Cem anos de solidão

Cem anos de solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

A.C.L. 04/07/2021minha estante
Esse livro é muito lindo, a escrita dele é absurda de maravilhosa. Amo o porque do nome ???

Marcos 30/05/2020

Uma das obras mais monumentais que tive a oportunidade de conhecer. Aqui nao há apego a questões fáceis.

A alegoria de Macondo traduz com uma clareza fantasmagórica a realidade de muitos países latino-americanos.

Sobre o viés Político da obra, a mesma está repleta de alusões a fatos históricos e críticas sociais. Acontecimentos estes responsáveis por desencadearem ditaduras, greves, conflitos armados etc.

Cem anos de solidão é um ode à reflexão da condição humana, ?começar e terminar? sozinho portanto não é só uma imposição da vida mas constatação da espécie.

Milly 30/05/2020

Uma leitura arrebatadora
Isto não é uma resenha ->
Cem anos de solidão conta origem e o fim da família Buendía, o mesmo acontece com o povoado/cidade "Macondo". Acompanhamos inúmeras gerações dessa família durante a leitura, tendo como base Úrsula grande "mãezona" de todos e as repetições dos nomes "Aureliano" e "Arcádio" durante cada geração. É importante ressaltar que não só os nomes se repetem como as personalidades e situações, de modo que eles estivessem destinados a vivenciar as mesmas situações em eventos diferentes. O tempo é cíclico e algo que Gabo (Gabriel García) brinca durante sua escrita. É um livro encantado, onde o bizarro é normalizado com uma certa facilidade. Mas se analisarmos, o surreal é mais próximo do nosso teatro humano do que imaginamos, é possível enxergar esses personagens no nosso dia a dia ou em nós mesmos sem esforço algum.

laah_eugenio 03/02/2022

vivendo 20 anos de solidão
"muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel aureliano buendía havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo"

...

"porque as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda chance sobre a terra"

eu não tenho palavras pra descrever esse livro e nem sei se seria capaz. deixo aqui apenas a primeira e última frase dessa obra brilhantemente escrita por esse homem inacreditável.

ps: é o livro com mais incesto que li na minha vida! gabo precisamos conversar

Amanda 26/07/2021

Cem palavras
Um dos meus livros favoritos. Eu poderia gastar mais de cem palavras para descrever , mais de mil... não é necessário.

É bom, é apaixonante e empolgante. Também é angustiante. Tem fantasia, romance, realidade, tristeza. Tudo isso cabe em cem anos. Os personagens se repetem, mas cada um deixa uma saudade.

Bruna Oliveira 05/01/2022

Livro da vida!!
O meu livro favorito da vida! Um livro profundo, cheio de personsagens intensos, reais. Gabo é um dos maiores escritores da história, e vale a pena ler tudo o que esse homem já escreveu!

Tamy 12/10/2010

Desculpem-me os fanáticos por Gabriel Garcia Marquez, mas não consegui achar a parte boa desse livro ainda. Nem sei se serei capaz de encontrá-la um dia.

Extremamente confuso, parece que você não saiu da primeira página ainda que já esteja na metade do livro.

Ah, uma dica para quem quer tentar: se você, assim como eu, tem mania de não marcar as páginas pensando que vai lembrar onde parou, não faça isso com Cem anos de Solidão! A confusão de nomes lhe leva a crer que está no lugar certo quando você já leu aquele trecho...

@limakarla 26/05/2023

É difícil escrever sobre um livro que é tão bonito, tão poético, tão cheio de vida. Eu acho que as palavras não conseguem alcançar as sensações quando se trata de um livro assim. A facilidade com que o Gabo brinca com as palavras, os personagens. A forma como ele vai colocando absurdos de uma forma tão fluida que te faz genuinamente acreditar que absolutamente tudo aconteceu? Isso só gênios conseguem.

Eu já havia lido vários outros do Gabo, mas guardava esse para um momento especial e só posso dizer que a espera valeu demais. É lindo acompanhar a história de uma família cheia de altos e baixos, amores, ódios, laços iniciados e partidos, mudanças que o tempo vai trazendo, mas essências que permanecem como herança.

Sentirei saudade dos Buendía no meu dia a dia. Lindo de ver a história de uma família e história de muitas vidas.

