A Irmã de Ana Bolena

Resenhas - A Irmã de Ana Bolena

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Duda 30/05/2021

A irmã de Anna Bolena
Gosto muito da forma como a Philippa Gregory mistura os fatos com ficção. Estou no terceiro livro da coleção os tudor, mas com toda certeza a coleção da guerra dos primos é minha favorita, não gosto nem um pouco desse Henrique VIII.

Vanessa.Pitsch 18/04/2021

A irmã de Ana Bolena
Amo os livros de Philippa. E os que são sobre esse período (reinado de Henrique, a Inglaterra de + ou - 1500) são maravilhosos. Difícil parar de ler!

Luana 15/02/2021

Maestral
Philipa torna a mente das Bolenas tão clara quanto a luz do dia. Divide-se entre história e romance, dados e suposições, com muita pesquisa e excelente pontuação temporal!! Uma viagem no tempo e na história, contada pelos olhos de Maria, a outra Bolena.
Vale a leitura para amantes de: romances, romances de época, historia, eras e reinados, um pouco da face oculta humana.

@uaitolendo 15/02/2021

Um rei mimado,chato,egoista,ridiculo e uma menina inocente e apaixonada. Assim nomeio Henrique VIII e Maria Bolena. Esse livro foi um reeleitura!! 12 anos depois e nao me lembrava de muita coisa. O que eu lembra eu pulava. Eu tenho um problema com detalhes, serio msm. Sou tao objetiva, que quando vejo enrolacao fico irritada. O livro fala sobre a tragetoria, ascensao e declinio de Ana Bolena,aii garota insurpotavel. Com essa terceira leitura da serie Tudor percebo o quando Philippa luta para empoderar mulheres fortes do passado e importantes para Historia. O quanto Catarina de Aragao foi humilhada pelo marido e permaneceu diva ate o fim, muito catolica e devota ao marido (ponto fraco dela, coitada). Ana Bolena, a que fez de tudo para conseguir o que queria. Fez ate um importante rei se desligar da igreja catolica so para se casar com ela. ( cara minado). E Maria, nossa protagonista mas coadjuvante nessa historia de amor e poder, e criacao de uma nova igreja. A Igreja Anglicana. Pois e, essa Maria me fez raiva ate o fim do livro. Como pode um ser humano bobo assim. 🤷🏻‍♀️🤷🏻‍♀️🤷🏻‍♀️ Bom, agora vou ali ler A Herança De Ana Bolena, jaja eu volto, mas se o livro Sol Da Meia Noite chegar, ele vai furar fila.

karlastela.bento 29/12/2020

Ana e Maria, rainhas!
Demorei muito tempo para ler esse livro, mas valeu muito a pena.
Já havia assistido o filme, mas como sempre o livro nos oferece muito mais.
Gostei bastante do ponto de vista da Maria Bolena, inicialmente a achei um tanto sem graça, mas ela cresce muito no decorrer do livro e é uma personagem incrível.
Já sua irmã eu acho maravilhosa desde o começo: independente, forte e confiante. Sabemos o que acontece com Ana Bolena, mas ver como ela chegou onde chegou e pelos olhos de sua irmã chega a ser inspirador de certa maneira, mas não a parte da ganância e sede de poder, mas a parte em que uma mulher, naquela sociedade, decidiu que valia a pena correr atrás do que queria, sabia o valor que tinha, a inteligência que tinha (superior a de muitos homens ao seu redor) e não teve medo de usar isso ao seu favor.
A escrita de Philippa Gregory é bem fluida e os detalhes sobre a vida na corte fazem você se sentir naquele mundinho. O papel das mulheres na sociedade e na própria família foi um dos pontos mais marcantes da leitura pra mim.

E como sempre, Henrique VIII continua um idiota.

luisasfreitas 19/12/2020

Ana Bolena é, sem dúvidas, uma das mulheres mais emblemáticas da história.
Odiei muito ela o livro todo, mas quando chegou no final senti muita pena dela.
Henrique VIII segue um dos personagens que mais me enraiveceu e me enojou nos últimos tempos.
Infelizmente, Ana o ensinou a ser o tirano no qual ele se formou. Ela sem querer causou a própria morte.

