Bilionários por acaso

Bilionários por acaso Ben Mezrich

Resenhas - Bilionários Por Acaso: A Criação Do Facebook

Psychobooks 14/01/2011

Esse é um daqueles raros livros de não-ficção que leio de vez em quando para mesclar com tanta fantasia. O livro foi todo baseado em depoimentos, entrevistas e documentos, Ben Mezrich teve bastante trabalho para unir todas esses informações. Só lembrando que Mark Zukenberg não quis dar nenhum depoimento para o autor desse livro.

O livro é narrado em terceira pessoa, permitindo vários ponto de vista de uma mesma situação. Os diálogos são bastante escassos, mas Ben conseguiu fazer com que a leitura desse livro ficasse bem leve.

Não há como negar que Mark Zukenberg é um gênio da computação, dono de uma personalidade forte, nem sempre compreendido, faz de tudo para conseguir o que quer, e quando eu digo tudo, é TUDO mesmo. Ele se sente em casa ao lado dos seus iguais, nerds que dão a vida pela programação de computador. É claro que festas, mulheres e bebidas também fazem parte dessa rotina.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2011/01/resenha-bilionarios-por-acaso.html

HeloisaPacheco 13/01/2011

Bilionários por acaso é fruto de muita pesquisa e entrevistas com os envolvidos que se propuseram, feita por Ben Mezrich.O livro faz parte da minha lista do Desafio de Férias .

" Uma história de sexo, dinheiro, genialidade e traição "

Um quarto de alojamento em Harvard, uma idéia, um bancador, duas pessoas:
- Mark Zuckerberg é americano. Um cara desajeitado e fora dos 'padrões normais' da universidade, mas também é um gênio em informática e HTML.
- Eduardo Saverin é um brasileiro. Um cara 'culto' e que está tentando entrar para um dos clubes finais de Harvard, mais exatamente o Phoenix.

Mark Zuckerberg, conhecido por sua nerdice em HTML, é contratado pelos irmãos veteranos Winklevoss, para terminar o site deles (um site para os universitários conhecerem as mulheres e come-las logo após). Mark fingindo trabalhar para os irmãos, na realidade os enrola e cria o seu próprio site (thefacebook.com). Ele tem a idéia, só falta alguém que tenha a grana para pôr o site no ar... Eduardo tem a grana. Ali começa uma parceria.

Thefacebook.com no inicio era um site especifico para os 'universitários ' de Harvard se relacionarem; em poucas semanas o site atingiu 85% dos estudantes da faculdade. Com isso começou Mark começou expandir a área do site, abrindo espaço para que alunos de outras universidades americanas pudessem se cadastras. Sucesso total! Milhares de pessoas cadastradas em poucas semanas.

Com o sucesso e a crescente expansão, o thefacebook.com começou a exigir mais mão de obra e dinheiro. Essas necessidades fizeram com que eles necessitassem de empresar para ajudar a bancar o site, e isso não faltou. O sucesso trouxe fama a eles, e muitos interessados no site. A fama trouxe festas, bebidas, garotas e sexo. Mas também trouxe problemas.

Eduardo começou a discordar com Mark em muitos momentos, não gostou de ter Sean envolvido no projeto e comandando o que seria o seu dever. Com tantas discórdias Eduardo fecha a conta que tinha aberto com o seu dinheiro para ajudar o thefacebook.com. Brigas... Uma traição. Mark fez Eduardo assinar um papeis, que o jovem nem imaginava para que serviria. Mas em poucas semanas entendeu, ele tinha vendido a suas ações.

Mark estava disposto a passar por cima de tudo e de todos para fazer o Facebook virar um sucesso mundial, independente de quantas pessoas ele tivesse que trair.

" Bem, como comentei no twitter o livro é viciante. No inicio você está naquela torcida para que o site vire um sucesso, do meio pro final você torce para que o criador se F*** literalmente (apesar de já sabermos antecipadamente que o Facebook vira um sucesso. Durante toda a leitura eu me vi em uma sala de cinema, assistindo a um filme. A trama não parece realidade, ver uma amizade ser despedaçada por dinheiro, perceber até que ponto um ser humano é capaz de chegar pelo sucesso, etc. Mas vale-se citar, Mark Mezrich escreve magnificamente, sem se envolver com qualquer parte, ele apenas nos apresenta a história na realidade, ou chegando bem perto dela."

