Marina

Marina Zafón

Resenhas - Marina

Nati 31/12/2020

Li esse livro sem saber do que se tratava e depois descobri que não faz muito meu estilo, não curto muito essas coisas sobrenaturais. Logo que comecei, achei a história meio medonha, mas não desisti. Confesso que senti um medinho lendo o livro, mas no final valeu a pena.

Ingrid 01/11/2021

Resenha - Marina
"Marina", de Carlos Ruiz Zafón, é um livro curto que trata da história de Óscar Drai, um garoto que estudava em um internato em Barcelona, e em suas saídas da escola acaba conhecendo Marina, uma garota da sua idade que vive em um casarão abandonado com o pai.

Escolhi esse livro como uma leitura temática de Halloween/Dia das Bruxas. Eu nunca leio livros de terror, e vi que era uma oportunidade de sair da zona de conforto e participar desse Mês do Horror.

Mas, vale dizer que não é o livro mais amedrontador do mundo. O que realmente me cativou na história foi o mistério, a escrita, a ambientação, e a amizade entre Óscar, Marina e o pai dela, Germán.

A leitura me pegou de um jeito que não imaginei. Achei que seria uma leitura difícil por ser de terror, que me deixaria acordada à noite, e que eu não ia gostar de forma especial. Porém, a escrita de Zafón foi tão envolvente que não consegui parar de ler, e não poderia não me apaixonar pelos personagens.

Óscar é um menino muito solitário, que não tem tanto interesse nos estudos, e também não gosta tanto do ambiente do internato. Então, acaba vagando pelas ruas de Barcelona nos intervalos possíveis, todos os dias.

E todos os lugares que o garoto visita têm uma aura assustadora para nós leitores. A cidade fantasma, os lugares escuros, as pessoas vestidas de branco. Tudo me deu um arrepio na espinha.

Contudo, enquanto me apegava aos personagens e ao mistério que eles tentavam entender e resolver, a ambientação macabra foi deixando de dar medo. Seres horríveis surgiam para os protagonistas, mas o motivo para continuar lendo continua sendo maior.

Não sei onde “Marina” se encaixa, poderia muito bem ser um romance policial. Então, se você gosta ou não de terror, leia esse livro. Se gosta ou não de romances, leia esse livro. Apenas leia.

Eu diria que Marina me hipnotizou assim como aconteceu com Óscar. Já quero reler.

site: https://www.instagram.com/ingridbeatrizbs/

Marry 08/09/2020

Fantástico
Digno da mente genial deste grande autor, que se tornou meu favorito da vida

Victor 11/02/2021

Uma viagem pela Barcelona da fantasia e das lembranças.
Sempre que vejo as pessoas falarem de algum livro do Zafón é sobre A Sombra do Vento ou suas sequências, então sempre tive curiosidade em ler alguma de suas obras, mas fiz diferente e decidi começar a conhecer o autor por uma de suas obras menos comentadas, Marina. E certamente não me arrependo nada, é um livro excelente e o autor tem uma escrita que me deixou fantasiado, que uma simplicidade e beleza na escrita, como se cada palavra fosse escolhida a perfeição.

Em Marina, Zafon nos leva a uma viagem por uma Barcelona pouco conhecida, uma Barcelona de fantasias e lembranças, de histórias de pessoas e lugares esquecidos pelo tempo, tudo pelos olhos de Oscar Drai que relembra de sua adolescência e como conheceu a bela e fascinante Marina, uma jovem que mudaria a sua vida para sempre.

Dois temas recorrentes ao longo de todo o livro são as lembranças e a morte, e a forma que o autor trama desses em um livro voltado para o público juvenil é uma enorme delicadeza e beleza.

Durante a leitura, a história de lembrava bastante o livro de Neil Gaiman, O Oceano no Fim do Caminho(ao qual talvez Gaiman tenha se inspirado em Marina de Zafón), por trazer alguns temas similares sempre com um toque de fantasia ou não?

