Divergent

Divergent Veronica Roth

Resenhas - Divergent

cotota 28/09/2021

gostei muito!
A história é muito boa e o desenvolvimento dos personagens também, poderia muito ser um 5 estrelas mas tiveram algumas pequenas coisinhas que me irritaram um pouco mas nada que impactou muito a leitura! vale muito a pena ler!

jhreads 09/09/2021

Eu já tinha assistido as adaptações dessa série com minha irmã e minhas impressões não foram muito boas porque não achei que os filmes tiveram um bom desenvolvimento ou muitas explicações, e, além disso ainda teve um final aberto.

Porém, eu estava procurando um livro para ler em inglês e esse apareceu e eu pensei "why not?", eu não sabia o motivo do terceiro filme terminar daquela forma e descobri que tinha mais dois livros além da trilogia (que eu sabia da existência). Me pareceu uma boa ideia ver como a trama se deserolava além das informações que eu tinha/tenho conhecimento pelos três filmes que assisti.

A leitura foi mais fluida do que eu imaginava. Me surpreendi por ter lido tão rápido, pensei que iria demorar mais por já saber mais ou menos o que esperar da trama. Porém, o enredo prende o leitor.

O livro apresenta alguns acontecimentos que não foram inseridos no filme, mas não são grandes surpresas. Porém, mostram uma lado mais vulnerável do Four e que interage mais com a Tris do que aparece nos filmes.

É bem interessante a divisão de facções e conflitos políticos criados pela autora, mas, apesar disso, Divergente não me marcou tanto comparado a outras distopias que já li.

decalcomany 29/08/2021

Divergente
Mano, que obra incrível. Tá me prendendo desde o primeiro que acabou me destruindo de uma forma inacreditável. Os personagens, as divisões, tudo muito bem pensado.

Clara 26/08/2021

Muito bom sou suspeita a dizer já que sou apaixonada nos filmes , decidi ler já que amo os filmes e me apaixonei ainda mais pelo livro super recomendo favoritado

Mary285 07/08/2021

Maravilhosa distopia e romance que deixa o coração quentinho
No livro divergente temos a protagonista tris como uma integrante nascida na facção abnegation.
Nesse mundo distópico temos as seguintes facções:
1- abnegação: são os altruístas, aqueles que pensam nos outros antes de si mesmos

2- amizade: prezam pelas boas relações sociais

3- erudição: são os que vivem em busca de conhecimento e avanços tecnológicos

4- audácia: são os destemidos, que compõem o exercito do estado como um todo

5- franqueza: se comprometem a dizer a verdade independente se a verdade trouxer malefícios ou benefícios para o outro.

O estado é dividido entre essas 5 faccoes e Tris, como já mencionado anteriormente, é nascida na faccao abnegacao. Entretanto, apos seu teste de aptidão, ela descobre que é uma divergente, ou seja, não se encaixa em facçao nenhuma e acaba tendo que escolher uma faccao logo apos sua formatura ( processo que era comum a todos os jovens de 16 anos) sendo que o estado defende facçao acima de sangue, sendo assim, ela teria de abandonar sua familia se escolhesse outra faccao que não a abnegação.
Sua divergencia gera conflitos de interesses com a governante do estado e daí tem-se um desenrolar magnífico da história.
Além de toda a luta contra dominação governamental, temos de plano de fundo um romance bem lindinho de se acompanha, um romance saudável de adolescentes que me arrancou suspiros.
Recomendo muito a leitura

Denise.Stephani 28/07/2021

Livro excelente, leitura leve que te prende e te deixa mais próximas dos personagens. Gostei demais.

Ana:) 27/07/2021

Foi uma leitura legalzinha porque foi meu primeiro livro físico em inglês, achei o vocabulário bem fácil?
Gabriel1994 27/07/2021minha estante
Nossa, vc já está nesse nível???

Gabriel1994 27/07/2021minha estante
Amo esse livro, e todos da coleção, os filmes são ótimos também, mas os livros são sempre melhores!

Ana:) 27/07/2021minha estante
Os filmes são muito bons mesmo mds !!

SIMM

Ana:) 27/07/2021minha estante
Vou ler os outros da coleção, com certeza ! Kkk

Muito bem! Kkkkkj

Clara 03/12/2021minha estante
Só tem em inglês?

Ana:) 05/12/2021minha estante
Tem em português tbm, acho q em todas as línguas hehe

Carolina715 29/01/2023minha estante
li em ingles tb, achei o vocabulario super difícil kkkkkk

Alisu 01/07/2021

Gostei mais do que esperava, achei a escrita da Verônica muito fluida, adorei os personagens, a tris não é uma protagonista insuportável e o romance não é forçado e instalove, além da história sem bem atual mesmo o livro sendo lançado há mais de dez anos

bellanacul 20/06/2021

MUITO MUITO BOM
Ler esse livro e surtar pelo casal era tudo oq eu estava precisando para sair da mini-ressaca q eu estou...

Só não dou 5? pq as vezes não conseguia fazer a ambientação com tantas descrições...

xoxo 27/05/2021

Bem mais ou menos
Talvez por já ter assistido aos filmes e saber o enredo, o livro não me prendeu tanto. Achei um tanto quanto raso, mas vou continuar a ler a trilogia pra ver no que vai dar.

Bia :) 21/05/2021

??????????+??
1º- ESSE LIVRO NÃO TEM DEFEITOS, SIMPLESMENTE PERFEITO EU TÔ SEM PALAVRAS!!
2º- Eu quero um Tobias pra mim, não aceito menos que isso.
3º- Eu JURO que se a Veronica tentar matar mais alguém, eu vou caçar essa mulher, e pedir pra ela mudar o roteiro PRA ONTEM!!!

