A Irmã de Ana Bolena

A Irmã de Ana Bolena Philippa Gregory

Resenhas - A Irmã de Ana Bolena

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Isa Soares 22/12/2015

Finalmente eu consegui ler o segundo livro da saga dos Tudors escrita por Philippa Gregory. Foi tão irritante ler na versão portuguesa! Todos aqueles fizestes, rapariga e etc me deixaram com raiva, porém todos eles valeram a pena por que o enredo é incrível!
Para quem não sabe, Phillippa Gregory é autora de romances históricos e este foi o que a deixou famosa. É claro que esse livro não serve como referência para quem quer ter um estudo aprofundado sobre o tema, mas com certeza é um bom entretenimento.
Assim como no primeiro, A princesa leal, a autora explora o lado mas intimo das personagens nos dando uma outra visão sobre o acontecimento. Neste, a história é narrada pela Maria Bolena, a irmã mais nova de Ana Bolena, segunda esposa de Henrique VIII.
Ainda mais que o anterior, A irmã de Ana Bolena, aborda o quanto as pessoas podem fazer para conseguir chegar ao topo. Os Bolenas usaram muitas artimanhas em busca do poder e quando conseguiram o que queriam descobrimos junto com eles que nem tudo vale a pena. A riqueza e o poder podem trazer muitos benefícios, mas não traz felicidade.
Enfim, não é preciso conhecer a história dos Tudors para acompanhar a saga. Philippa Gregory nos conduz a outra perspectiva da história, nos deixando viciados em cada página. Vale muito a pena a leitura.
Tauany.Clemente 07/02/2017minha estante
Olá!
Quero muitooo ler esse livro!

Vende para mim? Estou louca para comprar e não encontro :(

Abraços!

@garotadeleituras 20/10/2015

Conspiração real
Como sempre Philippa Gregory nos leva a corte de forma magistral com sua escrita brilhante. Sou uma leitora fanática inveterada pela corte Tudor e com uma queda especial pela Ana Bolena e sua biografia. Desde o momento que soube da existência desse livro, busquei sua aquisição e sua leitura de forma ávida e posso afirmar que valeu muito, pois a narrativa está impecável, deliciando o leitor com o seu brilhantismo.
O livro tem como tema central o relato da ascensão de Ana Bolena ao trono da Inglaterra. Aqui Maria Bolena, irmã da futura rainha da Inglaterra, é dama de companhia da Rainha Catarina, na época atormentada por sua esterilidade e sua missão fracassada de gerar o herdeiro do trono. Bela, Maria aos catorze anos se converte em amante do rei, que tem a incumbência de favorecer sua família, além de gerar filhos (Catarina e Henrique) e manter a atenção do rei sobre si. Apresentada primeiramente como uma peça em um jogo de poder, Maria Bolena personagem principal do relato viveu uma vida a sombra da irmã, lutando o ideal que lhe foi imposto, muitas vezes inocentes, em uma minoria tentando fazer algo por vontade própria, com traços de inveja e sobrevivendo a velha rivalidade com sua irmã.
Henrique VIII, um rei mimado que domina uma das nações mais poderosas da época, entregue aos prazeres de uma corte dissoluta; vemos uma transição de sua personagem; antes jovem, saudável e alegre, começa a definhar, apresentar os primeiros sinais da velhice, além da sua loucura que levaria muitos á torre e colocaria a corte em constante instabilidade devido as regras mutáveis ao seu bel prazer.
Ana Bolena, uma das rainhas inglesas mais polêmicas, ambiciosa, com seus olhos escuros dissimulados (lembrei-me da personagem Capitú de Machado de Assis) que pretende ter o destino na mão, destronar a rainha, dominar um rei temperamental, suplantar a própria igreja e produzir o próximo menino da dinastia Tudor. Vale lembrar do irmão George Bolena que formava a trinca e teve um papel relevante sobre o desfecho dessa história.
Uma rede de intrigas, onde cair ou ascender depende muito para onde o vento vai. uma relação de irmãos de amor e ódio; uma família tentando se sobressair em uma corte corrompida pelo poder. Realizada com a leitura de um dos livros mais desejados por mim nos últimos tempos. Aos amantes de biografias romanceados, super recomendo esse fascinante relato.
thais.moore 08/11/2017minha estante
Flor, vc recomenda ler na ordem de publicação ou na ordem cronológica?

