Gone - Desaparecer

Gone - Desaparecer Lisa McMann

Resenhas - Gone - Desaparecer

CritiKarine 08/05/2011

Mais um da séries das leituras sem vergonha!
Bom Eu particularmente adoro esses livrinhos que você consegue ler no dia... Desses bem sem vergonha, que não te agrega muita coisa na vida...E esse se enquadra nessa categoria!

Gostei dessa série, mas, não gostei muito de como foi escrito o final, me pareceu que a autora tinha um numero de folhas já determinadas e tinha que encaixar alguma coisa que chegasse perto do final que ela realmente queria escrever, por isso dei três estrelas...

A história em si é boa mas é como eu disse não tem como amar um livro sem vergonha kkkkk é típica leitura de ônibus, que você não quer perder o tempo que esta viajando sem fazer nada, mas também não tem como ler algo mais complexo em meio a turbulências e conversar na estrada...

Foi até engraçado eu comentar que é leitura de ônibus, porque comprei o primeiro livro dessa séries (ou será que foram todos) em minhas idas à SP quando o escritório em que trabalho me fazia ir no TJ, J.M e etc...

Juny K. 28/04/2011

RESENHA: “Gone” (Lisa Mcmann)
Disponivel em: http://www.dear-book.net/2011/01/resenha-gone-lisa-mcmann.html

“Gone” começa com o pânico de Janie ao depor no julgamento dos professores, devido aos fatos ocorrido em “Fade” e a sua revelação como agente de narcóticos. Todos a reconhecem nas ruas, fazem perguntas sobre o caso e ela não aguenta mais. Até que ela e Cabe viajam para a Califórnia para a cabana do irmão dele.

O relacionamento dos dois começa a se desgastar, Cabe tem sonhos terríveis com os problemas futuros de Janie (cegueira, perda dos movimentos dos membros e etc), ele não os lembra mas Janie participa deles na maioria das vezes e não está aguentando mais, pois tudo que ele não diz sobre suas inseguranças acaba ocorrendo nos sonhos.

– Certo, obrigado – diz ele – Você por acaso gostaria de me contar o que está acontecendo ultimamente?
Janie engole seco.
Passa o dedo pelos cabelos e fica olhando ele. Inclina a cabeça e pressiona os lábios, unindo-os, para fazer com que parem de tremer.
Ela não consegue fazer isso.
Não consegue contar a ele.
Não consegue dizer.
Então, ela mente.

Tudo muda com uma ligação urgente da Carrie avisando que a mãe de Janie está surtando e que irá levá-la para o hospital. As férias de Janie e Cabe são interrompidas. “Gone” aborda muito mais que nos livros anteriores, o alcoolismo, o grande problema da mãe de Janie, que a carrega como um fardo, ela é incapaz de fazer nada sem estar alcoolizada e às vezes se torna agressiva, são problemas reais muito bem retratados.

Não quero contar muito sobre o que acontece a partir disso e sobre quem é Henry, mas posso garantir que ele é um personagem que será muito importante para Janie, a ajudará a entender as suas escolhas, que são um dos grandes dilemas do livro. Isolar-se, tentando viver uma vida normal ou usar o dom e ficar cega e torta? As coisas não são tão simples assim, há muito mais nessas opções é “Morton’s Fork” (um termo explicado no livro para dizer que as duas escolhas são péssimas).

Dói ainda mais isso.
E então eles se beijam.
Devagar, gentilmente.
Porque, com a pessoa certa, às vezes, beijar parece que vai curar.

Dá para sentir raiva de Cabe no começo, mas apesar de tudo ele é um cara legal e faz tudo por Janie, não é a aquele romance lindo e feliz, é realista, mas funciona, os dois se amam, cada um a sua maneira. Carrie aparece um pouco mais nesse livro, ajudando Janie com seus problemas, fazendo bem o papel de amiga. Janie continua honrando sua personalidade, responsável, independente, forte.

Janie ri baixinho, mas por dentro sente um pouco de dor.
Por um instante, deixou todo esse problema para trás.
É difícil ficar animada com isso.
Mais a vida continua. Tudo progride, em uma direção ou em outra.

Gostei muito desse livro pois a narrativa de Lisa Mcmann é bem sincera e realista, não há formula magica para resolver tudo ou final 100% feliz, mostra que apesar de todos os problemas, dá para tentar, ter esperança, mesmo que as coisas não sejam perfeitas. Achei que a autora fechou bem a estória de forma coerente com o que construiu sobre seus personagens e quero muito ler mais obras dela. Recomendo muito toda a trilogia (Wake, Fade e Gone)!

TattyHP 19/04/2011

Não sei muito bem o que dizer... Eu amei Wake na primeira vez que li, se tornou um dos meus livros favoritos. Me conquistou.
Em Fade, nossa, me surpreendeu... Pra mim, o melhor livro da série, toda a história, tudo me deixou completamente besta! Até a escrita melhorou muito...

Quando comecei Gone, achava que ia superar os outros dois... E isso não aconteceu!... Não que eu não tenha gostado! Tem coisas incríveis no livro, como o drama familiar, o problema com alcool, e tals... Mas eu senti falta de muita coisa!
Queria mais Cabel, que dá um charme todo especial na história. Queria mais ação, já que a história fica o tempo todo só sobre as descobertas da Janie quanto ao seu pai, e seu drama sobre o Morton's Fork.
Achei beeem legal, resolver toda essa história sobre a familia de Janie e tal, mas faltou algo! Faltou algo pra falar 'uaaaau, que história incrível' (No caso de Fade, quando ela descobre sobre seu futuro, e a festa com o Sr. Durbin...).

É um livro legal, recomendo para que já leu os outros dois. Mas a história é branda. Ela apenas resolve os problemas e pronto, acabou.

E o final? Não acredito ainda que acabou, não porque eu amo a série e não queria que acabasse (o que, de fato é verdade), mas porque, quando se lê a ultima página do livro, você pode jurar que aquilo não é o fim. Dá MUITO a impressão de que a história continua...

Quanto a série inteira, queria mais páginas no livro, e mais 'aprofundamento' nas descrições e nas situações. Os livros conseguem prender agente (a maioria lê em 2 dias no máximo, cada livro), mas porque tudo passa super rápido...

A série Wake continua sendo uma das minhs séries favoritas, mesmo com o desfecho que não me convenceu. Quero um novo livro, quero saber o futuro de Janie, os próximos desafios... isso poderia ser mais explorado, mas acaba como '... ela não viveu feliz para sempre e é isso.'
Quero mais :'(

Lennie 17/04/2011

Um Incrivel final. Para uma trilogia incrivel!
"Gone" é o ultimo livro da trilogia Wake(Titulo da trilogia no Brasil).
Eu não poderia ter imaginado nada melhor. O livro é incrivel, apesar de pequeno. A Lisa seguiu com sua forma peculiar de escrever. Aquela sua forma de nos fazer sentir tantas emoções com uma só palavra. De frases curtas e pausas deliberadas, "Gone" fala de Familia, amor,ganhos, escolhas,dor, perdas, destino e consequencia. Janie dessa vez tem que lidar com coisas que assustariam qualquer um. Mas também, apesar de tudo e dessas dificuldades, no final ela acaba ganhando mais do que poderia pedir. A lisa deu um Show e afirmo com todas as palavras: O Livro é muito, muito bom. E tão intenso que as vezes te deixa sem ar, assim como os dois primeiros. E apesar de o meu preferido dos três ser Fade, em "Gone" a Lisa não deixa a desejar.
O Romance entre o Cabel e Janie segue tão fofo quanto sempre foi. Os dois nos mostram que um relacionamento nem sempre é "um mar de rosas". Que sofrer e chorar faz parte. E que as vezes você vai dizer merdas. Que os altos e baixos é que faz com que isso seja forte. Fala tambem daquele amor altruista, que você tem que desistir de algo para que possa fazer alguem feliz. Assim como o engoismo. Quando você quer tanto algo que não pode conseguir deixa-lo ir.
Enfim, "Gone" é demais.
Recomendo.

"Ele é o unico cara para quem ela sempre vai contar" - Gone
(Essa frase me marcou)

AnnGominho 16/04/2011

O que posso dizer sobre Gone? Fiquei euforica ao terminar Fade em um dia e não ter Gone para ler a seguir... Quase pulei de felicidade quando fui na livraria com minha tia, e entre todos os "milhões" de livros que queria comprar, o título "GONE" parecia ter sido escrito em um néon que piscava para mim na vitrine da loja. E foi isso, comprei ontem e só não terminei ontem mesmo por conta dos trabalhos da facu. Mas, hoje dei por encerrada a vida de Janie e Cabe. Um casal muito fofo e que eu ficaria por demais chateada com um final diferente...

