnick e a Joahnna ( meus personagens favoritos ), não sei se foi suas personalidades, suas ações, mas tudo me fez me apaixonar neles de primeira! Também teve todas as ações da Katniss, onde desde primeira ela só queria proteger o Peeta, pra no final ele ser levado para a Capital, dps disso ela deve estar MALUCA!! Por que sério, o tanto de problemas psicológicos que essa menina deve ter é absurdo! Nesse novo jogo, o massacre, te proporciona muita aventura, surpresa, choque, felicidade ( muita pouca ) e muita tristeza também, isso torna esse livro espetacular. Até agora essa saga está sendo perfeita, não tenho do que reclamar e acho que todo mundo deveria ler esses livros!
Lana 30/12/2022minha estante
É a continuação de jogos vorazes?

Ss, o segundo livro

Tem mais quantos??

São só 3, ai acho que tem um extra, Mas nn vou ler n

Lana 30/12/2022minha estante
Trilogia, gostei, dps vou dar uma olhada

Leia, é mto bom ?

giiovannaayres 26/03/2021

Releitura
Estou surpresa com o quanto o livro é diferente do filme e quão pouco eu me lembrava dos acontecimentos.

Eu sempre assisto o filme de Em Chamas, é o meu preferido da saga então tenho tudo muito claro e fresco na memória, faz anos que li o livro pela primeira vez e JURAVA que a adaptação era fiel, mas não é.

Não me entendam mal, a adaptação é INCRÍVEL mas o livro é MUITO melhor. A grande maioria das cenas foram alteradas e um acontecimento ou outro é igual, coisas muito importantes foram deixadas de fora, mas enfim, essa não é uma resenha sobre o filme.

Bom, como disse o livro é infinitamente melhor que o filme. Adorei fazer a releitura, a revolução aqui está se inflando cada vez mais e o Snow tenta de todo jeito controlar isso, é assim que surge a septuagesima quinta edição dos jogos apenas com os vitoriosos.

Gale me irritou muito, mais uma vez com aquela forçação em cima da Katniss.... Meus momentos de paz sem dúvida eram quando ele não aparecia. Me emocionei em algumas partes que não tem no filme e eu não lembrava, foi como ler o livro pela primeira vez e eu adorei a sensação! Tô ansiosa pela releitura de A Esperança, imagino que também vá ser muito diferente do filme, espero me surpreender já que não lembro de muita coisa.

Ah, tenho dois momentos preferidos aqui: Katniss e Peeta no terraço, e a cena da Praia. Evellark é tudo pra mim!
Gi Salles 26/03/2021minha estante
Gale não aceita cara!!!

giiovannaayres 26/03/2021minha estante
Gale é um chato, não suporto

Gi Salles 26/03/2021minha estante
e quem aguenta?? pra mim quem gosta do gale leu errado

Lor 26/03/2021minha estante
Alguns dias atrás eu estava começando o primeiro livro e assistindo os filmes e n entendia pq ninguém gostava do Gale, agr eu só quero ele longe kkkkkkk
E a diferença livroXfilme é realmente gritante, tanto que antes de começar a ler os livros a minha interpretação era muito diferente, faltam tantos detalhes importantes que acaba distorcendo um pouco.

giiovannaayres 26/03/2021minha estante
Simmm! Eu amo as adaptações mas é muito diferente, principalmente o em chamas eles mudaram muitaaaa coisa. Você já terminou? Quero falar de uma parte específica mas tô com medo de ser spoiler kkkkkkk

Lor 26/03/2021minha estante
Aa ainda não, estou no sétimo capítulo do Em Chamas, quando eu terminar volto aqui ;) sksks

Lela Tiemi 25/11/2011

Spoiler somente para quem não leu o primeiro livro "Jogos Vorazes"!
Quando terminei de ler o primeiro livro da trilogia chamado "Jogos Vorazes" (The Hunger Games) tive aquela sensação desesperadora de ansiedade pelo próximo livro, e agora que finalmente pude ler a sequência "Em chamas" (Catching Fire) esta mesma sensação me assoma. Preciso desesperadamente do próximo e último livro "Mockingjay". Além, é claro, da terrível depressão pós-livro que sempre surge quando finalizo a leitura de uma obra que gosto demais!
Estes sentimentos vem à tona porque há vários elementos na obra que eu adoro: a narrativa de Suzanne Collins é envolvente - é fácil adentrar a história e esquecer completamente do mundo -, dá o tom certo de dramaticidade a trama e faz dos conflitos psicólogicos de Katniss muito verossímeis. Eu adoro o enrendo que traz uma bagagem crítica à sociedade e adoro como podemos fazer um reflexão disto, afinal quem disse que não se pode mudar as regras do jogo? Quem disse que temos que simplesmente aceitar? Quem disse que não há outros caminhos e que não há esperança? Eu ainda não finalizei a trilogia, mas tenho esperanças por Panem. Em um gesto simples e corajoso, Katniss transforma Panem, dá esperança a população cansada, maltrada, ferida - de todas formas - dos distritos e cria, inconscientemente, uma rebelião. Sendo o seu tordo usado nos Jogos o símbolo desta revolução.
O desfecho do enrendo é eletrizante. Seu final é chocante e totalmente inesperado! E, como eu já disse, me deixou doente pela continuação!

"Só quero passar todos os minutos possíveis do resto da minha vida com você". Peeta (p. 258)

Por fim, há o romance. O triângulo amoroso que divide os leitores em "Team Peeta" e "Team Gale". Sou "Team Peeta" assumida! E devo dizer que ele, neste livro, está ainda mais e mais apaixonante. Eu realmente espero não me decepcionar no fim desta trilogia. E, se há algo que me irritou um pouco durante a leitura é a indecisão de Katniss. Também acreditei que conheceria melhor Gale, e não foi o que aconteceu.
Devo avisá-los que este segundo livro possui um ritmo diferente do primeiro. A obra que é dividida em três partes: "A fagulha", "O massacre" e "O inimigo", só terá ação após a terceira parte. Até lá, o ritmo é tanto morno quando comparado ao "Jogos Vorazes". Mas ainda assim, devorei o livro, não consegui largá-lo um minuto sequer, pois é simplesmente viciante! Esta trilogia faz parte dos meus favoritos e eu super recomendo!

" - Ninguém realmente precisa de mim - diz ele, e não há nenhuma autocomiseração na voz dele. (...) Percebo que apenas uma pessoa ficará irreversivelmente devastada pela morte de Peeta. Eu.
- Eu preciso - digo. - Eu preciso de você. (...) Então, antes que ele possa falar, paro os lábios dele com um beijo." (p. 373)
ysa 14/06/2011minha estante
Nossa! O que mais eu posso dizer depois de ler isso? Você disse tudo que eu queria e ainda mais. Até a "depressão pós leitura" me devastou quando terminei de ler "Em chamas". A esperança de ter uma Panem melhor para todos, é a chama que queima no coração de todos que leem esse livro, entao, quando eu acabei de ler e vi que ainda não estava nem perto do fim da história... :O

Confesso que no primeiro livro eu torcia por Gale e "Catnip". Mas, como vc disse, Peeta está apaixonante nesse livro.

Ps: ah, eu ganhei o livro de presente. tinha presente melhor? naaaooo . ^^

Gabi Pescarolo 27/08/2011minha estante
Também sou Team Peeta assumida! E, menina, não tinha pego estas frases MARAVILHOSAS que você colocou na sua resenha! Você praticamente falou por mim!
Parabéns pela linda resenha!

Ana Carolina 23/11/2011minha estante
Adoro essa frase que você sitou no final. rsrs Team Peeta tb...muito embora, o Gale fique tão ais ausente que fica dificil ser mais a favor dele né? rs

Pri 26/03/2012minha estante
Gente neste livro já ficou claro que a Katniss ama o Peeta o jeito que ela tá sempre tentando salvar a vida dele e nesta cena já diz tudo pois o beijo que ela deu nele não foi encenação, ela pode até a amar o Gale mais de uma forma fraternal, pois ela sempre pode contar com ele mais amar mesmo ela ama e sem dúvida o PEETAAAAAA!

Karem Braga 18/04/2012minha estante
Gostei muito da resenha! Você abordou todos os temas importantes para mim. E concordo com a Pri, fica evidente que ela ama o Peeta no Em chamas, porém ela ainda não sabe rs. Também tantas coisas com a qual ela tem que se preocupar que fica difícil saber...