@garotadeleituras 09/11/2017minha estante
Thaís, eu li na ordem cronológica. Não é um livro que precisa do anterior para vc entender, mas ajuda a absorver os acontecimentos históricos.

thais.moore 10/11/2017minha estante
a show. vou seguir isso entao. vc ja lei a serie Guerra dos primos? tbm seria bom ler nessa orden?

@garotadeleituras 11/11/2017minha estante
Comecei, mas como não tinha os outros livros, parei. :)

thais.moore 11/11/2017minha estante
parou em qual? gostou?

@garotadeleituras 11/11/2017minha estante
Li apenas a Rainha branca, :\

Vinhafly 01/03/2015

Pobres mulheres Bolena. Pobres mulheres...
Conheci este livro através do filme e algumas pesquisas sobre minha personagem preferida, Ana Bolena.
O livro é riquíssimo em detalhes e nos introduz a uma corte encantadora, corrupta e aterrorizante.
Uma coisa que chamou a minha atenção, e que esse livro descreveu muito bem, é o fato das mulheres serem nada menos que moedas de troca. Em meu primeiro contato com o filme, fiquei pensando em como a ganância da família destruiu essas pessoas, mas não se trata da família Howard ou Bolena, mas da sociedade da época. Uma garota prendada deveria obedecer a sua família mesmo que isso significasse entrar na cama do rei, e outras coisas. As mulheres não eram nada.
A personalidade de Ana, apesar de egoísta, me encanta por tentar, a todo momento, não ser domada por um marido prepotente, não ser submissa. Uma citação de Ana mexeu comigo "... Se tudo o que sou, minha inteligência, meu temperamento e minha paixão pela reforma da Igreja, tem de ser renegado, então terei abandonado minha própria personalidade. Se o que o rei quer é uma esposa obediente, eu não deveria nem ter aspirado ao trono. Se não puder ser eu mesma, poderei muito bem não estar aqui."
Outra personagem muito querida é o irmão Bolena, George. Me emocionei quando Maria lembra de seus irmãos e de seu terrível final.
A descrição do rei Henrique é bem convincente, um homem que faz as leis e executa quem discordar ou não seguir suas regras. Devo confessar que o odiei no final, sinal que o livro é bem convincente.

Bibi 14/02/2015

Fantástico
A irmã de Ana Bolena é um livro que todo mundo deveria ler. Sem brincadeira, recomendaria esse livro fantástico à qualquer um. Para quem se interessa por história, é um tesouro. Para quem aprecia narrativas bem escritas e envolventes, é igualmente precioso. A verdade é que a autora, a fantástica Philippa Gregory, cria não apenas um incrível relato da corte de Henrique VIII, mas uma história que desperta nos leitores curiosidade extrema, afeição pelos personagens e muitos frios na barriga. Que livro incrível!

Ida 24/07/2014

Maria Bolena - Dinastia Tudor
A história da Dinastia Tudor definitivamente me encanta, e o mesmo observo que ocorre com muitas outras pessoas, por isso, talvez, que vejo por ai tantos livros, blogs, filmes e seriados que retratam este período histórico da Inglaterra que tendo como umas das figuras principais o Rei Henrique VIII, este, foi para seu tempo, ousado, desafiador e porque não dizer egoísta.

É nesse contexto que Philippa Gregory desenvolve sua narrativa tendo como base a história dos Bolenas, uma família que como muitas outras buscavam se inserir na corte Tudor e com isso desfrutar de grandiosas regalias. As irmãs Ana e Maria Bolena se envolvem com O Rei Henrique da Inglaterra, cada uma a seu modo e a seu tempo, enquanto uma, Maria Bolena, não passa de amante, a outra, Ana Bolena, demonstra ser uma mulher sagaz, fria e calculista, planeja com maestria sua ascensão até chegar ao trono, mas de tal tamanho é sua conquista que o preço por ela não poderia ser diferente.

O livro é narrado por Maria Bolena, uma mulher acima de tudo sensível e sonhadora, nada se parece com os demais de sua família que são gananciosos e individualistas, tudo isso nada mais é que a realidade retratada no livro, de uma corte que vivia de aparências e de conveniências que tinha por trás um rei que ao longo de sua vida teve ao todo seis mulheres e nossas queridas irmãs Bolenas que também souberam fazer sua história em paralelo com a do Rei Henrique.

A irmã de Ana Bolena, é um livro de fácil leitura, as páginas passaram sem que eu percebesse, mesmo tendo 626 páginas das quais instiga a leitura do início ao fim, a autora tem uma maneira envolvente de usar as palavras de tal maneira que em muitos momentos odiei Ana Bolena e estou ansiosa para dá continuidade a série que conta a história da tão famosa “Dinastia Tudor”. Indico o livro.

June 08/01/2014

Incrível!
O título original “A outra garota Bolena” (tradução minha) era melhor, mas o título brasileiro não ficou ruim, só não representa tão bem o livro quanto o original que carrega a essência da história. E que história. A autora consegue mesclar fatos históricos com fantasia de uma forma incrível. Eu não conseguia soltar o livro e bastava ter um segundo livra e pronto, corria para ler mais um pouco. Você se sente envolvido na história quase como se fosse um cortesão acompanhando a história de ambas bem de pertinho. As irmãs Bolena não poderiam ter personalidades mais diversas. Maria é doce, gentil, bondosa, delicada. Uma linda menina com uma alma doce que nunca se adequou à corte completamente. Ana é sagaz, tem um raciocínio de causar inveja, aprende rápido e tinha na corte sua fonte de vida quase. A rivalidade e o amor entre ambas é latente e se por um lado uma quer brilhar mais que a outra, ambas precisam uma da outras para se equilibrarem. E ambas vivenciam intensamente a capacidade destrutiva da corte Tudor.

site: http://capitalrosa.com/

Daniele Serra 11/11/2013

Esse foi o primeiro livro que li da Philippa e nossa para quem gosta de romance histórico é realmente uma leitura obrigatória! Para contar a história dos Tudors a autora utiliza um recurso muito bom que é contar a história a partir de pontos de vistas de personagens secundários.
Neste volume a história é contada por Maria Bolena, a irmã caçula de Ana. Maria foi um dos grandes amores de Henrique, ela era sua amante até ser ofuscada por Ana e foi a única que escapou do posterior ódio criado por Henrique pelos Bolenas. Maria é oposto de Ana em várias sentidos, ela é meiga, submissa e sem grandes ambições além de ser feliz independentemente da sua posição social. Sua relação com a irmã é controversa algo entre o amor e a competição de quem seria a melhor.
Através dos olhos dessa personagem conhecemos a corte de Henrique e seus personagens, acompanhamos de perto o auge e a queda de Ana. Neste período da história Henrique já não é mais o jovem e belo rei que encantou a Europa, depois de mais de 20 anos casado com Catariana de Aragão o rei não conseguiu o que mais queria, um filho homem fruto de um casamento legitimo. Devido a isso seu humor se altera radicalmente de um momento para outro e a corte vive um jogo para ver quem será a família que estará sob as graças do rei. Neste jogo não existe escrúpulos para quem quer ganhar, tudo pode ser apostado inclusive as pessoas que você mais ama.

site: http://emalgumlugardaestante.wordpress.com/
Prisciane.Lopes 03/06/2017minha estante
é Real???

Danni 16/02/2013

MARAVILHOSO
A Irmã de Ana Bolena conta a estória da família Bolena, de como eles fizeram de tudo pra chegar ao trono.
Primeiro com Maria Bolena, recém casada, virou amante do Rei, deu-lhe um herdeiro bastardo e uma princesa.
Mas Maria tinha coração puro.Mas depois veio Ana Bolena, irmã de Maria, cruel, não tem outra palavra pra descrever Ana.
Ela fez de tudo pra tirar o trono da Rainha, e conseguiu.Porém não foi nada fácil.
Além de não conseguir lhe dar um herdeiro morreu decapitada.

Achei bem triste a estória de George, irmão das Bolena.
Pecador, mas fiel as irmãs.

Tinha visto o filme bem antes de ler o livro, mas é incomparável.
Vale apena ler, vale apena ter essa série na estante!

Fer Kaczynski 13/01/2013

Conheci a autora Phillipa Gregory pesquisando sobre o rei Henrique Vlll e suas mulheres, devido a série The Tudors. O primeiro livro que li dela foi A princesa leal e a maneira como ela escreve nos torna viciados em suas obras, são apaixonantes, principalmente para quem gosta de romances históricos.
Claro que não é um livro em que é descrito perfeitamente a história como ocorreram os fatos, é romanceado, e sendo assim é um livro com aventura, intriga, traições, paixões, rivalidades e tudo o que torna a leitura mais dinâmica e interessante.
Na visão da autora, Maria Bolena, então com 14 anos, a primeira da família (bem manipuladora e interesseira por sinal) a se entregar aos “encantos” do rei, é descrita como uma adolescente doce, muito educada e bondosa não tão inocente como ele pensa, mas ela o encanta com seu jeito meigo e delicado. O rei então casado com Catarina de Aragão, a trai inúmeras vezes, mas as irmãs Bolena, Maria e Ana, foram as mais famosas, as primeiras que tiveram alguma importância em sua vida, muitas reviravoltas de um romance em que demonstra como Henrique Vlll era mimado, obcecado e muito egoísta.
Esse livro deu origem ao filme "A outra" com a atriz Natalie Portman como Ana Bolena e Scarlett Johansson como Maria Bolena, muito bom também.

Sigam o blog:

Sannyele 08/12/2012

Mais uma obra encantadora de Philippa Gregory, virei fã de carteirinha de todos os seus livros, o jeito com que ela escreve, que detalha, que envolve o leitor. Ajuda ainda as pessoas a entenderem pedaços da história que ficaram meio que incompreendidos no decorrer dos anos.Ao ler você fica a um passo da razão e da ficção.

Ana Carolina 05/12/2012

Recomendo!
Pra quem gosta de um pouco de história certamente vai adorar! Muito bem escrito! Ao mesmo tempo em que é um romance interessante não deixa a história de lado. Em nenhum momento torna-se um livro cansativo. A história de Maria Bolena e de toda corte dos Tudors durante o reinado de Catarina de Aragão e Ana Bolena são fascinantes!

Amanda 21/11/2012

Intrigante!
Muito bom, é um livro grande mas que prende. Conta a história de Henrique XIII com as irmãs Bolena. Emocionante e inacreditável. Me surpreendi com até onde essa família foi para chegar ao poder e no que isso deu. Um dos melhores que já li.

Ana 19/11/2012

Aos 14 anos, a inocente Maria Bolena, su irmã mais nova, Ana, e o irmão George chegam à corte. À época, as grandes famílias aristocratas habitavam os arredores do palácio real e ter uma mulher de sua prole nas proximidades do leito do soberano era garantia de ascensão social. A doçura e beleza de Maria chamam a atenção do rei Henrique VIII. Como nova amante de Henrique VIII sua aventura amorosa é incentivada pelos irmãos. A conspiração da família, no entanto, sofre uma reviravolta e Maria precisa declinar de seu sonho e amor em nome de sua melhor amiga e rival - Ana. A irmã se aproveita da ausência de Maria durante um curto período e conquista a atenção do rei, substituindo Maria no papel de primeira-amante. Mas Ana quer mais do que isso, seu desejo de tornar-se rainha não tem limites e, ao mesmo tempo em que cresce o desejo de Henrique VIII por um filho legítimo, Ana planeja o que fazer para se livrar da esposa dele. Vai ser tornar rainha doa a quem doer. Toda a família Bolena envolvida em uma intriga ainda maior - a dissolução do casamento do soberano com Catarina de Aragão. Um dos períodos mais agitados da corte dos Tudor narrados com extrema eficiência histórica. Considerados o melhor romance do ano em que foi lançado.

