A Irmã de Ana Bolena

Resenhas - A Irmã de Ana Bolena

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Kelly 14/01/2011

A irmã de Ana Bolena
Durante minha vida escolar odiei a matéria história, achava insuportável, chato. A maneira ensinada em várias escolas deixa o conteúdo monótono e os alunos sonolentos. Este foi o primeiro Romance histórico que li, e será o primeiro de muitos, acabei descobrindo uma excelente maneira de aprender história. A maior parte da história estudada na escola são feitos realizados por homens, e este livro chama atenção, primeiramente, pelo fato de contar a história de uma mulher, e como ela influenciou a história. Relata o surgimento do anglicanismo de maneira totalmente diferente do que é estudado nas escolas. Traz detalhes da vida do Rei Henrique VIII e os motivos que levaram ele a cortar os laços com a Igreja Católica criando uma nova Religião. O livro confirma um ditado popular: "Atrás de todo grande homem, existe uma grande mulher".

Dani Fuller 18/09/2010

10/06/2010
100% (626 de 626)
"Acabou? Odeio quando acaba. E não acredito q eles viveram tão pouco tempo juntos.. saco. Mas ela deve ter sido feliz né.. apesar de tudo e da família imbecil." Nota: 5
09/06/2010
80% (500 de 626)
"Está no auge do bom.. quero q acabe logo para ver como vai ser. Desejo que Mary pelo menos ela acabe feliz... mas também ñ quero q chegue ao fim. História incrível, louca e envolvente." Nota: 5
01/06/2010
10% (60 de 626)
"Começando meio devagar.. ainda ñ sei bem o q dizer sobre o livro." Nota: 3

11/06/2010

Já escrevi algo em meu histórico de leitura... mas como citaram.. ele peca no final. Eu já detesto que um livro favorito chegue ao final, e da forma como foi conduzido, tudo rápido e sem finalizar direito me irritou eheehe. Mas não faz ele perder o encanto. Fui correndo procurar na internet alguma outra continuação interessante rs. Não gostei que os filhos dela com seu 'amor' tenham morrido cedo. Mas os outros 2.. filhos de Henrique ou não se deram bem.. e a menina Cataria tem descendência famosa e importante.. amei ehheeh

Manoela 09/09/2010

Um relato da vida na corte
Acho que foi o primeiro livro que li que se passa diretamente dentro de uma corte. Confesso que deve ser encantador, todos aqueles vestidos brilhantes e pomposos, mas não viveria em uma somente para usá-los. Já explico por quê.
Philippa Gregory fez um trabalho muito bom, não só escrevendo, mas com toda a pesquisa que fez sobre Henrique VIII, Ana, Maria e Gorge Bolena e todos as outras personagens da história. A descrição de Henrique não poderia ser melhor: um garoto mimado que, quando se cansava do brinquedo novo, procurava logo outro. Assim foi antes de Maria, assim foi com ela e com sua irmã e com todas as 4 esposas que teve depois das irmãs Bolena, sem contar outras amantes.
O rei da Inglaterra é conquistado pela doçura da Bolena mais nova, mas arrebatado pela personalidade forte e beleza de Ana. Ambas vivem na corte dos Tudor, entre os anos de 1520 e 1540, mais ou menos, e são subestimadas às ordens da família Bolena e Howard assim que seus parentes percebem o interesse do rei.
O alpinismo social é a força motriz. Tudo é tramado, cada fala, cada gesto. Um família querendo derrubar sua rival e conquistar o favor do rei, sempre em busca de melhores títulos e maiores riquezas. Além de toda essa richa familiar, há ainda essa inveja pouco velada entre as irmãs Bolena, afinal, Maria foi trocado por sua irmã. Por isso não gostaria de viver em uma corte como aquela. Qualquer sentimento é mascarado como em seus grandes bailes, tristeza e frustração devem ser transformados em sorrisos radiantes para a alegria de suas majestades. Ana se torna má em sua conquista do trono, está disposta à qualquer coisa que a mantenha na cama do rei e lhe dar um filho legítimo, até mesmo à expulsar uma rainha de sua própria corte.
A autora faz isso muito bem, com os sentimentos bem dividos: a irmã que se apaixonou e foi suplantada e a rainha que ensinou um rei que pode conseguir tudo que quer. Pra mim faltou livro pra tudo. Quis mais do romance de Maria; quis mais de Ana em sua clausura final. Não penso que o final tenha sido corrido. A desconfiança de uma traição não passa diante dos olhos de um rei sem deixar rastro. Ele não conviveria anos com ela, afinal, tinha aprendido com sua nova esposa como consegui as coisas que desejava. E quem conhece a história dessa corte, sabe o fim da familia Bolena.
Como disse no histórico, vale lembrar que é um romance histórico, e não um relato. Fatos que alguns de nós conhecemos como verdadeiros podem estar diferentes aqui, como a paternidade real dos filhos de Maria, aqui tidos como do rei, mas algumas vezes considerados de seu marido depois do romance com Henrique VIII. E o filme baseado na obra, "A Outra", tem ainda mais divergências.
Apesar de suas mais de 600 páginas, parecem muito menos, pois é uma leitura leve e envolvente. Recomendado, com certeza.
Lima Neto 15/09/2010minha estante
achei esse livro magnífico. bem escrito, envolvente, ritmo de leitura intenso, enriquecedor, com pesquisa histórica bem fundamentada... enfim, um livro com "L" maiúsculo.

kellen.ssb 18/09/2010minha estante
Gostei do termo q vc usou: "O alpinismo social é a força motriz". Realmente vc conseguiu em uma frase resumir a trama principal do livro.

Manoela 18/09/2010minha estante
obrigada Kellen *-* e Lima

Rossana 27/07/2010

Mais um livro fantástico da Philippa Gregory!
Uma narrativa que nos transporta para a corte Tudor, e mostra a ambição dos Bolena indo até as ultimas conseqüências.
Maria Bolena, a mais doce e tb a mais submissa das irmãs Bolena é a narradora e protagonista desta história, depois de deixar de ser amante do rei e ser posta de lado por ele, vive uma verdadeira relação de amor com William Sttaford, um serviçal de seu tio, um homem simples, um “joão ninguém“ como dizia sua irmã.
Ana Bolena, famoso personagem histórico, personalidade forte e marcante, uma mente sagaz e inescrupulosa, envolve o rei, derruba a rainha Catarina e sobe ao trono.
O livro mostra a rivalidade entre as 2 irmãs, e o contraste entre suas vidas, suas escolhas e seus destinos.
Philippa tem uma forma deliciosa de escrever, que nos faz querer devorar todos os livros desta serie, e querer saber mais, mais e mais sobre esta época e todos os seus acontecimentos.
Livro fascinante! Nota 10!

Roseli Camargo 22/06/2010

Fascinante
A famigerada história da corte dos Tudors sempre me fascinou e deixou muito intrigada, mas a forma com que Philippa Gregory a descreve nesse livro fez com que me apaixonasse ainda mais por conta de sua narrativa esplêndida e leve.Sempre imaginei que as pessoas de gerações anteriores a nossa levavam a vida dentro dos preceitos de Deus, da bondade e ingenuidade quando na verdade eram mesquinhos e sempre pensaram politicamente e agiram dentro de seus desejos, mesmo a " inocente " Maria. Ser liderado por um rei que preocupava-se somente em deixar um filho varão e que esse motivo o faria ir ás últimas consequências me faz ficar feliz em viver nesse século e fora de uma corte rs. Pena que não há nota 10 na escala, pois essa seria minha nota.
Mari 06/07/2010minha estante
Estou doida para ler os livros. Ótima resenha!

Beca 09/06/2010

Uma super aula de história
Foi gostoso ver uma história de um periodo tão conturbado que a Inglaterra passou, pelos olhos da irmã da rainha decapitada!
Maria Bolena sem sombras de duvidas foi uma boa garota, sempre na sombra de sua familia, Mas me surpreendeu muito sua coragem e atitude. Sempre quis acreditar que ana não deitou com seu irmão, mas lendo o livro temos a sensação de que eram apaixonados um pelo outro. Não vou julgar se Ana mereceu ou não a decapitação... mas confesso que no fim fiquei com pena dela e George! Um exelente livro, Philippa Gregory entrou na minha lista de favoritos! Sensacional!

Olgashion 17/03/2010

Excelente
Uma história boa e bem escrita! Apesar da inocência de Maria, ela que saiu a grande vencedora no final das contas.

Laragts 15/03/2010

Um pouco cansativo...
A história da irma da Ana, Maria, é bem interessante e mostra um lado um tanto perverso e frio da Ana Bolena. Cada livro e cada autor dessa época tem um ponto de vista sobre o comportamento da rainha Ana Bolena, apesar de a personalidade forte que ela traz consigo em todas as narrações independente do autor, estar presente.
Custei ler até a última página, porque o livro me cansou....mas como uma fã da época dos Tudors, terminei de ler, e não me arrependi.

Carol Amaro 14/12/2009

Livro que deu origem ao filme A Outra.

Como sempre acontece, o filme "não chega aos pés" do livro.

Misturando fatos e ficção Philippa Gregory conta a história de Maria Bolena e de como sua irmã, Ana Bolena, chegou e caiu do trono.

Muito Bom!

Atualização:
A ordem do lançamento dos livros foi: A Irmã de Ana Bolena > O Amante da Virgem > A Princesa Leal > A Herança de Ana Bolena. Contudo, recomendo ler na seguinte ordem: A Princesa Leal > A Irmã de Ana Bolena > A Herança de Ana Bolena > O Amante da Virgem. Nessa ordem, é possível acompanhar os acontecimentos de forma cronológica.
Lima Neto 13/08/2009minha estante
realmente, Carol, o filme "A Outra" não chega aos pés do livro "A Irmã de Ana Bolena". o filme ficou altamente "sessão da tarde", fraco, rápido, com atuações fracas, sem cenários, etc, etc e etc. "A Irmã de Ana Bolena" é um livro que se fosse entregue nas mãos de um roteirista e de um diretor competente, com um bom orçamento, eles fariam um filme de no mínimo três horas, capazes de prender o expectador até os minutos finais, numa produção de 3 horas, no mínimo, e quando acabasse, quem o assistisse ficaria com o gosto de "quero mais". no entanto, o livro foi entregue a uma roteirista e diretor fraco, com um orçamento por certo irrisório, e fizeram aquela adaptação altamente "sem comentários"

Roseli Camargo 30/06/2010minha estante
Concordo com o Lima..... Se tivesse realmente feito um filme melhor seria um sucesso sem tamanho. Por isso amo livro !!!!!!!!

kellen.ssb 15/10/2010minha estante
Concordo com Carol que o filme não chegou aos pés do livro. Mas não concordo com o Lima em desmerecer tt o filme. O filme tem lá o seu brilho, apesar de ser bem diferente do livro. Poderia ser melhor? Acredito q sim. Tudo pode ser melhor! Sempre algo pode ser melhorado. Mas acho q o filme tem mais pontos positivos q negativos.

Sandra 14/07/2022minha estante
tenho a oportunidade de ler este livro em uma troca... posso ler apenas ele ou é uma sequencia que sem a leitura dos demais não fará sentido?? se puder me responder agradeceria

BIA 24/11/2009

Bom, devorei o livro, só o final que realmente deixou a desejar.
a história é contada por Maria, e sei que não tinha sentido, mas senti falta de um final detalhado. uma das únicas coisas que pesou em só colocar 4 estrelas pro livro, o final é corrido.

uyara 09/10/2009

história excelente
A história poderia ter sido muito cansativa, mas a autora consegue colocar o leitor ansioso, desejando mais. A trama nos envolve, fazendo-nos torcer, ora por uma, ora por outra garota bolena. Não importa se o final é conhecido, o desenrolar da história fascina, mostrando exatamente os costumes da época, as traições, a busca pelo poder e a decadência da corte dos Tudor. Obra fascinante.

Adrya_Daewen 04/08/2009

Espetacular....
Eu simplesmente amei os livros de Philippa e esse é um dos melhores, com certeza. Leve, envolvente, interessante e muito bem escrito. Um romance histórico de primeira linha. E aos amantes desses, não percam tempo vendo o filme grotesco que foi feito sobre o mesmo(A outra). Aquilo chega a ser um crime.

Roseli Camargo 30/06/2010minha estante
Concordo com vc com relação ao filme. Não chega nem perto do livro.

kellen.ssb 15/10/2010minha estante
Eu gostei do filme! Difere do livro, mas é bom tb. Na verdade foi o filme que despertou o meu interesse sobre a história da família Tudor.

@jaliagoraesuavez 04/05/2009

Estou apaixonada pela história da Inglaterra do século XVI. Principalmente no que se refere a Henrique VIII e suas mulheres. Legal é que esse ano a Inglaterra está comemorando os 500 anos que Henrique foi coroado rei. Assim, temos vários programas passando pela TV, várias exposições pelo mundo, ou seja, muita informação sobre essa época.

O livro da Philippa Gregory é ágil. A leitura flui e eu não queria largar o livro. Acabei as 624 páginas em 6 dias (levando-se em conta que eu só podia ler indo e voltando do trabalho).

Eu ficava com raiva de Ana Bolena e, ao mesmo tempo, admirada pela determinação dela. Ele não desistiu do que queria e acabou perdendo a cabeça por isso.

É um romance que tem como pano de fundo uma história real. É imperdível!!

PVanni 31/03/2009

MARAVILHOSO!
Consegue ser ainda melhor do que o primeiro livro da série (A princesa leal)que achei ótimo. Recomendo para todos que gostam de romances históricos. Vai para a minha estante dos meus livros favoritos!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6