Adultos

Adultos Emma Jane Unsworth

Resenhas - Adultos

Leonardo896 06/10/2023

Razoável
Achei a primeira metade do livro pouco agradável, o ponto positivo são os capítulos curtos que ajudam no ritmo de leitura. Mais pra segunda parte melhora pouca coisa, mas o personagem e a história não me cativaram em nada, me parece uma história de adolescente. Dificilmente recomendaria essa leitura, acredito que vá fazer sentido pra muita pouca gente. Pior livro do ano.

Victória 03/10/2023

Resenha| Adultos
Achei a personagem principal bem chata. E o livro meio ?doido ?. Mas talvez ser adulto seja isso mesmo.
A crítica por trás da história é boa, mas o desenvolvimento, pra mim, foi ruim.

Raquel Marina 03/10/2023

Comecei a leitura sem expectativas, achei que seria um YA. Mas me surpreendi positivamente. No início somos apresentados a uma protagonista difícil de gostar: superficial, obcecada pelas redes sociais e ao mesmo tempo meio sociopata. Conforme a leitura avança vemos que ela nem sempre foi assim. Fui me surpreendendo com como a personagem por quem fui avessa de início, acaba tendo questionamentos e opiniões com as quais me identifiquei. Ela é surtadinha mesmo, mas vamos compreendendo as camadas desses rompantes dela e de sua conduta quase auto-sabotadora. Pela capa e pela sinopse pode ser confundido com uma comédia romântica fofinha ou um livro para o público jovem, mas não se engane, é uma dramédia (mas pro drama do que para a comédia). A relação cheia de ressentimentos com a mãe, ter que ver o ex seguindo em frente e conseguir manter o emprego e a amizade de uma amiga antiga são alguns dos enfrentamentos de Jenny. Gostei muito do modo como a narrativa é apresentada, com e-mail, postagens em redes sociais e mensagens de texto. Recomendo muito a leitura.

Thayne. 01/10/2023

Sou obrigada a ter empatia?
A Jenny é intragável. Chata. Superficial. Fútil. Mesquinha... e a lista só cresce. Eu simplesmente só consegui tolerar essa mulher mais pro final do livro. Não consegui me importar com muitos dos problemas dela pelo simples fato de ser com ela.

Ainda assim eu entendi a proposta da autora e gostei da temática extremamente atual que ela entregou. Outro ponto positivo foi conhecer esse quê londrino moderno e super cool. Mas... tive que empurrar a leitura com a barriga por um tempo. Boa ambientação, protagonista insuportável. Fazer o que né?

Diana 29/09/2023

Emma usa hipérboles da vida real para criticar nossas relações com as redes
É difícil elogiar uma obra com uma personagem principal tão intragável, mas acho que é exatamente isso que torna Adultos, da autora Emma Jane Unsworth, tão interessante.

Jenny é uma millennial insuportável, narcisista, viciada em redes sociais e não consegue se concentrar por mais de dois segundos nas pessoas ao seu redor. Sim, ela tem alguns traumas e problemas justificáveis, mas se você chegou aos 30 anos sem nenhum BO pra chamar de seu, procure um médico que seu problema é amnésia. Ou alzheimer precoce. É algo real, eu juro, acabei de pesquisar no Google.

Não é muito difícil identificar o que deixa a personagem doente. Apesar de o meio ser as redes sociais, o sentimento que à leva a reações tão exageradas é bem mais comum e primitivo, a vontade de ser aceita pela sociedade. A internet mudou o paradigma, mas os humanos continuam movidos pelos mesmos tipos de sentimentos através dos séculos.

Apesar de chamar 'Adultos', no plural, a história se concentra na vida de uma mulher de 35 anos, cis, hétero e não racializada. Ela tenta aplicar o feminismo no cotidiano, apesar dos conflitos internos, sobre o que deseja, o que a sociedade impõe e sobre como ela quer ser vista no mundo, mas não me parece muito atenta a causas além do próprio umbigo. É bem amarga em muitas situações, mas não é essa a condição da existência?