Também amo as frase que você citou!

Soph 26/12/2021

Em chamas
Gente
Que livro bom
A escrita, a historia, o desenvolvimento, o final...
Ai gente eu to com medo do prox livro
E eu acho q eu sei o que vai acontecer
Mas mesmo assim
Medo
A capital é um lixo que odio
Distrito 12...

PETTA EU TE AMOO, VC É UM NENEM
FINN TBM TE AMO OK

Recomendo mt mt mt
Maria 26/12/2021minha estante
Se prepara para o próximo livro

Siane 26/12/2021minha estante
Peeta e finn, os amores da minha vida

ana.azulay 26/12/2021minha estante
Prepara o coração pro próximo

Soph 27/12/2021minha estante
AI GENTE EU TO COM MEDO DO PROX KKKKK

Soph 27/12/2021minha estante
Simm amgg eles são uns amores

Evellyn.Silva 28/05/2020

TUDO PRA MIM
jogos vorazes é minha triologia favorita, mas não tinha tido a oportunidade de ler até agora. Eu tô muito feliz por estar acompanhando além dos filmes, o livro tem muitas informações que não são citadas nas adaptações e a katniss não cansa de me impressionar.
O finnick é o meu personagem preferido, isso tá bem claro pra mim... E estou ansiosa pra A esperança.
Sei que em alguns anos vou reler toda a triologia e sentir novamente toda essa agonia, a vontade de ver a revolução dos distritos.
ultragicomedia 28/05/2020minha estante
Finnick reizinho

Evellyn.Silva 28/05/2020minha estante
Fatou

Juunicorns 28/05/2020minha estante
A trilogia é perfeita, li no começo da quarentena e ainda não me recuperei... melhores livros da vida!
P.s.: Finnick é perfeito, mas Peeta é um anjo sem asas hahaha ?

ultragicomedia 28/05/2020minha estante
SIM AAAAA ?

Evellyn.Silva 28/05/2020minha estante
Ksksskskskskkskskkkk e você disse tudo

bibis 12/07/2021

gente que livro bom. Eu não sabia se colocava 4,5 ou 5 estrelas, mas eu gostei bem mais do que esperava, então né.
No início eu não tava gostando mto, gosto mais quando as coisas começam a ficar mais agitadas JSISNK. Enfim, achei melhor que o primeiro e vou terminar a resenha por aqui mesmo pra ir ler o próximo logo HAHAH
iamatilda 12/07/2021minha estante
boa sorte

miyuki. 12/07/2021minha estante
aaaaaah, você me deixou super animada pra começar a ler

meumundinhodoslivr 12/07/2021minha estante
ESSE LIVRO EH RUFO

bibis 12/07/2021minha estante
JSSINSUANSISNDJF

Marcos868 13/07/2021minha estante
Esse livro é perfeito

mia 04/01/2023

releitura
eu lembrava que esse livro era bom, mas não que era TÃO BOM assim, tanto é que substituiu o primeiro livro da série e passou a ser meu favorito agora. que livro GENIAL, eu fico chocada com a genialidade da collins, juro. e os momentos fofinhos de peeta e katniss são tão nhonhonhon, queria morar nas cenas deles. enfim, é ainda mais fantástico do que eu me lembrava, e é onde você começa a sacar mais as coisas e consegue ver a revolução se desenrolando bem diante dos seus olhos.
tothel4kes 04/01/2023minha estante
Esse é um dos melhores, se não o melhor, que eu já li até agora

FabiellyK 04/01/2023minha estante
O melhor de jogos vorazes! Tem um lugar especial no meu coração

Lídia 04/01/2023minha estante
Jogos Vorazes melhor saga do mundo!!!

Isa 04/01/2023minha estante
o melhor da trilogia

Beatriz.Fuscaldi 04/01/2023minha estante
Cadelinha do peeta ??????