Pedrorodrigo8 06/06/2020

Obra-Prima
Uma obra-prima que me vez sentir orgulho de ser latino-americano.

Marcio 28/10/2020

Ótima leitura
Um tanto peculiar, personagens com o mesmo nome que o autor nos faz distinguir-los de forma fantástica, vale a leitura de cada página.

Otávio 19/04/2021

O mundo dá voltas...
Quem sou eu para enaltecer ainda mais a qualidade literária desse clássico? Gabo, como todo gênio dessa forma de arte, expandiu os nossos horizontes ao contar com aparente simplicidade as fantásticas Macondo e família Buendía, que, tal qual a nossa América Latina, está fadada a repetir a sua história

@otiobacca 17/01/2022

Me surpreendi muito com este livro. A história da ascensão e queda do povoado de Macondo e da família Buendía e suas 7 gerações.

Acompanhamos a fundação de Macondo por José Arcádio Buendía e Úrsula, o crescimento da família e os desdobramentos futuros dos inúmeros Arcádios e Aurelianos, os quais além dos nomes, os mesmos ciclos de desventuras são repetidos. O início parece ser completamente maluco e cômico, mas depois a história vai ganhando peso, desenrolando em uma narrativa primorosa. Cada personagem traz uma desventura, uma solidão atormentando a alma e o destino da família. Aos poucos o leitor vai se acostumando e se surpreendendo tanto com as tragédias, que as pequenas alegrias são vitórias.

Gabriel García Márquez escreve de forma leve e despretensiosa, narrando acontecimentos fantásticos inverossímeis, com uma verdade onde pode-se até acreditar que toda a história realmente aconteceu. Assim, ganhou espaço entre meus favoritos com seu realismo mágico, com essa fantasia trágica que nos faz rir e marear os olhos.

Monica Quintal 17/09/2023

"Em Cem anos de solidão, um dos maiores clássicos da literatura, o prestigiado autor narra a incrível e triste história dos Buendía - a estirpe de solitários para a qual não será dada "uma segunda oportunidade sobre a terra" e apresenta o maravilhoso universo da fictícia Macondo, onde se passa o romance. É lá que acompanhamos diversas gerações dessa família, assim como a ascensão e a queda do vilarejo. Para além dos artifícios técnicos e das influências literárias que transbordam do livro, ainda vemos em suas páginas o que por muitos é considerado uma autêntica enciclopédia do imaginário, num estilo que consagrou o colombiano como um dos maiores autores do século XX."

Demorei muito pra criar coragem e ler esse livro: eu tinha (literalmente) medo da escrita, de travar na leitura, de não entender, ou qualquer coisa do tipo. Não faço ideia de onde veio esse medo, mas era totalmente real, e agora que conclui a leitura, percebo o quão besta eu fui! Que livro envolvente, personagens marcantes, te prende do início ao fim. Torci por alguns personagens, tive raiva (e ranço) de outros, me espantei, dei risada, me emocionei... Decorei uma árvore genealógica de 7 gerações, sendo que a maioria dos personagens têm nomes iguais, realmente uma "casa de loucos"!
AMEI a experiência, entendo totalmente a quantidade enorme de pessoas que tem esse livro como favorito da vida. Ah, e a Úrsula se tornou umas das minhas personagens favoritas, que mulher forte!

"Os senhores levaram muito a sério esse jogo espantoso, e fizeram bem, pois estão cumprindo com o seu dever. Mas não se esqueçam de que enquanto Deus nos der vida, nós continuaremos sendo mães, e por mais revolucionários que os senhores sejam, temos o direito de baixar suas calças e dar-lhes uma sova na primeira falta de respeito."

"A única diferença atual entre liberais e conservadores é que os liberais vão à missa das cinco e os conservadores vão à missa das oito."

"Um minuto de reconciliação tem mais mérito que uma vida inteira de amizade."

"O mundo terá se f***** de vez no dia em que os homens viajarem de primeira classe e a literatura no vagão de carga."

Amal0 12/10/2023

Cem Anos de Solidão
Muito bem escrito, é muito gostoso de ler simplesmente pela escrita do autor.
A história é engenhosa.

Francisco240 20/10/2022

Um livro cíclico
Uma narrativa interessante e repleta de ?replays? por ser com várias gerações de uma família que acabam por adotar o mesmo nome. Os Guendia.