O conto da ilha desconhecida

O conto da ilha desconhecida José Saramago




Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida


843 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


nathalya. 03/03/2024

"A ilha desconhecida fez-se enfim ao mar, à procura de si.."
Que conto incrível!!!
Eu gostei tanto de ler esse, é tão rapidinho. Em 30 minutos você consegue ler algo que pode te marcar por muito mais tempo que isso.
Eu fiz várias marcações e reflexões nesse conto que, para mim, fala sobre a dificuldade que temos de sair de nós para encontrar nossas respostas mais desconhecidas. Pois, em tese, todas as ilhas desconhecidas que se podiam encontrar já tinham sido encontradas. Então para que ir atrás do novo?
Incrível que um escritor português tenha metaforicamente escrito sobre navegações quando foram os portugueses pioneiros na época da expansão marítima. Acho que como Saramago sempre foi um crítico político, o quão burocrático era de se entrar em contato com o rei não deve ter sido em vão.
Aliás, segue naquela escrita intrigante de não dar nome aos personagens que não suas profissões (que já tinha visto em "Ensaio sobre a cegueira") e isso é muito interessante. Ainda mais que nesse, as pessoas eram tão acomodadas em suas procrastinações que era passado o trabalho de um para um, até que decisões e recados eram definidos pela mulher da limpeza. Que por sinal, é muito determinada e incrível, gostei dela.
Por fim, apenas gostaria de dizer que amei a interpretação de que a mulher da limpeza era uma ilha desconhecida para o homem já que ele só tinha olhos para a ilha e subitamente seus olhos procuravam ela. E não é assim em nossas vidas? Estamos sempre procurando por algo específico em nossas vidas até nos deparar com o que menos esperávamos: o desconhecido em sua mais detalhada definição.
Amando ler a escrita desse escritor, quero ler outras obras!
comentários(0)comente



Josana.Baltazar 02/03/2024

Para ler em um piscar de olhos e refletir por muito tempo, o tanto de mensagens e questionamentos pode nos trazer um pequeno conto, claro estamos falando de um conto do mestre Saramago, amei
comentários(0)comente



Billo 25/02/2024

Se eu quero, terei!
Um conto que nos mostra como a persistência pode ser útil, que não saber fazer algo não é motivo pra desistir. Em como ter os mesmos objetivos não significa que esperamos os mesmos resultados. Recomendo.
comentários(0)comente



isaazm_ 23/02/2024

[...] Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar [...]
Conto pequeno, com palavras rebuscadas e com a escrita diferentona do Saramago, mas achei sensacional, abre margem para diversas interpretações e na minha esse conto fala sobre a magia de ser e de se descobrir ser.
Com certeza absoluta vou precisar reler esse conto mais um milhão de vezes para tentar desvendar todas as suas nuances. Saramago nunca me decepciona, tudo que esse homem escreveu vale a pena ser lido!
comentários(0)comente



Bruno.Defaveri 23/02/2024

Saramago
Livro curtinho do mestre Saramago, nos mostra a história de um homem sem ter técnicas de navegação queria descobrir uma ilha desconhecida.
comentários(0)comente



Douglas Brilhante 21/02/2024

O Conto da Ilha Desconhecida é um livreto, curtíssimo, e que conta a estória de um homem que vai até um rei pedir um barco para viajar a uma ilha desconhecida. O rei lhe pergunta como pode ele saber que essa ilha existe, já que é desconhecida. O homem lhe diz que assim são todas as ilhas até que alguém desembarque nelas.

Texto curto, grandes reflexões.

Não somos nós também ilhas desconhecidas a qual precisamos sair para nos vermos de fora para termos uma percepção mais acurada de si mesmos? As vezes nem sabemos porque existimos (no sentido de significado) até termos uma experiência como ponto de inflexão do lado de fora. Mudanças grandes de si só vem a partir de percepções de quem se é. Pode parecer ser algo simples, mas não é.

Esse livro é sobre percepção, sonho e coragem.

O autor? Saramago. Dispensa qualquer apresentação.

Nota 13,77 bilhões (a idade do universo) de 10. Rá.
comentários(0)comente



-Ka 20/02/2024

O conto da ilha desconhecida
Diferente de tudo que lemos, os livros dele não tem parágrafos e nem PONTUAÇÃO PADRÃO. Isso faz a leitura parecer mais uma conversa, mas também te confunde diante de diálogos. Me trouxe muitas reflexões, leitura rápida, mas complexa se vc parar pra refletir? E o mais: é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não saímos de nós.
?Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam.?
comentários(0)comente



Livia 15/02/2024

Em busca do desconhecido?
Um pequeno conto com grandes reflexões. Aprecio a coragem para navegar em busca do desconhecido.