Maria Eduarda 04/01/2024

Você é o tordo Katniss. Enquanto você viver a revolução vive
Em primeiro plano, fazendo jus ao primeiro capítulo, ?A fagulha? o enredo se desenvolve de maneira morna, mais diplomático, sem muita ação como no primeiro livro da trilogia ?Jogos Vorazes?. Entretanto, a escrita fervorosa de Suzane Collins nos situa novamente no cenário de ansiedade e revolta.
Depois da improvável e rebelde vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos
Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. A Capital se sentiu extremamente insultada por ter sido facilmente manipulada por tributos do distrito 13, nesse livro eles são obrigados à evidenciar que estão de fato colericamente apaixonados e que por essa razão iriam tomar a decisão de ser envenenarem com as amoras por amor, por não terem sentido de viverem um sem o outro, uma pegada mais ?Romeu e Julieta?, todavia pasmem, era apenas estratégia!

Tão rápido quanto uma flecha da ?Garota em chamas? se abrem as alas da septuagésima quinta edição dos Jogos Vorazes, sendo realizado em prol do terceiro Massacre Quaternário entre distritos. No aniversário de setenta e cinco anos, para que os rebeldes não se esqueçam de que até mesmo o mais forte dentre eles não podem superar o poder da Capital, o tributo masculino e o tributo feminino serão coletados a partir do rol de vitoriosos vivos, ou seja, de austeridade insurreta Kitness estará de volta aos jogos mortais, entretanto, terá que batalhar contra Peeta, seu amor? Amigo?

Outrossim, a cena do vestido de casamento que pegou fogo se transformando em um imenso tordo negro foi INCRÍVEL! No filme deve ser melhor ainda. No final da leitura a gente descobre que a Kitness sempre foi um símbolo da rebelião. O pássaro, o broche, a canção, as amoras, o relógio, o biscoito, o vestido em chamas. O que sobreviveu apesar dos planos da Capital, o símbolo da rebelião e revindita contra o comando maior. Nesse jogo voraz, todos os distritos se dedicam a proteger Kitness e Peeta, porque enquanto ela viver, a revolução vive. Ela é o tordo.

?Quando ouço os gritos da multidão, acho que é porque devo estar maravilhosa. Então reparo que uma coisa está se erguendo ao meu redor. Fumaça. De fogo. Não daquele material luminoso que usei no ano passado na carruagem, mas uma coisa muito mais real que devora o meu vestido. Começo a entrar em pânico quando a fumaça fica mais densa. Pedaços queimados de seda preta voam pelo ar, e pérolas começam a cair no palco. De alguma maneira, estou com medo de parar porque o meu corpo não parece estar queimando e sei que Cinna deve estar por trás do que quer que esteia acontecendo. Então, continuo girando e girando. Por um átimo de segundo, estou arquejando, completamente engolfada por estranhas chamas. Então, de imediato, o fogo desaparece. Começo a parar lentamente, imaginando se estou nua e por que Cinna resolveu queimar o meu vestido de noiva. Mas não estou nua. Estou num vestido com o exato desenho de meu vestido de casamento, só que da cor de carvão e feito de pequenas penas. Surpresa, levanto minhas longas e fluidas mangas no ar, e é aí que vejo a mim mesma na tela da televisão. Vestida toda de preto, exceto pelos pedacinhos brancos em minhas mangas. Ou será que deveria dizer asas?
Porque Cinna me transformou num tordo.?

Esse final foi uma sensação ÚNICA. Todos juntos, unidos, para derrubar a Capital. Todos se sacrificaram para que a Kitness vivesse. Oque será que acontecerá no próximo e último livro? ?A esperança?, ansiosa!!!!
Aconselho totalmente a leitura dessa trilogia, acreditem, apesar do primeiro livro ser voraz, o segundo fica em chamas!

Esse prisma foi esplêndido, inexplicavelmente bom. Eu gostaria de lê-lo mil vezes como se fosse a primeira vez, sem dúvidas meu livro predileto da trilogia até o momento. ?Em chamas? é sem parâmetros, recheado de ação, ansiedade, medo, massacres, sangue, luta e diplomacia. A editora Rocco nunca decepciona nas suas publicações. Essa distopia incrível me lembrou claramente do livro ?1984? e ?A revolução dos bichos?, ambos escritos por George Orwell. Nesse livro é mais claramente mostrado o controle que a capital impõe sobre os distritos, e como se não seguirem à risca as suas indicações, serão punidas severamente. Como as chibatadas em Gale na praça pública do distrito 13, ou como as lesões físicas que o Cienna sofreu após sua criação do vestido flamejante que a Kitness usou como símbolo de insulto à capital.