O Terceiro e último livro da série, fecha com chave de ouro a trilogia que - não sei vocês, mas referindo-se a mim - conquistou um espaço totalmente digno na minha estante de favoritos. Graças a ele podemos dar um nome ao estranho cara hippie que dar a mão para a mãe de Janie em um dos seus sonhos em estado de bêbada, e este cara é Henry, seu pai.

Como uma filha órfã de pais vivos, Janie, sempre quis saber quem era o seu pai, porém, a forma como ele surge em sua vida neste livro chega a deixar o leitor sem ar, o que dirá a própria Janie. Em contra partida, nossa apanhadora de sonhos está mais angustiada que o normal, Cabe anda tendo sonhos com suas aflições oprimidas sobre o futuro dela, e ela não está nem um pouco a fim de confrontá-lo sobre isso. Como se fosse pouco, Janie ficará de frente para o Morton's Fork, o que não a ajuda em nada... Ou melhor, irá ajudá-la desde que ela entenda o significado, é claro.

É claro que em algumas partes do livro eu desejei enfiar a cabeça da Janie para ver se voltava a funcionar normalmente... Mas, parece que no final ela recobrou a conciência, né?? De fato, essa série de tirar o folêgo ficou marcada entre as melhores.

Carla Teixeira 14/04/2011

Só uma palavra pra esse livro, alias pra essa Trilogia...
CHATA!!!

Esse último então??? que final tosco... não gastaria meu dinheiro novamente comprando essa coleção.

Núbia Esther 10/04/2011

Se em Fade McMann nos mostra como o dom de Jane pode ajudar à desvendar crimes e quais são as conseqüências do uso do seu dom. Em Gone, bem, no último livro da trilogia esse lado heroína que tem um poder e que ajuda a polícia é deixado de lado, o que é uma pena para os que gostam de um romance policial. Eu mesma, ao iniciar a leitura não fiquei muito contente com o rumo que a história parecia tomar. Afinal, a autora inicia a série com a dificuldade de Jane em “acostumar-se” (se é que isso um dia pode acontecer) com o seu dom, uma garota sem confiança, com poucos amigos, isolada. No segundo livro temos uma Jane bem mais confiante, alegre até e que passa a enxergar seu dom como uma forma de ajudar a sociedade, auxiliando a polícia. Em Gone, nos encontramos novamente com aquela garota insegura do primeiro livro, é verdade que saber sobre o que o futuro lhe reserva foi um baque e tanto, mas como fica o aprendizado das experiências que ela passou? Não valeram de nada? A sensação que tive era que a autora estava subestimando a personagem ao agir assim, mas depois entendi que ao deixar de lado a face criminalística da obra e se aprofundar no psicológico de Janie, McMann nos permitiu um maior contato com sua protagonista e nos deixou claro como esse dom influenciou e influenciará a vida da garota. No fim, era disso que a trilogia tratava. A vida de uma jovem apanhadora de sonhos…

A protagonista está repleta de dilemas e preocupações: a agonia de ter que prestar depoimento no julgamento dos professores que ajudou prender, a preocupação com seu futuro duvidoso e seus problemas de relacionamento com Cabel, que está tendo pesadelos consecutivos envolvendo Jane e seu futuro como apanhadora de sonhos, sonhos que estão destruindo a garota…

“Agora que a bagunça diminuiu, as coisas estão difíceis. Voltar a seu rumo de novo e encarar a realidade de um futuro como cega e aleijada… é difícil. Ter uma mãe bêbada, isso também é difícil. Pensar na faculdade, onde as pessoas estão dormindo por toda a parte… e em um namorado, com dúvidas e medos que só vêm à tona em seus sonhos. A vida em geral… é. Tudo isso.

Realmente.

Tremendamente.

Difícil.”

Como falei, o lado psicológico do romance ganha forças e para isso McMann faz algo que senti muita falta no segundo livro, ela retoma seus personagens, dá mais voz a alguns e não se restringe apenas ao casal principal. Assim, vemos a relação de Carrie e Jane ‘renascer’, sua relação com a Capitã alçar vôos, seus problemas com a mãe ficarem mais aparentes e para coroar o aparecimento de uma pessoa inesperada em sua vida torna-se a chave para que a escolha que Jane tanto posterga seja feita. Aliás, cabe comentar que ao acompanhar o dilema de Jane acabei no dilema junto com a protagonista, em alguns momentos torcia para que ela assumisse de vez sua ‘função’ de apanhadora de sonhos, em outros para que ela deixasse tudo para trás, fiquei nesse dilema até o fim. Falando sobre a série como um todo, a história começou morna, tomou forma na metade do primeiro livro, ficou muito mais ágil e mais interessante no segundo livro e encerra-se de forma satisfatória. Recomendo para aqueles que gostam de um romance juvenil com um toque sobrenatural, mas que já estão cansados de criaturas da noite e seres alados.

[Blablabla Aleatório] - http://feanari.wordpress.com/2011/02/14/gone-%E2%80%93-desaparecer-lisa-mcmann/

Carol 30/03/2011

Fechando essa Trilogia simpática, Gone desvenda o mistério familiar de Janie.

Janie faz a descoberta sobre o paradeiro do seu nunca conhecido e mencionado pai e se envolve com uma grande descoberta sobre a hereditariedade de seus dons de apanhadora de sonhos.

Diante de um grande dilema entre o ruim e o péssimo, Janie se vê diante da escolha entre usar seus dons e aquirir a cegueira e as mãos atrofiadas, ou acabadar falecendo igual ao seu pai, que se isolou de todos para não usar o dom e acabou com problemas cerebrais.

Todas as alternativas para escolha são ruins, porém só uma tem Cabel, só uma ele continuará ao seu lado a amando e a protegendo.

O amor vence, sempre o amor vence...

Adorei essa triologia, pequena, leve e simpática!

Júlia da Mata 28/03/2011

Hã? O que? Acabou?
Se tem uma coisa que aos poucos eu fui entendendo é que o peso de terminar uma serie é grande. Muitos autores quebram a cabeça para fazer algum que agradam os fãs e a ela ao mesmo tempo, apesar de a maioria dos autores já terem um fim programado na cabeça assim que começa a escrever o primeiro de uma serie. A pressão é muita. Muitas vezes a gente acaba quebrando a cabeça e só para saciar a sede daqueles leitores insaciáveis e assassinos que fazem ameaças – eu como uma escritora de fanfictions sei muito bem o que é isso – você acaba escrevendo qualquer merda só para se ver livre daquilo tudo. Mas um final tem que ser perfeito, tem que fazer com que os leitores se sentem satisfeitos e lhe agradeçam com um sorriso carinhoso no rosto. O que certamente Lisa McMann não vai receber.

Wake foi uma serie incrível para mim. Apaixonei por ela no primeiro livro. A minha paixão aumentou com Fade. Mas com Gone eu me senti um lixo. Eu não estou criticando o livro não. Ele foi ótimo sim, teve o final que todos esperávamos e teve um desenrolo fantástico. Mas quando terminei o livro eu parei e pensei: “Ué, só isso? Vai acabar assim? Esperava mais”. Sim, todos nós esperávamos mais, pois eu sei que não fui a única que achei isso do final.

Quando eu terminei Fade eu estava morrendo de medo de começar Gone. Pois Fade nos mostrou um monte de coisas que tinham haver com o futuro de Janie, e que davam medo. Eu não podia parar de ler livros no dia, pois estou tentando desatolar a minha lista de espera, então para relaxar um pouco antes de ler Gone eu li Diários do Vampiro – O Confronto. Relaxei apenas umas horas, para depois ter de encarar Gone mais uma vez. Então eu afastei o medo e li Gone.

Mais ou menos 170 paginas do livro estavam sendo incríveis. Lisa McMann soube me deixar apreensiva todo esse tempo. Janie está encarando sua ultima decisão, que mudará sua vida para sempre. Nenhuma das duas opções é boa. Nenhuma das duas a levará para o final feliz. Mas ela terá que escolher uma delas. Aos poucos ela começa a descobrir coisas sobre teu passado e com ele vem mais pressão para essa escolha.

Em Gone, Dorothea – a mãe de Janie – tem um papel mais importante. Ela até arranca umas risadas. A gente descobre quem enfim é o pai de Janie, o porque de Dorothea agir assim e muitas outras coisas que antes não tinham importância. Fico feliz por Lisa ter nos mostrado essas coisas, foi realmente um ponto muito bom no livro.

A narrativa continua a mesma, com suas frases pequenas, exatamente no presente e parágrafos menores ainda. Umas das coisas que mais gostei e achei divertido é que McMann as vezes cita algumas coisas de Harry Potter, como um personagem ou um livro que algum personagem lê. Achei isso super divertido, pois faz com que nos percebamos que ainda estamos no mundo real e que pode existir alguma Janie ou Cabel por ai.

Apesar de ser um livro que me decepcionou muito, foi um livro bom e ainda aconselho a ler, pelas partes boas é claro. E que venha a próxima serie de Lisa McMann.

tatiane46 18/03/2011

Podia ser melhor, mas mesmo assim...
att jan 2023 - cresci e criei gosto, mas fica a ilusão abaixo

[Ops; aqui pode conter spoiler de Wake, Fade e Gone. Então se você ainda não leu os dois anteriores, cuidadinho!! xD]

Gostaria de dizer que essa trilogia é mais do que ótima, também gostaria de dizer que Gone - Desaparecer é o melhor da trilogia. Mas a gente não pode ter tudo o que quer.
Muita gente fala que o livro é um porre ou não vai lê-lo por causa da narrativa. Mas isso é um total mito. Você se acostuma com a narrativa muito rápido, por causa disso o livro acaba sendo muito mais fácil e rápido de ler do que qualquer outro. A história é muito boa, e o tema proposto é melhor. Ligue o dane-se pra narrativa que fica tudo numa boa! Claro, ainda assim, muita gente não consegue gostar e nem se acostumar com a narrativa do livro. OK, dá pra entender porque; quando li Wake - Despertar também não me acostumei com aquela narrativa maluca até quase o final do livro, mas quando o climáx chega não tem como negar que você esquece completamenta a narrativa.
Em Wake é um pouco demorado até essas partes boas de se ler chegarem, mas quando chega você não para de ler até o final. Em Fade (o que eu julgo ser o melhor da trilogia) o climáx do livro é quase o livro inteiro; digo, tem a situação do Cabe e seu impulso de querer proteger a J. e tem o lance do "Professor Pedófilo Safajdênho" que é muuuuito perigoso, um baita de um "mistério" (eu tava pensando que era só um), e chega a hora da festa, e ainda tinha o caderno verde, e depois disso o ritmo diminui um pouco, mas mesmo assim o livro é ótimo. Gone é um problema; eu achei que com o final de Fade e a situação que o livro deixou para rolar no último o livro ia ser de te matar. Ele te mata, mas não no bom sentido, e não é o livro nem a história que mata, é a J.! Ela irritou muito com essa história de "ficar sozinha". Por mais que a idéia seja tentadora ela tem a Carrie, o CABE (♥), tem a Capitã, tem pessoas que gostam dela e que a amam muito, eu não trocaria isso por nada no mundo, mesmo que fosse ficar cega e torta. E também acho que ela não notou que hoje em dia existe fisioterapia e cirurgia pros olhos, etc e tal. A verdade: você prefere ficar sozinho, triste e com uma loja na internet mas com duas escolhas igualmente ruins e com o cérebro prestes a explodir á ficar cega e torta mas com gente que te ama do seu lado e que cuidara de você?
Durante o livro a J. faz parecer que a segunda escolha é a pior... Pra mim não é. Mas OK, tirando isso tem coisas interessantissímas acontecendo: Henry! Ahh, coitado. Eu amei como a J. conseguiu ajudá-lo, e ainda bem que conseguiu. E ainda bem que fez a escolha certa também! E claro: a mãe da J. pode ser tudo aquilo que ela é, mas eu tenho dó dela. Acho que a J. também não notou que se ela fizesse a mesma coisa que o Henry (se isolar) ela faria com que o Cabe ficasse praticamente igual á mãe dela, e, cá entre nós, o Cabe já foi maltratado o bastante na vida. E ainda tem os sonhos que rolaram durante a estadia de Henry no hospital, que eram incrivelmente agonizantes. Não mais do que o sonho que a J. teve antes do Henry finalmente conseguir ir embora com a Srta. Stubin... Ahh, senhorita Stubin! Como ela fez falta pra J.!
Por que poderia ser melhor? Porque poderia ter mais Cabe, e mais raciocinio de parte da J. Poderia até ter mais ação, quem sabe? Mas uma coisa eu sei: a história e o tema proposto no livro são ótimos, e apesar da narrativa, dá pra engolir sem esforço!