Filyppe.Saraiva 10/01/2011

A História de A Rede Social vista de cima do muro
Bilionários Por Acaso é, como a grande maioria sabe, o livro que foi adaptado aos cinemas pelo David Fincher e conta a história da criação do site de relacionamentos mais valioso do mundo.

Impossível falar do livro e não citar o filme, uma vez que ambos se constroem com a mesma linearidade e com um ótimo texto.

O ritmo é acelerado, os capítulos são curtos e você se vê querendo continuar a leitura, mesmo que precise parar.

O mérito do livro é que ele deixa de lado o maniqueísmo que sua versão cinematográfica traz, sem querer julgar quem está certo ou errado nesta equação.

Mark Zuckerberg é realmente genial na ideia que engendrou, e claramente foi um filho da puta, mas isso não diminui o seu mérito. E é justamente quando o livro não se prende a culpá-lo que faz os seus pontos a mais.

Anastácia 09/01/2011

O livro conta a história do Facebook, aquela rede social que muitas pessoas têm. Isso é um resumo do resumo. Mas agora vamos ver o que eu achei...
Primeiramente, eu AMEI o livro. Este é tão detalhado, mostra desde da start-up, quando tudo que o Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin - fundador e co-fundador do Facebook, respectivamente - queriam era ter mais chances com as mulheres. Como que a empresa cresceu, precisou se expandir, enfim, toda a história da empresa.
Além disso, eu tenho que parabenizar o autor. Ele fez um trabalho fantástico, imagino comigo mesma quanto trabalho teve para coletar todas as informações, depoimentos... E depois juntar tudo e escrever um livro digno de prêmios. Ben é um escritor muito talentoso, e agora estou definitivamente afim de ler outros livros dele.
A leitura não é muito leve. Há muitos nomes e explicações referentes a um mundo totalmente desconhecido por nós brasileiros, I mean, eu não entendo nada de Harvard, mas com o livro eu pude entender um pouquinho mais.
Fora isso, ainda tem uma lição: até mesmo o seu único e melhor amigo pode te trair por dinheiro. E isso é muito deprimente...

Anastácia

Tábata Kotowiski 30/12/2010

Tô até respirando fundo, fazendo um saravá treis veis para ver se essa resenha sai porque, como vocês devem ter lido no meu twitter, eu detesto esse trequinho chamado Facebook. E depois desse livro, adicionei a minha lista de detestáveis o tal Mark, só pra não perder o costume. Então vamos lá que tô puxando uma força pacífica interior para ver se eu posso terminar esse post sem ter um treco nervoso até o final.

Se vocês, como eu, se perguntam até hoje como uma rede social desorganizada, confusa, tosca e sem graça como o Facebook vale bilhões, é isso que Bilionários por Acaso vai te contar. Vai te contar como Mark Zuckerberg, carinhosamente chamado por mim de ZuckerBLARGH, roubou a ideia do Facebook de alguém, pisou em um bocado de outros alguéns, inclusive seu sócio inicial, o brasileiro Eduardo Severin, chutou mais um tanto e chegou onde chegou: endeusado por meio mundo, bancando uma de maior gênio da humanidade e sendo eleito a Pessoa do ano de 2010 pela revista Time.

WTF?

Eu sei que simplesmente não posso escrachar um livro porque ele conta a história de alguém que eu não gosto, né? Se fosse assim, não gostaria de nenhum livro escrito sobre Hitler ou qualquer coisa do tipo. Sim, estou ciente disso. E não é a toa que dei três coraçõezinhos para Bilionários por Acaso. Porque no geral, é um livro bom. Mas há alguns senãos.

Logo no início do livro, o autor Ben Mezrich alerta-nos para o fato de Bilionários por Acaso ser “uma narrativa dramática baseada em dúzias de entrevistas, centenas de fontes e milhares de páginas de documentos”. Resumindo? Há um bocado de fantasia em cima da história para torná-la interessante e atraente aos leitores. Então não há como saber até que ponto esse ou aquele detalhe é ou não de fato verídico. Eduardo Severin, por motivos óbvios para mim, deu várias entrevistas para auxiliar na escrita do livro. Já Zuckerblargh evocou a quinta emenda da constituição americana e exerceu seu direito de ficar calado. Tá. Eu inventei essa parte. :P Mas sim, ele não concedeu nenhuma entrevista a Mezrich.

