O Pacto

O Pacto Joe Hill

Resenhas - O Pacto

Jhow Wonka 16/02/2024

Não deveria ter sido um livro.
Eu fiquei pensando muito sobre o que dizer da minha experiência com o livro, mas não consigo pensar em nada positivo. Se tivesse transformado-o em um conto, a história, provavelmente, teria mais relevância. Joe Hill escreveu páginas e mais páginas desnecessárias. Acredita-se que todo o enredo tornará a situação vivida pelo protagonista mais excitante, até que você perceba que não passa de páginas desnecessárias. Espero ter uma experiência melhor com as outras obras dele!

Alan Mota 29/01/2024

Não é um pacto, é uma ode ao Ser Humano
Que grata surpresa, conheci o livro na época do seu lançamento em 2013. O tema me chamou atenção, mas não o suficiente para encarar essa leitura. Passados tantos anos, nos encontramos em uma livraria e resolvi comprá-lo. Ao fechar a última página, fiquei sem entender o que eu estava sentindo. Acompanhar a vida desses personagens suas histórias, e todo o entrelaçado macabro bem escrito por Joe Hill, me levou a uma reflexão puramente filosófica. O livro usa como subterfúgio o assassinato da namorada do Ig, mas no fundo trata da essência humana e das relações com a espiritualidade e a superficialidade. O livro tem tudo, ação, drama, terror, ironia e pasmem, um romance, e que romance bonito. Valeu cada página.

JessicaLage 27/01/2024

NÓS
Nunca imaginei que esse livro seria um romance, do tipo romântico, mas olha é um romance, e ainda com aquele drama dos bons! Eu acho essa coisa que o Joe Hill tem com as referências musicais meio desnecessária as vezes, mas nesse livro aqui não atrapalhou nadinha! Teve romance, drama, suspense, plot, ação, terror... De maneira geral um livro bem desenvolvido e muito bom de ler. O protagonista faz aquela linha clichê que se ferra bastante, chegando a dar raiva as vezes, mas no fundo até isso é bom. A maneira de narrar os eventos é bem legal. Tem umas viagens sim, mas faz parte da originalidade da história. Um vilão que você consegue identificar desde o início e que é tão bem construído que não passa uma linha da história sem você ter ódio dele, bem do jeito que tem que ser. Ótima história, valeu muito a pena a leitura!

Rafael.Rossatto 27/01/2024

O livro é muito legal, o autor escreveu muito bem. Achei o início sensacional um dos melhores início de livros que já li. Mas eu achei que em certos momentos ele ficou um pouco arrastado. Tem partes no livro que você não entende no momento pq aquilo é relevante mas depois tudo se encaixa. Achei bem legal a leitura, vale pena ler.

ogawajheniffer 17/01/2024

Poxa, Joe...
"...a linguagem do pecado era universal, era o esperanto original."

Ah, eu tô bem decepcionada ! Depois de ler os contos de "Carrossel Sombrio e Outras Histórias" de mesmo autor, eu estava tão empolgada em ler esse romance dele, mas olha .. fraquíssimo.

Antes de iniciar a leitura eu sempre pesquiso um pouco sobre a obra e me deparei com muitos comentários variados. Alguns falando bem, outros falando mal. Torci tanto pra estar no primeiro time, mas não foi dessa vez.

Quando li o prefácio, eu já logo curti a ideia de algo sobrenatural(tipo, chifres crescendo do neida), e fiquei empolgadíssima, mas a história demora a se desenrolar. Quando a gente acha que agora vai... não vai! Muita enrolação até metade do livro. Depois parece que o autor tenta compensar e jogar tudo pro final, mas a essa altura eu só tava querendo que acabasse logo.

Falei acima que estava empolgada com a ideia de algo sobrenatural né ? Infelizmente, entretanto, esse livro mais foca no suspense que em qualquer outra coisa. Sem contar que não tem plot pq o assassino é revelado já na metade ruim(primeira) do livro.

Conclusão: achei bem morno pra um livro com proposta de pegar fogo, com o perdão da piada ruim.

A seguir meu resumo do livro pra não esquecer então se não quiser spoiler, não leia a partir de agora !

Ignatius Perrish, perde a namorada de adolescência, Merrin Williams por um assassino estuprador. Descobre logo na primeira metade do livro que esse assassino é ninguém menos que seu "melhor amigo", Lee Torneau. Ele sempre foi a fim da namorada do seu "amigo" e quando esta, depois de adulta, termina com Iggy(usando a desculpa de que ele vai se mudar, mas na verdade é porque ela tem um câncer na mama e não quer que ele saiba e sofra junto com ela, todos os estágios dessa doença), Lee vê uma oportunidade de ficar com Merrin. Acontece que Torneau só tinha interpretado errado os "sinais" e quando Williams deixa claro que não quer nada com o amigo de seu ex namorado, ele não aceita muito bem e dá no que dá.
A cidade toda acha que o culpado por esse crime hediondo é Iggy, e pelo próximo ano ele passa um inferno na terra, porque além de ter que lidar com a morte da namorada, ainda tem que lidar com pessoas o odiando por algo que ele não fez. E a coisa só piora quando começa a crescer chifres no protagonista, que passa a ouvir as confissões alheias, em sua grande maioria o abominando achando que é o culpado pelo estupro e assassinato de Merrin.
Porém, mesmo com tanto estrago, Iggy resolve usar essa habilidade pra desvendar a verdade. E resumindo: ele descobre que o responsável é Lee, arma uma emboscada pra ele e o mata.
E Terry, irmão de Iggy? Um coitado que estava no lugar errado, na hora errada, mas consegue sair ileso dessa situação, enquanto que seu irmão após concluir sua vingança, resolve abraçar as chamas e ir para o seu hábitat.