? Se não sais de ti, não chegas a saber quem és?

"É necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não saímos de nós?"
comentários(0)comente



Laura.rohde 14/02/2024

Esse livro foi uma surpresa, achei que não iria gostar mas posso dizer que entrou pra lista dos preferidos!
Simplesmente amei, só leiam ??
comentários(0)comente



Larissa Silva 12/02/2024

Sonhos...
Um conto extremamente gracioso e delicado sobre sonhar independente do que os outros digam ou independente de qualquer julgamento, pois pra ser possível basta querermos e fazermos acontecer.
comentários(0)comente



Stefanny Barreto 08/02/2024

?é necessário sair da ilha, para ver a ilha?, ou seja, é necessário sair da gente, para nos ver. A escrita de Saramago é impecável, amo tudo que já li dele. ?
comentários(0)comente



arilopes 08/02/2024

O conto da ilha desconhecida
É fato, a curiosidade me impulsionou a ler este livro. A emblemática frase de Saramago ? "não nos vemos se não nos saímos de nós" ? é a grande responsável, é o convite, é a crise existencial. Como saímos de nós mesmos? Sendo meu corpo o invólucro do meu pensamento, do meu ser, não seria impossível sair de mim mesmo?

Saramago concebe uma metáfora simbólica que para nos conhecer é necessário nos distanciamos de quem somos, mas de qual maneira? Zarpando entre lugares em que nossos pés nunca pisaram, a bordo de pensamentos ou ideologias antes imunes ao nosso conhecimento, no desconhecido de nosso íntimo conhecido, na proa de uma nova perspectiva.

Não sair só de nós mesmos, mas de tudo aquilo que nos define e, simultaneamente, não nos determina. Descobrir o que está entre o limbo e as nossas profundezas. Nós somos a ilha, a ilha é quem somos. É preciso descobrir quem somos.


"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar."

"Se não sais de ti, não chegas a saber quem és."

"Todo o homem é uma ilha."

"Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não nos saímos de nós."
comentários(0)comente



Camille26 05/02/2024

Saramago me deixou com pensamentos pensantes
“ é necessário sair da ilha para ver a ilha, não nos vemos se não nos saímos de nós”

Uma coisa que temos certeza na vida é do fim. As coisas passam, terminam, toda dor é por enquanto e os momentos mais felizes também. Todos os momentos nos moldam, trazem consigo desafios que nos desenvolvem, tornando assim uma nova versão de nós mesmos.
Acredito que o momentos de dor são os que mais trazem ensinamentos, não porque são os mais importantes, mas porque na sua bagagem está a “sobriedade” que extrai de nós a prudência e desenvolve a sabedoria.
Assim como em Eclesiastes 7:2 “É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério!”

Normalmente nos momentos que refletimos sobre a vida, é quando ela chega ao fim e nos deparamos com os desejos: “queria ter feito tantas coisas, ter conhecido lugares, aprendido coisas novas”. Você finalmente para e analisa sua rota, você sai da ilha e vê a ilha.

Porque não pensamos na vida quando ainda há tempo de vivê-la?
comentários(0)comente



Maga 02/02/2024

Um homem está em busca da Ilha Desconhecida e para encontrá-la fará sua jornada.
Poético! Cheio de metáforas e sutilezas.
Tão curtinho que vale ler e reler.
comentários(0)comente



boo 01/02/2024

?É necessário sair da ilha para ver a ilha?
Conto curto, profundo e maravilhoso!

Com uma linguagem e escrita única, Saramago nos apresenta uma história sobre autoconhecimento e a importância de sair da zona de conforto. Um homem que deseja sair em busca de ilhas desconhecidas, vai até ao palácio pedir ao rei um barco para poder realizar este desejo. Apesar dos avisos e alertas de que talvez o plano seja loucura da parte dele, ele insiste com seu plano e consegue o barco. Trazendo com ele a faxineira do palácio do rei, que decide embarcar com ele nesta jornada.

A história é linda e apesar dos personagens não possuirem nome, a complexidade é completude da história estão nas mensagens e nos diálogos entre esses personagens que estão embarcando no desconhecido?

Amei! Amei! Amei! Viva Saramago e sua genialidade ?
comentários(0)comente



843 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR