Peter Pan

Peter Pan J. M. Barrie...

Resenhas - Peter Pan

Peleteiro 14/10/2023

Peter Pan foi um dos únicos que chorei durante a leitura na vida inteira. Esperava algo relacionado às animações e me deparei com uma narrativa adulta e dura, sobretudo quando define as crianças da Terra do Nunca como desalmadas. Por essa razão, inclusive, recomendo a tradução da Zahar, que ousou manter o tom ácido e sombrio.

É impossível não se comover sob o olhar de Peter para a vida adulta e com a escolha de preferir continuar a esquecer e viver uma fantasia ingênua diante do endurecimento provocado pelo ?adultecer?.

O crocodilo, chamado de idiota por ser escravo do relógio assim como todos que se dedicam a ideias fixas foi outro elemento que ressoa em mim até hoje. Leiam Peter Pan! De preferência, assistam Em busca da terra do nunca em seguida ?

heyimjuliana 14/05/2020

Livro nostálgico
O Livro Peter Pan, escrito por James Barrie, conta a famosa história do garoto que não queria crescer e nunca o fez.
Esse livro da Zahar é na versão pocket e é uma graça.
Lendo este livro,já adulta, voltei ao passado e relembrei da história da Disney que eu assistia aos filmes. Foi algo bem nostálgico. A história original é um pouco diferente da adaptação da Disney mas quase tudo é igual.
Foi muito bom ler um dos clássicos da literatura. Recomendo.

JoAo366 23/04/2024

Peter Pan
O livro é simplesmente sensacional! Há vários momentos de emoção entre os personagens Peter Pan, Wendy e as outras crianças que foram para a terra do nunca. O livro também conta as grandes aventuras deles.

SunshinetySick 21/08/2020

"Ela lhe contou histórias, ele a ensinou a voar."

"- Wendy, qualquer menina vale mais do que dez meninos."

"Então venha comigo, onde nascem os sonhos, e o tempo nunca é planejado."

"Pensamentos felizes fazem a gente voar."

"Nunca diga "adeus", porque dizer "adeus" significa ir embora e ir embora significa esquecer."

É uma história de fantasia, maternidade e o dilema de crescer. É sobre pesar diversão e responsabilidade, liberdade e família, aventura e amor.

Eu choro toda vez que leio essa história, me emociona muito. Como mulher eu imagino eu contando essa história para os meus filhos - e olha que eu nem planejo ter filhos - mas a empatia que sinto pela Wendy e o facínio pelo Peter é de um nível que poucas obras despertam em mim, a relação deles é muito única.

É um dos meus livros preferidos, deem uma chance. Tem uma narrativa bem diferente, com o narrador comentando e dando opinião, ensinamentos, reflexões e detalhes fantásticos que te farão ocilar entre querer ser adulto e criança. E se precisar de um escape, siga as instruções.

"a segunda estrela à direita e então direto, até amanhecer"

Ou abra na primeira página.

Alessandra 14/05/2021

Meio meh
2.5 é a nota que a gente da quando não sabe se gostou ou não do livro. Eu entendo que é um livro infantil escrito lá no ano 1904, mas não me desceu.
Todo mundo conhece a história e aqui o Peter leva a Wendy pra Terra do Nunca porquê precisa de uma mãe, alguém para limpar sua casa, costurar suas meias e dos meninos perdidos e coloca-los na cama. Eu abandonei esse livro duas vezes e só não foi abandonado de vez porque eu comprei o Box da Zahar com ele junto e eu não quero nenhum livro lido pela metade no box.
Pode ser fofinho e tudo mais, eu gostei do final mais do que eu imaginava que eu iria gostar, mas a Wendy só servir pra faxinar e toda a conversa de "instinto maternal" das meninas, ao mesmo tempo, em que o Peter odeia mães e culpa na sua própria por ter sido abandonado, NÃO ROLOU. E podem dizer que é militância desnecessária, afinal "olha a época que ele foi escrito", até da pra entender o contexto, agora fingir que não tem nada disso só pra gostar da história não da não.
Guilherme 14/05/2021minha estante
que LACRE mana!

Andresa 07/02/2020

"(...) nunca existiu um menino mais arrogante nesse mundo."
Acredito que quase todo mundo cresceu assistindo aos filmes infantis da Disney, e Peter Pan é um de seus mais famosos. O tão popular menino que não queria crescer é conhecido por todos e encanta tanto jovens quanto adultos que se identificam com a filosofia do livro (quem nunca também ouviu falar em Síndrome de Peter Pan?).

Confesso, no entanto, que essa nunca foi um das minhas histórias preferidas, principalmente pela personalidade de Peter. O personagem é um dos mais controversos que já conheci, sendo extremamente vaidoso e cruel, o que a princípio não parece se encaixar com as características infantis da bondade e inocência que esperamos encontrar nas histórias para crianças.

A história, na verdade, sequer foi iniciada como um livro. Seu autor, antes de colocá-la no papel, a contava para os filhos pequenos de seus amigos como uma forma de recordar de seu irmão, que faleceu ainda muito jovem. Além disso, a história antes tornou-se uma peça, na qual o filme foi baseado, para só então poder virar páginas de um livro.

Existem diversos elementos fantasiosos no enredo, bem típicos das histórias infantis, como voar, conversar com estrelas, fadas ciumentas, uma babá que na verdade é uma cachorra e muitos outros!

Os pais das crianças Darling são de uma crítica incrível, principalmente o Sr. Darling, homem vaidoso, tolo e que gostava de ostentar o que não tinha. Há diálogos surreais, como quando os pais fazem cálculos e teorias se ficam ou não com as crianças devido a como a permanência delas na casa ia afetar as finanças da família.

É justamente por isso que ele possuem uma babá canina que, apesar de cuidar muito bem das crianças, foi escolhida para a função apenas por representar um custo a menos. A redenção do Sr. Darling foi um dos pontos fortes pra mim na leitura!

Outro ponto interessante é que, para a época em que foi escrito, o livro possui elementos bastante machistas, como a necessidade de se levar Wendy a Terra do Nunca para que seja mãe dos meninos perdidos. Por mãe, entende-se cuidar das crianças e da casa. Assim, Wendy quase não participa das brincadeiras e aventuras, aparecendo constantemente a remendar roupas, fazer comida e cuidar dos garotos. Ao mesmo tempo, existe o contraste de apresentá-la sempre como a personagem mais sensata, onde as meninas são constantemente elogiada como mais inteligentes que os meninos.

E por falar em aventuras, temos aqui bastante crueldade para um livro infantil. Os garotos, que tem como inimigos os piratas e seu chefe, o famoso Capitão Gancho, disputam episódios sangrentos, com direito a espadas, mortes e sangue! Confesso que fiquei chocada de encontrar esses elementos, mas, em contrapartida, o conflito a bordo do navio pirada foi a minha parte preferida da história.

Para finalizar, a mensagem do livro (que, sendo honesta, só captei após a discussão com os outros leitores do clube) é essa visão de que a infância deve ser bem aproveitada, ignorando-se o futuro que nos espera enquanto adultos, onde a magia e a forma simples e leve de ver a vida, acreditando no impossível, acabam desaparecendo dos nossos corações, dando lugar a uma existência monótona e sem aventuras.

O único que parece imune a essa ação do tempo é o próprio Peter, que representa, então, o clico infinito da magia presente na infância, que nunca se acaba enquanto novas gerações de crianças que acreditam nele vão surgindo no mundo.

Foi uma experiência muito interessante ter lido esse livro. Gosto muito de reler contos de fadas e perceber que, na vida adulta, a gente acaba tendo uma visão muito literal sobre o que lemos, reforçando a teoria do livro de que perdemos o encanto com a idade. Discuti-lo foi mágico, pois pudemos nos relembrar da nossa infância e do quanto essa leitura seria mais bem aproveitada na nossa mente infantil - embora as lições morais, as pequenas críticas sociais e o sarcasmo da escrita só sejam compreendidos pelos adultos.

Como disse, não é meu conto de fadas preferido e não simpatizei com o personagem novamente. Há trechos um pouco confusos, que admito não ter entendido, mas acredito que é uma leitura muito válida para crianças que estão iniciando sua vida leitora e adultos que gostam de ler um bom clássico que atravessa gerações - não só para apreciá-lo, mas entendê-lo em seu contexto histórico e de criação por trás da obra, muitas vezes mais interessantes que ela própria.

site: https://umdiamelivro.com/2020/02/06/resenha-peter-pan-de-j-m-barrie

Maressa 03/09/2022

Mágico, confuso e maravilhoso
Eu amo essa história. Meu primeiro contato foi com o filme de 2003, e só agora tive a oportunidade de ler o livro e uau.

Essa história sempre me encantou, não sei explicar a forma que ela me afeta, mas eu consigo descrever apenas com essas palavras: alegria, inocência, liberdade, tristeza, curiosidade, esperança e saudade. Essas são algumas das emoções que eu senti lendo esse conto maravilhoso.

Eu já era curiosa com o passado do Peter, como ele surgiu, quem é ele de verdade e depois de ler fiquei com mais mil perguntas na minha cabeça.

A cabeça do Peter funciona de uma forma completamente diferente, a forma como ele enxerga os relacionamentos humanos, sentimentos e situações de perigo, tudo isso vira um ponto de interrogação enorme na sua cabeça, e é muito frustrante porque o livro não te da respostas sobre o comportamento e muito menos sobre o passado do Peter.

Por fim, o livro é mágico e em alguns momentos até emocionante. Fiquei muito feliz com a leitura e também com as várias semelhanças que o livro possui com uma das adaptações que fizeram para o cinema (que foi muito bem adaptado por sinal).

Enfim, o livro apenas reforçou a paixão que eu sinto por essa história.

leiturasdaursula 20/01/2021

Merece o selo de clássico!
Eu nunca tinha lido Peter Pan e foi gratificante conhecer essa história na edição da Martin Claret por que tem extras, apêndices e inclui sugestões de atividades e discussões! Amei, resenha completa e detalhes da edição no insta: @leiturasdaursula

Samuel Simões 19/10/2021

Interessante, porém mediano demais.
Uma leitura interessante em se tratando de clássicos. Porém a história não me fisgou o quanto eu esperava e os únicos momentos em que curti a narrativa foi no final vendo todos os personagens e o fim que eles tiveram, e pelo menos pra mim foi impossível não lembrar da minha infância e no rumo que nós agora tomamos e o quanto nossa vida muitas vezes perde o brilho de quando criança.

Luana 04/11/2021

"Todas as crinças crescem, menos uma..."
Alguém lê esse livro e gosta do Peter Pan ou da Sininho? Porquê eu não gostei de nenhum dos dois! Peter é um tirano, egoísta, que na minha opinião tende mais para o mal que para o bem, Sininho também tende muito para o mal com suas atitudes com Wendy. Lógico que também senti pena do Peter porque apesar de ser uma criança chata não da pra negar a parte triste, não conheçe o amor de mãe, e sempre se esquece de tudo.
Wendy é retratada a todo momento como a mulher que sonha em cuidar da casa e dos filhos como se esse fosse o único destino para as mulheres. Porém temos que levar em conta o ano em que a história foi escrita, já que pouco se falava sobre igualdade de gênero.
Duda_HWKL 05/11/2021minha estante
Eu ainda não terminei de ler, porém tive a mesma sensação com relação ao Peter e a Sininho, mas achei muito interessante porque em todos os desenhos eles são retratados como fofinhos, mas aí a gente vê que na verdade não é bem assim, o Peter foi um menino que não teve os pais presentes e ainda esqueci de tudo que tinha relação com família, então é natural ele ser um pé no saco kkkkkkkk, mas estou gostando do livro mesmo assim kkkkkkkkkkkk

Luana 05/11/2021minha estante
Verdade! Eu levei um choque porque é beeem diferente dos filmes onde eles são todos amorzinhos kkkk

Gusta 14/02/2022minha estante
Sobre o Peter ser tirano e egoísta, isso é o foco central da história não?
A história toda se baseia em volta de Peter não desejar crescer, embora essas falhas de personalidade dele também existam entre adultos elas são mais exacerbadas em crianças, se uma criança normal com pais já é ruim então imagine uma criança sem supervisão e que se nega à amadurecer, surpreso eu estaria se Peter fosse bonzinho.
As pessoas hoje em dia, vivendo em uma sociedade civilizada, esquecem que existe nos meninos naturalmente um excesso de energia e um impulso violento que foram as bases pra construção da humanidade, percebo como isso torna o sistema educacional mais adequado às meninas que tem mais facilidade para ficarem sentadas estudando em salas de aula por longos períodos em atenção enquanto que meninos têm dificuldade por necessitarem extravasar essa carga maior de energia, sinto pena desses meninos porque quando liberam essa energia excessiva fazendo bagunça ou brincadeiras são apenas repreendidos e não realmente orientados, isso porque a grande maioria do sistema educacional é composto por mulheres e elas não compreendem essas características dos meninos, apenas os rotulam como problemáticos e não os direcionam corretamente. A própria violência não é um problema se associada com disciplina, perceba que se tais meninos com impulsos violentos foram apresentados à práticas esportivas ou artes marciais o excesso natural de energia deles logo é regulado pelo próprio organismo e essa disciplina associada a uma atividade ajuda a conduzi-los no caminho do amadurecimento.
Com tudo isso dá pra perceber que o comportamento de Peter tem bastante fundamento e que o autor da obra conhecia muito bem a natureza masculina no período da infância. Você foi bastante precisa em apontar que errado está o cinema em tentar amenizar isso pra tornar Peter mais aceitável. Te recomendaria ler O Senhor das Moscas, lá um grupo de meninos estão sozinhos em uma ilha sem supervisão adulta, ali sim você vai ver meninos em seu estado natural bem mais bruto e selvagem que é exatamente como é Peter e os meninos em geral são.

