Cem anos de solidão

Cem anos de solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

Amal0 12/10/2023

Cem Anos de Solidão
Muito bem escrito, é muito gostoso de ler simplesmente pela escrita do autor.
A história é engenhosa.

iris 12/03/2021

jovem tem cérebro mastigado por Gabo, entenda o caso!
As páginas finais desse livro me colocaram num transe difícil de explicar, fiquei completamente anestesiada. Não é só o final em si, é uma anestesia pela jornada sem igual que eu experimentei lendo esse livro. Sensorial do início ao fim, devastador e acolhedor ao mesmo tempo. Gabriel Garcia Marquez acampou na minha cabeça.

Francisco240 20/10/2022

Um livro cíclico
Uma narrativa interessante e repleta de ?replays? por ser com várias gerações de uma família que acabam por adotar o mesmo nome. Os Guendia.

Cesar.Chagas 24/11/2020

Fantástico
Li na época da faculdade e resolvi reler agora, 20 anos depois. Só se tornou ainda mais impressionante, uma narrativa densa, frenética, mil histórias conectadas e desfechos inesperados.
É um livro necessário.

Daraj 06/01/2021

Poesias e borboletas amarelas que se revezam a cada linha
 "E que em qualquer lugar em que estivessem recordassem para sempre que o passado era mentira, que a memo?ria na?o tinha caminhos de regresso, e que o amor mais desatinado e tenaz na?o passava de uma verdade efe?mera."

Ler um pouquinho de Gabo e encontrar Macondo deixou meus dias ta?aaao melhores com poesias sobre "sonho, sangue e Ame?rica do Sul" . Faz tre?s dias que sublinhei o u?ltimo para?grafo todinho (o Gabo e? geniaaaaal, meu Deus do ce?u...) e fui correndo enviar mensagens dizendo aos meus amigos claramente que eles precisavam encontrar Macondo.

Consegui concluir bem bonito, com cronograma e tudo, na minha terceira tentativa, incentivada pela Isa do Ler antes de Morrer. Durante, e principalmente depois da leitura, me senti totalmente encantada com a poesia em cada linha que compunha a narrativa. Passei por histo?rias ta?o tra?gicas, por dores e por lutos que caminhavam finalmente para um encontro existencial com a solida?o. Entre isso, a gente ve? momentos cheinho de lindezas com borboletas amarelas presentes no momento em que o tempo parava ou eram descritas as memo?rias marcantes de tarde remotas.

Outra coisa que me surpreendeu muito foi como em mudei minha percepc?a?o diante de alguns personagens em um movimento de passar do o?dio a compaixa?o. Os mesmos personagens que eu fiz um diagno?stico psicanali?tico por puro vi?cio e empolgac?a?o eram sempre confrontados diante de uma complexidade e desejos ta?o fortes, principalmente nas personagens femininas.

Com meu olhar influenciado pela siste?mica fiz genogramas da Fami?lia Buendi?a para entender o peso dos Na?o ditos que influencia as se?ries de repetic?o?es em inu?meras fatalidades que ultrapassam o campo simbo?lico dos nomes iguais.

Por fim, foi maravilhoso conhecer U?rsula Iguaran e uma lindeza so? ler um pouco do famoso realismo ma?gico desse colombiano que me deixou orgulhosa em terminar o livro e empolgada em ler um pro?ximo -Amor em tempos de Co?lera-.

Maria17758 30/10/2021

O melhor livro já escrito
Acho que é meio impossível terminar esse livro sem dar 5 estrelas e perceber que acabou de ter uma experiência literária sem igual, que nunca mais vai se repetir com nenhum outro livro. A força dele, o modo como ele me imergiu em sua história e me fez sentir a solidão de todos ali, o final de tirar o fôlego e arrebatar qualquer um... Simplesmente não tem como sair intacto desse livro! Também é absolutamente incrível ver marcas desse livro em outros e saber que ele impactou uma leva de escritores que aprenderam a fazer literatura nos seus moldes e por causa dele (já vi uma entrevista da Letícia Wierzchowski falando que pensou em começar a escrever depois de ler Cem Anos de Solidão e vejo muito desse livro em "A Casa dos Espíritos" da Isabel Allende). A única coisa que eu consigo pensar agora, dez minutos depois de ter terminado o livro e 9 muitos depois de olhar pro nada sem rumo, é que esse é o melhor livro já escrito! Obrigada por tanto, Mestre Gabo ?

Carlos Nunes 29/08/2022

Inigualável
Depois de uma estranheza inicial, fui me deixando levar pela história e acabei gostando demais! Mesmo não se tornando um livro da vida, é inegável que se trata de uma obra ímpar e riquíssima de conteúdo e possibilidades de interpretação. Uma delícia de narrativa, bela e poética, engraçada em alguns momentos, trágica em outros, mas sempre cativante. Um livro que não só merece como precisa ser relido outras vezes. E QUE FINAL FOI AQUELE?????? Nada menos que obra de gênio!!!!
Se ainda não conhece, faça as malas, hospede-se na casa dos Buendía e deixe-se levar por essa estadia mágica em Macondo - será certamente uma experiência memorável!
Julia Rezende 29/08/2022minha estante
Carlos, esse livro é sensacional, eu amei demais quando li, fico muito feliz que vc também tenha gostado!
Mas, recentemente, li A Casa dos Espíritos, da Isabel Allende, uma obra muito comparada a Cem Anos de Solidão. Apesar de serem as duas, obras incríveis, acabei preferindo A Casa dos Espíritos. Por isso, gostaria de te recomendar essa leitura também, se é que ainda não fez :)

Ligia 16/01/2023

Absurdos da solidão
Antes de mais nada, não vou ser hipócrita: eu não achei 100 anos de solidão um livro fácil e dificilmente leria novamente. É um livro complexo, cheio de nomes repetidos e de leitura arrastada. Mas como uma apaixonada por clássicos, apesar de já não ter gostado do amor em tempos de cólera, dei uma chance na tão aclamada obra prima do autor. Pra quem for ler, É IMPRESCINDÍVEL ter uma cópia da árvore genealógica da família Buendía ao lado. A leitura é cheia de fantasia, absurdos e sentimentos crus, não existe bem certo e errado e provoca o leitor o tempo todo. Teve vários momentos de se sentir parte da casa observando os acontecimentos como se a gente morasse com a família. Ainda acredito que todo mundo deveria ler ao menos uma vez, vale a pena conhecer a história de Macondo e dos Buendía, ainda que a leitura se arraste por alguns meses.

Karinny 19/02/2020

Incursão no realismo mágico.
Esta é uma obra ímpar. Inicie a leitura com o coração aberto a todos os causos e atento às personagens, sobretudo às suas características, pois talvez você se perca entre tantos Aurelianos e Arcádios. Úrsula, a matriarca, tem um peso tão grande neste livro, que me fez considerá-la minha personagem favorita.

Sassenach 04/02/2022

"Entretanto, antes de chegar ao verso final já tinha compreendido que não sairia nunca daquele quarto, pois estava previsto que a cidade dos espelhos (ou das miragens) seria arrasada pelo vento e desterrada da memória dos homens no instante em que Aureliano Babilonia acabasse de decifrar os pergaminhos e que tudo o que estava escrito neles era irrepetível desde sempre e por todo o sempre, porque as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda oportunidade sobre a terra."

Amy 12/09/2021

Um saco
Nunca passei tanta raiva com um livro. Achei a escrita bem qualquer coisa e,com apenas duas exceções (Remédios, a bela e a matriarca), os personagens são chatos e desinteressantes.

Soares129 10/07/2021

Sem palavras.
Nem sei o que dizer. Esse livro me fez perder o sono. São 03:40 da manhã, deveria estar dormindo, mas fui incapaz de largar.
O universo que envolve esse livro é maravilhoso. Ele tem uma atmosfera que nunca senti em nenhum outro. Recomendo DEMAIS.

Igor 01/12/2021

Incrível! Uma leitura que deixa marcas!
Confesso que tive dificuldades para prosseguir com esta história devido à quantidade de personagens e a maneira rápida como as coisas acontecem. Recorri às árvores genealógicas disponíveis na rede e também vi alguns vídeos explicativos. E que bom que conseguir ir até o final! Trata-se de uma obra que mostra como o autor era criativo e como ele tinha um olhar muito atencioso à construção de cada personagem. Me apaixonei pela força da Úrsula, senti raiva da violência do Coronel Aureliano, me encantei pelo misticismo de Remédios, a Bela, me aborreci com a religiosidade de Fernanda, enfim. Não há como prosseguir na leitura deste livro sem desenvolver um forte vínculo com todas as gerações da família Buendía. Uma obra prima! Ao lê-la, entendemos porque Gabo conquistou o prêmio Nobel de literatura.
Edivania 01/12/2021minha estante
Eu não consegui proceguir cm a leitura?. Mas não desisti...

Igor 05/12/2021minha estante
Oi Edivania. Eu demorei MESES! É um livro muito difícil, denso... Temos de respeitar nosso tempo. Uma dia você termina!

Gláucia 24/09/2012

Cem Anos de Solidão - Gabriel García Márquez
Alguns livros merecem releitura.
Li Cem Anos há muito tempo, na época não sabia de que se tratava, apenas gostei do título. Nunca tinha ouvido falar em realismo fantástico, logo foi natural a estranheza que a obra me causou.
Relido agora para o clube de leitura do qual participo, a impressão que ele me causou foi maior dessa vez. A narrativa de GGM é primorosa e é impressionante a sua capacidade criativa, ele emenda um acontecimento em outro num fluxo contínuo e delirante de forma que a história é contada sem pausa. Passa-se de uma geração a outra em uma linha e os personagens homônimos inevitavelmente nos confundem.
Carregado de melancolia devido aos cem anos de solidão da família Buendía, o livro tem muito em comum com o incrível O Coronel e o Lobisomem, de José Cândido de Carvalho.
Krishna.Nunes 24/09/2012minha estante
Já reli esse livro umas 4 vezes, e a cada leitura tenho impressões, sensações e emoções diferentes. Pretendo relê-lo ainda em diferentes períodos da minha vida.

Marta Skoober 19/10/2012minha estante
Merecem mesmo, Gláucia.

@otiobacca 17/01/2022

Me surpreendi muito com este livro. A história da ascensão e queda do povoado de Macondo e da família Buendía e suas 7 gerações.

Acompanhamos a fundação de Macondo por José Arcádio Buendía e Úrsula, o crescimento da família e os desdobramentos futuros dos inúmeros Arcádios e Aurelianos, os quais além dos nomes, os mesmos ciclos de desventuras são repetidos. O início parece ser completamente maluco e cômico, mas depois a história vai ganhando peso, desenrolando em uma narrativa primorosa. Cada personagem traz uma desventura, uma solidão atormentando a alma e o destino da família. Aos poucos o leitor vai se acostumando e se surpreendendo tanto com as tragédias, que as pequenas alegrias são vitórias.

Gabriel García Márquez escreve de forma leve e despretensiosa, narrando acontecimentos fantásticos inverossímeis, com uma verdade onde pode-se até acreditar que toda a história realmente aconteceu. Assim, ganhou espaço entre meus favoritos com seu realismo mágico, com essa fantasia trágica que nos faz rir e marear os olhos.