Acho que Mezrich forçou um pouco a barra nos inícios dos capítulos, criando cenários e pensamentos dos personagens excessivamente dramáticos. É como se ele desse uma enrolada básica para depois entrar na história em si. Algumas cenas soaram muito fantasiosas e imagino que metade dos pensamentos e conclusões colocados no livro como sendo dos personagens, sejam reflexo das conclusões do próprio autor. É difícil afirmar até que ponto isso acabou afetando a veracidade do livro. Se é que afetou. De qualquer forma, o importante é a essência da história. E nisso, sei que Ben Mezrich foi muito fiel, fazendo um belo e extensivo trabalho de pesquisa e entrevistas.

Para finalizar, sou obrigada a comentar que a genialidade e sexo prometidos ali na capa do livro, nhé, não rola. O sexo passou quase desapercebido. E a genialidade? Vamos combinar, né? Einstein é gênio. Sheldon Cooper é gênio. Zuckerblargh tá mais para um aproveitadorzinho barato que teve uma boa dose de sorte na vida. Bom pra ele.

;)

p.s.: para quem está lendo essa resenha em 2017: eu a escrevi em 2010! O que mudou? Eu tenho um Facebook e estou longe de achá-lo confuso. Mas ainda não gosto da Zuckerberg.

site: randomicidades.wordpress.com/
Anna 06/02/2011minha estante
Sheldon Cooper é gênio. +1

Chuck 06/02/2011minha estante
tu tem inveja pq ele sabe ganhar dinheiro com menos de 20 anos e tu? é so um livro... uhauahuah calma né
o cara é um babaca mesmo mas é um babaca que soube o que fazer, mas para mim o verdadeiro babaca é o brasileiro Eduardo

gus_tavo 11/02/2011minha estante
Levou o livro para o lado pessoal. Hehehe

Tábata Kotowiski 12/02/2011minha estante
Não, eu não tenho inveja do cara e não, eu não levei o livro para o lado pessoal. E deixei isso bem claro na resenha. Tanto que dei três estrelas. E eu explico as minhas três estrelas. Se eu levasse em consideração somente a história do Zuckerberg, eu daria zero.

Mayra Dias 01/03/2011minha estante
Muita vontade de ler.

Gabriela1214 14/03/2011minha estante
Ele pode ser mal caráter e, pode ter roubado a idéia de outros.
Mas quero ver quem ia conseguir criar um site como o Facebook em tão pouco tempo e sem ter quase nada como base. Ele é inteligênte.
Se você não gosta dele tudo bem, mas, não venha falar que ele não é um gênio, porque se você começar estudar a base da informática e produção de programas agora, talvez com 50 anos vc consiga fazer alguma coisa parecida com o facebook ;)

Tábata Kotowiski 14/03/2011minha estante
Os fins não justificam os meios. Grandes coisa que ele fez algo como o Facebook, o que ele fez até chegar até lá é que conta. Caráter, povo, caráter! Ninguém se importa com isso? Você não se importa com isso?

O que eu acho engraçado é que as pessoas o endeuzam. E você já se perguntou porque um site como o Facebook vale bilhões de dólares? Porque vale mais que a Microsoft? Porque empresas querem investir milhões nele? Porque Mark Zuckerberg vendem as informações que colocamos lá. Ele vende tudo que tu coloca lá para essas empresas, as investidoras. Sigilo? Privacidade? Ha ha. O cara não tem escrúpulos, a verdade é essa. Enquanto isso, Julian Assange é preso e "apedrejado" por criar um site de utilidade pública. É, nós seres humanos estamos com os valores de caráter bem invertidos mesmo...

xbox 17/03/2011minha estante
desculpa quanto vale facebook mais 30 bilh kkk e sua casa ....inveja mata ...crie mash q 2 horas tem 20.000 visita o orkut entao e homo...tweet partiu da onde ...

Tábata Kotowiski 17/03/2011minha estante
Infelizmente não posso responder o seu comentário, xbox, porque simplesmente não entendi o que você escreveu.

Mas, povo, vou falar pela milionésima vez, eu não tenho inveja do cara! Eu questiono o carater do Mark! O fato de eu ser contra o carater da criatura não significa que eu tenha inveja dele! Cresçam e façam críticas construtivas a minha resenha, ora!

Rufer Filho 19/03/2011minha estante
Excelente resenha...

lordk 21/04/2011minha estante

Happy Batatinha me surpreendi por você ter recebido tantos comentários e votos por simplesmente expressar sua opinião infantil e ingênua sobre o livro e sobre Mark.
Mark é sim um gênio pois conseguiu desenvolver um aplicativo de sucesso e reconhecimento ainda enquanto estudava no ensino médio e até mesmo o fato dele entrar para Harvard não é pra qualquer um não, só pessoas dotadas de um intelecto acima da média tem esta oportunidade na vida.
Ele não se aproveitou de uma idéia, pois estes conceitos e inovações já existiam muito antes dos irmãos Winklevoss ou qualquer outra pessoa envolvia simplesmente existir. Refiro-me ao Friendster, Orkut e muitos outros a questão é que as pessoas que tem reconhecimento por devido trabalho não são necessariamente quem as inventou e sim quem as popularizou e as tornou usual a todos assim foi com as fitas VHS que foram feitas por uma pessoa de uma pequena empresa mas quem ganhou o mérito foi a JVC uma grande companhia que comprou a idéia e direitos de patentes. Mark é um empreendedor nato alem de gênio e a grande popularização do Facebook se deve a medidas simples como os aplicativos de comentários que podem ser inclusos em outros sites e permitir que o usuário poste comentários no mesmo usando uma conta do Facebook isto é ótimo para os sites e blogs pois alem de não ter que criar códigos para incluir um sistema de comentários ainda o tem divulgado na pagina da pessoa no Facebook isso gera visibilidade ao site por isso tantas pessoas utilizam deste recurso outra medida simples é os minigames que fidelizam os usuários ao Facebook. Ou seja isso não faz dele um mau caráter o próprio Albert Einstein que você disse que é genio cometeu vários equívocos como dizer que não seria possível tirar energia de um átomo sendo esta o principio básico de se fazer uma bomba atômica e pior ainda ele afirmou que o espaço era estático e formulou varias teoria vazias para sustentar tal argumento e apesar disso era elogiado pelo meio cientifico até que Edwin Hubble outro físico brilhante provou que ele estava errado mas Hubble não teve a devida atenção respeito se comparado a Einstein.Se quiser saber o que acho leiam a minha resenha e parem com estes argumentos ingênuos.

Raposo 08/08/2011minha estante
O livro, na minha opinião, é no máximo nota 4 (que é uma ótima nota). 3 está de bom tamanho... não entendo o povo reclamando da sua resenha. Zuckerberg é gênio da informática mas totalmente sem escrúpulos.

Larissa F. 26/12/2011minha estante
Respeitar a opinião faz bem.
Não vi nenhuma inveja na resenha. Leiam e veja a opinião. Não compare com inveja, ciúmes ou sei lá o que. Apenas leiam a resenha.

Ele pode ser um gênio da programação, porém o caráter dele...? Vamos ser coerentes okay?

Dolphindeia 05/01/2012minha estante
Bela resenha.
Confesso que não possuo conta no facebook, nem pretendo, e não me pergunte porque, mas nunca tive vontade nenhuma de fazer parte dessa rede social.
Li sua resenha só pela curiosidade de alguém que não tem nem noção de como seja a organização/estrutura desse tal de Facebook.
E te confesso que depois de ler sua resenha até deu vontade de ler o livro. (:

Bill 15/06/2012minha estante
Concordo contigo. Não vi inveja ou ciúmes em sua resenha, você apenas pensou com a própria cabeça e opinou, pois sabemos que brasileiros, de um modo geral, tem alma de cachorro vira-lata, ou seja, abana o rabo pra todo mundo (mesmo para desonestos e ladrões, basta olhar os políticos que o povo vota). Você mostrou que é diferente. Parabéns!

Karen Pereira 18/06/2012minha estante
Se você odeia o facebook, então por quê tem um?

Michelly 05/02/2013minha estante
Confesso que não li esse livro, mas vi o filme e tive a mesma impressão que você com relação a esse Mark Zuckerberg. Pra mim ele é um aproveitador inteligente que cresceu na vida, mas não deixa de ser um aproveitador.
Todas essas críticas que você recebeu pela resenha mostram que, infelizmente, algumas pessoas se preocupam mais com o TER do que com o SER.
Porém eu estou com você, mais vale uma pessoa com caráter do que uma pessoa rica, e ponto final.

João Souto 11/03/2013minha estante
Sinceramente penso que hoje muitos livros são escritos já se pensando numa versão cinematográfica. Este não é diferente.

Marco Maia 14/06/2013minha estante
Como pessoa o Mark é um babaca mesmo, mas tem méritos de construir um site de relacionamento inteligente e com diversas funcionalidades úteis e interessantes.

O cara é um grande programador e bom empreendedor, há mérito.

Porquê o Facebook vale bilhões? Isso não tem nada a ver com o Mark e sim com as pessoas que pagam isso por ele.

E aproveitador... acho que cabe mais para o Eike.

Wesley 08/12/2014minha estante
Eu gostei, do livro e o facebook depois que se aprende a mexer não é tão confuso assim não,
igual usuário de windows teima em mudar, mais quando muda pra linux, nunca mais volta.

Driuzzo 11/12/2014minha estante
Eu li apenas o começo do livro, depois parei porque não tive tempo de continuar.
Se o argumento é de que ele roubou uma ideia, isso não é novidade e nem começou com ele no mundo da tecnologia. Bill Gates roubou a ideia do Sistema Operacional Windows há muito tempo atrás e hoje é o sistema operacional mais conhecido e utilizado no mundo. Os fins não justificam os meios, mas querendo ou não grande parte do mundo utiliza algo que veio de uma ideia roubada.

Jac13 19/07/2015minha estante
Acho ele genial sim,ele e realmente um ótimo programador e se ele roubou ou não a ideia não e algo que fique a nosso critério,pois de certa forma o escritor deixou mais claro a versão de Eduardo que participou do livro já que Mark não quis participar.Enquanto ao Facebook não acho ele confuso pelo menos não quando o usa de maneira certa.

Vislei Gonçalves 04/09/2017minha estante
Ops!

Carola Shimoki 30/12/2010

Sensacional
É um livro muito bom de ser lido e ao contrário do que algumas pessoas com que pude conversar pensam, não é um livro técnico. Ele realemnte conta a história de como foi a crianção desde a "simples" idéia até a concepção do site e seu "boom" mundial. Para quem quer conhecer a história do facebook, ótimo livro, mas infelizmente não dá pra ficar sabendo exatamente o que se passava na cabeça do mais jovem bilionário do mundo.
Jacy 08/08/2012minha estante
A única desvantagem do livro é exatamente essa, Mark não apresentou sua versão dos fatos e a história foi contada abordando apenas outros pontos de vista (muitas vezes contrários ao dele) o que levou muito gente a julgá-lo como vilão. Sou uma das poucas pessoas que não o vêem dessa maneira, isto é, como sendo alguém "do mal".

Carol 27/12/2010

Tudo acontece em Havard..
Até mesmo um hacker introvertido, calado e anti-social consegue revolucionar o sistema de redes sociais e criar a melhor de todas: The Facebook. Esse era o nome inicial escolhido por Mark Zuckerberg para representar a sua rede exclusiva de Havard. Quando começou somente alunos da universidade poderiam ter acesso a rede e trocar informações, mas a coisa foi crescendo...
Leia mais em : http://livraria-romances.blogspot.com/2010/12/bilionarios-por-acaso-criacao-do.html

brumiranda 27/12/2010

A história é muito legal! Mezrich escreve com linguagem simples, direta e principalmente, imparcial - o que é essencial em uma hostória que tem dois pontos de vista completamente separados. Eu adorei ler e aprender sobre algo que eu uso sempre e recomendo para quem quiser entender bem a história toda.
Jacy 08/08/2012minha estante
Não achei o autor tããão imparcial assim! Pra mim ficou óbvio que ele favoreceu Eduardo em alguns pontos da narrativa.

Anezka 25/12/2010

Muito melhor que o filme, na minha opinião, Bilionários Por Acaso é uma excelente obra de pesquisa sobre a maior e mais influente rede social do mundo. Mais do que isso, o livro retrata os aspectos humanos envolvidos no desenvolvimento do site e a própria rede social formada por seus fundadores e parceiros. Um obra que, com certeza, um dia será histórica!

