O Pacto

O Pacto Joe Hill

Resenhas - O Pacto

Milene Wi 30/12/2022

Amaldiçoado
Eu gostei bastante do livro. Talvez porque a minha expectativa em relação ao livro era miníma, fui surpreendida. Tinha deixado ele de lado, enrolando para começar a leitura há um bom tempo, mas como gostei de outros livros que li, do Joe Hill, resolvi arriscar e que bom!
Não assisti ao filme, não tinha lido resenhas, então fiz a leitura com zero informação.
Gostei da Merrin, de como suas atitudes vão sendo reveladas e esclarecidas e gostei da Glenna, que parece um personagem superficial mas é um personagem bem real, ora desorientado, bem autêntico. Sem falar de Ig, que é um personagem igual muitas pessoas que passam pela vida interpretando, de boa fé, equivocadamente, os acontecimentos.
Tem partes bem violentas e partes reflexivas.
Eu recomendo a leitura mas saliento que a iniciei com baixa expectativa. Talvez, daí, a minha boa surpresa.

Renato Klisman 21/04/2020

Incrível
Eu confesso que demorei pra ler esse livro pq queria encontrar a edição antiga, onde ainda se chamava *o pacto* pq eu acho abominável a nova edição com o título de *amaldiçoado* e a capa horrenda.
Sobre a história: me fisgou logo de primeira e o clima de suspense é muito foda e bem construído. Joe Hill consegue superar o pai por não ter aquela mania besta de embromar a história onde não precisa. ???
Recomendo muuuito.

Morningstar 04/05/2021

Imagina o susto de acordar e notar que está brotando chifres em sua cabeça? Realidade que nosso personagem teve que encarar.
Mai do que apenas isso, o livro te faz ficar na ponta da cadeira esperando o que mais vai acontecer...

Amilton.Dantas 09/10/2023

Saiu melhor que a encomenda
Tive algum receio de começar esse livro, achei que poderia ir um por um lado tosco quando li a sinopse. Há muito tempo vi o filme e a única coisa de que me lembro foi de que não gostei, mais um ponto na escala da desconfiança.

Mas foi uma boa leitura dentro do que ele se propõe, que é ser um thriller com elementos de fantasia/terror. A construção dos personagens é descente, a escrita fluida. A princípio parece que teremos uma narrativa maniqueísta, mas o autor consegue fugir disso dando maior profundidade aos pensamentos/sentimentos dos personagens.

Acho que vale a leitura.

@literatoando 02/08/2020

Premissa boa que deu errado e passou looonge do terror
O livro conta a história de Ig, suspeito do estupro e assassinato de sua ex namorada, Merrin. Ele é morador de uma cidadezinha em que é odiado por todos, já que acreditam veementemente que é um assassino. A história, no entanto, inicia quando ele acorda, um ano após a morte da ex, com dor de cabeça e descobre o surgimento de pequenos chifres em sua testa. Com o decorrer do dia, Ig entende que esses chifres conferem o poder de retirar das pessoas, sem fazer esforço algum, confissões escabrosas que, sem estar sob efeito dessa ?magia?, elas jamais colocariam para fora. Deste modo, é compreensível que o autor crie personagens que vão tocar em assuntos que podem ser profundamente desprezíveis como desejos relacionados a pedofilia, homofobia, adultério, dentre outros tabus sociais, sem o menor comprometimento em serem ?politicamente correto?, o que significa dizer que seus personagens desrespeitam vários grupos sociais.

Até aí, estaria tudo bem, se isso não ultrapassasse os personagens e algumas escolhas do autor não explicitassem suas próprias crenças. A exemplo disso, percebemos durante todo o enredo uma descartabilidade gritante das personagens femininas e os personagens masculinos sempre as tratando como se fossem uma propriedade. A própria amada do Ig tem um mistério que a envolve, mas ela é extremamente sem personalidade. Nenhum personagem é cativante e eu não consegui torcer por ninguém, até as mortes que houveram foram completamente insignificantes pra mim. Tem trechos gordofóbicos ao se referir ao caso romântico do Ig, em que o autor insinua que a personagem gorda quando vai fazer sexo com o ele corre o risco de asfixiá-lo pelo seu peso e coisas desse tipo.

O início até o meio, mais ou menos, é bem interessante. Mas parece que daí em diante, a coisa toda desanda. Inclusive, para pessoas muito fiéis, principalmente às religiões cristãs, podem se sentir ofendidas com alguns trechos, já que o autor é bem ?herege?, desafiando a igreja desde as primeiras páginas. Apesar das partes mais interessantes do livro, pela ousadia de algumas ideias, serem recheadas de ataques religiosos, peca em algumas das milhares de divagações eclesiásticas que faz, sendo uma delas a coisa mais bizarra que já li e olha que já li MUITA coisa bizarra. Além disso, em muitos pontos, Joe Hill não consegue utilizar o dom da sutileza, fazendo com que algumas cenas fiquem jogadas e chatas, enquanto outras obviamente são para explicar algo que vai acontecer mais a frente. Fora a tentativa de ser subversivo que é bem óbvia durante todo o livro. Na parte ?O Sermão de Fogo?, tem uns capítulos tão chatos que chega me deu sono e fui dormir.

