O conto da ilha desconhecida

O conto da ilha desconhecida José Saramago




Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida


843 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Aléxia 09/04/2024

Indicação da Bruna Martiolo
"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar.?
Que livro lindo, eu pensei tanto sobre tantas coisas, curtinho, fluido, em um início de ano tão caótico não poderia ter escolhido uma leitura melhor! ?
comentários(0)comente



reginae 08/04/2024

O Conto da Ilha Desconhecida
Achei bem confusa a linguagem, mas entendo que é porque é de uma época antiga e as pessoas falavam assim. Livro da escola, não tinha muito como eu fugir, e realmente não é meu estilo de leitura.
comentários(0)comente



Raquele.Oliveira 07/04/2024

É necessário sair da ilha para ver a ilha
É uma narrativa profundamente metafórica que nos leva a refletir sobre a busca interior e a necessidade de explorar o desconhecido dentro de nós mesmos. Saramago nos lembra que para verdadeiramente nos conhecermos, precisamos nos aventurar para além dos limites do que é conhecido e seguro. A ideia de que todo homem é uma ilha ressalta a nossa individualidade e a nossa capacidade de nos isolarmos em nossas próprias perspectivas. No entanto, é através da jornada para fora de nós mesmos que podemos verdadeiramente compreender quem somos. Só ao sairmos da nossa zona de conforto é que podemos enxergar a ilha que somos de uma perspectiva mais ampla e clara. Assim, o conto nos lembra da importância de nos aventurarmos no desconhecido, tanto dentro de nós mesmos quanto no mundo ao nosso redor, para alcançarmos uma compreensão mais profunda e completa de nossa própria identidade e existência.
comentários(0)comente



Laura.Horst 06/04/2024

Li esse enquanto fazia atendimento no sebo solidário de hoje? que livro gostoso, leve e reflexivo! feliz feliz feliz
comentários(0)comente



carlosmanoelt 03/04/2024

?É necessário sair da ilha para ver a ilha.?
?O Conto da Ilha Desconhecida" do mestre José Saramago é uma obra intrigante que mergulha profundamente nas questões de identidade, busca pessoal e poder da imaginação. Saramago desafia as convenções narrativas tradicionais ao criar uma história que é ao mesmo tempo uma fábula e uma reflexão filosófica. O livro segue um homem em busca de uma ilha desconhecida, mas essa jornada se revela como uma metáfora para a busca interior e a necessidade de explorar o desconhecido dentro de nós mesmos. A escrita única de Saramago, com suas longas frases e falta de pontuação convencional, intensifica a atmosfera onírica da narrativa. Para aqueles dispostos a mergulhar na prosa intrincada e nas reflexões profundas do autor, "O Conto da Ilha Desconhecida" é uma experiência literária gratificante e enriquecedora.
comentários(0)comente



Carlinha 02/04/2024

Foi super curtinho e super rápido, quando acabou achei que ainda teriam mais páginas.
Entendo a busca da ilha como buscar por si mesmo, nos conhecermos nas experiências da vida, sair de si para ver a si, sair do costume de sempre do conhecido e do seguro. Como saber se gostamos de um doce se nunca provarmos desse doce ou de outros doces? Como saber quem somos se não olharmos para nós?
As vezes agimos como se já fôssemos totalmente conhecidos da gente mesmo, que sabemos tudo de nós, mas uma virada mesmo que de leve da vida nos mostra algo novo que antes nem sabíamos que existia.
comentários(0)comente



victoria 01/04/2024

É necessário sair da ilha para ver a ilha
Todo homem é uma ilha, então é necessário sair de si mesmo para que possa se ver...
Ainda tô meio absorta, não sei o que dizer, não sei o que interpretar desse final.
comentários(0)comente



alpaco 30/03/2024

O Conto da Ilha Desconhecida
Muito bonitinho, cheio de imagens abstratas e uma mensagem idem. Creio que ele fale sobre muitas coisinhas desde a criação de relacionamentos, um foco em si ou um jeito mais leve de levar a vida. Sei que gostei, me fez confortável.
comentários(0)comente



Mari 28/03/2024

"o sonho é um prestidigitador hábil, muda as proporções das coisas e as suas distâncias, separa as pessoas, e elas estão juntas, reúne-as, e quase não se vêem uma à outra, a mulher dorme a poucos metros e ele não soube como alcança-la, quando é tão fácil ir de bombordo a estibordo."
comentários(0)comente



Nico 28/03/2024

Li esse conto por causa da escola. No primeiro momento achei a história sem propósito e chata, mas quando o livro foi discutido em sala percebi diversos aspectos que falam sobre a natureza humana. Livro interessante, mas não recomendo para qualquer um.
comentários(0)comente



Sabrina 27/03/2024

Ser ilha ou não ser ilha, eis a questão...
Já disse um que "nenhum homem é uma ilha," mas aqui o outro disse "todo homem é uma ilha." Então as dúvidas aumentam...
Se todo homem é uma ilha, serão todos ilhas desconhecidas? Que para achar-se deve sair de si? Ou ir à procura de si? Ou assim que sair a procura de si mesmo com um barco, o desejo muda? O medo domina?
Um conto que merece uma transformação em animação ou filme. Poderia ser facilmente um longo livro e seria prazeroso lê-lo.
comentários(0)comente



Brnprado 26/03/2024

Meu primeiro contato com o Saramago foi em ensaio sobre a cegueira, e bem... Traumatizei
Mas neste conto, com uma leitura mil vezes mais leve e rápida, pôde me trazer certas reflexões (não muitas porque sou muito literal e não consigo interpretar direito essas analógias)
comentários(0)comente



Johann 25/03/2024

Uma perspectiva diferente
Saramago propõe em breves páginas, com sua narrativa envolvente, uma reflexão poderosa, acho que todo mundo conhece a citação: "é preciso sair da ilha para ver a ilha".
Ele nos convida a refletirmos sobre nós mesmos, saímos de nós para nos encontrar novamente, resignificar nós mesmos.
Um conto bem envolvente e rápido. Lindo.
Isabella.Alves 25/03/2024minha estante
??




Caroline 25/03/2024

O conto é uma ótima metáfora, com diversas reflexões.
"Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não nos saímos de nós"
comentários(0)comente



victoria.maria 24/03/2024

Nós (idealistas, paranóicos, sensitivos) que também procuramos coisa onde não tem até surgirem a partir disso
comentários(0)comente



843 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR