Gone - Desaparecer

Gone - Desaparecer Lisa McMann

Resenhas - Gone - Desaparecer

Gabriela Dunham 09/03/2011

E assim termina uma das séries mais sem graça que eu já li. Wake foi bom, mas não me empolgou muito, mesmo assim dei uma chance a Fade que eu adorei, então acabei lendo Gone. História legalzinha que vai passando sem grandes emoções. Janie continua como uma protagonista que não te provoca nenhuma reação, nem boa nem ruim, nem o romance dela com Cabe empolga muito. É isso, um livro que teria tudo pra ser excelente, mas fica no meio termo e olhe lá.

deniseayres 09/03/2011

Janie descobriu que seu "dom" de capturar sonhos tem por conseqüência efeitos devastadores em seu corpo, aos poucos ela tende e perder a visão e sofrer atrofia em membros do seu corpo, se não parar de usá-lo.
Estressada com o ritmo da sua vida, sua mãe continua depressiva e alcoolizada por todo o tempo, as preocupações de ficar cega e atrofiada, Janie e Cabel resolvem tirar umas férias.
Janie descobre que apesar de Cabel não falar sobre as preocupações que atingem ambos, ele sonha constantemente com isso, sempre angustiado com o que o futuro reservará para Janie e conseqüentemente para ele também.
Esse fato somando no peso que Janie carrega, ela se questiona se é justo dar esse futuro a Cabel que ela tanto ama.
No meio de suas férias, Janie recebe uma ligação da sua amiga Carrie informando que sua mãe está doente.
Eles correm de volta para casa e descobrem que o pai de Janie, que ela não conhecia, ressurgiu com uma doença terminal.
Tomar conhecimento da existência decadente de seu pai e pior, que seu pai assim como ela, é um apanhador de sonhos, coloca a cabeça de nossa protagonista em colapso.
Ela faz o percurso de seu pai e descobre que ainda há uma alternativa para os males que ela está padecendo.
Nenhum dos dois caminhos que se abrem para Janie é bom, mas ela terá que escolher antes que o tempo se esgote.
A autora finaliza a trilogia seguindo o mesmo padrão de narrativa, escrevendo como em um diário, com data e hora dos fatos.
Quem acompanha meu blog e leu minhas resenhas anteriores sabe que não sou fã dessa série.
Como eu tinha lido o primeiro e sido instigada a ler o segundo, achei que deveria finalizar com o terceiro, era uma questão de honra! haha
Infelizmente não me surpreendi com o que li.
Continua aquela narrativa chata, Janie é irritante, egoísta e infantil.
Cabel, apesar de ser o herói da história, também não me conquistou, talvez por uma falta de descrição melhor da personagem.
A história de Wake é ingênua e infantil.
A idéia da autora foi original e tinha tudo para trazer uma grande narrativa, mas ela simplesmente não soube desenvolver.
Nesse terceiro volume, a mocinha está depressiva, confusa e introspectiva.
Seus pensamentos são intensos e as soluções que ela busca para seus problemas são perturbadores. Fiquei muito irritada.
Gosto de romance sobrenatural, mas esse de fato me deixou frustrada.

Rachel 30/05/2011minha estante
Falou tudo que pensei sobre a série. Uma ótima idéia com uma péssima execução.

Rê Lima 22/10/2011minha estante
Pois é, concordo com quase tudo. Muito decepcionante.

Lily 20/03/2012minha estante
Continuo dizendo que quem lê e não gosta é porque espera coisas comuns e romances clichÊs, quem não está preparado para o original e o diferente simplesmente não deve ler essa série, ela é para leitores de mente aberta.

deniseayres 20/03/2012minha estante
Opinião é uma coisa bastante pessoal, respeito a sua, Lily.
Mas por discordar de ti e te respeitar plenamente, discordo de ti sobre 'mente aberta'.
As pessoas não gostam pq não gostam e ponto!
Achei o livro mal executado e essa é minha opinião.