A Irmã de Ana Bolena - Os Tudors, Livro 2 - Philippa Gregory

Camila 04/08/2012

Deve ser lido para entretenimento apenas.
O livro de Philippa Gregory é um deleite para aqueles que gostam de romance histórico e com detalhes, proporcionando ao leitor um maior entendimento da corte na época do Rei Henrique VIII e de sua segunda esposa, Ana Bolena. Porém, o fato interessante desse livro, é que a autora foca na irmã da Rainha Ana Bolena, Maria Bolena, sendo ela a mencionada no título do livro.
O livro é maravilhoso, muito gostoso de ler, porém deve servir apenas como entretenimento, não deve ser lido se você estiver procurando realmente fatos histórios REAIS, pois possui MUITOS fatos imprecisos. Alguns exemplos:
1 - Maria Bolena nunca foi vista como "angelical" e virgem. Nos registros históricos, é dito, por exemplo, que ela foi amante do Rei Francis I da França antes de ir para a corte do Rei Henrique VIII na Inglaterra.
2 - Ana Bolena nunca fugiu com Henry Percy.
3 - Todas as acusações contra Ana Bolena, incluindo o incesto, nunca foram provados e muitos historiadores acreditam que ela era inocente. E se você ler o livro bem atentamente, verá que a relação que Philippa atribui a Ana e George é bem estranha...
E vários outros pontos no livro que são distorcidos da realidade.
Como disse anteriormente, o livro é ótimo como entretenimento. Eu adoro os livros da Philippa Gregory, mas se você se interessa pela dinastia Tudor e quer saber os fatos históricos, recomendo que você pesquise mais em outras fontes e procure saber a real história por trás destes personagens tão fascinantes da história da Inglaterra.
Fer Kaczynski 09/01/2013minha estante
Neste livro Maria não é descrita como angelical(e sim doce) e muito menos virgem, tanto que ela era casada, nem poderia ser virgem...
Nos registros que a autora pesquisou, ela encontrou sobre o relacionamento de Ana com Henry, que talvez tenham sido noivos o que ela explorou bem no livro;
As acusações HOJE em dia são contestadas, mas na época da história, tiveram sim fundamento, claro que pode ter sido um plano arquitetado pela mente doentia do rei, e o que a autora fez foi romancear de acordo com a pesquisa que fez em livros anteriores históricos.
Ela romanceou uma história que todos conhecemos, para tapar buracos eventuais, claro, aumentou ou diminuiu, livros romanceados nunca devem ser levados ao pé da letra, e nem como base para pesquisas!
Sim, é entretenimento, mas muito bem explorado pela autora, e nos leva a ter curiosidade com o que realmente aconteceu, o que nunca saberemos com certeza absoluta. ;)

Fernanda 25/05/2012

Maravilhoso!
Philippa Gregory se superou! "A irmã de Ana Bolena" é o melhor relato da corte Tudor que já li! A autora consegue captar o clima de incerteza, ambição e os jogos de poder que permearam o reinado do instável Henrique VIII e o fez de forma soberba.

A trama é narrada por Maria Bolena, a outra garota Bolena (aliás, por que o tradutor resolveu mudar o título original?). Amante do rei antes de sua irmã famosa, Maria tem uma visão privilegiada da corte e das artimanhas que levaram o rei a se separar da rainha Catarina e coroar Ana Bolena em seu lugar.

Neste livro, que cronologicamente é o segundo da série Tudor, embora tenha sido lançado primeiro, temos de volta a magnífica Catarina de Aragão. Firme, leal, corajosa, a verdadeira rainha! Embora tenha gostado muitíssimo do livro, senti falta do ponto de vista de Catarina.

Maria Bolena coloca o leitor bem no centro das intrigas da corte. Impossível não ficar com raiva de Ana Bolena! E, cá entre nós, tio Howard é páreo duro com Rodrigo Bórgia.

Sexo, intrigas, poder. Ingredientes perfeitos para um bom livro. Gregory não decepciona o leitor e faz de "A irmã de Ana Bolena" um livro para ser lido mais de uma vez. Leitura recomendadíssima.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6