O ponto alto desse livro são as cenas da infância, que são bem construídas e divertidas, de resto, tem muitas explicações ilógicas ou desinteressantes, apesar da premissa ser bem instigante. Um terror bizarro, que não dá medo e politicamente incorreto, combinação catastrófica, mas que tinha uma premissa com tudo para dar certo. Dou 2 estrelas, porque tenho pena de dar uma.
Márcia Naur 02/08/2020minha estante
Não consigo gostar do filho do King.

@literatoando 03/08/2020minha estante
Primeiro livro dele que leio e já vi que não é pra mim também, mas me falaram que ele é bom contista. Um dia pago pra ver!

Márcia Naur 03/08/2020minha estante
Para mim só há um King que vale a pena e seus contos são arrepiantes?

David Atenas 24/09/2021minha estante
"Gordofóbicos", pelo amor de Deus, vá se tratar.

Stepolydoro 28/06/2020

A pressão de ser um livro do meu autor favorito me levou a ter grandes expectativas. O livro é mais complexo e com alívios cômicos como no filme, mas ainda assim faltou a magia de Joe Hill como é presente em Mestre das Chamas e Nosferatu

Luana 01/04/2021

O pacto
O pacto é o livro que foi baseado o filme amaldiçoado. É um livro que prende a atenção e com excelentes frases para se pensar.

Luana.Lima 28/12/2016

Excelente para sair do "mais do mesmo".
O Pacto possui uma narrativa envolvente, intrigante e filosófica. Ele faz você refletir sobre o quão bom e ruim alguém possa ser. O livro faz você discutir e julgar os personagens, faz com que você tenha sensações de raiva, desprezo e nojo, coisas que, na minha humilde opinião, são difíceis de encontrar em livros "comum". Os personagens são complexos, pelo simples fato de serem... humanos.
Leia com uma boa dose de whisky e uma chuva gostosa. Boa leitura.

Alessandra747 17/06/2020

Shut Up I Am Dreaming
Descobri que tinha um livro depois de ver o filme e fiquei com muita vontade de ler porque amei a trilha sonora!
Amei o livro, supera muito a adaptação, mostrando os segredos mais obscuros que cada pessoa pode ter

Achei Glenna, Merrin e Ig personagens INCRÍVEIS ao redor de tanta ruindade humana e tantas confissões horríveis.
É interessante perceber que Ig culpa ?Deus? por toda crueldade que aconteceu a sua namorada - Merrin - pelo modo que ela morreu, já que eles eram frequentadores da igreja e cristãos devotos
Outra coisa interessante é a diferença de Merrin no filme X livro, no filme parece que ela é uma santa, um anjo na terra, talvez por mostrar na visão de Ig, enquanto no livro ela é uma mulher real, com seus defeitos e desejos, o que gostei bastante.

É um livro bastante triste, em que se não fosse pela transformação ?mágica? de Ig em um demônio não seria revelado o culpado pela morte de Merrin
Anne 17/06/2020minha estante
Me deu mais vontade de ler ahajahajajajya

Alessandra747 17/06/2020minha estante
te indico super, ainda mais que você também gostou muito do filme :)
podemos até comparar um ou outro depois haushasuhaush

Ju Rocha 26/12/2022

Digamos que foi muito difícil conseguir terminar esse livro. Levei 5 dias para terminar essa leitura.
A premissa é boa mas a história é enrolada e eu achei pouco convincente e explicativa.

Davi Lima 29/07/2023

Hmmm
Sentimentos conflitantes com relação a esse livro...

Gostei muito da primeira e segunda parte. São divertidas de uma forma bem bizarra. A terceira foi incômoda, meio chata e anti-climática. Já a parte final conseguiu ser todas essas coisas juntas.

Eu achei que o livro se perdeu muito na mistura com tópicos religiosos e não ficou bom não... Se vai tocar no assunto, pelo menos faça bem feito.

De qualquer forma foi uma leitura rápida que eu não me arrependo de ter realizado.

Felippe Araujo 08/06/2021

O Amaldiçoado/ O Pacto
O terror é sem sobra de dúvida o meu gênero literário favorito. Gosto de livros que despertam em mim emoções. Sejam elas as mais diversas possíveis. E esse livro é um caleidoscópio de emoções. Inclusive, vale ressaltar que as emoções são o ponto forte do livro.
Joe Hill tem uma tendência em criar histórias com personagens muito "peculiares". Nesse, Ignatius o nosso protagonista, acorda de uma ressaca daquelas com um par de chifres na testa e com o "dom" de incitar o pecado naqueles que interagem com ele.
E com apenas um toque ele consegue ver cada pecado ou coisa ruim que a pessoa já possa ter feito. Aos poucos ele está se tornando o próprio demônio. E usa esse dom para investigar o misterioso assassinato de sua namorada que aconteceu a um ano atrás. De qual ele é o principal suspeito.
A história vai se desenrolando de um jeito que uma hora você está apaixonado pelo personagem, para no próximo capítulo estar odiando ele. É um misto de emoções.
E por falar em personagens, que bela construção de um vilão.
Eu nunca senti tanto ódio no meu coração por um personagem, tanto que Lee pode dar as mãos para Annie Wilkes. Os dois juntos formariam um belo casal.
Esse foi a minha primeira releitura do ano. E foi sem querer, pois o livro foi lançado como uma segunda edição, só que dessa vez além de mudarem a capa, também mudaram o nome de "O Pacto" para "O amaldiçoado".
Diabolicamente bom!