Lari 03/04/2020

Um conto de fadas com gostinho de quero mais...
Que delicinha foi ler esse livro! Mesmo não sendo mais criança há tempos, foi uma experiência maravilhosa ter a oportunidade de ler esse clássico!

Mesmo sendo um livro mais antigo, a linguagem é bem simples (já que é livro pra crianças né). Gostei da forma que o autor usou alguns fatos (como um beijo, por exemplo) e criou superstições metáforas em cima disso. Senti o tempo todo estar dentro de uma brincadeira de faz-de-conta!

Deise 04/08/2012

simplesmente lindo.
Esqueça as bobagenzinhas (com todo o respeito) da Disney e produções cinematográficas. Peter Pan é um livro poético, na minha opinião feito por tabela para crianças, mas de propósito a encantar adultos... é um dos meus livros preferidos, então não tem como fazer uma resenha imparcial...ressalte-se que foi bem difícil encontrar o texto na íntegra em português!

Um pequeno trecho:

"Todas as crianças crescem — menos uma. Elas logo descobrem que vão crescer,(...) a partir daí Wendy soube que teria de crescer. A gente sempre sabe, quando tem dois anos. Dois é o começo do fim.

(...) Até Wendy chegar, sua mãe era a pessoa mais importante ali. Uma mulher encantadora, com uma cabeça romântica e uma boca delicada e zombeteira. Sua cabeça romântica era como aquelas caixinhas, uma dentro da outra, que são fabricadas no enigmático Oriente: por mais que você as retire lá de dentro, sempre sobra mais uma. E sua boca delicada e zombeteira guardava um beijo que Wendy nunca conseguiu ganhar, embora ele estivesse ali, bem visível no canto direito."

Danielle104 09/06/2021

Esta é uma história sobre uma menino que não queria crescer. Ainda possui dentes de leite. Ninguém sabia sua origem. Este era Peter Pan, que vivia na Terra do Nunca, com os meninos perdidos, as fadas, as sereias e demais criaturas que lá viviam. Numa noite, Peter perde sua sombra, ao espiar uma janela, parar ouvir uma mãe contar uma história de ninar. Com isso, ao procurar, um dia, sua sombra, conhece Wendy, e seus irmãos, João e Miguel, que embarcam com Peter Pan e Sininho numa aventura na Terra do Nunca, com índios e piratas.

Cintia295 10/06/2022

Fiquei meio chocada com esse livro achei que a Sininho era "fofa", "boazinha" sei lá fui iludida com os desenhos kkkkk
Porém lendo esse livro vi eles tem bondade também mas a parte má foi a que mais me pegou, as mortes, as maldades.
Achei também a leitura um pouco arrastada. Até mesmo boba kkkkk(desculpe quem gosta), e olha que amo contos infantis mas esse não rolou muito.
Não considero esse livro infantil, acho que a indicativa de idade deveria ser acima de doze. Mas esse é o meu ponto de vista só.
Haime 10/06/2022minha estante
Chocada ! Como assim sininho não e boa ? Agora vou querer ler kkkk

Cintia295 10/06/2022minha estante
Só lê amg kkkkkk

vasilisamorozko 04/06/2020

Uma História Fascinante

“Coisas estranhas acontecem conosco ao longo da vida, e nós podemos passar um bom período sem perceber que elas aconteceram.”

#164 - Eu não esperava me deslumbrar tanto com essa história mas não deu, cair de amores. Claro que tem alguns estereótipos e comportamentos que são desagradáveis e envelheceram super mal, mas ainda assim é um ótimo livro.

Sobre ser um clássico pra família toda, é outra coisa que deveríamos debater, pois os estereótipos e o próprio Peter Pan não são bons exemplos para as crianças - na verdade é o contrário Peter Pan e a criatura mais problemática que eu já vi em um livro infantil. Então se você está decidindo dar para seus filhos seria uma ótima oportunidade para conversar sobre certos assuntos e mostrar como muita coisa mudou desde a publicação.