O fato é que, apesar de bem escrito, as descrições de cenários (desconhecidos pelo autor) e de ambientes que aparecem no decorrer da estória são completamente desnecessárias, cumprindo o único papel de lembrar ao leitor de que ele não está lendo uma estória e sim um apanhado de relatos e entrevistas, depois de muita pesquisa. Isso quebra o clima que o próprio autor segue na maior parte da obra, que segue a mesma linha discursiva de um romance. A introdução desses trechos, com frases como "Da até para imaginar como seria um dia de outono em Harvard (...)", só serve para piorar ainda mais a situação.

De qualquer forma, o livro é bem escrito e conta uma estória interessantíssima sobre um às vezes herói, às vezes vilão, dos tempos modernos e todo o seu processo criativo que o levou de um simples nerd até um dos maiores empresários dos dias atuais, sem perder o seu jeito universitário de se comportar. Mark Zuckerberg é um gênio!

Pivetta 24/12/2010

Bilionários (Não) Por Acaso
Mark Zuckerberg é o cara.

Além de eleito homem do ano pela revista Times, o geek e o Facebook tem sua história retratada no livro Bilionários por Acaso, que por consequência deu origem ao aclamado filme A Rede Social, dirigido por ninguém menos que o brilhante David Fincher e aparece como forte aposta para o Oscar. Zuckerberg está em todo lugar. E você provavelmente está no site dele.

Como bom usuário de redes sociais em geral, a história me chamou atenção e resolvi ler o livro de Ben Mezrich. É importante ressaltar que para a elaboração do livro o autor ouviu ao (ex) amigo de Mark, o brasileiro Eduardo Saverin, cofundador do Facebook e expressa, portanto, somente um ponto de vista.

Somos apresentados então a história do crescimento meteórico do site e a trama principal, em que Eduardo vai sendo deixado para trás por Mark pouco-a-pouco na empresa, até uma armadilha judicial que praticamente o exclui do Facebook. Acima de tudo, tanto o livro quanto o filme tratam acima de tudo da irônica situação de Zuckerberg – fundador de um site com 500 milhões de usuários e separado daquele que um dia foi seu melhor (e único) amigo.

Acho fundamental apontar a escolha totalmente infeliz para o título do livro. Desde o primeiro capítulo da obra está bem claro que, no início dos anos 2000, quando a Internet já caminhava a passos largos e começava a deixar muita gente rica do dia para a noite, milhares de pessoas estavam em busca da sua ideia, aquele investimento que viraria o seu bilhão. Mark era uma delas. Há sorte em todo esse processo? É evidente. Mas há principalmente, ousadia, tino para os negócios, criatividade, e claro, o fora de uma garota, que levou Mark a criar o Facemash, o protótipo da rede social mais usada no mundo hoje. Definir isso como acaso é diminuir em muito a complexidade da história.

Mas os problemas do livro não se resumem ao título. Ben Mezrich muitas vezes tenta escrever de uma forma que beira o poético, buscando usar palavras mais refinadas para criar metáforas que definitivamente não seriam necessárias e impedem que o decorrer das páginas tenha uma melhor fluência. Além disso, o autor obviamente teve de inventar os diálogos a partir dos depoimentos de Eduardo, o que não faz com muita competência. Muitas vezes eles não soam nada naturais e até há um certo exagero nos palavrões, em frases em que Ben parece quer dar um tom jovem aos personagens mas acaba gerando uma sensação de irrealismo tremenda. No entanto, o desenrrolar dos acontecimentos é tão interessante que o livro acaba por ser uma leitura rápida, apesar desses pontos não-favoráveis.

(Resenha completa em www.culturopole.wordpress.com)

Marcílio 21/12/2010

Ótimo Case
Dês do início do livro fiquei maravilhado com a forma de contar uma biografia de uma empresa. Acho que o fato de ser algo tão atual, o assunto Redes Sociais.

Além de muito sério e importante como case de marketing de sucesso. O livro é cômico em algumas partes, como onde eles estão loucos para "pegar garotas" e por isso querem criar um programa de computador.

Fiquei um pouco com o pé atrás quando no meio do livro o autor foca o lado traiçoeiro de Mark. Acho que ele puxa a sardinha para Eduardo. Acho que para a biografia ficar mais completa, deveriam ter os dois lados da história.

Agora falta assistir o filme.
Jacy 08/08/2012minha estante
Concordo com você que o autor da preferência a Eduardo e julga completamente Mark, o que ao meu ver é injusto, já que o Mark não deu sua versão dos fatos!