Bell 03/07/2013minha estante
Vish... realmente a série não é das melhores, e não é por não ter o tipico clichê como a menina disse nos comentário, é por ter sido mal feito mesmo e o final não foi satisfatório. A série tinha tudo para ser Perfeita e ganhar muito em originalidade, mas a autora não soube desenvolver bem, infelizmente.

igoortc 28/02/2011

Resenha do livro Gone - Desaparecer (Wake #3)
Chega ao final mais uma saga incrível. Gone - Desaparecer é o último livro da trilogia Wake (resenhas: Wake | Fade); a série da garota que invade o sonho dos outros involuntariamente e trabalha com os tiras e cuida da mãe bêbada e está em dúvida sobre o que fazer com a sua vida cativou muitos, inclusive eu.
No último volume da série, Cabe e Janie estão de férias, mas são interrompidos por um telefonema de Carrie para Janie, dizendo que a mãe dela estava no hospital, mas ao chegar lá ela descobre que quem está mesmo doente é o seu pai - que ela não conhecia -, Henry, com um possível tumor cérebro.

[+] termine de ler: http://www.somoscriativos.com/2011/01/resenha-do-livro-gone-desaparecer-wake.html

naniedias 02/02/2011

Gone - Desaparecer
ATENÇÃO: Essa é a resenha do terceiro livro da série. Se você ainda não leu os dois primeiros e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sobre o livro:
O caderno verde. O seu conteúdo ainda aterroriza Janie. Ela precisa decidir qual caminho quer tomar - o que é o melhor.
Ela passa as férias com Cabe, o irmão dele e a cunhada. Ela consegue ver nos sonhos de Cabe que ele está assustado com o que pode acontecer a ela no futuro. Mas ele não fala sobre isso. E ela se sente incomodada.
E como se isso já não fosse o bastante, as férias são interrompidas por uma mensagem de Carrie - alguém ligado a Janie está no hospital - à beira da morte.
Enquanto ela tenta ajudar essa pessoa, precisa decidir que caminho irá tomar na vida dela.
Morton's Fork.

O que eu achei do livro:
Adorei o fechamento dessa série! Realmente foi com chave de ouro! Ainda estou mais encantada com o primeiro livro da série - Wake - mas os outros dois - Fade e Gone - também são maravilhosos!
Esse livro se passa em um período de tempo bem menor que os demais. O primeiro e o segundo duram um semestre escolar, enquanto este terceiro dura perto de uma semana.
Mas a Lisa McMann escreve de uma maneira maravilhosa, e não há problema algum com o sentimento de tempo. Realmente parece que apenas uma semana passou - os personagens agem de maneira adequada e as situações também ocorrem de acordo. Existem livros em que o leitor fica confuso pelo pouco tempo que se passa e as atitudes e pensamentos dos personagens que não correspondem muito ao período que se passa. Mas nesse livro, não vi esse problema. Eu só não gostei que não foi um semestre inteiro porque tinha esperanças que o último livro fosse o primeiro semestre de Janie e Cabel na faculdade. Realmente fico triste agora porque a trilogia acabou... gostaria que houvessem mais livros...
A trilogia Wake é uma delícia! Uma história maravilhosa e você não pode deixar de lê-la!

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 5

Leia mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com
Cinthia_a.p. 03/02/2011minha estante
Também adorei essa trilogia.
Li vários comentários contraditórios, mas a grande maioria das pessoas adorou a série.
É uma leitura leve (levei só um dia para ler cada um deles) e despretenciosa que deu certo.
O casal é super fofo e a gente sofre e torce muito por eles.
Enfim, história super gostosa e recomendada.

naniedias 04/02/2011minha estante
Cih, eu também levei apenas um dia para ler cada livro. É realmente uma leitura super leve e muito divertida!

Júliah 01/02/2011

...é definitivamente a vida é cheia de Morton's Fork!!! Faz minhas decisões serem tão fúteis e fáceis perto de tudo isso... lógico que é uma história fictícia, mas me ajudou a repensar coisas sobre minha vida.

Muito boa essa trilogia...

Gabi 20/01/2011

Gone é perfeito! A série Wake não poderia ter um final melhor do que este!
Jane passa por uma difícil fase neste capítulo de sua história, ela precisa fazer difíceis escolhas que deverão mudar sua vida para sempre. Ela sente-se se esvair aos poucos, está cansada, muito, mas muito cansada, de tudo.
A Jane é forte, mas, sua maior fonte de força é o amor e cuidado de Cabel, é ele que está sempre por perto, sempre disposto a ajudá-la, a protegê-la. Mas Jane não está certa se mantê-lo perto de si é justo.
Apesar das difíceis escolhas que deverá fazer Jane ainda precisará tomar atitudes que a ajudem a acalentar tanto sofrimento. Ela precisará pensar no que é melhor para si mesma, somente para si.
Em Gone, você verá como a série é perfeita, os livros se casam perfeitamente, a história de Jane é única, não poderia começar ou terminar diferente, ninguém escreveria melhor que Lisa. É perfeito! Não me canso de repetir, é perfeito! Só lamento por ter acabado! Eu li Gone em um dia, queria muito saber qual seria a escolha de Jane, e se fosse eu teria feito a mesma escolha. Mas agora sofro porque acabou. Buaaaaaá!
Espero que muitas pessoas leiam esta série, pois é uma leitura prazerosa, cativante e emocionante. Mais uma vez eu digo, é perfeito! Só mais uma, é perfeito!