Sendo assim a leitura de Marina já é fortemente indicada, mas caso tenha gostado do livro do Gaiman e queira ler algo próximo, está aí um motivo a mais. Após a leitura do livro, já me tornei fã do autor e irei em busca de sua bibliografia que infelizmente não é muito extensa, visto que o autor infelizmente nos deixou cedo demais.

Enfim, acho que já estou divagando demais e perdendo o foco, mas a minha recomendação é leiam Marina e leiam Zafón.

Fernanda G 02/02/2021

Maravilhoso. Precisei me segurar para não voltar a ler assim que acabei. Esse livro me fez perceber que o Zafón gostava de lidar com o tema da morte.

Yasmin827 18/12/2021

Não foi o que eu esperava mas foi muito bom!!
Sempre que eu pesquisava sobre esse livro encontrava várias pessoas dizendo que se acabaram em lágrimas com ele. Isso criou uma expectativa que não foi atingida com a minha leitura, mas nem por isso ela se tornou menos prazerosa. Eu não esperava a reviravolta mas não foi nada muito chocante porque ela já era uma conhecida.
O livro num geral é trágico e belo, acho que foi meu primeiro contato com o gênero romance gótico, eu gostei muitoo. Zafón você é eterno ??

Juliano Rosa 11/11/2023

Fabuloso!
Antes de tudo, é um livro escrito para jovens, e daqueles que lamentamos demais não ter lido na adolescência. É importante dizer isso para, na leitura, não expectar doses de tensão, profundidade dramática e verossimilhança que adultos esperam de uma obra prima.
Em "Marina", há um pouco de tudo: drama, suspense, terror, horror e um fofo romance a partir de uma linda amizade entre Oscar e Marina.
A generosidade dos resenhadores desse livro, por outro lado, nos protege de spoilers que certamente diminuiriam o impacto da leitura. É melhor que seja assim. :)
Na metade do livro, esquecemos que é um livro juvenil e passamos habitar a pele do narrador (Oscar) em seus medos, angústias e descobertas numa Barcelona linda, melancólica e mágica.

safira51 08/06/2021

surtei???
eu amei a escrita do zafón!, achei a história encantadora e o mistério super intrigante, ele conseguiu desenrolar tudo em tão poucas páginas e mesmo assim ficou perfeito ?

Evy Sena 30/11/2012

Simplesmente PERFEITO
Fiquei impressionada com esse livro, realmente me surpreendi com ele. Foi o primeiro livro que li do Carlos Ruiz Zafón, fiquei louca para ler os outros...
A narrativa é espetacular, o livro é pequeno mas parece que você estar lendo uma livro de 500 paginas ;p pois a narrativa é intensa e te prende de uma forma que a medida que vai lendo nao consegue mais parar com vontade de saber o que vai acontecer em seguida.
O suspense que a historia tem é maravilhoso, passei boa parte tensa, como se estivesse vendo um filme que a qualquer momento iria levar um susto, mesmo assim nao conseguia parar de ler. Marina foi o primeiro livro que li nesse estilo e simplesmente me apaixonei.
Os personagens sao fantasticos, todos tem uma liçao pra nos dar, como, Marina e Oscar nos mostra o verdadeiro significado de uma amizade e do amor puro e verdadeiro...
O final da historia é surpreendente, chorei litros kkk ;p quando terminei o livro fiquei triste por a historia ja ter acabado, peguei uma liçao muito boa desse livro, a de amarmos as pessoas apesar de seus defeitos e apesar das suas loucuras, o amor ele supera tudo, o amor verdadeiro nunca morre...

