O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

Fábio 10/02/2012

“Não existe o cheiro de gente, assim como tampouco existe o semblante humano. Cada ser humano cheira de um modo.”

O Perfume é um romance, no qual se encontra vários aspectos naturalistas, a todo o momento um personagem é comparado com um animal, ou age como um. Um exemplo é o protagonista Jean-Baptiste Grenouille, que é comparado com carrapato, aranha, caranguejo, etc.

Patrick Süskind é realmente um alquimista das palavras, durante a leitura da obra é praticamente impossível passar incólume diante de tanta habilidade na escrita - com suas inúmeras sinestesias, prosopopeias e hipálages - e não sentir o cheiro dos perfumes da fragrância que é descrito, e principalmente desperta no leitor a percepção do olfato, pois, após a leitura de algum capítulo, tentamos sentir o cheio ao redor, ou prestamos mais atenção nos aromas.

Grenouille nasce na imundícia de uma feira de peixe ao céu aberto, onde o fedor é acre e corrosivo, sem chorar ao acabar de nascer já chapinha na sujidade. Sua mãe que já perdeu vários filhos desta maneira é acusada pelos transeuntes por infanticídio, sendo ela executada semanas depois, enquanto Grenouille vai para doação. Desde os primórdios as “mães de leite” percebem que Grenouille não tem cheiro nenhum, em contrapartida, ele já experimenta seu olfato extremamente desenvolvido.

A subjetividade de Grenouille, ou seja, seu mundo interior é feérico, um mundo onde ele tenta recorrer a todo o momento, para fugir do mundo exterior, cheio de pessoas e lugares com odores desagradáveis. Após descobrir que não tem cheiro algum, ele procura um aroma para ele e que possa conquistar o coração dos homens, ou seja, governar a humanidade. Seguido pelo olfato ele descobre jovens com cheios agradáveis, e sua busca começa. Transformando em um assassino em série, começa seu plano, usando toda sua diligência que aprendeu anos de duro trabalho, sendo até semi-escravizado.

Não podemos deixar de falar do grande aprendizado que este livro nos traz, sobre grandes técnicas, que nem imaginamos, para extrair o perfume das flores, durante minha pesquisa, comprovei que realmente o que é descrito acontece até hoje, sendo que a “enfleurage” rara técnica, é usada atualmente, de modo artesanal, pela 'O Boticário', para extrair o absoluto da flor, seu óleo essencial mais puro.

Alessandra.Adams 20/03/2022

Um livro bem desenvolvido, porém, ao meu ver, às vezes, um tanto repetitivo. O autor apresenta uma história intrigante e horrenda, de Jean-Baptiste Grenouille, garoto considerado estranho e, por alguns momentos, dito possuído pelo diabo.
Vale a pena a leitura, para descobrir do que o personagem principal é capaz de fazer, e descobrir seu desfecho.

Sabelpimenteel 03/04/2023

A história já começou me deixando vidrada no personagem, o livro é bem interessante e eu gostei muito da história dele, apesar de achar algumas partes meio arrastadas. É um livro que vale a pena ser lido, e pra mim o final foi muito bom.

Mari 24/08/2023

Muito bom!! Uma loucura, tem partes extremamente bizarras, no início tive pena do Jean Baptiste, devido a situação em qual nasceu, a rejeição que teve após isso e a sua ausência de cheiro, mas ao decorrer do livro percebe-se que ele é bem perturbado, mas com um talento único de sentir muito bem cheiros, isso leva ele a trabalhar com perfumes, visto que mora na França, no século XVIII, onde os odores estão em seu auge. Enfim, ótima obra, com um final sensacional, que se você não viu o filme nem recebeu spoiler do livro realmente não espera, me surpreendi, recomendo.