Aline 17/03/2011

Gone - Desaparecer por Lisa McMann
Bom, em primeiro lugar não gosto do final de séries, sempre me sinto triste, não sei por quê. Antes mesmo de comprar o livro várias pessoas me disseram que iria me decepcionar, que o final não é tão bom assim e tals. O final não foi tão péssimo, mas também não foi maravilhoso, era mais o menus o que esperava, então não posso dizer que me decepcionei e nem que gostei.

Nesse livro Janie é oficialmente uma agente do Narcótrafico, fato que além de tudo a incomodava um pouco. Ela e Cabe vão passar férias em uma cabana, tudo ia bem a medida do possível. Porém Janie recebe vários recados de Carrie, avisando que sua mãe teve literalmente um surto, e ela teve que leva-la ao hospital.

Janie fica 'cega' de raiva com a capacidade que sua mãe tem de estragar as coisas, mas mesmo assim volta antes do final das férias, afinal está louca de preocupação, o que poderia levar Dorothea à uma hospital ? Após angustiantes minutos, Janie a localiza na UTI, não à nada de errado com ela e sim com Henry, o tal cara que Janie sempre via nos sonhos de sua mãe. Descobre que ele está praticamente no seus últimos dias de vida, devido algo relacionado a dano cerebral. Conforme Janie entra na vida de Henry, descobre coisas que até então nunca se passaram pela sua cabeça, à inúmeras reviravoltas, e apesar de todas elas, cabe somente a Janie tomar a grande decisão, decisão essa que mudará sua vida para sempre.

Confesso que gostei da maneira como Lisa aborda o problema familiar pelo que Janie passa, apesar de tudo sempre mantendo o bom humor. A leitura flui completamente rápido, quando dei por mim o livro tinha acabado, e eu fiquei tipo...hãn?? Mas de qualquer maneira valeu a pena, a minha opinião ainda continua a mesma quanto ao melhor livro da trilogia, Fade sem dúvida.

Enfim essa resenha foi super difícil escrever, não foi um livro que amei, e a maioria das pessoas sentem dificuldade em resenhar livros que gostam, mas acontece é que essa é uma série que tenho um certo carinho e foi difícil me expressar, espero que vocês tenham entendido da maneira certa, e é lógico não deixem de ler Gone \o/

Book is life

Elizabeth r 16/03/2011

Gostei muito da autora ter se focado no problema familiar de janie e não em outro caso pra ela resolver. Achei ótima a evolução de janie com a mãe, mas também achei que deixou a desejar o por que do comportamento de Dorothea. fazer o que né?

Adoro o relacionamento de janie com cabe, e juro que eu não sei como é que fuciona... eles descutem e vez por outra alguém solta uma alfinetada, maaas, eles se amam e pronto.

achei a participação da capitã fraquinha nesse. mas ainda serviu de alguma coisa. Tava torceeeendo muito por carrie e stu mas achei melhor a forma como eles terminaram no livro. Acabou o livro e eu não consegui entender como a sra stubin aparece depois de morta mesmo que seja por sonhos.

enfim, eu não sei se foi pelo fato de eu ter lido esse livro em uma noite mas eu adorei ele. não achei que ele deixou a desejar nada do final. achei só que a autora complicou um pouco nas primeiras folhas, deve ser a forma que ela achou pra lhe deixar curiosa

Mih Del Debbio 14/03/2011

Decepção
Essa trilogia me decepcionou totalmente.
Na minha opinião ela tinha tudo pra dar certo, uma ideia original, personagens solidos, problemas definidos e um romance legal... porém nada disso foi bem desenvolvido.

Em todos os livros percebe-se que tudo acontece muito fácil, o problema surge, logo em seguida aparece a pista e na outra página tá tudo resolvido... nada atrapalha, ninguem entra no caminho, tudo ocorre bem, BEM demais para uma historia de suspense e literatura fantastica.

Gone finaliza a Trilogia Wake de forma desastrosa.
A historia é sem sentido, acontece absolutamente do nada, quando voce começa a entender o que está acontecendo... já está acabando.
Enfim... me decepcionei. Esperava bem mais do livro e da serie, as capas são tão fantasticas, mas contradizem totalmente a realidade contada nas páginas...