Mikael 20/12/2010

Cinema pode desbancar o livro
Narrativa interessante e bem contada de um assunto delicado e curioso do mundo dos negocios do vale do silicio.

Como trata de uma historia veridica, salvo detalhes fantasiado para enriquecer a narrativa e sem a veracidade firmada de seu personagem principal, é instigante o desenrolar dos acontecimentos e uma aula de como tratar de negocio, mesmo que este seja aparentemente inofensivo e de pequenas proporcoes.

Retrata os valores éticos e morais do sistema academico americano, gerando sentimento de revolta quando seus principios sao violados.

Contudo acredito que, de forma rara, o cinema pode ainda ser melhor do que o livro em que se baseia.

guicepeda 19/12/2010

Resenha: Bilionários por Acaso: A Criação do Facebook
Bilionários por acaso, a história da criação do Facebook. Baseado em fatos reais, é um livro diferente de tudo o que eu estava acostumado a ler. Classificado nas livrarias como Administração Financeira, totalmente diferente de YA (Young Adult) que eu estou acostumado, mas não deixa nada a desejar no quesito história, desenvolvimento e principalmente os personagens.

Um história atual. Nada de super poderes, belas paisagens, outros mundos, mas na questão de mocinhos e vilão a os protagonistas, o americano Mark Zuckerberg e o brasileiro Eduardo Saverin , hora são vilões ou mocinhos da história. Leva o leitor a ficar na duvida entre amar ou odiar o personagem, se tornando uma história incrivelmente bela e trágica.

Dois nerds soltos por Harvard a procura de garotas, tiveram uma ideia que mudou suas vidas. Quando a dupla de amigos se une a fim de criar o “TheFacebook”, não imaginavam que um projeto criado durante a madrugada em um alojamento de Harvard, se tornaria uma das redes sociais mais acessadas no mundo. Tudo bem que quem realmente deu vida ao site foi Mark, sempre de frente ao computador trabalhando, mas quem financiou todo o trabalho, colocando suas próprias economias no site, foi Eduardo. E é ai que Bem nos força a escolher um lado, mesmo sem saber se estamos fazendo a escolha certa.

Continue lendo a Resenha aqui : http://guicepeda.blogspot.com/2010/12/resenha-bilionarios-por-acaso-criacao.html
Mayra Dias 04/01/2011minha estante
Quero muito ler!

igoortc 18/12/2010

Resenha do livro Bilionários Por Acaso - A Criação do Facebook
Se me pedirem para descrever Bilionários Por Acaso ou A Rede Social ou a história do Facebook em uma palavra, eu diria: incrível. É simplesmente incrível. O livro é fruto de muito trabalho do autor, Ben Merzrich, pois foram necessárias muitas entrevistas e pesquisas para escrever uma obra impecável.
Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin são dois nerds estudantes de Harvard que tentam de tudo para conseguir garotas. Mark é o típico garoto calado, inteligente e difícil de interpretar. Quando estava no ensino médio, Mark criou um MP3 inteligente que escolhia as músicas que o dono gostava e recusou milhões de dólares oferecidos pela Microsoft; em Harvard criou um aplicativo que mostrava em quais aulas os colegas estavam, ambos foram sucesso.
Eduardo é de uma família rica e nasceu no Brasil, depois mudou-se para os EUA e cursava Economia na universidade - um de seus maiores desejos e ser aceito no super exclusivo Clube Final Phoenix SK, que o faria ser um outro homem que poderia frequentar festas e conseguir as garotas que quisesse.

[termine de ler em http://www.somoscriativos.com/2010/12/resenha-do-livro-bilionarios-por-acaso.html ]

Rafael 09/12/2010

Bilionários
Bilionários por acaso não é um conto de fadas, mas a história de um herói americano, na verdade de um anti-herói, Mark Elliot Zuckerberg, que aos poucos vai se expondo e deixando claro sua única ambição: zelar pela segurança e crescimento de sua maior realização, o Facebook, retirando de seu caminho quem quer que o atrapalhe, tudo isso tendo como base a visão de seu ex-melhor amigo e sócio eduardo Saverin.
Livro ágil e interessante, não fugindo a tradição norte-americana. Embora baseada na entrevista de eduardo , entre outras testemunhas do nascimento da empresa,É a história de Mark Zuckerberg que é contada e de como um garoto de 20 anos, preso em um dormitório de faculdade se tornou uma das maiores fortunas de nossa época.