P.S nao sei se ficou muito boa essa resenha, é a primeira vez que eu faço uma =)
Thais Toledo 19/12/2012minha estante
Achei que só eu tinha chorado no final..rs

Gabez 18/10/2020

Um livro curto com uma história de mistério envolvente.
Dito isso, primeiramente eu achei que se tratava de uma história de fantasmas com o começo do primeiro capítulo porém apesar de se tratar de uma história envolvendo o sobrenatural não temos fantasmas aqui, temos o que deveriam ser fantasma, mas mesmo envolvendo o sobrenatural o final da história nos trás de volta para a realidade e no caso desse livro uma bem triste, o que é um ponto alto para mim, temos a apresentação de Marina que te apresenta todo um mistério com a personagem e sua família e quase logo em seguida você é apresentado para um mistério maior que é o que vemos na maior parte do livro e acabamos deixando passar pequenos detalhes que vemos fazer sentindo nos últimos capítulos que são, para mim, uma forma de mostrar o porquê da loucura de um dos personagens e o porquê dele ter chegado ao ponto que chegou.

Leila de Carvalho e Gonçalves 10/07/2018

Trágico E Sobrenatural
Não é segredo para os admiradores de Carlos Ruis Záfon, o carinho que ele nutre por "Marina". Inclusive, dentre seus romances, esse é o mais singular, pois encerra seu ciclo de quatro livros destinados ao público infanto-juvenil do qual também faz parte a "Trilogia da Névoa".

Também é o primeiro ambientado em Barcelona, sua cidade natal. Carregada de suspense, a cidade surge misteriosa e gótica, como cenário de uma aventura em que o amor terá que enfrentar a morte. Aliás, essa é a marca registrada do escritor.

Seu texto é longo, se comparado aos anteriores, porém, comparativamente menor diante de suas próximas obras. Retrata a tocante relação que une dois jovens, Oscar e Marina, envolvidos na investigação de uma estranho episódio ocorrido no passado. Ao desenterrarem segredos, o leitor é apresentado a uma trama trágica e sobrenatural que remete a mítica história de "Prometeu" e o clássico do terror "Frankenstein".

Merece destaque a condução madura da narrativa, a linguagem cinematográfica com forte acento poético e repleta de metáforas, afora o interessante uso da intertextualidade. Se você é admirador de Záfon, não abdique de "Marina", "uma história cuja lembrança o tempo teima não apagar..."

fefashelf 23/08/2021

um dos melhores do ano
a leitura desse livro foi tão incrível que não sei nem o que dizer, só sei que senti muitas coisas, chorei no final e não vejo a hora de ler de novo

Shollo 22/09/2021

Boa leitura.
Uma história com bastante aventuras, terror ( fez até eu ter pesadelo), romance inocente de adolescentes e um fim emocionante. Vale a leitura.

MillenaS2 25/08/2022

"Temos um segredo trancado a sete chaves no sótão da alma"..
Realmente não esperava muito desse livro, mas o desenvolvimento que ele apresenta é simplesmente fantástico.
Toda a história em si, prende muitoo e ainda mais os plot twist que ele vem trazendo ao longo de todo o livro fazendo você ficar cada vem mais ansiosa para terminar. Todas as referências e reflexões que ele trás são essenciais e extremamente lindas, e espero um dia poder conhecer a Barcelona que Carlos Ruiz nos mostra.

Nina 23/09/2021

?O território dos humanos é a vida?a morte não nos pertence?
Apesar de Carlos Ruiz Zafon ser um excelente escritor, iniciei essa leitura apenas pelo título rs.
A surpresa positiva foi gigantesca!
Marina é uma obra envolvente, rápida, instigante e, sobretudo, sensível. Os toques de suspense e terror prendem o leitor do início ao fim, assim como as revelações e a estratégia de capítulos curtos.
É lindo ver a construção do relacionamento de Óscar e Marina, é inspiradora a história de German, é cômica a inteligência de Kafka e assustadora e triste a trajetória de Mijael.
Sem dúvidas se tornou um xodó pra mim, com passagens lindas e dignas de marcações, o autor nos incita a reflexão sobre a natureza humana, as reações à perda, as diferentes oportunidades de crescimento, a inveja, a ambição e a síndrome de Deus?
Apesar de ser classificado como literatura juvenil -como Carlos diz no prefácio- o livro é interessante pra variadas idades e acredito que tenha muito que acrescentar à qualquer leitor que lhe dê uma chance.

Obrigada Carlos Ruiz Zafon!