Raquel 29/11/2020

Maria Bolena
Quando tinha pouco mais de 12 anos casou-se para satisfazer os desejos da família. Em seguida foi levada à corte de Catarina de Aragão. Menos de um ano depois, ela virou o centro das atenções da corte, pois o Rei Henrique VIII colocou os olhos nela e a desejou.
Mais uma vez, para cumprir os caprichos da família, foi afastada do seu jovem marido, para que o Rei tivesse caminho livre até ela. Assim, ainda menina, tornou-se amante do homem mais poderoso da Inglaterra. Anos depois, com dois filhos do rei, viúva do seu verdadeiro marido e sem a afeição do rei, é posta de lado, para que sua irmã cresça na estima do rei.

Ana Bolena
Se dizia pura e não cedeu tão fácil como sua irmã. Assim, passou-se anos, sem que Ana fizesse o que o rei queria.

Por fim, Henrique e seu conselho declaram que o casamento dele com Catarina, nunca existiu, pois antes ela foi mulher do irmão dele. Assim, ele estava finalmente livre para casar-se com Ana.

Dessa união, nasceu Elizabeth. Porém, depois, do nascimento dela, Ana não conseguiu levar mais nenhuma gestação até o fim. E o Rei precisava de um menino, para assegurar a linhagem.

Após alguns abortos e o interesse do rei por Ana ter passado. Ele é cativado por uma outra garota, dessa vez Jane Seymour.

Porém, ao contrário da primeira vez, que o casamento foi declarado inválido. Dessa vez, Henrique declara que houve adultério e bruxaria. E Ana é decapitada.

Maria Bolena
Pouco antes de Ana casar-se com o Rei, Maria conheceu um plebeu, apaixonou-se e casou-se em segredo. Somente quando ficou grávida, revelou que tinha casado sem consultar a família.
Por conta da sua rebeldia é exilada da corte e foi morar com seu marido no campo em uma pequena fazenda. Mas assim que Ana precisou dela, foi chamada novamente à corte.

Após a morte de Ana, Maria voltou para sua fazenda, até a morte dos seus pais, três anos depois, quando se tornou herdeira das propriedades Bolena e tornou-se uma mulher rica.

Philippa escreve maravilhosamente bem. Com narrativa fluía e interessante, não é massante ou cansativa. Também amei esse volume.

Tive raiva de Ana, porque ela era uma bruxa (não bruxa de bruxaria, só no xingamento), egoísta e sedenta por poder.

Mas confesso que também tive raiva de Maria, por conta da sua passividade. Ana, era ruim pra todo mundo, não poupou nem a irmã. E toda vez que precisava, lá estava a trouxa da Maria pra servir e ajudar.

Babi 29/11/2020

Amei, Amei, Amei!!!
"- Ela está firmemente determinada em chegar ao trono."

Esse livro é tão incrível como qualquer outro da Philippa Gregory e certamente foi o meu preferido!

Eu adorei a narração pelo ponto de vista da Maria Bolena, irmã de Ana. Eu semprei achei a Maria tão "esquecida" e mal retratada nos filmes e séries! Fiquei muito satisfeita em ver que a autora deu voz a ela com riquíssimos detalhes e sentimentos! E pelo que mostra no livro, a Maria foi uma figura muito presente na corte e na vida de Ana e Jorge, coisa que novamente, não é bem retratada no cinema.

Pelo livro, podemos ver que Ana e Maria tinham rivalidade sim, mas muito pouco era por causa do rei Henrique VIII. Ana era uma pessoa muito difícil de lidar e seus irmãos tinham que pisar em ovos, muitas vezes, para falar com ela. Porém, apesar de tudo, eles se amavam.

A Philippa escreveu tudo tão bem detalhado, os personagens tão... Reais! Que é muito difícil não se emocionar quando vai chegando para o final:

"O sorriso de Jorge era triste.
- É porque não receais o dia de amanhã - disse ele. - Se receásseis o amanhã tanto como nós, desejaríeis que esta noite durasse para sempre."