Nirley 27/05/2023

O perfume
A história é bem contada e eu fiquei agitada em vários pontos do livro. Eu agora fico tentando sentir o cheiro das coisas rsrsrs

Brenno 02/11/2014

Passagens que eu marquei:

"Incrível! O idiota enxerga mais com o nariz do que com os olhos e, provavelmente, a luz da razão dada por Deus teria de brilhar ainda por mais mil outros anos antes de terem sido espaventados os últimos restos da crendice primitiva." - 5%

"Quem, como ele, tinha sobrevivido ao próprio nascimento no lixo não se deixava expulsar tão facilmente do mundo." - 7%

"Mas rebelde, teimoso e horrendo, o carrapato vive à espera. Espera até que o acaso mais improvável conduza o sangue, na figura de um animal, diretamente para a sua árvore. E só então ele sai da sua discreta reserva, deixa-se cair e escava, perfura e morde na carne alheia..." - 8%

"A infelicidade do ser humano provém do fato de ele não querer ficar quieto no seu quarto, onde é o seu lugar. Diz Pascal. Mas Pascal fora um grande homem, um Frangipani do espírito, um artesão autêntico, e hoje um homem desses não é mais procurado. Hoje se ficam lendo livros subversivos e revolucionários de huguenotes ou ingleses. Ou se escrevem tratados ou as assim chamadas grandes obras científicas, em que toda e qualquer coisa é questionada. Nada mais, diz-se, deve estar correto; tudo deve ser agora, de repente, diferente." - 22%

"Quantas vezes já tivemos o caso de uma mistura cheirar maravilhosamente refrescante à primeira prova, e a legume podre depois de pouco tempo e, finalmente, horror, a puro almíscar, por nós dosado alto demais." - 24%

"Em cada arte e em cada ofício também note isso antes de ir embora! o talento de nada vale, mas vale tudo a experiência que se adquire com modéstia e esforço." - 30%

"Até então, acreditara que era do mundo de um modo geral que ele precisava escapar. Não era, porém, do mundo, mas das pessoas. Parecia-lhe que num mundo vazio de gente até dava para viver." - 45%

"Uma vez na vida gostaria de ser também como outras pessoas e externar a sua interioridade: assim como elas externavam o seu amor e a sua idiota veneração, assim ele o seu ódio. Uma vez, uma única vez, queria ser considerado em sua verdadeira existência e receber de outra pessoa uma resposta ao seu único sentimento verdadeiro, o ódio." - 94%

Leonardo Brum 02/04/2009

Surpreendente!!!
O Perfume traz a história de Jean-Baptiste Grenouille, que nasceu inodoro e com um olfato apuradíssimo no lugar mais sujo do mundo: o mercado de peixes de Paris na virada do século XIX. Ele era capaz de perceber cheiros a quilômetros de distância, e conseguia manter a lembrança olfativa em seu cérebro. Mas um aroma específico e especial ele não conseguia perpetuar em suas lembranças olfativas: o aroma exalado pelas donzelas virgens. Ele parte para uma busca desenfreada, indiferente à moral, procurando desesperadamente cultivar o aroma inacessível.

O livro retrata uma época sombria, e prima em exaltar as técnicas perfumistas utilizadas na época. O final é absolutamente surpreendente, deixa-nos extasiados, e mostra todo o talento do autor na realização de uma grande história.

Roberta Irds 01/05/2020

Um livro fantástico!
"Ele, Jean-Baptiste Grenouille - nascido inodoro no lugar mais fedorento do mundo, achado no lixo, na merda e na podridão, criado sem amor, vivendo sem o calor da alma humana, vivendo tão-somente de teimosia e de força do nojo, pequeno, corcunda, coxo, feio, rejeitado, um monstrengo tanto por dento quanto por fora , conseguira torna-se amado pelo mundo. Amado!".
Jean-Baptiste Grenouille é abandonado ainda recém nascido pela própria mãe junto a restos de peixes em um mercado parisiense. Rejeitado por todos que passaram por sua vida, Grenouille cresce sobrevivendo a doenças, acidentes e ao desprezo que lhe é dado pelo simples fato de não possuir um odor. Ainda muito jovem percebe que ter imensa sensibilidade olfativa no qual o faz sair a " caça " para procurar novos odores e sensações. O odor putrefato, fedorento e repugnante para Grenouille não é menos importante que o odor suave e delicado de uma flor, pois seu objetivo é guardar e caçar a maior quantidade de odores possíveis. Com o objetivo de criar o melhor perfume do mundo no qual ele possa dominar qualquer pessoa existente, Grenouille comete assassinatos em busca de conseguir a essência ideal. .
Fiquei muito intrigada com essa leitura e de como é descrito os odores nos quais fazem o leitor imaginar as fragrâncias maravilhosas de lindas flores e ao menos tempo nos faz sentir nojo e asco de coisas podres como se tais coisas estivessem diante de nós. É uma leitura incrível, frenética e surpreendente!
Helga 01/05/2020minha estante
Eu fiquei encantada com esse livro.