Esse tipo de leitura faz referência direta a certas represálias diplomáticas do mundo moderno. Indico veemente esses livros!
Warley Pablo 04/01/2024minha estante
Que reviravolta! Pqp. Aliás, que resumo perfeito, Maria! Meu deus, fico caçando erros ortográficos e simplesmente não acho!!! Incrível a capacidade que você tem de me fazer textos enormes sem o menor esforço.

pietrarebeca 04/01/2024minha estante
Eu quero tannnto ler essa saga ?

Maria Eduarda 04/01/2024minha estante
Lê amiga, você vai adorar!

Maria Eduarda 04/01/2024minha estante
Obrigada querido!

Júlia Fortuna 04/01/2024minha estante
Tanto o filme, quando o livro, são os melhores da série!

Vi! 10/01/2024minha estante
é o meu preferido da trilogia, tô planejando reler a série esse ano, faz tempo que não leio

ivnachaib 10/01/2024minha estante
Vale muito a pena reler, estou amando.

Vi! 10/01/2024minha estante
primeira vez que você tá lendo?

Monara 10/01/2024minha estante
Mais uma resenha perfeita!

ivnachaib 10/01/2024minha estante
Estou relendo, Vi!

baju69 28/10/2021

Finnick Odair, eu te amo
Eu não pensei que conseguiria me surpreender mais do que havia ficado chocada com a perfeição que é a escrita da Suzanne Collins. Cada detalhe, cada cena e cada acontecimento é marcante de modo que, mesmo nas cenas mais corridas e redigidas em parágrafos pequenos, você sente o impacto. Dá pra recriar com a imaginação na riqueza dos detalhes.

Agora, os personagens? Meu Jesus? No primeiro livro, acabei me apegando a poucos deles, justamente por serem muitos (a maioria nem nome tinha, como os tributos que a Katniss não conhecia) e terem aparecimentos muito corriqueiros. Mas mEU AMIGO DO CÉU????? Não só o Haymitch recebeu um aprofundamento absurdo do personagem, porém o próprio Peeta (que é meu bebêzinho, o amo) parece terem ficado absurdamente mais cativantes já nos primeiros capítulos. A família do Gale (que a gente mal conhecia), os tributos do Massacre Quartenário, os próprios figurantes da Capital foram detalhados e representados de cabo à rabo e isso foi simplesmente uma jornada INCRÍVEL. Sem contar no Finnick, que virou minha paixão desde o primeiro diálogo sobre segredos. A dinâmica dele com a Katniss é leve, descontraída e você percebe que eles conseguem tirar momentos felizes até mesmo dentro da arena, como os dois adolescentes que são.

Enfim, poderia ficar falando por anos sobre cada ponto forte (que é o livro inteiro ? forças, Darius ??) mas acho que você deveria ler e experimentar dessas sensações incríveis por si só.

PER-FEI-TO!!!!!!
Aline Michele 28/10/2021minha estante
Concordo com tudo que você escreveu

Ana 28/10/2021minha estante
amiga achei a notinha baixa kkkk eu amo demais

Duda 28/10/2021minha estante
Finnick é um reizinho

Pam 28/10/2021minha estante
Eu tava assistindo o filme onteeem... Finnick acima de tudo e todos

baju69 28/10/2021minha estante
eu cliquei nas 5 estrelas mas só foi 4 ???? não sei pq??

É CINCO!!!

nessacardoso 19/06/2011

Releitura de Jogos Vorazes?
Spoiler pra quem ainda não leu o primeiro volume da trilogia.

Eu sei que vão me negativar até a alma, mas fazer o que, né?
Então, o livro começa a todo vapor, realmente muito bom. Os sentimentos de Katniss e Peeta estão a flor da pele, graças a toda pressão da Capital após o famoso episódio das amoras envenenadas. O que para Katniss serviu como um meio de salvar sua vida e de seu suposto namorado, caiu com uma certa dose de acidez e revolta aos olhos da Capital. Nesse livro nos aprofundamos ainda mais no mundo mesquinho em que a soberania vive e toda crueldade e ambição mostrada nos faz pensar e lamentar por tanta injustiça.