(li na versão Português de Portugal)

Eu chorei? Chorei! E apesar do seu jeito egoísta, também amei a Ana. Não é muito difícil se sentir encantada por toda a sua esperteza! Ela foi uma mulher forte até o fim, impôs a sua opinião em um tempo em que as mulheres não poderiam ter voz. Terminei o livro completamente fascinada!

"- Fareis o que vos digo, porque sou vosso marido e vosso rei.
- Diabos me levem se o farei! - gritou ela, virou as costas e desapareceu para a sua câmara privada."

"- Se tudo o que faz parte de mim, a minha inteligência, o meu temperamento e a minha paixão pela Reforma da Igreja, tem de ser negado, então fui eu quem me afastei a mim própria. Se o que o rei quer é uma mulher dócil, então eu nem sequer devia ter tentado chegar ao trono. Se não posso ser eu, mais vale nem sequer aqui estar."

Laura 08/10/2020

Melhor livro sobre a corte inglesa
Ao ler esse livro, ao mesmo tempo que experienciamos uma verdadeira viagem à época da corte inglesa, também vivencia-se nesse livro uma relação difícil entre irmãs e o quanto ser mulher naquela época era difícil. Livro perfeito.

Flávia HBS 26/08/2020

Muito bom mesmo
Já vi filme sobre o assunto, já vi série mas nada se compara com a abordagem de Philippa!! Ver como meninas eram sacrificadas a cama do rei em nome da ascensão dos homens de sua família... É um livro forte e muito bom para reflexão

Troian 14/07/2020

Gosta de História?
Se a resposta é sim, esse - e outros que a Phillipha Gregory escreveu - são pra ti. Nesse livro conta a história do envolvimento que o Henry V (espero ter acertado o número) com a Maria e a Ana Bolena e o que isso teve de consequência. Tem: momentos de sexo ("Ana, dá pra comprar pro Enzinho de 7 anos?" Não.), romance, traição, morte... Excelente escrita.

Loulou Almeida 23/08/2019

Apaixonante
Há muito tempo queria ler sobre os Tudors e a decisão de começar por Philippa Gregory não poderia ter sido mais acertada. A história de Ana Bolena do ponto de vista da irmã é interessantissa!! Porque são duas mulheres de temperamento oposto e jogadas como fichas no jogo da corte totalmente dominado pelos ?sires? da época (não que tenha mudado muita coisa nos dias atuais..aff). Além disso, conta como Ana (uma mulher muito à frente de seu tempo) criou um déspota esgrotissimo e acabou sucumbindo a sua própria criação. Adorei demais!!!

Maria7468 31/05/2019

Esse livro me emocionou de uma maneira indescritível. Foi como se eu estivesse lá,certamente quero ler os outros

Caroline.Demantova 14/03/2017

Excelente
Assisti ao filme primeiro e achei que não gostaria de ler o livro, por já saber a história. Ledo engano. O livro é estupendo e muito superior ao filme, sendo que a produção cinematográfica contradiz o livro ao afirmar que Maria Bolena amava o rei Henrique e vice-versa. O livro narra magistralmente os eventos que sucederam desde que o rei Henrique VIII casou-se com Catarina de Aragão, até se apaixonar loucamente por Ana Bolena, seu casamento e a derrocada desta. Não tem como não odiar Ana Bolena e ao mesmo tempo não lamentar seu trágico destino. Livro extremamente interessante e envolvente. Não parei de ler mais a saga Tudor da autora desde que o li. Muito bom realmente. Fora de série. Não conseguia largar.

Meninas que Leem 27/12/2016

Blog As meninas que leem livros
Definitivamente Philippa Gregory se tornou uma das minhas autoras favoritas no gênero histórico! Assim que recebi esse livro e li as primeiras páginas fui seduzida por Henrique VIII e sua corte. A autora descreveu a época de forma magnifica que por diversas vezes tive a sensação ser mais uma dama da Rainha Catarina.
O livro descreve a ascensão.........

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2011/10/irma-de-ana-bolena-philippa-gregor.html
Tauany.Clemente 07/02/2017minha estante
Olá!
Quero muitooo ler esse livro!

Vende para mim? Estou louca para comprar e não encontro :(

Abraços!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6