Fabi_Colaco 02/05/2021

DIVERGENTE
DIVERGENT
By Veronica Roth

Divergente é o primeiro livro de uma sequência de 3 livros. Trata-se de uma ficção científica onde o mundo está dividido em 5 facções, sendo elas chamadas de Abnegação, Erudição, Audácia, Amizade e Franqueza. Em cada facção, as pessoas entendem o mundo e o melhor modo de viver diferente das demais facções e apesar de seus cidadãos viverem numa paz relativa e consciente de seu espaço e obrigações nessa sociedade, eles não gostam muito uns dos outros e há uma certa competição de qual facção teria o melhor ponto de vista sobre como viver a vida. Há um teste de aptidão seguindo de uma cerimônia que acontece aos 16 anos, onde os adolescente escolhem em qual facção desejam viver de acordo com suas aptidões ou, eles podem se manter na facção onde nasceram e cresceram.
A história inicia com o teste de aptidão da Beatrice, personagem principal, ela nasceu e cresceu na Abnegação, mas desejava escolher a Audácia pois ao observá-los, ela achava que eles eram as pessoas mais livres de toda a cidade, sempre correndo e pulando por cima e de cima de tudo, sabiam lutar, usar armar, tinham tatuagens, corpos torneados, muito diferente de seus companheiros de facção que viviam abnegados de qualquer desejo de satisfação pessoal e em favor dos menos favorecidos com aqueles que não tinha facção. Em seu teste de aptidão ela descobre ser uma divergente, ou seja, ela tinha aptidões para 3 diferentes facções, os divergentes não eram bem visto e precisam esconder esse fato para não serem mortos. Beatrice já não sabia como enfrentar a decisão de deixar sua facção, pois mudar de facção, significava separar-se de sua família, no caso dela, seus pais e irmão da mesma idade, pessoas que Beatrice tanto amava e além disso teria que esconder e enfrentar sozinha o fato de ser uma divergente, algo que nem ela sabia exatamente o que seria de fato.
Beatrice, apesar de seus medos e de relutar muito, como acontecerá em toda a sua vida, ela vai seguir seu coração, e para sua surpresa, seu irmão também decide deixar a Abnegação, decisão que os levarão a entenderem o mundo cada vez mais de forma totalmente diferente um do outro.
Ao iniciar seu treinamento e fase de teste para ser aceita na Audácia, Beatrice, muda seu nome para Tris e descobriu que esse treinamento não seria nada fácil e nem nada do que ela se quer poderia ter imaginado, ela descobriu rápido que teria que se dedicar muito para não ser eliminada e enviada para do grupo de pessoas sem facção que eram considerados a escória dessa sociedade. Quem não era aceito na facção que escolheu, não tinha o direito de voltar a facção onde nasceu, além disse, Tris entendeu bem rápido que também teria que lutar pela própria vida para não ser morta por seus concorrentes, para sorte dela, inteligência e forte percepção das pessoas era algumas das suas aptidões.
Durante o treinamento Tris vai se envolver com seu treinador, chamado Quatro, quem também era divergente, uma homem misterioso e inteligente, forte, que falava muito pouco, mas muito preciso em suas ações, comentário e percepção de pessoas e lógico que a Tris não passaria despercebida aos olhos do lendário Quatro. Além de estar treinando pesado, tentando não morrer e vivendo todas essas novas relações entre amor, amizade, inveja, competição, todas muito diferente das relações entre as pessoas na Abnegação onde ela cresceu, ela também está tentando descobrir o máximo de informações sobre os divergentes, então ela entende que os divergentes não podiam ser controlados pelos diversos soros, que eram uma espécie de medicação que atuava no cérebro das pessoas por um curto espaço de tempo e assim era possível exigir determinadas atitudes das pessoas, como falar a verdade, visualizar seus medos entre outras coisas e esses soros eram usados pelos líderes das facções para garantir das pessoas o comportamento que eles desejam, portanto quando ela descobriu que os divergentes não eram controlados pelos soros, ficou fácil entender porque os líderes desejavam elimina-los.
No decorrer dos acontecimentos Tris vai descobrir que estava havendo alguns problemas entre os líderes das facções e estava para acontecer uma guerra, onde a Erudição desejava matar todas as pessoas da abnegação, facções dos seus pais. Ela vai tentar de todas as formas e usar de todas as suas habilidades para tentar salvar seus pais.

Os personalidade dos personagens e seus sentimentos são bem descritos assim como o início do que virá a ser grandes amizades e um grande amor, a história é muito envolvente, não dá vontade de parar de ler e torcer por eles e apesar de se tratar de uma ficção, os problemas nessa sociedade nos faz refletir sobre a nossa sociedade e até onde nossa falta de empatia e desejo de poder pode nos levar e em contra partida, o que seríamos capaz de fazer por quem mais amamos nesse mundo.

Quequel 14/04/2021

A avaliação mais tendenciosa da minha vida
Esse livro é perfeito? Com certeza não.
Mas, contudo, entretanto, todavia, é uma das minhas sagas favoritas e na minha cabeça ela vai ser sempre perfeita.
Eu disse pra mim mesma que eu ia reler e ia ser mais crítica, ia realmente avaliar o livro, mas eu esqueci disso no segundo parágrafo. Eu amo essa história demais, e mesmo sabendo o que ia acontecer ela conseguiu me fazer sentir como se fosse a primeira vez. A escrita é mega simples, o que eu gostei bastante e eu agradeci por não ter que correr pro dicionário um milhão de vezes (o que acontece muito quando eu vou ler doma Cassandra Clare em inglês).
Enfim, eu amo divergente e eu mal posso esperar pra reler os outros.