Spoiler de Em Chamas.

Eu poderia imaginar tudo, tudo mesmo, menos o que aconteceu. Se o objetivo da Suzanne era nos surpreender, parabéns, ela conseguiu. Mandar os tributos novamente para arena? Será?
Falando de um modo geral, ficou bom, mas ao meu ver a Suzanne quis entrar na onda de Jogos Vorazes. 'Opa, deu certo? Então é nesse caminho que eu vou.' Ok, seguir a mesma linha de raciocínio até vai, porém por mais que os tributos não fossem os mesmos, por mais que o ambiente em que a história se desenvolveu seja completamente diferente, me senti relendo Jogos Vorazes. Arena, Capital, tributos, morte. Essa é a sequencia de Jogos Vorazes e infelizmente é a mesma de Em Chamas. Tantas coisas para explorar, e fomos parar na mesma praia? É um caso para se refletir.

Jogos Vorazes é um livro excelente, e por esse motivo eu esperava mais de Em Chamas. Anyway, a história ainda não acabou, estou muito ansiosa pelo próximo e último.
Camila 23/06/2011minha estante
Thank you! Finalmente alguém concorda comigo! Realmente, com tantas coisas novas para explorar, com revoluções acontecendo e tudo mais, não fez sentido a volta para a arena. Queria muito ter sabido o que estava acontecendo com os distritos, as revoltas e tals, e ao invés disso fiquei vendo Katniss na praia de novo. Não adianta, por mais que a autora tenha dado aquela explicação malfeita no final, ainda pareceu sem sentido essa volta à arena.

João Pedro 17/07/2011minha estante
Também achei que não foi muito legal mandar os vitoriosos para a arena. Muito embora eu tenha adorado o livro, achei que Suzanne Collins poderia sim ter explorado o outro lado da história.

Cíntia Mara 08/01/2012minha estante
COMENTÁRIO COM SPOILER

Eu achei o livro fantástico e, pra mim, o fato deles voltarem à arena só tornou as coisas mais empolgantes.

Mas, lendo seu comentário, sou obrigada a pensar que talvez fosse melhor se ela tivesse seguido por outro caminho. Acho que a narrativa em primeira pessoa atrapalhou um pouco nesse caso. Sem contar o fato de já sabermos que Katniss fica viva no final.

Ainda assim, o livro virou um favorito. Depois que chega a notícia do Massacre, não consegui fazer mais nada enquanto não terminei e depois ainda fiquei meio que em choque com tudo aquilo. Estou até com medo de ler A Esperança.

Debora_ribarski 02/01/2014minha estante
Concordo! Pra falar a verdade, daí em diante eu achei que a história vai perdendo força até acabar bem meia boca.
Decepção... =(

eelis 22/05/2021

??????????/5 ?? Em chamas ?
O segundo volume de jogos vorazes conseguiu SUPERAR o primeiro? Sim! O que falar sobre esse livro... é incrível ?? principalmente o plot no final.
A Collins consegue trazer mais romance, ação e drama neste livro.
O início é meio parado e arrastado confesso, mas o que vem por vir é avassalador! A introdução de novos personagens fortes e implacáveis deixa a arena mais interessante.
Mortes ? Ah sim várias de fato. Massacres, desconfianças, planos não ditos e não revelados...o tordo, Katniss... ligações..

Eu A-M-E-I, não consigo expressar em palavras minha ansiedade para o próximo livro. Em chamas sem dúvidas foi o melhor livro até agora. Não que o primeiro seja ruim, longe de mim pensar isso kk, mas que em chamas foi estonteante! Te deixa com um gostinho de ?quero mais?.
Simplesmente maravilhoso! Leitura rápida e direta, com nossa queria Katniss Everdeen de volta à arena.. o que seria melhor que isso?
Madu 22/05/2021minha estante
Tudo pra mim, espero que você ame "a esperança" tb

eelis 22/05/2021minha estante
Estou muito ansiosa para começar a ler aaaa

leão. 22/05/2021minha estante
ahhh que resenha sensacional!!! me fez querer ler kfkffk

eelis 22/05/2021minha estante
@ leão , aww obgg ?, vai ler agr kkkkk