Roberta Irds 01/05/2020minha estante
eu também!

flavia.risso 31/01/2021

A essência e sua obsessão
A tradução que peguei muitos dos termos estava no idioma original o que fez eu procastinar mais a leitura e desanimar de certa forma, o livro começa a ser empolgante (para mim) perto do final.
O autor conduz muito bem nos leitores a ter um misto de sentimentos, uma hora nojo, outra empatia pelo Grenouille e a forma como o livro detalha bem as fragrâncias é incrível, um excelente livro que não há tamanha importância ver o filme antes ou depois.

annjuli 08/03/2023

Minha experiência com O Perfume
Cara... Eu nem acredito que FINALMENTE terminei esse livro! Mas Ana, pq vc demorou tanto?? É um livro que não tem nem 300 páginas. Pois é, minha intenção nunca foi demorar isso tudo, desde o começo eu tive problemas em me adaptar com a história e também escrita do autor. Mas PRINCIPALMENTE com a história, ela é beeem pesada, pelo menos foi pra mim.
O livro ja te introduz a vida do Grenouille com uma narração que vai me marcar pra sempre. Por um segundo vc esquece que é a história de uma assassino e pode até começar a sentir pena dele, mas o autor não te da todo esse tempo, logo no início do livro acontece a primeira morte, com uma das narrações mais repugnantes possíveis, a forma como ele se sente e descreve o prazer pela fragrância da menina, sem nenhum tipo de remorso ou preocupação e de te deixar mal enquanto ta lendo. Não teve um momento em que eu tive um sentimento de alívio lendo esse livro, o tempo todo ficava impressionada com o fato de não só Granouille ser completamente repugnante e sem sentimentos, mas todos os personagens que cruzaram com ele durante a história. Eu acho que se fosse para resumir em algumas palavras seriam... Angústia, nojo, surpresa. Gostaria muito que eu tivesse conseguido desfrutar do livro de uma forma diferente, mas ele realmente é difícil. Com um começo e meio traumatizante e final surpreendente.

Sara 16/09/2021

O perfume
O livro é lento apesar de ser a história ser boa, daí as quatro estrelas.
Não percebi a frase final. Não percebi o que ele falou sobre amor. Mas é um livro sobre psicopatia, não tão bom quanto Raphael Montes, mas bon por si ahaha
Recomendo

Andre.S 21/08/2021

Muito bem escrito, inicialmente muito bem construido, acaba descambando para um nomsense total, ao qual eu não estava preparado. Forte e cru, não é para qualquer publico.

lays 03/04/2020

O perfume - Patrick Süskind
Completamente apaixonada pela história, e principalmente pelo protagonista. A escrita do autor é maravilhosa e eu quero simplesmente ler tudo o que ele escreveu.

Foi muito bom conhecer a mente do Grenouille e perceber que o seu fascínio pelo odor foi capaz de fazer coisas horrendas. O final do livro é surpreendente. Amo demais

"Ainda seria capaz de criar um odor que fosse não só humano, mas sobre-humano, um odor angélico, tão indescritivelmente bom e com tanta energia vital que quem o cheirasse ficaria enfeitiçado, ficaria sob um encantamento tendo de amar de todo o coração a Grenouille, o portador desse fantástico aroma"
Shirley.Moral 03/04/2020minha estante
Nossa, me fez ficar interessada!

lays 03/04/2020minha estante
@Shirley.Moral Super recomendo, o livro é ótimo!

Shirley.Moral 03/04/2020minha estante
Legal! Vou colocar na minha lista ???

Vinicius Lima 22/04/2020minha estante
Virou meu livro favorito da vida!

Dominike @dominike_leituras 29/09/2023

Livro sensacional!
Desde da primeira página fiquei envolvida com a leitura! Adorei! E durante a leitura só fiquei pensando que queria ler mais livros fascinantes como esse.