O livro todo parece uma hipérbole sobre qual o ápice do absurdo que uma situação pode chegar, o que não significa que beira ao surreal. Pelo contrário, aposto que há muitas pessoas vivenciando as ações de todas as personagens retratadas na história neste momento.

A obra não tenta trazer uma pluralidade que saia do controle da autora, o que é outra qualidade que eu admiro. Um livro sobre 'como tentar agradar a todos o tempo todo não é saudável' tentando agradar a todos os públicos e todas as exigências do leitor moderno seria uma tragédia épica.

Emma se limita aos conflitos de uma pessoa apenas, através de seu relacionamento com a mãe, marido, amigas, colegas de trabalho, rivais, sem se embaralhar em tramas sem fim. É o que chamo de feito ao ponto. Um drama na medida para a reflexão.

site: https://www.topmidianews.com.br/algo-mais/top-literario-emma-usa-hiperboles-da-vida-real-para-criticar-nossas/191361/

jbueno2023 29/09/2023

Infelizmente não consegui ter empatia com a futilidade da Jenny, personagem principal do livro. O enredo prometia mas me deixou frustrada.
deborahburigo 02/10/2023minha estante

indieprincesz 26/09/2023

Incrível!!!
"Ora, nós inevitavelmente acabamos colocando um filtro em nós mesmos, né? Mesmo enquanto pessoas honestas transitando pela sociedade"

marii 23/09/2023

Confuso e cool
Amei muito esse livro! A autora te da uma trama super envolvente e tem horas que você realmente nao sabe como vai terminar! Te da uma vontade de finalizar o quanto antes, amo que amo!

Berenice.Thais 23/09/2023

Rede social mais um vício
Nesse livros vemos uma narradora nada confiável. Eu entendo por que esse livro teve notas baixas e uma personagem que não gostamos, não temos empatia mais o que mais condenamos e o fato das redes sociais ser praticamente o que a move, coisas que não aceitamos e temos. antigamente era outras coisas; hoje todo mundo edita uma foto para parecer feliz, bonito ou bem sucedido. .. para muitas pessoas que nem conhecemos.

Beatriz.Veiga 20/09/2023

Livro #perfeito
Esse livro é uma experiência, que obra de arte sabe!? Tipo, Jane sua mente é um baú de tesouro!!!!!!! Triste e lindo ?

Jayane.Fereguetti 14/09/2023

Amei o livro, odiei a protagonista
O livro é cheio de sátiras e comentários ácidos, e eu amei isso!

A Jenny (protagonista) é infantil, egoísta e superficial. Não tem como gostar dela, mas ela é essencial para a narrativa.

Acho que é um daqueles livros que você ama ou odeia. E eu amei!

Sem falar que essa edição é super cool! A capa, diagramação e todos os outros detalhes me deixaram apaixonada ?

Flá 10/09/2023

Acho que não sou o público alvo do livro, apesar de ser da gen Z não consegui me identificar com os personagens e por isso senti ódio de todo mundo que apareceu no livro, queria gritar com todos por tantas atitudes absurdas.
Apesar de tudo é um livro divertido e bem escrito, talvez se me tocasse mais os pontos tratados eu gostaria mais.

steravalos 07/09/2023

Que experiência AAAA
Eu fiquei pensando bastante tempo sobre o qual palavra seria capaz de descrever o que é a experiência desse livro, mas eu definitivamente não consegui encontrar.?

Definitivamente não é um livro 5 estrelas, mas ao mesmo tempo ele é TÃO?TÃO!!^]?{|??\+]]+ sabe?! Pois é!

Foi muito gostoso e intrigante conhecer ?a Jenny. A fundadora do ?overthinking? que me levou pra um lugar de identificação tão grande, ao mesmo tempo que me fez odiá-la por várias páginas vendo-a como egoista e insuportável.

Quantas vezes eu já não fui exatamente essa pessoa e sequer percebi? É de se pensar.

Gosto de livros sobre a vida, sobre o caos, vícios, problemas, experiências, frustrações e amizades. É reconfortante saber que não estou sozinha no meio de tantos pensamentos que não tem uma conclusão rápida.

Obrigada por isso, Emma.