Bianca2570 06/01/2024

O Pacto - Joe Hill
Livro foi muito bem desenvolvido. Joe tem uma narrativa incrível de deixar a história ?nojenta? o necessário, e quando nós falamos de horror essa parte é essencial.

Confesso que o final me decepcionou um pouquinho, achei tudo muito fantasioso a questão do encerramento, mas, por outro lado, foi um encerramento.

Carol.Mazza 04/01/2024

A história é boa, no estilo que eu gosto, mas pensei que nunca fosse acabar. pode ter sido só o momento ruim (fim de ano é sempre corrido), mas a sensação que eu tive era de estar estagnada e sem vontade nenhuma de ler.
o livro tem passagens e diálogos bem polêmicos em relação à bíblia e religião, o que foi um ponto interessante. ele acaba se tornando reflexivo e, às vezes, digamos, bem burlesco.
embora tenha uma sinopse que me empolgou bastante, a escrita acabou sendo, para mim, muito prolixa (filho de peixe?) e arrastada, o que dificultou muito que eu gostasse do livro, apesar de minhas altas expectativas.
enfim, não é um livro ruim mas também não chegou a ser de fato bom. certamente vou tentar mais algum do autor pois não sou de desistir de primeira, mas não agora kkkk.

Jeisiane.Bragantine 30/12/2023

O livro arrastado finalmente terminei misericórdia, não me.importeu nem com vilão e nem com principal, parte mais legal foi sobre irmão do principal

Diego.Correa 22/12/2023

História que envolve o leitor às idas e vindas nos tempos faz parte da construção no final entendemos quem foi o grande vilão. O vilão aos poucos foi se mostrando com ele era um sociopata maluco e Ig já anti-heroi, Merrin que era o Brilho dos olhos de ig era uma garota adorável com um fim bem trágico.

Yulee Zin 21/12/2023

Dos pecados de Deus à compaixão do Diabo
Primeiro contato com a escrita de Joe Hill, "O Pacto" é um livro que te fisga já na premissa, original e deveras kafkiana. Só que nem mesmo o desenrolar é óbvio: o terror se perde na primeira parte (tornando-se um drama religioso) e o sobrenatural impera sobre a lógica, o que é bom e ruim na mesma intensidade.

Quando iniciei a leitura, eu esperava mesmo um terrorzão e até um suspense, com Ig indo atrás do assassino de Merrin o livro todo, porém o culpado é revelado logo nas primeiras páginas e isso foi um baque. Concordo com a maioria das críticas sobre como a obra se torna lenta a partir daí, cheia de flashbacks e personagens que, em sua maioria, não importam ao leitor. Mas apesar da prolixidade, admiro como as coisas se encaixam, e o ritmo vai melhorando no final.

Aqui, as ironias da Bíblia são elevadas ao máximo, gerando passagens igualmente cômicas e reflexivas. Gosto como a condição de Lee tem uma explicação tanto etérea quanto física, assim como a verdadeira natureza de Ig. Achei corajoso da parte do autor em abordar tantos tabus da religião sem nenhum pudor, todavia, a linguagem chula pode tirar o leitor um pouco da história.

Um ponto válido de mencionar é a clara inspiração em mangás japoneses como Monster, 20th Century Boys e Devilman (principalmente neste). Lee e Ig são os opostos contraditórios: o bem que se faz mal, o mal que conhece o bem, luz e sombra, assim como nesses exemplos. Em Devilman, Lúcifer é lindo como um anjo e egoísta como Deus, subjugando sua própria criação. O homem, entretanto, é a personificação de um demônio: um ser horrendo que ainda acredita numa humanidade falha. Em 20th Century Boys e Monster, a discussão é intrinsecamente humana: a de não conhecermos verdadeiramente as pessoas.

Por fim, "O Pacto" foi uma grata surpresa de fim de ano! Não é perfeito, mas é muito bem construído, cheio de passagens que me deixavam cada vez mais empolgada para continuar. Nada como se preparar para o Natal com uma historinha profana!

Nota: 4

booksgioh 16/12/2023

O pacto
Todos os personagens do livro precisam intervenção junto com o autor que escreveu essa bomba.

400 páginas de pura tortura e assuntos desconexos jogados na história.

considerando genuinamente fazer um pacto com o diabo pra esquecer esse livro e voltar o tempo que eu perdi lendo.