O conto da ilha desconhecida

O conto da ilha desconhecida José Saramago




Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida


844 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Malau López 24/04/2024

História para ninar gente grande
“Um homem foi bater à porta do rei e disse-lhe, Dá-me um barco.”
Em determinadas fases da vida, as pessoas costumam se deparar com o fato de estarem meio perdidas. Seja na adolescência, quando temos que responder constantemente ao que queremos da vida, no futuro desconhecido e iminente que se aproxima assustadoramente aos 20 e tantos anos, ou ainda na crise de meia idade, em que a suficiência do presente é questionada. “O Conto da Ilha Desconhecida”, não fala diretamente sobre nenhum desses momentos, mas abarca todos eles no fluxo constante da escrita de Saramago.
Brincando com os saberes, deveres e desejos das pessoas, o conto, que tem seu livro próprio, é daqueles que se resolvem em uma hora e te deixam com um sorriso gostoso no final. Talvez depois, o leitor até se pegue assumindo o lugar de contador, repassando adiante os acontecimentos narrados.
É como se o conto pedisse para ser contado a outras pessoas, como histórias de dormir, dessas que te aconchegam para o sono. Deve ser porque ele nos aconchega para a vida.
comentários(0)comente



Lu 24/04/2024

A ilha desconhecida
Li para a faculdade e tenho muitos questionamentos, o maior dele é como eu vou escrever três páginas sobre algo tão pequeno?
comentários(0)comente



Thaaaii 23/04/2024

.
Realmente é um livro bom, mas eu fiquei muito confusa, porém impressionada, com a forma de escrita. Recomendo!
comentários(0)comente



IsabellaVica 23/04/2024

Bom
O Conto da Ilha Desconhecida, Saramago nos leva em uma jornada filosófica e imaginativa sobre a busca pelo desconhecido e a realização dos nossos sonhos mais profundos. Com sua prosa envolvente e perspicaz, o autor nos conduz por uma narrativa que transcende o tempo e o espaço, explorando questões universais sobre identidade, destino e liberdade. Uma leitura que cativa e provoca reflexão."
comentários(0)comente



Gaby 22/04/2024

SENSACIONAL !
Curto mas extremamente marcante!
Amo a escrita do Saramago, segundo livro que leio dele.
Recomendo demais.
comentários(0)comente



JayaneMarinho 21/04/2024

??ter deve ser a pior maneira de gostar.?
Um conto bem curto, mas que te provoca inúmeras reflexões. Somos uma ?ilha? que muda com o tempo e circunstâncias. Ótima leitura, um pequeno acordo sobre CAMINHOS.
comentários(0)comente



Gabriel.Moreira 20/04/2024

Cada ser humano é uma ilha única.
Um livro tão curto quanto profundo e tão bonito quanto surpreendente. Você consegue ler em um dia mas vai te marcar por toda uma vida, nele veremos a história de um Reino cujo castelo do rei tem três portas e na porta dos pedidos um homem pede um barco e isso vai desencadear toda uma série de eventos, envolvendo inclusive uma funcionária do palácio: A mulher da limpeza.
Que analogias e metáforas elaboradas podemos perceber através de uma leitura mais minuciosa, sua filosofia pura, uma verdadeira pérola da literatura esse conto.
Recomendo a leitura, é apaixonante.
comentários(0)comente



maria | mariaclarasb 17/04/2024

Lindo
Que conto incrível! Segunda vez que leio Saramago e amo demais! São tantas metáforas riquíssimas
comentários(0)comente



Isabelly B. 14/04/2024

Autodidata
Estava com saudade de ler alguma coisa do Saramago, adoro a forma como ele escreve, mesmo que as vezes seja bem confuso.
Um conto interessante, levemente absurdo o cara pedir um barco pra navegar até uma ilha Desconhecida sem saber navegar.
Porém, "a ilha Desconhecida fez-se enfim ao mar, a procura de si mesma".
comentários(0)comente



Vicioouss 13/04/2024

Gostar é a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar. Um livro reflexivo sobre o autoconhecimento, somos ilhas desconhecidas e para que possamos nos conhecer precisamos sair da ilha.
comentários(0)comente



mariaclrocha 13/04/2024

Esse livro estava guardado no armário daqui de casa e por curiosidade peguei para ler hoje, e adorei! Por ser um clássico, a escrita é bem diferente do que estou acostumada, mas ainda sim é um livro confortável de se ler, tanto que li rapidinho. Gostei muito da história, rápida e certeira mas com um significado que pode ser interpretado de um jeito maravilhoso. Não esperava que um livro tão pequeno pudesse carregar uma história tão grande, pelo menos para mim. Gostei muito!!
comentários(0)comente



Kasimoes 13/04/2024

A caminha da ilha
Um conto simples mas complexo e profundo. Reflexão sobre o autoconhecimento. Tão necessário para os enfrentamentos das ondas e mares da vida.
comentários(0)comente



Jessie 12/04/2024

A porta das decisões
"E por que não estás tu no palácio do rei a limpar e a abrir portas, Porque as portas que eu realmente queria já foram abertas e porque de hoje em diante só limparei barcos, Então estás decidida a ir comigo procurar a ilha desconhecida, Saí do palácio pela porta das decisões.?

Esse trecho realmente me fez refletir. Qual é a melhor hora pra se passar pela porta das decisões? Será que existe isso? Ou tudo depende da oportunidade que é colocada diante de nós?

Não achei a leitura difícil de entender, a ideia de ser algo falado em formato escrito é bem interessante e inicialmente conflituoso pro cérebro kkk depois de se adaptar com a leitura, melhorou. Enfim, possa ser que futuramente eu leia outras obras do Saramago.
comentários(0)comente



Madeira 12/04/2024

Leve, intenso e poderoso
O Conto da Ilha Desconhecida" é uma fábula moderna escrita por José Saramago que nos convida a refletir sobre a busca por nossos desejos mais profundos e a importância da persistência na realização de nossos sonhos.A história gira em torno de um homem determinado a encontrar a ilha desconhecida. Ele procura a ajuda do rei, que inicialmente duvida da existência dessa ilha, mas, eventualmente, concede-lhe um barco e uma tripulação. Juntos, eles partem em busca desse lugar misterioso, enfrentando desafios e dúvidas ao longo do caminho.Saramago utiliza uma narrativa simples e cativante para explorar temas complexos como a jornada pessoal em direção à autodescoberta e a importância da perseverança diante das incertezas. O conto também levanta questões sobre a natureza da verdade, sugerindo que a verdadeira ilha desconhecida pode ser uma metáfora para os anseios e potenciais ocultos que cada um de nós busca realizar.A prosa de Saramago é caracterizada por sua habilidade em mesclar elementos filosóficos e simbólicos com uma linguagem acessível e envolvente. Ele nos convida a refletir sobre a natureza da realização pessoal e a coragem necessária para seguir em direção aos nossos objetivos, mesmo quando o destino parece incerto."O Conto da Ilha Desconhecida" é uma obra breve e impactante que ressoa com seu tom poético e sua mensagem universal. É uma leitura inspiradora que nos lembra da importância de persistir em nossas jornadas individuais, em busca da nossa própria! É leve, intenso e poderoso!
comentários(0)comente



Julia5751 11/04/2024

Leitura curta e levinha
?Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar?
O livro utiliza metáforas o enredo todo, em torno da ilha e do autoconhecimento.
A ilha desconhecida é nada mais que o desejo
comentários(0)comente



844 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR