Linhas

Resenhas - Linhas

1 | 2 | 3 | 4

sarah 24/03/2024

Se eu tivesse 15 anos teria gostado mais
Não é que a história seja ruim, mas ela tem um tom muito infantil para mim. Gostei bastante dos personagens, varias situações engraçadas e problemas que se tornam maiores na mente de adolescentes, além da autora tentar levar uma mensagem social para os leitores.

laviniateixeiira 22/11/2023

Gostei ??
Eu achei esse livro super levinho, n tem uma escrita pesada, a história tem um desenrolar bom, e eu gostei bastante. bom é isso, bjss.

PATI 05/06/2022

Fofo!!
Nonie é apenas uma adolescente de 14 anos que adora moda mas seu estilo de se vestir é um tanto exótico. Adoro seu Converse e decorá-lo com palavras em francês e fazer mudanças em suas roupas. Na verdade, não é de se estranhar essa paixão por arte, moda no geral. Sua mãe é ex-modelo e ainda tem a elegância de uma mulher que desfilou por anos em passarelas; sua avó é uma mulher refinada que aprecia roupas Dior, Yves Saint Lauren e alta-costura. Então digamos que filha de peixe, peixinha é.
Assim como Nonie tem uma vida pessoal diferente, suas melhores amigas também. Jenny é uma co-celebridade que filmou no mais novo filme “O Garoto do Código”, estrelado pelo “Casal Mais Quente de Hollywood” e Joe Yule (mais conhecido por Joe Ui ui), um adolescente com um olhar de tirar o fôlego.
Edie é um exemplo de garota em prol de um mundo melhor. Adora fazer boas ações, trabalho voluntário, tem um blog sobre a situação do mundo, está sempre pesquisando sobre problemas mundiais e não deixa de acrescentar suas boas ações no currículo para futuramente ingressar em Harvard. É, nem toda ação é tao altruísta assim, né?
Com essas meninas, Nonie está enfrentando o dilema de encontrar um vestido para o lançamento do filme em que Jenny está estrelando. Claro que nem tudo sai às mil maravilhas e a vida de Jenny está em “péssimas mãos”: a mídia.
Enquanto isso, Edie está concentrada em ajudar uma garotinha com dislexia no trabalho voluntário. Ela simplesmente não consegue ajudar a garota Crow a falar “flor”, imagine o resto? Um trabalho complicado que requer atenção total de Edie.
Mas Jenny e Nonie não estão exatamente interessadas nisso. A verdade é que a vida superficial das celebridades é muito mais interessante e as duas estão mais antenadas nos vestidos e na vida dos atores do que na dislexia de uma garotinha. Entre um smoothie e outro no V&A (Victoria And Albert Museum) – lugar preferido de Nonie – as garotas se deparam com uma garotinha que se veste com tutu e asas de fada, desenhando em frente à uma vitrine, tão concentrada que Nonie não deixa de se encantar com ela. Crow, a mesma garotinha que tem dislexia no trabalho voluntário de Edie. E é através do mundo da moda que Crow vai mexer com o mundo dessas garotas.

Percebendo o talento maravilhoso de Crow, Nonie se sente mais atraída e mais ligada à vida dessa menina que foi criada em Uganda mas foi para Londres viver com sua tia para ter melhores condições de estudos. Sua família, ainda em Uganda, vive situações precárias e fugindo de rebeldes. A vida de Crow com sua tia Florence não é das mais chiques: o apartamento é minúsculo, precário e lotado de peças simples mas bem produzidas por Crow. Assim, Nonie começa a ter várias ideias para mostrar ao mundo a criatividade desta garota de 12 anos que possui um conhecimento incrível sobre moda, adora Dior mas não sabe falar “flor”.
A partir de então a vida destas meninas vão mudar radicalmente, tornando tudo possível e deixando a magia da moda entrar no coração de todos os leitores!

Sophia Bennett apresenta em Linhas um conto de fadas, isso é incontestável. Enquanto você imagina que o livro vai trazer as difíceis barreiras que o mundo da moda apresentam ou te atacam constantemente, no mundo de Nonie é tudo muito mais simples e fácil apesar de conter alguns “problemas” de percursos, que torna o livro mais emocionante. O que é um “problemão” para Nonie, para nós meros mortais seria o impossível. O leitor tem que estar preparado para ler este livro, sabendo que tudo é mais fácil no mundo dessas meninas. Até para Crow, a garota de 12 anos que veio de Uganda, nada é complicado e nada é impossível.

O título Linhas dá a entender que o livro trata completamente sobre moda. Digamos que 96% do livro é sim, sobre moda. Costuras, marcas de roupas, estilistas, modelos, etc. Mas o legal é que o livro também envolve outros assuntos como artes (fotografia, cinema, música) e também assuntos mais sérios dentro de um mundo de fadas (como a vida de crianças em Uganda que precisam de ajuda na educação, alimentação, etc). O livro tem outros temas mas o forte, claro, é sobre moda. Mas fique tranquilo que você não vai ficar “perdidinho-da-Silva” porque não conhece um termo ou outro. Pelo contrário, Sophie toma bastante cuidado para colocar estes termos sem atrapalhar no desenvolvimento da leitura para os leigos (como eu) no assunto!

Um ponto que me encantou foi a escrita de Sophie através de Nonie. O livro se passa como um diário de Nonie, bem rápido, com anotações que a personagem considera importante. A narrativa então se passa em primeira pessoa mas o que ficou bem bolado foi o nível de escrita de Nonie. Para uma garota de 14 anos, não esperamos um vocabulário tão bom, com pitadas de ironia e seriedade como Sophie apresenta para nós. Ou isso ou estou simplesmente diminuindo as meninas dessa idade, rs. O fato é que Nonie escreve super bem e não torna a leitura infanto-juvenil, pelo contrário. Por isso que disse no começo que “quem vê capa não vê história. ;)

nina 16/03/2021

quero trocar esse, amiges
li esse livro há bastante tempo também, mas eu gostei. pra ser sincera não lembro muito bem da história, mas não é mais meu estilo de leitura. é uma leitura bem leve, mas surpreendente informativa kkkkkkkk

Gii Peraro 28/07/2020

Bonitinho
Esse livro aborda temas importantes em uma história com pré adolescentes. Temos no centro Nonie, uma garota entusiasmada por moda, mas sem o talento suficiente para criar. Crow, uma refugiada prodígio, capaz de criar roupas incríveis. É interessante ver a evolução das principais ao longo do livro e a relação de Crow com a moda versus a culpa que ela sente pelos que não tem a sorte que ela tem em seu país natal. Finais felizes encerram a obra. Não é aquele livro que te deixa com vontade de ler sua continuação, porque a história já parece ter sido suficientemente concluída.

Patricia.Souza 08/06/2020

Linhas
Um livro leve e com uma narrativa rápida. É um livro bem jovenzinho, que fala um pouco sobre o mundo da moda e dos estilistas, mas que ainda assim aborda temas importantes.

Biblioteca Álvaro Guerra 20/07/2018

Nonie é fascinada por moda e adora customizar as próprias roupas. Por causa disso, seu jeito de vestir é completamente diferente do de todas as outras adolescentes de 14 anos em Londres. Ainda assim, ela não tem muita certeza de que é realmente boa em alguma coisa, o que é uma vergonha, já que uma de suas melhores amigas, Jenny, acaba de participar de uma superprodução do cinema ao lado do casal de atores mais quente de Hollywood (para não mencionar o astro adolescente do momento), e a outra amiga, Edie, é a melhor da classe em tudo e aparentemente vai conseguir salvar o mundo antes mesmo de entrar para a faculdade (Harvard, evidentemente). Quando as três amigas conhecem Crow, uma garotinha refugiada de Uganda que se veste com asas de fada e tutus de balé e tem um talento impressionante como estilista - mas também tem dificuldades para aprender a ler e sofre com a implicância de outras meninas da escola -, elas decidem ajudá-la, cada uma à sua maneira. Mas quem realmente está ajudando quem? Divididas entre o que parece ser o céu de qualquer fashionista e a causa humanitária das crianças na guerra civil de Uganda, elas acabam descobrindo que nada é mais importante que seguir os próprios sonhos.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788598078991

Viviane 06/11/2016

Regular
Vi a capa e me apaixonei. Mas, vou ser direta: o livro é bobo e infantil.
Só acho isso. Mas, tem quem amou.
Regular por conta da capa.

Dani 11/10/2016

Resenha (#IDY): Linhas - Linhas # 01
Nonie é uma adolescente apaixonada por moda - mais precisamente, customização -, mesmo que não tenha tanto talento para desenhar e cause estranhamento por suas combinações de roupas. Ela tem um grupo de amigas realmente incrível, com uma futura diplomata e uma atriz de Hollywood (ainda que não tenha um papel de importância no filme).
As três, entre os looks curiosos, atividades extracurriculares e tapetes vermelhos, encontram Crow. Ela parece ser uma menina comum de 12 anos, que adora desenhar, mas carrega as marcas de um passado aflito e um talento incrível para moda.
Crow está na Inglaterra como refugiada da guerra civil em Uganda, morando somente com a tia, e trabalha todas suas emoções nas roupas lindas que faz. As amigas de Nonie e ela mesma decidem que este talento é grande demais para ficar limitado às peças que Crow vende em uma pequena feira.
Linhas foi uma leitura muito leve e cativante desde a primeira página. É narrada por Nonie, e é legal ver como a protagonista deste livro não tem grande talento, não é ela quem realiza a aventura propriamente, mas não deixando de ser especial à sua maneira.
Acompanhamos nesta obra as três amigas, junto às pessoas ao redor, ajudando Crow a ter destaque com suas criações. É realmente comovente como Linhas é um conto de fadas na realidade, onde a vida desta garotinha se transforma completamente.
Crow não tem a própria personalidade tão explorada, mas não deixei de admirá-la quando fui conhecendo sua história. É adorável a riqueza de detalhes da narrativa de Sophia Bennett, descrevendo as peças criadas por Crow, de forma mágica. O livro é recheado de referências da alta costura.
Linhas é um livro lindinho mesmo, muito emocionante e fofo, tendo ainda alguns outros conflitos, relativos às outras personagens, bons de se acompanhar. E é muito bom como, ao final, além deixar a curiosidade sobre o próximo volume - Brilhos -, a autora nos lembra que podemos fazer uma história como esta acontecer na vida real.

site: https://danielabyrinth.blogspot.com.br/2016/10/resenha-idy-linhas-linhas-01.html

Escritora por um Acaso 25/02/2016

Essa série me surpreendeu, eu pensei que seria uma série bem boba, infantil e até fútil, mas quando iniciei a leitura antes de qualquer avaliação mais profunda já achei a escrita cativante, e ao longo das páginas fui me encantando a cada página, a cada acontecimento e a cada descoberta. A leitura fluiu muito rápido e fácil, logo me envolvi na história cativante de Nonie, da motivadora de Edie, da sonhadora de Jenny e da emocionante de Crow.

O livro tem como foco principal o mundo da moda, mas quem inicia a leitura esperando um livro mais realístico sobre o mundo da moda, é uma grande decepção, pois Linhas é um conto de fadas moderno, onde coisas imagináveis vão acontecendo de forma muito natural.

O livro é narrado em primeira pessoa, pela Nonie, é super leve e flui rapidamente. E diferentemente do que aparenta, não é um livro tão juvenil. Esse primeiro livro da série termina de uma forma que deixa um gostinho de quero mais, termina de um modo tão envolvente, que você quer ler o que vai acontecer de imediato.

site: http://escritoraporumacaso.blogspot.com.br/2014/12/opiniao-serie-linhas.html

Carpe Libri 24/02/2015

Nonnie, Edie e Jenny são amigas que curtem coisas diferentes. Nonnie adora moda, e demonstra isso em seu estilo peculiar de se vestir. Jenny ganhou um papel num filme de Hollywood, e contracena com o ídolo das adolescentes do momento, mas não está nem um pouco segura de seu talento na frente da câmera. Edie é a estudiosa, que quer mudar todas as coisas erradas no mundo. Ela dá aulas de leitura para uma menina que tem problemas, uma garotinha que se veste de uma maneira um tanto incomum. Elas acabam se conhecendo e Nonnie descobre o grande potencial que a menina, Crow, tem para a moda. Seus desenhos são lindos, e ela sabe costurar e fazer roupas incríveis. Tentando ajudá-la, Nonnie e suas amigas descobrem mais sobre a triste história de vida de Crow e acabam se envolvendo com o glamuroso (e cansativo) mundo da moda.

Esse livro não foi nada do que esperei. Amei a diagramação da editora Intrínseca, a capa realmente me chamou a atenção, mas depois meio que me arrependi de comprar. Não esperava nada, a não ser uma história para rir, mero entretenimento, Me enganei terrivelmente. Sophie Bennet consegue criar uma história que prende a atenção, além de ser divertidíssima. Fiquei imaginando o tempo todo os figurinos que Crow bolava, mesmo sem entender nada de moda, fiquei babando nas roupas que ela criava. Além disso, a própria história de vida da menina faz você querer saber mais, e o final foi muito bom. Uma história muito boa, que serve para divertir e te deixa com muita vontade de correr pra ler a continuação. Super indico.

Anelise 23/08/2014

Resenha Linhas
O que dizer deste livro?
Primeiro que ele é muito divertido, com uma leitura bem leve e descontraída. E com uma coisa que eu me identifiquei bastante como escritora: Capítulo curtos.
Os capítulos variavam bastante de tamanho, alguns tinham seis páginas, outros só duas. Mas eu me identifiquei muito porque eu sou uma escritora de capítulos curtos.
E uma coisa que me chocou foi quando descobri que as personagens tem 14 anos no início do livro (tudo bem que tem outros livros que eles são bem mais novos que isso), porém lá para o final elas já estão com quase 16.
O livro fala sobre moda, sobre o mundo da moda e da história também. As três amigas bem diferentes que acabam conhecendo uma estilista muito talentosa e jovem: Crow! (Eu imagino ela igual a Rue dos Jogos Vorazes.)
O livro também fala sobre crianças, mesmo que só um pouco, refugiadas de guerras na África. Crow é uma delas!
A menina tem muitas dificuldades na escola, Edie lhe dá um reforço escolar e sempre conta as amigas sobre a garotinha.
Elas acabam por conhecer Crow e descobrindo que ela é uma maga da moda.
O livro mostra toda a ascensão de Crow, com ajuda das três personagens: Nonie, Jenny e Edie.
Em muitos momentos eu boiei bastante nas decrições das roupas e acessórios, só as roupas da Crow que eu imaginava de forma mais fácil. Eu não sou grande conhecedora da moda, obviamente foi por isso.
O livro sobre como a moda afeta e pode mudar vidas. As modelos, os desfiles, as lojas.
LInhas é primeiro livro de uma série muito legal e bastante divertida. Até porque a Nonie tem uma criatividade para se vestir.
Recomendo este livro para quem quiser uma leitura agradável, sendo levado por uma história divertida e com bastante coisa a contar.

site: Ane-chan's Shizen?

Dani 05/08/2014

LInhas
Essa história fala sobre três amigas uma que sonha em ser atriz de cinema,outra que quer trabalhar com moda,e uma que quer salvar o mundo.
Um dia elas encontrar uma menina africana chamada Crown e ela adora custurar um dia surgi uma grande oportunidade e surgira muitas brigas!!! Então que gosta de drama tenque ler esse livro o mais possivel!!!
bjs!!

Naara Janeri | @Diariosdeleitora 13/07/2014

Nao consegui chegar nem no capitulo 5. Infantil e extremamente "bobinho".

1 | 2 | 3 | 4