Mylla 18/01/2011

Para mim, Gone fecha a série com chave de ouro, de verdade! É neste livro que Janie descobre mais fatos sobre seu dom/maldição, entra num conflito com ela mesma para decidir qual será o rumo de sua vida, que como ela mesma diz, é um tremendo Morton's Fork.

Adorei os personagens, o drama, o desenrolar da história, e aprendi até mesmo a gostar do modo de escrever da Lisa, detalhe que me incomodou um pouco inicialmente.

Você não verá a ação das missões da Capitã neste livro, mas verá os conflitos da Janie, e o peso que suas decisões terão, e para mim, isso compensou totalmente a falta de adrenalina e missões.

Camila 17/01/2011

Bom.

Para falar a verdade, me desapontei um pouco com Gone.
Esperava um pouco mais desse livro, principalmente pelo final do livro anterior, FADE, ter sido tão bom. (para mim Fade continua sendo o melhor da trilogia)
Neste livro os conflitos em torno do futuro de Janie continuam a atormentá-la. Além disso, uma situação nada agradável faz com que ela conheça seu pai e descubra mais coisas horríveis sobre a vida dela.
A história de Gone se passa em torno das decisões de Jane: Será que ela vai conseguir lidar com as conseqüências do seu 'dom'? Será que ela e Cabel vão continuar juntos?
Essas são perguntas que ficam na cabeça de Janie até o final, durante o livro todo vemos ela tentando escolher o que fazer.
Isso torna o livro um tanto parado e repetitivo.
Para mim, Lisa Mcmann deixou o final muito aberto. E isso também me deixou um pouco incomodada.
Mesmo sendo inferior aos outros, Gone termina uma série de livros que, sem duvida alguma, me surpreendeu. A trilogia em si é muito legal. Me envolvi com a história de Janie e vou sentir saudade!

Outras resenhas: http://camilemos.blogspot.com
Lily 20/03/2012minha estante
Ele não é inferior, só que autora mostra desde o começo que é realista, e o final do sua série é realista, ela não fecha a vida de suas personagens, ela simplesmente as deixa viver.

DEA 17/01/2011

Fraco
Este último livro da trilogia ficou bem distante dos dois primeiros livros, mas valeu para o desfecho geral.

Fran 10/01/2011

5 estrelas pq eu amo a série. Esse é o último livro, infelizmente. Gosto tanto de Janie e Cabe que eu vou sentir falta. Senti uma melhora absurda na estrutura do texto e na edição. Muito menos erros. Isso foi ótimo.

Bom, a série é ótima e realmente 3 livros foram suficientes pra gente entender o dilema de Janie. Enquanto os 2 livros anteriores são mais ação, Gone é mais reflexão. Tudo bem que achei Janie meio lentinha pra entender as coisas, mas o final da trilogia não podia ser mais sensato e real.

É isso ou isso. E ponto. (Merda VS Bosta, como diz a própria Janers)

p.S.: Queria um livrinho de Cabel agora. *_*
Ligia 19/07/2011minha estante
Adorei a resenha. Outra coisa que gostei muito nesse livro foi toda a parte da relação da Janie com a mãe... não sei, tornou a história muito mais real, alem de ser a parte "palpável" da história. Adorei muito o livro. :)

Tekantunes 09/01/2011

Gone teve um bom desempenho no desfecho da trilogia, mas se você está esperando ação não vai encontra-lá nesse livro. A trilogia está mais relacionada com a forma como a Janie lida com seu "dom" do que com as situações que ela encara e Gone trata disso, como a Janie se sente com seu fim, e digo fim com propósito de destino. O único ponto negativo na minha opinião é a forma como a autora, Lisa McMann, escreve, mas nada que dificulte a interpretação. Eu recomendo a trilogia e digo aqui que o segundo livro, Fade, é meu favorito.